Anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2021

O uso de contraceptivos orais, como o Elani Ciclo, é algo comum, feito por boa parte das mulheres, e quase sempre vem acompanhado das dúvidas: Ele engorda? Ou emagrece?

Essas dúvidas são mais do que justificadas, pois é frequente ouvirmos que alguma conhecida ganhou ou perdeu peso depois de começar a usar algum anticoncepcional. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse medicamento, entender como ele age e quais os seus efeitos no corpo, além de descobrir se o Elani Ciclo engorda ou emagrece.

Importante: Esse artigo possui um caráter meramente informativo, e não deve substituir a orientação e a prescrição de um médico. Então, em caso de dúvidas, procure um profissional habilitado.

Veja também: Anticoncepcional faz mal? Efeitos colaterais e dicas

Para que serve o Elani Ciclo e como ele funciona?

caixa embalagem anticoncepcional elani ciclo

O Elani Ciclo é um contraceptivo oral combinado utilizado na prevenção da gravidez. Ele é composto por dois hormônios femininos:

  • 3 mg de drospirenona (progestógeno)
  • 0,03 mg de etinilestradiol (estrogênio).

Esses dois hormônios agem conjuntamente para inibir a ovulação e alterar a secreção do colo uterino, impedindo assim a gravidez.

  Continua Depois da Publicidade  

O anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?

De forma geral o Elani Ciclo não gera ganho de peso, pois não causa o acúmulo de gorduras ou de líquidos.

Além disso, esse anticoncepcional ajuda a combater a retenção de líquidos e o inchaço, ou seja, para algumas pessoas ele pode reduzir o peso, embora não atue no metabolismo de gorduras e carboidratos.

Relatos de usuárias

Apesar de a bula do Elani Ciclo não indicar o ganho ou a perda de peso como um efeito colateral, algumas mulheres relatam que emagreceram com o uso do medicamento, e alegam que ele possui efeito diurético.

Porém, em contrapartida, existem alguns poucos relatos de outras usuárias que dizem que o corpo reagiu de maneira diferente aos componentes da fórmula, e que houve ganho de peso após o início do uso.

Mas são situações isoladas, e caso note alguma mudança de peso com o medicamento, converse com seu médico para saber se o Elani Ciclo é ou não o causador.

Como usar?

A cartela de Elani Ciclo contém 21 comprimidos revestidos, que devem ser tomados diariamente, sempre na mesma hora, com auxílio de um pouco de líquido, caso precise.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem vai começar o uso do medicamento, e não utilizava outro contraceptivo hormonal antes, é preciso iniciar a cartela no primeiro dia de menstruação.

Já para quem está trocando de anticoncepcional, comece a cartela no dia seguinte ao término da cartela do outro contraceptivo.

Além disso, ao final da cartela de 21 comprimidos, é necessário fazer uma pausa de 7 dias. Nesse período ocorrerá o sangramento, e a próxima cartela deve ser iniciada no oitavo dia.

Veja também: Emendar cartela de anticoncepcional faz mal?

Efeitos colaterais

Assim como outros medicamentos, o Elani Ciclo pode causar efeitos indesejáveis, como:

  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alterações de humor
  • Diminuição ou perda da libido
  • Náuseas
  • Dor nas mamas
  • Amenorreia (ausência de menstruação)
  • Sangramento vaginal e uterino inesperado.

Além disso, há um maior risco de desenvolvimento de trombose, seja em veias ou em artérias. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante ter em mente que nem todas as mulheres apresentam esses efeitos, e que eles podem variar de intensidade de pessoa para pessoa.

Contraindicações

O Elani Ciclo é considerado um medicamento seguro, embora seja contraindicado para algumas pessoas, como:

  • Pessoas com histórico de trombose ou embolia
  • Histórico de ataque cardíaco ou derrame cerebral
  • Diagnóstico de diabetes mellitus, com comprometimento de vasos sanguíneos
  • Uso de medicamentos para o tratamento de hepatite C crônica
  • Diagnóstico de doenças no fígado e insuficiência renal
  • Histórico de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais, como o de mama e de ovários
  • Pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da formulação.

Dicas e cuidados

Para minimizar os efeitos adversos de medicamentos é importante usá-los da forma como foi prescrito pelo médico, e voltar para uma consulta caso perceba que algo não vai bem.

Além disso, para evitar o ganho de peso é importante manter um estilo de vida saudável, com a adoção de uma dieta balanceada e a realização de atividades físicas.

Por fim, evite a automedicação, pois até medicamentos considerados simples e inofensivos podem interagir com outros, levando ao aparecimento de reações potencialmente graves.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o anticoncepcional Elani Ciclo emagrece ou engorda? Tem vontade de usar este contraceptivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (244 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

51 comentários em “Anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?”

