8 benefícios do Amaranto – Para que serve e receitas

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

Ainda pouco conhecido no Brasil, o amaranto é considerado um supergrão, que pode trazer diversos benefícios.

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Essa semente, de origem peruana, vem ganhando espaço na mídia pelo seu alto valor nutricional, embora não se trate de um alimento novo, pois o amaranto fazia parte da dieta dos astecas, além de ser utilizada em suas cerimonias religiosas.

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre esse grão e seus benefícios para a saúde e boa forma, além de aprender algumas receitas com amaranto.

grãos de amaranto
Sementes de amaranto

Benefícios do amaranto

O amaranto é um alimento rico em diversos nutrientes, e é considerado por muitos como um suplemento alimentar natural. Isso se deve ao seu alto teor de nutrientes como proteínas, antioxidantes e ferro, além de outros minerais e vitaminas.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de amaranto cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias365 kcal
Carboidratos65,3 g
Proteína13,6 g
Gorduras7,02 g
Fibra alimentar6,7 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Por conta dos nutrientes que estão presentes no amaranto em altas quantidades, podemos dizer que ele traz inúmeros benefícios para a saúde, como veremos a seguir.

1. É um ótimo substituto para o glúten

O amaranto pode ser usado em diversas receitas, principalmente em substituição ao trigo e seus derivados. Por isso, ele é uma ótima opção para quem tem algum tipo de intolerância ao glúten.

2. É rico em antioxidantes

O amaranto é rico em substâncias antioxidantes, como a vitamina C, o selênio e compostos fenólicos, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

Por isso, o consumo regular do amaranto contribui para a prevenção de problemas como:

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  • Envelhecimento precoce da pele, que é causado pela ação dos radicais livres e da radiação solar;
  • Alguns tipos de câncer, uma vez que o estresse oxidativo gera mutações no DNA das células, que é uma das causas do problema;
  • Inflamações, pois os antioxidantes participam da regulação do sistema imunológico, evitando assim algumas reações exageradas.

3. Fonte de fibras

As fibras alimentares presentes no amaranto são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino. Por isso, incluir o grão na dieta pode contribuir para a prevenção de problemas como a constipação.

4. Rico em proteínas vegetais

O amaranto é rico em proteínas vegetais, e seu consumo é indicado para pessoas que desejam substituir as fontes de proteína animal na dieta.

Então, essas sementes poderão ser usadas por quem pratica musculação e quer ganhar massa magra, em substituição ou complementação ao whey protein, albumina do ovo e proteína vegetal da soja.

5. Ajuda a proteger o coração

O amaranto e rico em nutrientes que ajudam a manter a saúde do coração, contribuindo para a prevenção de diversas doenças cardiovasculares.

São eles:

  • Fibras alimentares, que ajudam a controlar os níveis de colesterol;
  • Antioxidantes, que contribuem para reduzir a formação de placas gordurosas nas artérias;
  • Potássio, um mineral que ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, e assim contribui para a prevenção da hipertensão.

6. Ajuda a prevenir a anemia

Por ser uma ótima fonte de ferro, o amaranto pode ajudar a prevenir e mesmo a tratar a anemia. Mas é importante que, em casos de anemia, diferentes fontes de ferro e vitamina C sejam incluídas na dieta, para assim garantir um bom fornecimento desses nutrientes.

7. Fonte de ácido fólico

Outro benefício do amaranto é que a semente é uma ótima fonte de ácido fólico, um nutriente de grande importância para mulheres grávidas ou que desejem engravidar.

Isso se deve ao fato de este nutriente agir na prevenção de alguns problemas congênitos no bebê, em especial na formação do sistema nervoso.

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8. Ajuda a emagrecer

Isso é consequência do seu alto teor de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, além de reduzirem a absorção de carboidratos e gorduras.

Quem não deve consumir o amaranto

A princípio, não há contraindicações ao consumo das sementes de amaranto, porém, alguns casos devem ser avaliados com mais cuidado.

São eles:

  • Diabéticos: O amaranto é um alimento que apresenta alto índice glicêmico, e por isso, diabéticos ou pessoas propensas a desenvolver a doença deverão consumi-lo com moderação;
  • Alergia ao alimento: Embora não seja comum, algumas pessoas podem ter alergia ao amaranto.

