Anticoncepcional Elani Ciclo Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 26/11/2019

O Elani Ciclo é um anticoncepcional de uso oral que pode ser tomado de forma contínua e vem com 28 comprimidos em sua cartela. Você descobrirá a seguir se o anticoncepcional Elani Ciclo engorda, além de aprender sobre os motivos do “inchaço” do corpo quando você está utilizando esse tipo de medicamento, suas contraindicações, reações adversas e como tomar.

Com o uso dessa pílula, a mulher não realiza a pausa de sete dias entre uma cartela e outra, momento em que ocorre a menstruação, por isso, ela não menstrua. Isso pode durar 3 meses, 6 meses ou quanto o médico ginecologista indicar que a mulher faça isso.

A auto estima é um dos fatores primordiais na qualidade de vida. Muitas mulheres evitam o uso do anticoncepcional por medo de engordar, inchar e até de ter celulite. Mas será que isso é mito ou realidade? Descubra de uma vez por todas se anticoncepcional dá celulite ou se os contraceptivos causam espinhas.

Sangramento vaginal, náusea, sensibilidade nos seios, ganho de peso, enxaquecas, mudanças de humor, ausência prolongada de menstruação, diminuição da libido, corrimento vaginal e até alterações oculares são distúrbios associados ao uso do anticoncepcional relatados por usuárias desses contraceptivos. Se você sente ou já sentiu algum desses efeitos ou acha que podem ser relatos exagerados por parte das testemunhas, descubra agora mesmo se anticoncepcional faz mal.

Os componentes da fórmula bloqueiam o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, o que diminui a produção de hormônios pelos ovários, contribuindo para a prevenção da gravidez. A presença da drospirenona ajuda no alívio de sintomas menstruais e diminui a retenção de líquido do corpo, além de ajudar a tratar problemas de acne, seborreia e oleosidade tanto da pele quanto do cabelo.

Será que o anticoncepcional Elani Ciclo engorda, ou pode ser a fórmula ideal para evitar a gravidez e o ganho de peso? Confira abaixo.

O Anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?

Algumas pesquisas com o uso deste anticoncepcional foram realizadas em um Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana, em que 78 mulheres passaram a utilizar o Elani por 168 dias de uso ininterruptos. Os resultados mostraram que além da amenorreia (ausência de menstruação), percebeu-se alívios em sintomas menstruais antes frequentes como dor de cabeça, náusea, cólica e até acne.

Além disso, um resultado surpreendente foi que ele ajudou as mulheres a reduzir o apetite, controlando a obesidade, diferente daqueles contraceptivos que realizam pausa. Isso quer dizer então que o anticoncepcional Elani Ciclo emagrece?

Não necessariamente, pois apesar disso, o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos foi o mesmo quando comparado a quem realiza a pausa menstrual. Em suas indicações, diz-se que ele controla o ganho de peso, combatendo inchaço (retenção hídrica e obesidade). Portanto, o Elani Ciclo pode sim ser usado como um aliado do emagrecimento, mas isso pode ter variação entre uma mulher e outra dependendo da predisposição, biotipo e reação do corpo aos hormônios.

Relatos de usuárias

Uma mulher afirma que o anticoncepcional Elani Ciclo emagrece mesmo pois possui um efeito diurético, controlando o peso e além disso conta que ajudou a diminuir a acne da pele. Outra usuária conta que começou a perder peso gradativamente e diz estar muito satisfeita.

Porém, em contrapartida, existem poucos relatos de outras usuárias que dizem que o corpo reagiu de maneira diferente aos componentes da fórmula e observaram que o anticoncepcional Elani Ciclo engorda. São casos isolados, mas deve-se estar atenta às possíveis razões desse aumento de peso que nem sempre podem esta relacionadas ao uso do anticoncepcional, mas a hábitos do dia a dia.

Como tomar?

Tomar este anticoncepcional é muito simples, uma vez que não é necessário preocupar-se com a pausa de 7 dias. Deve-se iniciar o uso no primeiro dia da menstruação e depois ingerir ininterruptamente até o período informado pelo seu médico. No caso da ingestão do Elani Ciclo 21, deve ser realizada a pausa de uma semana ao fim da cartela e início de uma nova no oitavo dia.

Efeitos colaterais

Assim como no geral, os efeitos colaterais desse medicamento são os mesmos da maioria e a mulher pode apresentar sangramento irregular em pouca quantidade de escape ou spotting em períodos imprevistos. Mas no geral, os efeitos são: hipersensibilidade, dor, inchaço das mamas, dor de cabeça, alterações da libido, alterações de humor, depressão, intolerância às lentes de contato, enjoo, vômitos, desconfortos no estômago, secreção vaginal, reações na pele e alterações de peso.