  1. Comecei a tomar tem 5 dias antes estava tomando mercilon mudei por indicação da minha dermatologista, minha pele tá lisinha meu apetite diminuiu, estou tendo alguns enjôos e mudanças de humor rs só não sei se está ligado ao anticoncepcional ou eu que tô estressada kkk

    Responder
  2. Estou tomando elani 21 , sem pausas , estava com 52 kilos ontem fui me pesar estava com 46 , resumindo em 5 meses tomando emagreci , 7 kilos
    Já sou magrinha mais emagrecer mais chega a ficar feia , muitas dores de cabeça , diminuição de apetite por comida só quero besteiras , e antes com o anticoncepcional Molière não tinha cólicas agora tenho 🙁 abaixa minha pressão , parece q vou desmaiar alguem mais aconteceu isso ?

    Responder
    • Tem uma semana que estou tomando perdi literalmente o apitite..meu já sou magra vou sumi minha ginicologita passou pra tratamento de mioma

      Responder
      • Tenho 3 meses de uso do Elano ciclo 28, engordei e me sinto inchada, dor de cabeça intensa, pra resumir não adaptei a ele

        Responder
  3. Olá meninas! Fiquei uns 5 anos sem tomar anticoncepcional e agora voltei com o Elani 28, por indicação da Ginecologista. Tenho vida sexual ativa e não quero engravidar agora.
    Tomei um ciclo completo de 28 e emendei mais um ciclo de 21. Parei semana passada e 3 dias depois menstruei (fluxo bem menor e pouca cólica).
    Meu corpo mudou muito! Parte boa além da diminuição da cólica e do fluxo menstrual: pele maravilhosa! Incrível como somem as espinhas.
    A parte estranha são os sintomas: enjoo, aversão a algumas comidas que naturalmente eu comia, apesar de desinchar o corpo, me sinto mais flácida e os treinos na academia parecem não render tanto. Também sinto dores de cabeça as vezes, e meu humor muda com certa frequência. Além disso, o seio fica bem maior, incha! As vezes da até a sensação de que estou com sintomas de gravidez.
    Vou acompanhar por mais um tempo, ainda não estou segura e feliz com o método pois de forma geral não estou feliz com as mudanças no meu corpo.

    Responder
  4. Comecei a tomar o Elani ciclo 21 tem 15 dias e percebi q me encheu de espinhas não sei se é normal, queria saber se aconteceu com mais alguém isso? Tenho muito medo de engordar aliás quero emagrecer uns 5kg

    Responder
    • Comecei a tomar pouco mais que um mês, nos primeiros dias tive sim espinhas, depois elas simplesmente sumiram e hoje minha pele ta bem melhor. meus seios ficaram super sensíveis e inchados, e tbm estou tendo alguns sangramentos intecorrentes e de escape. alguém sabe em quanto tempo esse sangramento para?

      Responder
      • Eu tomo a Elani 28 desde 2012, meu gineco que indicou, para usar de forma contínua e, quando der escape a valer mesmo, parar e voltar a tomar no quarto dia. No meu caso, inchou sim, depois diminuiu e inchou novamente e, atualmente, um dos meus “cachorrinhos” (o direito) está maior que o esquerdo, meu cabelo e pele continuarão oleosos (puxei de meu pai), pois nasci com hipotireoidismo e tomo hormônio da tireóide por toda a vida. Quanto a diminuir o peso, o ideal é comer de 3 em 3 horas.

        Responder
  5. Gente comecei a toma o Elani ciclo 28, estou com medo de emagrecer, hoje tem 6 dias mim deu muita fome e minha pele está tão linda, porém dizer que emagrece é eu não posso mais emagrecer ?? por favor alguém que toma me ajude, já estou pensando em para

    Responder
  6. Comecei a tomar o elani 28 a dois meses, mas agora comecei a emagrecer de um jeito muito rápido e comendo muito mais que antes, porém eu fico enjoada muito fácil, dores de cabeças que antes nao existiam e também mudanças de humor ( posso estar feliz e depois de 5 min estou muito triste)

    Responder
    • Estou tomando engordei 10kg no decorer do tempo, ele é um dos melhores. Mas ainda prefiro engordar do que engravidar no momento.

      Responder
  7. ELA FAZ O SEIOS CRESCEREM?? ESTOU TOMANDO JA 1 MES E 15 DIAS E SINTO ELES UM POCOU ENCHADO E DOLORIDO E NORMAL?

