Amaranto Emagrece ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Amaranto é um grão originário do México, rico em nutrientes, que tem três vezes o cálcio do leite. Já se interessou? Já está se perguntando se o amaranto emagrece? Você deveria. Mas isso não é tudo. O amaranto não contém glúten e é uma excelente escolha para pessoas que estão fazendo dieta e querem se sentir satisfeitos.

Devido à sua proporção calorias-nutrientes, o amaranto é um ótimo alimento para perda de peso. Isso é o que chamamos de perda de peso nutricional. Ele é uma ótima escolha de grão para aqueles com nutrição limitada devido ao poder que ele oferece. A nutrição do amaranto não se compara a de nenhum outro grão. Sem dúvidas, o amaranto é uma ótima adição a qualquer programa de perda de peso, que faz com que muitos afirmem que o amaranto emagrece mesmo.

Hoje em dia, temos sorte de conhecermos esse alimento versátil, mas se não fosse por algumas vilas remotas no México cultivando o amaranto em segredo, não o conheceríamos hoje. E se fosse feito de outra forma, talvez hoje estivéssemos dizendo que o amaranto engorda. O grão era amplamente usado em rituais astecas assim como na vida diária – suas numerosas sementes eram ingeridas, eram usadas para fazer cerveja, suas folhas eram cozidas ou fritas e a farinha feita do amaranto era usada em cerimônias religiosas. Os europeus eram tão intimidados pela ferocidade dos rituais astecas que baniram o cultivo do amaranto (como fizeram com as folhas de coca na Argentina), que eles viam como uma parte integral da vida religiosa.

Notavelmente, o amaranto era combinado com mel e dedicado ao deus “Huitzilopochtli”, o que se parecia muito com a comunhão dos Católicos, o que os deixava ainda mais nervosos. Infelizmente, eles não perceberam o valor diário do amaranto – notavelmente ele era um dos grãos mais nutritivos e fáceis de cultivar no mundo. Se eles soubessem, certamente teriam se adaptado e começado a cultivar o amaranto eles mesmos.

O nome amaranto vem do grego “Amarantos” – “aquele que não perde o vigor”, se referindo às suas cores e natureza resistente. Ele é conhecido sob muitos nomes e apelidos. Quando uma cultura dá a um grão um nome específico, você sabe que esse grão é de grande importância. Para muitas culturas, o amaranto é uma fonte de alimentos e cerimônia, mas também tem outros usos como tinta e ornamento.

Muito mais rico em nutrientes do que o trigo, o amaranto também é sem glúten, o que faz dele uma excelente alternativa para aqueles que tentam se afastar de produtos do trigo. Ele também é extremamente rico em proteína e contém um perfil aminoácido completo, como a quinoa. O amaranto é formado por 15-18% de proteína, fazendo dele uma ótima forma para vegetarianos inserirem proteína em suas dietas. E ele contém vários outros nutrientes. Para começar, ele é uma ótima fonte de fibra alimentar para ajudar na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, o amaranto contém minerais necessários ao corpo, como ferro, magnésio, fósforo, cobre e manganês.

O amaranto requer pouca água e pode crescer em condições desérticas. Ele é cultivado tradicionalmente em países africanos e cresce bem em terras difíceis de cultivar. Ele oferece segurança alimentar onde outras culturas como trigo e milho não crescem bem. Por essas razões, o amaranto é frequentemente chamado de “grão do futuro”. Com certeza, o futuro pode ver muito mais do amaranto – o que, considerando seus benefícios, é definitivamente uma coisa boa.

Fonte Satisfatória de Calorias

Quando você está controlando sua ingestão de calorias para perder peso ou manter um peso saudável, você deve encher sua dieta de alimentos com poucas calorias para satisfazer seu apetite. O amaranto, com 251 calorias em uma porção de uma xícara, é um alimento assim. Você come basicamente o mesmo peso de alimentos todos os dias, segundo a Fundação Nutricional Britânica. Alimentos como o amaranto contêm poucas calorias comparado a seu peso – chamados de alimentos com pouca densidade enérgica – então ele te ajuda a encher mais rápido com menos calorias. Sendo assim, o amaranto emagrece ainda que seja pelo fato de ser um substituto muito saudável e com poucas calorias.

