Açúcar de Coco Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 06/01/2020

O açúcar de cana, vilão das dietas, tem sido durante décadas um inimigo da saúde. Além de provocar aumento de peso, quando consumido em excesso, também causa problemas renais, odontológicos, diabetes, etc.

Uma forma de fugir do açúcar tradicional são os adoçantes, em suas diferentes formas. Atualmente, podemos contar com um substituto natural aos adoçantes artificiais: o açúcar de coco.

Será que seu consumo é tão calórico quanto o açúcar de cana? Podemos fazer a substituição sem causar danos à nossa saúde? Açúcar de coco emagrece mesmo, ou será que engorda?

Vamos entender melhor.

Como é feito o açúcar de coco

Visualmente lembra muito o açúcar mascavo, e os que o provaram dizem que seu sabor também se assemelha a ele, mas as coincidências param por aí.

O açúcar de coco ou de palma é produzido artesanalmente, sem componentes químicos.

É feito a partir da extração do néctar das flores da palma, que a seguir, será fervido em uma caldeira, até se transformar numa espécie de caramelo espesso, que posteriormente será triturado e se transformará em açúcar.

Açúcar de coco emagrece mesmo?

Ainda não foi desenvolvido um açúcar que desempenhe tal função.

O açúcar de coco emagrece se considerarmos a presença de inulina – uma espécie de fibra solúvel presente em alguns vegetais. A inulina retarda o processo de absorção da glicose, permitindo, dessa forma, que a energia desses alimentos permaneça por mais tempo circulando pelo nosso organismo.

Isso, em alguns casos, poderá diminuir a vontade comer doces. Quando essa sensação for orgânica, e não emocional (advinda de processos compulsivos), o açúcar de coco emagrece mesmo.

Porém, temos que considerar o lado B dessa história. Há o fator que desencoraja o uso de açúcar de coco para emagrecer: a frutose.

A frutose é o açúcar das frutas. Embora o açúcar de coco apresente menos frutose que o açúcar de cana, isso não significa que ela não esteja presente. A frutose se converte em gordura rapidamente. Somente o fígado consegue quebrar suas moléculas e o resultado disso é a formação dos triglicérides.

Portanto, o consumo exagerado de açúcar de coco poderá causar ganho de peso, diabetes e problemas cardiovasculares. Não exagere!

Açúcar de cana x Açúcar de coco

O açúcar de coco, quando comparado ao tradicional, apresenta vantagens. A substituição do antigo pelo novo trará algumas benefícios. Vamos a eles:

1. Calorias

O açúcar que conhecemos desde criança é extremamente calórico, e praticamente só isso. Ao ingerirmos algum alimento adoçado com açúcar de cana, na verdade, estamos ingerindo muitas calorias vazias, ou seja, sem valor nutricional.

O mesmo não podemos falar sobre o açúcar de coco. Além de ser um produto integral e natural, traz valores nutritivos agregados, mas também é bastante calórico. Vejamos:

Uma colher de chá de açúcar de coco contém 15 calorias e 4 carboidratos, enquanto a mesma porção de açúcar branco apresenta 16 calorias e 5 carboidratos. Como podemos observar, não dá pra comer açúcar de coco livremente. É praticamente tão calórico quanto o açúcar comum.

2. Poder adoçante

Em relação ao poder adoçante, ambos se equivalem, ou seja, as pessoas que pretendem utilizar o açúcar de coco em suas receitas deverão fazer uso das mesmas medidas do açúcar comum.

3. Índice glicêmico

O açúcar de coco apresenta um baixo índice glicêmico (35), o que é quase a metade do açúcar de cana (68).

4. Preço

Nesse quesito, o açúcar de coco perde. Seu preço ainda é bastante desvantajoso.

Valor nutricional do açúcar de coco e seus benefícios

  • Nitrogênio (202mg em 100g): Ajuda a tratar doenças cardiovasculares;
  • Fósforo (79mg em 100g): Relacionado ao crescimento ósseo, função renal e crescimento celular;
  • Potássio (1,030mg em 100g): O potássio ajuda a reduzir a pressão arterial, regula os índices de açúcar no sangue, regula o colesterol;
  • Cálcio (8mg em 100g): Fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos e dentes;
  • Magnésio (29mg em 100g): Estimula o cérebro e ajuda a desenvolver a memória;
  • Sódio (45mg em 100g): Assegura o bom funcionamento dos nervos e músculos;
  • Enxofre (26mg em 100g): Assegura a beleza da pele, unha e cabelos;
  • Vitaminas: Do complexo B, incluindo a B8 e traços de B12, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina e colina;
  • Também apresenta pequenas quantidades de boro, zinco, manganês, ferro e cobre;
  • Vale lembrar que o açúcar de coco é isento de glúten.

Como utilizar o açúcar de coco nas receitas do dia a dia

O açúcar de coco é mais espesso que o açúcar branco, por esse motivo, demora bem mais para diluir nos líquidos.

Nesse caso, escolha algum ingrediente líquido da receita (água, leite, manteiga derretida, suco de alguma fruta, etc.) e deixe o açúcar de coco dissolver por uns cinco minutos, mexendo de vez em quando. A seguir, use-o normalmente.

Caso haja um estranhamento em relação ao paladar, vá fazendo a substituição do açúcar branco pelo açúcar de coco aos poucos.

Ecologicamente correto

O açúcar de coco, segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura, é campeão em sustentabilidade. Sua fabricação destroi poucas árvores, utiliza menos água e menos combustível. É um produto 100% natural, não possuindo ingredientes modificados artificialmente, nem quimicamente.

Entre todos os produtos utilizados para adoçar alimentos, o açúcar de coco é o que menos agride a natureza e o organismo.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirmar que o açúcar de coco emagrece mesmo, se comparado ao açúcar tradicional? Tem vontade de usá-lo no seu dia a dia? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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7 comentários em “Açúcar de Coco Emagrece Mesmo?”

  1. Vc quer viver mais e emagrecer.
    Vamos lá
    Utilizar somente
    Sal hemalaia, açúcar de côco, macarrão integral,arois integrau, azeite oliva 6 por cento acidez,leite desnatado, carne só 2 vezes semana,frango sem pele,peixe de
    escama muita folhas,no café frutas,queijo minas frescal,café descafeinado,pão integral,manteiga ,gelatina etc eu mudei minha vida

  2. Essa semana, comecei a usar o açúcar de coco, por tal motivo cheguei a essa matéria. Até agora, usei pra adoçar o café e fazer um bolo de cenoura com aveia e o resultado foi ótimo!
    Como a matéria mencionou, a única desvantagem é o preço mas vou continuar o uso pelo menos pro café que tomo vérias vezes ao dia. Mesmo que calórico, pelo menos é mais saudável!