É Verdade Que Adoçante Engorda? 3 Motivos Curiosos

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Se você está simplesmente tentando baixar seu açúcar no sangue, adoçantes artificiais podem ser úteis, mas no que diz respeito à perda de peso, tenha em mente que o adoçante engorda, por ser artificial e aumentar seu consumo de calorias, apetite e peso. Adoçantes artificiais como aspartame e sacarina parecem ser um ingrediente milagroso para satisfazer sua vontade de comer doces sem te oferecer calorias do açúcar, mas estudos recentes provaram que efeitos prejudiciais do consumo de adoçantes artificiais podem anular os benefícios que eles podem ter para a perda de peso. Isso é devido a uma resposta mental e psicológica à ingestão de adoçantes artificiais.

1. Quando você come alimentos livres de açúcar adoçados com adoçante, você tende a comer porções maiores para compensar

Se você come um bolo feito com açúcar de verdade, você provavelmente irá comer apenas um pedaçø, enquanto que se comer um feito com adoçante artificial, você fica mais propenso a comer dois ou três simplesmente porque você não acha que eles fazem tão mal.

Isso é porque quando você come alimentos sem açúcar, você tende a esquecer que eles ainda contêm calorias na forma de carboidratos, proteína e gordura. Certos estudos mostram que o consumo calórico de alimentos adoçados com adoçantes artificiais é similar ao de alimentos adoçados com açúcar – o que significa que você não estará cortando calorias simplesmente ao mudar para o adoçante.

2. Muitos alimentos com adoçantes são ricos em carboidratos, o que pode aumentar a gordura acumulada

Adoçantes artificiais são comumente usados em alimentos que contêm carboidratos, como doces, pães e bolos. Só porque o adoçante artificial não contém calorias, não significa que não há calorias dos carboidratos no alimento. Alimentos com carboidratos estimulam a secreção de insulina, um hormônio importante que é necessário para entregar energia às células, em maiores quantidades do que proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos complexos, como vegetais. Embora a insulina seja importante para a entrega de energia às células, excesso de açúcar e amido é convertido em gordura e colesterol.

3. Adoçante engorda aumentando seu apetite para doces e carboidratos

Estudos mostraram que o sabor doce aumenta o apetite, não importa sua fonte – adoçante artificial ou açúcar natural. Devido ao sabor doce do adoçante artificial, seu apetite por doces e alimentos com carboidratos aumenta após você comer um alimento adoçado artificialmente, subsequentemente aumentando a ingestão desses alimentos. Por isso, podemos dizer que o adoçante engorda, mesmo que indiretamente. Doces e amidos são armazenados como gordura se você não se exercita para queimá-los, então uma ingestão maior desses alimentos pode levar ao ganho de peso.

Adoçantes artificiais podem beneficiar diabéticos ou indivíduos com níveis altos de açúcar no sangue, mas muito adoçante engorda qualquer um, e certamente impede a perda de peso. Pode ser melhor usar um açúcar natural como o mel ao invés de comprar alimentos adoçados, como parte da sua rotina de perda de peso, porque você pode acabar comendo menos se comer açúcar natural.

Você tem o maior costume de adoçar seus alimentos e bebidas com açúcar ou adoçante artificial? Qual você acredita ser a melhor opção? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “É Verdade Que Adoçante Engorda? 3 Motivos Curiosos”

  1. Bom dia! Eu tomo adoçante stevia, pelo menos foi o que me indicou a nutricionista. Eu tomo com suco, café e vitaminas.

  2. Tomo adoçante e estou com muito peso, mesmo fazendo dieta com legumes e frutas…
    não como doces assim, mais sinto mais apetite é verdade !
    Gosto mais do sabor do açúcar, acho que vou voltar ao seu uso.
    Muito significante as informações aqui contidas…

  3. eu comprei uma stévia liquida, leitosa, e apesar de ter sido cara, eu joguei fora… de tão ruim que era, amarga! Insuportavel….

    • Tente reduzir o adoçante até conseguir tomar o café puro. No início vc vai estranhar, porém, para aqueles que apreciam um bom café, a não inclusão de edulcorante vai sobressair o verdadeiro gosto do café.

  4. Alguns adoçantes tem gosto amargo. Prefiro consumir com moderação uma vez que me acostumei preparar alimentos poucos adocicados.

    • Embora existam especialistas que ataquem até a sucralose, a grande maioria dos profissionais e instituições consideram a sucralose segura para consumo e que ela não engorda.