Rico em Carboidratos e Fibras

Por ser uma boa fonte de carboidratos, não é incomum ter pessoas dizendo que, devido a isso, o amaranto engorda.

O amaranto é uma boa fonte de carboidratos e fibras. Uma porção de 1 xícara de grãos cozidos contém 46 gramas de carboidratos e 2 gramas de fibras. A fibra no amaranto pode ajudar com o controle do peso. A fibra nos alimentos aumenta a saciedade e ajuda a controlar a fome. Comer mais de 14 gramas de fibras por dia pode ajudar a diminuir sua ingestão de calorias em 10 por cento, de acordo com um artigo na revista “Nutrition Review”. Para uma saúde melhor, mulheres devem ingerir 25 gramas de fibras por dia, enquanto homens devem ingerir 38 gramas. Para aqueles acima de 50 anos, a necessidade diária de fibras é de 21 gramas para mulheres e 30 gramas para homens.

Proteína Completa

Uma xícara de amaranto cozido contém 9 gramas de proteína. Diferente de outros grãos, o amaranto é uma fonte completa de proteína, o que quer dizer que ele contém todos os aminoácidos essenciais – assim como carnes de aves. Proteína nos alimentos como o amaranto é necessária para ajudar seu corpo a criar e manter as proteínas encontradas nas suas células, músculos e órgãos. De acordo com o Instituto de Medicina, mulheres precisam de 46 gramas de proteínas por dia e homens precisam de 56 gramas por dia. Mas será que o amaranto engorda de alguma maneira? Veja os benefícios abaixo e você verá que isso dificilmente seria possível.

8 Benefícios do Amaranto

1. Vitaminas

O amaranto é rico em vitaminas e uma boa fonte de vitamina A, vitamina B6, vitamina K, vitamina C, ácido fólico e riboflavina.

2. Minerais

O amaranto inclui numerosos minerais como cálcio, potássio, ferro, cobre, magnésio, fósforo, e especialmente manganês.

3. Proteína

O amaranto contém grandes quantidades de proteína, até 30% a mais que farinha de trigo, arroz e aveia. A proteína contida no amaranto também é inusualmente completa quando comparada a outras fontes vegetais, contendo todos os aminoácidos. Assim, diferentes fontes para obter a quantidade diária recomendada de proteína não são necessárias. Além disso, o amaranto não tem glúten, que é uma proteína tida como problemática contida em muitos grãos. Por fim, é importante lembrar que a maioria dos grãos são utilizados nas dietas e por pessoas que querem ter uma barriga sequinha. Especialistas consideram que o amaranto emagrece também por ter uma proporção maior de proteínas e dessa forma um índice glicêmico mais baixo. Sem falar que conter mais proteínas ajuda na construção de músculos que, por sua vez, ajudam a queimar gordura corporal.

4. Fibra Alimentar e Aminoácidos

Fibra alimentar e aminoácidos essenciais, incluindo lisina que mostra potencial de tratamento de câncer, são proeminentes no amaranto. Ele também contém níveis relativamente baixos de colesterol.

5. Palatabilidade

O grão amaranto é muito palatável e é fácil de cozinhar e incluir em lanches e pratos. O amaranto é cultivado e consumido como um vegetal de folhas em muitos países pelo mundo. Ele é geralmente fervido, cozido ou incluído em sopas e refogados. O amaranto cozido é 90% digestível.

6. Prevenção de Doenças

Os óleos no amaranto ajudam a prevenir e tratar aqueles com hipertensão e doença cardiovascular. Consumo regular de amaranto pode reduzir os níveis de colesterol e baixar a pressão arterial.

7. Suporte Imune

O amaranto ajuda a melhorar o sistema imune.

2. Prevenção de Cabelos Brancos

Algumas pesquisas mostraram até que o amaranto pode prevenir o embranquecimento prematuro do cabelo.

Cuidados

A quantidade moderada de ácido oxálico no amaranto inibe muita da absorção de cálcio e zinco. Ele deve ser evitado ou ingerido com moderação por aqueles com gota, problemas nos rins ou artrite reumatoide. Reaquecer o amaranto cozido não é recomendado, particularmente para o consumo de crianças pequenas, porque os nitratos nas folhas podem ser convertidos em nitritos, como no espinafre.

Você já conhecia o amaranto? Já o colocou em algum alimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Amaranto Emagrece ou Engorda?”