    Responder
  8. Eu tomei o Elanin ciclo 21 por uns 6 anos.
    A parte boa é que minha pele era acneia e com o Elaninciclo minha pele ficou maravilhosa, amo ele por isso e porque ele me ajudava a manter meu peso. (Ñ me emegreceu, mas eu não engordava e emagrecia com facilidade qdo eu queria/dieta)
    Já a parte ruim é que meu cabelo q era normal ficou muito ressecado (é bom pra quem tem cabelo oleoso), a quantidade de celulite nas minhas coxas e bunda quadruplicou e se fosse so isso eu estaria feliz, mas o Elaninciclo tirou completamente minha libido e não sei se pelo pílula ou pelas circunstâncias eu tive depressão por 2 anos e finalmente quando voltei a reagir e querer viver, fiquei mais uns 6 meses tomando o Elaninciclo e decidi parar.
    Fiquei 10 meses sem pílula e vi a minha libido saltar do 0 para o 100. Vi as celulites diminuírem… Unhas e cabelos super fortes e sem quebra ou queda.
    Poreeeem muitas e muitas espinhas. Eu digo muitas no rosto e até no pescoço, colo e costas (régioes que nunca tive). Estava ate me alimentando bem nos primeiros meses, mas entrei numa de compulsão por doces e me vi ganhar peso somado com o rosto cheio de acne e cravos … Acabei recusando mil convites para sair esperando as coisas melhorarem é todo mundo do me dizendo q em um ano … Um ano e meio meu corpo voltaria a equilibrar os hormônios do meu corpo. Enfim eu não aguentei esperar. Voltei a tomar a pílula tem 22 dias. Acabei de acabar a cartela hj e vejo meu rosto cada vez mais limpo. (Hj tem 3 espinhas no meu rosto e no mês passado não dava pra contar ) A dieta q eu já vinha fazendo a meses, finalmente começou a fazer efeito… Já as celulites estão voltando com força e a libido indo embora. Pois é meninas… Alguém aí se identifica? Meu Instagram é @deiah.mel… me manda um inbox se alguém se identificou e tem algo pra compartilhar. Só sei que ser mulher é muito f…

    Responder
  9. Esqueci de dizer q com o Elani, pode esquecer ganhar músculos na academia..porém seus seios e quadris ficam mais redondos, mais feminina, se é isso q procura.

    Responder
  10. Tomei o Elani por 6 anos seguidos..não engordei, porém também não consigo perder peso. Adquiri celulites, e por ser diurético, minhas unhas quebram, boca ressecada sempre, cabelo seco e bem fino..no começo é otimo, porém agora estou pensando em parar. Analisando hj, acho q afetou meu psicológico, fiquei mais durona, menos mulherzinha sabe..nao choro facil..tipo o o boy briga e nem ligo..minha libido diminuiu, mas dá p levar. Enfim..vou parar pq tenho sentido dores nas pernas e tensão muscular, não durmo bem. Vou dar um.tempo p limpar o corpo dos hormônios artificiais.

    Responder
    • Melhor coisa a se fazer é parar. O problema é que quando para de tomar pode ficar varios meses com a menstruação desregulada ou não vir por alguns meses mesmo igual esta acontecendo comigo, Eu tomei por um ano e seis meses e resolvi parar devido a variações de Humor entre outros problemas , quando parei me encheu de espinhas nas costas,esta sem vir pelo 3 MES SEGUIDO ,fiz até testes de gravidez mesmo sabendo que não estava, fiz 3 de farmacia e um de sangue todos deram negativo.
      o remedio é tão forte que leva até 6 meses pra sair do corpo.

      Responder
    • Meu médico falou p tomar 3 meses seguidos e parar, depois tomar mais 3 e parar, ir fazendo assim pro corpo não sentir tanto

      Responder
  11. Minha ginecologista me passou cerazette, estou sentindo dores de cabeça e tontura e aumento de apetite, vou pedir para mudar para o Elani, mas tenho muitas vazes e estou comendo que ele tenha muito ormonio e piore mais ainda minhas má circulação!

    Responder
  12. Olá eu estava tomando qlaira ,mas percebi q engordei 4kilos em três meses, vou parar e começar a tomar Elani ciclo espero q melhore ,pois com qlaira eu tive muita retenção de líquidos.

    Responder
  13. Estou tomando elani a 3 dias realmente perdi apetite mas estou com dores no seios direito e. VEJo que apertar sai sevrecao amarelada sera normal?
    Antes usava YAZ troquei pois sentia miita dores nas pernas .

    Responder
  14. Eu parei por uns meses emagreci uns oito kilos parei e engordei de novo agora voltei a tomar e a primeira cartela já eliminei 2 kilos tens uns contra tempos mais nada q num de pra vc passar
    Detalhe eu tomo no quinto dia tem algum problema?

    Responder
    • Eu estou tomando a 1 ano antes tomava sempre meio dia e perdi 3 kg só que de uns dias pra cá estou tendo fora de hora as vezes as 23 horas oitro dia de manhã outro na parte da tarde e notei que engorde dois kg acho que se tomar no horário certinho ele emagrece será que tem algo haver ou não??

      Responder
  15. Entre 2010 a 2011 eu comecei a usar Elani…e nossa foi uma benção em minha vida,eu não sentia nenhum efeito que os outros me causavam e o melhor ,eu perdi peso…uma benção, pois lutava contra a balança e assim que comecei a usar comecei a perder peso e logo depois de uns meses estagnou e mantive meu peso. Continuei a tomar por mais uns meses e indiquei para muitas amigas com sobrepeso que também começaram a tomar e perderam peso, ficando muito felizes, porém, suspenderam as vendas e o ELANI sumiu das prateleiras, quando retornou, desesperadamente comprei… mas já não teve o efeito taããããooo esperado…. uns representantes amigos meu informaram que haviam mexido na formula…. que pena, assim como eu muuuuitas outras mulheres deixaram de usar… e o pior,ganhei peso novamente. 🙁

    Responder