Cebola faz mal para gastrite?

atualizado em

A cebola é um alimento bastante consumido em nossa culinária. Frequentemente utilizada em temperos, molhos, recheios de salgados e tortas, dentre outros, a cebola é uma hortaliça que possui baixo teor calórico, possuindo 29 calorias por unidade pequena.

É um legume rico em nutrientes, composto por vitaminas, A, B e C, fibras, cálcio, ferro, potássio, manganês e proteínas.

Mas será que as pessoas que sofrem com a gastrite podem comer o alimento tranquilamente? Ou será que a cebola faz mal para quem tem gastrite?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, e pode variar de pessoa a pessoa. Existem argumentos a favor e contra a cebola no que diz respeito à gastrite.

A seu favor tem o fato dela ter um pH maior que 4,5 sendo considerado um alimento pouco ácido, além de ser rica em antioxidantes que podem combater inflamações no estômago.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, é considerado um alimento que produz gases e consequentemente acidez no estômago, e dependendo de como for preparada, seja frita ou como ingrediente de temperos fortes, pode agravar a gastrite.

Mas antes de entrarmos na questão se a cebola faz mal para gastrite, precisamos saber do que se trata essa condição de saúde, não é mesmo?

A gastrite 

gastrite

Pois bem, ela é descrita como a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, sendo que os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago, levando a uma sensação de queimação.

Ela pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobacter pylori.

  Continua Depois da Publicidade  

A doença pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas, estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem a pessoa queixar-se de algum dos sintomas associados à ela.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

Afinal, a cebola faz mal para gastrite? 

Cebola

Presença de flavonoides

As cebolas ao lado de outros alimentos como uva-do-monte (cranberry), alho, maçã, aipo e chá, são ricas em flavonoides, que são substâncias antioxidantes. Os flavonoides podem desacelerar o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma das possíveis causas da gastrite.

Além disso, pesquisas mostraram que alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso da cebola, como aqueles que possuem doses elevadas de vitamina A, vitamina C e flavonoides, podem contribuir com a diminuição da inflamação no estômago e a reduzir os riscos de desenvolvimento de distúrbios digestivos.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão da acidez

O excesso de acidez no estômago também pode provocar a gastrite. Logo, quem sofre com a gastrite deve tomar cuidado com os alimentos ácidos. A escala que determina a acidez de um alimento é a do pH, que vai de zero a 14, sendo que zero indica o mais ácido.

A boa notícia em relação à cebola é que ela fica classificada no grupo dos alimentos pouco ácidos, que apresentam um pH maior do que 4,5.

A questão dos gases

Por outro lado, assim como vegetais verdes como couve-de-bruxelas, repolho, brócolis, alcachofra, aspargo e pimentão verde, a cebola é considerada um alimento que causa muitos gases durante a digestão, o que aumenta a quantidade de ácido produzido no estômago e resulta na irritação das paredes estomacais.

Cuidado com a cebola frita

cebola frita

Se estivermos falando da cebola que é preparada frita, como no caso dos famosos anéis de cebola, temos um problema para as pessoas que sofrem com a gastrite. Isso porque o consumo de frituras pode provocar o aumento da inflamação do revestimento do estômago.

Cuidado com os temperos fortes 

A cebola também pode ser utilizada no preparo de temperos fortes, que devem ser evitados pelas pessoas diagnosticadas com a gastrite. Além da cebola, foram citados outros temperos fortes como alho, molho shoyu, pimenta, catchup e mostarda. Todos esses alimentos são irritativos para a mucosa gástrica.

  Continua Depois da Publicidade  

Considerações importantes

As informações acima podem ser úteis a título de curiosidade e esclarecimento, entretanto, antes de começar qualquer dieta ou incluir ou excluir um alimento da dieta para auxiliar o tratamento da gastrite, a pessoa deve antes consultar um médico para saber como anda a sua saúde.

Ou seja, se você tem gastrite, deve conversar com o seu médico para saber como a cebola deve ser consumida na sua dieta, e se for o caso, deixar de comê-la.

Entretanto, a alimentação não dispensa a necessidade do uso de medicamentos, e nesse sentido as orientações passadas pelo médico são extremamente importantes e devem ser seguidas para que o tratamento tenha sucesso.

Vale lembrar ainda que como cada pessoa tem um quadro de gastrite com suas características próprias, não adianta seguir com uma estratégia específica para lidar com a condição só porque a mesma ajudou um parente ou um conhecido.

Vídeo: Alimentos perigosos para quem tem gastrite

Quem se preocupa com a gastrite e gosta da cebola não pode deixar de conferir os vídeos abaixo.

Vídeo: Benefícios da cebola

Você já tinha ouvido falar que a cebola faz mal para gastrite? Tem o costume de consumir esse alimento com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

14 comentários em “Cebola faz mal para gastrite?”

  1. Se ñ pode alho cebola tomate, qual tempero posso usar pra temperar o frango ou o peixe?
    Gastrite inflamada e reflux

    Responder
      • Carolyne, pode comer com tempero da sua preferência.
        Não faz mal não, sugiro que assista sempre o conteúdo da Dr.(a). Patrícia Leite, estou me sentido outro com as receitas dela. Não tome remédio! Até se o médico receitar. Na alimentação. Remédio mata mais que drogas ilícitas e lícitas. Um super abraço para você. Me sinto outro. Glicemia 130 a 120, após duas horas, antes 190 a 160, pressão 12 por 8.
        Alimentação e fundamental para nossa saúde.😁😁🤗

        Responder
  2. Boa noite eu estou com h pylori e tenho uma dúvida sobre o coco e abacate que eu amo , gostaria de saber se posso consumir?.
    Beijos eu amo assistir seus vídeos ♥️

    Responder
  3. Tenho bactéria h.pilory no estômago,hérnia de hiato,gastrite leve e tenho refluxo e azia e mas adoro comer cebola crua em saladas e até mesmo com arroz .Nesse caso cebola é prejudicial?Ou posso continuar comendo cebola. Eu tomo remédio pantoprasol pela manhã e domperidona antes do almoço. Como sou viciada em cebola queria saber se posso continuar consumindo. Agradeço se puder me responder.

    Responder
    • Acho que não, e natural. Não exagere muito. Eu tenho de tudo, como até pimenta com limão e cebola. Sem exagero é claro. Limpa o figado.
      Alho que é bom para esta bacterias mensionada.
      1 cabeça por dia, com comida, mas pega leve. Muito alho prejudica os rins. Bom este mundo boa forma.
      Parece que tenho 20 anos. Idade 41.
      O que faz mal é remédios.

      Responder
  4. Não da para fica sem um vinagretinho, mas muito bem explicado. Não sábia diasso.
    Ainda bem que tem médicos bom.

    Responder
  5. Sofro de gastrite moderada e esofagite leve, posso tomar suco de cebola com pepino em jejum? Foi me indicado para tratar diabetes e colesterol alto.Obrigada

    Responder
  6. Eu tomo limão para causas de gastrite, e nem no médico vou; cebolas, cozinhadas também são anti-inflamatória; se existir um método de fazer tratamentos com limão através de medicamentos que impede a pessoa de sentir dores, momentâneas, por causa da acidez do limão, muitos serão curados e sem gastar muito dinheiro, e viverão muitos anos.

    Responder