Formas de consumir o amaranto

Agora que conhecemos os benefícios do amaranto, veremos agora como utilizá-lo no dia a dia.

Então, vamos conhecer uma dessas deliciosas receitas:

1. Receita de granola funcional de amaranto

granola de amaranto

Essa receita de granola é saudável, e traz os benefícios do amaranto e dos demais ingredientes, além de poder ser preparada em casa. Mas, se você está numa dieta para perda de peso, fique atento aos valores nutricionais dos ingredientes usados na receita.

Ingredientes: 

Modo de preparo:

  1. Misture o óleo de coco, o azeite, o mel ou açúcar mascavo, e reserve;
  2. Depois, misture o amaranto, os flocos de milho e de arroz;
  3. Nesse momento, jogue a mistura de óleo de coco e incorpore bem e leve tudo isso ao forno pré-aquecido (180ºC), numa assadeira, por aproximadamente 10 minutos, ou até que adquira um tom dourado;
  4. Então, retire do forno, adicione os demais ingredientes e misture bem;
  5. Depois, leve novamente ao forno e deixe por mais 10 minutos, mexendo os ingredientes de vez em quando, para dourarem por igual;
  6. Por fim, retire do forno, deixe esfriar e armazene em pote de vidro com tampa.

2. Receita de suco de amaranto para o pós-treino

smoothie de amaranto com abacaxi

Nessa receita, além das propriedades e benefícios do amaranto já mencionados, se somam também os benefícios do abacaxi, que é rico em bromelina, uma substância que ajuda a diminuir as dores musculares, e também acelera a recuperação das contusões adquiridas durante o treino.

Ingredientes:

  • 50g de flocos de amaranto;
  • 300 ml de água;
  • 3 rodelas de abacaxi;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até o suco ficar com uma consistência homogênea;
  2. Beba sem coar, para manter a quantidade de fibras alimentares.

3. Receita de amaranto cozido

amaranto cozido

Ingredientes:

  • Uma xícara de amaranto;
  • Seis xícaras de água;
  • Sal e tempero a gosto.

Modo de preparo:

  1. Coloque o amaranto, a água e os temperos em uma panela;
  2. Então, cozinhe por 15 a 20 minutos, lembrando de mexer para não queimar durante o cozimento;
  3. Por fim, escorra e sirva.

4. Pipoca de amaranto

pipoca de amaranto

O preparo da pipoca de amaranto é extremamente simples, e basta aquecer os grãos crus em uma panela sem óleo. O amaranto estoura como minúsculos grãos de pipoca, e tem um sabor muito parecido com nozes.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de amaranto cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias365 kcal
Carboidratos65,3 g
Proteína13,6 g
Gorduras7,02 g
Fibra alimentar6,7 g
Gorduras saturadas1,46 g
Gorduras monoinsaturadas1,68 g
Gorduras poli-insaturadas2,78 g
Cálcio159 mg
Ferro7,61 mg
Sódio4 mg
Magnésio248 mg
Fósforo557 mg
Potássio508 mg
Zinco2,87 mg
Cobre0,53 mg
Selênio18,7 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,19 mg
Tiamina0,12 mg
Riboflavina0,2 mg
Niacina0,92 mg
Vitamina B60,59 mg
Vitamina C4,2 mg
Equivalente de folato82 mcg
Fonte: Unicamp – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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15 comentários em “8 benefícios do Amaranto – Para que serve e receitas”

  1. Tenho setenta anos e como meu mamão todas as manhãs com amaranto em flocos, desde que passei a fazer uso do amaranto a oito anos, meu intestino que antes era preguiçoso, agora funciona como um relógio graças ao amaranto. Recomendo!

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  2. Gostaria de saber se posso comer amaranto porque tenho pólipos, alguns custos tbm e como a médica proibiu grãos.

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  3. Estou em fase de reeducação alimentar , pois estava cm o colesterol alto e entrando na pre diabete.

    Coloco uma colher de amaranto, de linhaça dourada e aveia no mamao todos os dias.

    Esta correto? pois tenho medo da glicemia aumentar com isso

    Parabéns pelo artigo

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  4. TENHO 65 anos, faço academia, caminhada, ganhei muita energia usando amaranto, quinoa e chia.
    não como arroz branco, substitui por arroz integral,quinoa,amaranto e chia. Como tenho intolerância ao
    leite, ganhei saúde com o uso constante desses três grãozinhos.

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