Contraindicações

Não se deve utilizar este medicamento em caso de gravidez, amamentação, histórico de doenças circulatórias, trombose, embolia pulmonar, derrame, infarto, enxaqueca com fraqueza ou perda da sensibilidade de qualquer região do corpo, diabetes mellitus, pancreatite, doença grave no fígado, câncer, insuficiência renal ou falência, tumor no fígado, sangramento sem motivo aparente e tabagismo.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o anticoncepcional Elani Ciclo emagrece ou engorda? Tem vontade de usar este contraceptivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (232 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

51 comentários em “Anticoncepcional Elani Ciclo Engorda ou Emagrece?”

  1. Tem 5 anos que tomo Diane 35 esse mês fui na minha médica ela trocou pelo Elani tem 4 dias que começei e já sentir que emagrecir

  2. Faço o uso do Elani a dois anos, engordei 10kg, porém ache bom pois era um palito. Meu marido adorou ter onde pegar, so achava osso kkkk. Continuo fazendo o uso, mas acho que já engordei o necessário.

    • Minha menstruação é de sete dias, então suponhamos que ela chegue hoje e tome o comprimido, será que vai diminuir os dias da minha menstruação ou eu voumestruar normalmente até o sétimo dia?

  3. Há uns 8 anos eu tomei essa medicação (Elani ciclo), naquele momento estava em transição pois há anos tomava a trimestral.
    Na época foi de muito foi de muito boa ajuda, já fazia caminhada e o anticoncepcional me auxiliou muito na redução de peso.
    Hoje estou tomando D’clin, amo essa medicação, porém ainda tenho me sentindo inchada, pois após a chegada do Caleb tomei a trimestral num período de um ano e um mês.
    Assim que terminar a cartela do D’clin eu engatilhou na Elani ciclo, pois a saudade do corpão tem me falado muito alto, espero que dê certo novamente.
    A minha pergunta é a seguinte na última vez em que tomei essa medicação a médica me indicou por 6eses.
    Gostaria de saber se há possibilidade de tomar sem data prevista para parar.
    Desde já agradeço pela atenção meninas!😊😘✌️

  4. Olá meninas eu comecei a usar o genérico EA mesma coisa neh? Vi um comentário q a mulher tem presao alta e tem medo de usar eu tenho presao Auta então tomando a 7 dias tem alguma contra indicações de presao alguém sabe me.dizer?

    • Tomo Elani 28/21 a 3 anos, e tive sim um ganho significativo de peso, sem contar a retenção de líquido e enjoo matinal que antes eu não tinha,só acho que essas pesquisas deveriam ser mais apuradas, as vezes eu vejo como uma forma de defesa para que o produto continue sendo vendido, não se pode descartar o relato de tantas usuárias.

  5. Eu tomei o Elani 28,durante 15 anos e não engordei.
    mas esse ano tive que interromper o uso,pois estou tomando uns remédios para depressão e afeta a eficacia do anticoncepcional.
    Com isso perdi 11 kg em 1 mês que parei de tomar.
    Mas eu já sou magra,agora estou com aparência de doente,tenho 42 anos e estou com 43 kg,o peso que eu tinha com 15 anos,meus seios murcharam,não sei se vai normalizar

  6. Estou tomando há 4 meses, percebi q dobrou a quantidade de celulites, mesmo com a prática de exercícios e alimentação adequada….. Sem contar a fome principalmente a noite….conto com o foco na alimentação para tentar manter o peso, porém não perco mais nenhuma grama, mesmo com exercícios intensos e como mencionado, aliado a alimentação….vou trocar com toda a certeza pelo Yasmin mesmo tendo o valor dobrado em comparação

  7. Comecei a tomar o Elani no começo do ano e até o momento os resultados vêm sendo positivos: minha pele sempre foi boa, mas notei que os cravos e as espinhas que apareciam geralmente no começo da menstruação, não surgem mais. Parte do rosto resseca, então vez ou outra passo uma pomadinha e creme. Senti menos o inchaço, de fato sim as curvas ficam bem mais femininas e os seios sempre ficam doloridos. É totalmente normal, não se preocupem kkk. É fácil controlar o peso, principalmente pra quem tem muito problema com aquele efeito sanfona.
    As diferenças mais notáveis foram o meu rosto mais marcado e minha cintura mais larga. Imagino que o bumbum está crescendo. O meu maior medo fica nas celulites!
    Sobre a libido, não tive problemas. Talvez por eu ser muito novinha ainda e por ser recente o uso do medicamento (3 meses).