Alho é bom para infecção urinária?

Especialista da área:
atualizado em 01/11/2021

Causada por bactérias, a infecção urinária pode causar sintomas como dor pélvica, febre, vontade frequente de urinar e ardência.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa infecção afeta mais as mulheres do que os homens devido às particularidades da anatomia feminina que tornam a uretra mais curta. Felizmente, existem várias formas de tratar a infecção urinária e você pode inclusive contar com remédios caseiros para aliviar os sintomas.

Os remédios caseiros podem complementar o tratamento da infecção do trato urinário com medicamentos, como os antibióticos, e ajudar a reduzir o desconforto associado à infecção. 

Um desses remédios é o alho, que tem várias propriedades medicinais e, por isso, é muito usado na medicina tradicional para o tratamento de diferentes tipos de infecções.

Segundo estudo publicado em 2014 na revista científica Avicenna Journal of Phytomedicine, a alicina, um composto de enxofre presente no alho, tem propriedades antibacterianas, atuando contra as bactérias que causam a infecção urinária, incluindo a Escherichia coli.

Sendo assim, acredita-se que o alho ou seu extrato tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar no tratamento da infecção de urina.

Como usar o alho para infecção urinária 

alho com casca

O alho é bom para a infecção urinária pois além do efeito antimicrobiano, ele apresenta também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Isso ajuda não só a tratar a condição, mas também a prevenir a reincidência da infecção de urina.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem várias formas de usar o alho para ajudar no tratamento da infecção, mas em todos os casos o alho deve estar cru ou na forma de suplemento.

Água de alho

Ingredientes

  • 2 dentes de alho;
  • 1 copo de água em temperatura ambiente. 

Modo de preparo

Esmague os dentes de alho em um copo. Em seguida, adicione a água filtrada e aguarde pelo menos 20 minutos. Por último, coe a bebida para remover o alho e beba.

Para melhorar o sabor, você pode adicionar um pouco de gengibre, limão e/ou canela. Outra opção para tornar a bebida mais agradável é bater essa água com um suco de frutas de sua preferência. 

água de alho

Outras formas de uso

Algumas pessoas não gostam do sabor do alho. Nesses casos, tomar uma cápsula de alho é outra alternativa que pode ser mais prática e tolerável ao paladar. Confira os benefícios da cápsula de alho.

  Continua Depois da Publicidade  

Adicionar alho cru picado em uma salada também é uma boa forma de incluir o alho na sua dieta sem sofrimento.

Cuidados e efeitos colaterais

De acordo com os estudos desenvolvidos até o momento, é preciso que o alho esteja cru para obter todos os seus benefícios. Isso porque, ao ser aquecido, o alho perde a alicina e, com isso, deixa de ter também a maioria das suas propriedades medicinais. Dessa forma, colocar o alho em água fervente para fazer um chá não é uma boa estratégia para aliviar os sintomas da infecção urinária.

Infelizmente, algumas pessoas podem ter problemas ao ingerir o alho cru, incluindo efeitos colaterais como azia, mau hálito e odor corporal. Se esses efeitos te incomodam ou prejudicam a sua qualidade de vida e bem estar, existem outros remédios caseiros para infecção urinária que você pode testar. No entanto, lembre-se de que o uso de antibióticos prescritos pelo médico costuma ser a parte mais importante do tratamento. 

Mas se você consegue adicionar o alho cru na sua alimentação, faça isso. Pois além de auxiliar no tratamento de infecções, o alho também pode prevenir o crescimento de bactérias nocivas e evitar infecções urinárias futuras.

Outras dicas simples que funcionam muito bem para o tratamento e prevenção de infecções urinárias incluem ter bons hábitos de higiene, beber bastante água e seguir uma dieta saudável.

Fontes e referências adicionais

Você já teve infecção urinária? Seu tratamento contou com remédios caseiros ou apenas com antibióticos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário