Anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2021

O uso de contraceptivos orais, como o Elani Ciclo, é algo comum, feito por boa parte das mulheres, e quase sempre vem acompanhado das dúvidas: Ele engorda? Ou emagrece?

Essas dúvidas são mais do que justificadas, pois é frequente ouvirmos que alguma conhecida ganhou ou perdeu peso depois de começar a usar algum anticoncepcional. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse medicamento, entender como ele age e quais os seus efeitos no corpo, além de descobrir se o Elani Ciclo engorda ou emagrece.

Importante: Esse artigo possui um caráter meramente informativo, e não deve substituir a orientação e a prescrição de um médico. Então, em caso de dúvidas, procure um profissional habilitado.

Veja também: Anticoncepcional faz mal? Efeitos colaterais e dicas

Para que serve o Elani Ciclo e como ele funciona?

caixa embalagem anticoncepcional elani ciclo

O Elani Ciclo é um contraceptivo oral combinado utilizado na prevenção da gravidez. Ele é composto por dois hormônios femininos:

  • 3 mg de drospirenona (progestógeno)
  • 0,03 mg de etinilestradiol (estrogênio).

Esses dois hormônios agem conjuntamente para inibir a ovulação e alterar a secreção do colo uterino, impedindo assim a gravidez.

  Continua Depois da Publicidade  

O anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?

De forma geral o Elani Ciclo não gera ganho de peso, pois não causa o acúmulo de gorduras ou de líquidos.

Além disso, esse anticoncepcional ajuda a combater a retenção de líquidos e o inchaço, ou seja, para algumas pessoas ele pode reduzir o peso, embora não atue no metabolismo de gorduras e carboidratos.

Relatos de usuárias

Apesar de a bula do Elani Ciclo não indicar o ganho ou a perda de peso como um efeito colateral, algumas mulheres relatam que emagreceram com o uso do medicamento, e alegam que ele possui efeito diurético.

Porém, em contrapartida, existem alguns poucos relatos de outras usuárias que dizem que o corpo reagiu de maneira diferente aos componentes da fórmula, e que houve ganho de peso após o início do uso.

Mas são situações isoladas, e caso note alguma mudança de peso com o medicamento, converse com seu médico para saber se o Elani Ciclo é ou não o causador.

Como usar?

A cartela de Elani Ciclo contém 21 comprimidos revestidos, que devem ser tomados diariamente, sempre na mesma hora, com auxílio de um pouco de líquido, caso precise.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem vai começar o uso do medicamento, e não utilizava outro contraceptivo hormonal antes, é preciso iniciar a cartela no primeiro dia de menstruação.

Já para quem está trocando de anticoncepcional, comece a cartela no dia seguinte ao término da cartela do outro contraceptivo.

Além disso, ao final da cartela de 21 comprimidos, é necessário fazer uma pausa de 7 dias. Nesse período ocorrerá o sangramento, e a próxima cartela deve ser iniciada no oitavo dia.

Veja também: Emendar cartela de anticoncepcional faz mal?

Efeitos colaterais

Assim como outros medicamentos, o Elani Ciclo pode causar efeitos indesejáveis, como:

  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alterações de humor
  • Diminuição ou perda da libido
  • Náuseas
  • Dor nas mamas
  • Amenorreia (ausência de menstruação)
  • Sangramento vaginal e uterino inesperado.

Além disso, há um maior risco de desenvolvimento de trombose, seja em veias ou em artérias. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante ter em mente que nem todas as mulheres apresentam esses efeitos, e que eles podem variar de intensidade de pessoa para pessoa.

Contraindicações

O Elani Ciclo é considerado um medicamento seguro, embora seja contraindicado para algumas pessoas, como:

  • Pessoas com histórico de trombose ou embolia
  • Histórico de ataque cardíaco ou derrame cerebral
  • Diagnóstico de diabetes mellitus, com comprometimento de vasos sanguíneos
  • Uso de medicamentos para o tratamento de hepatite C crônica
  • Diagnóstico de doenças no fígado e insuficiência renal
  • Histórico de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais, como o de mama e de ovários
  • Pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da formulação.

Dicas e cuidados

Para minimizar os efeitos adversos de medicamentos é importante usá-los da forma como foi prescrito pelo médico, e voltar para uma consulta caso perceba que algo não vai bem.

Além disso, para evitar o ganho de peso é importante manter um estilo de vida saudável, com a adoção de uma dieta balanceada e a realização de atividades físicas.

Por fim, evite a automedicação, pois até medicamentos considerados simples e inofensivos podem interagir com outros, levando ao aparecimento de reações potencialmente graves.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o anticoncepcional Elani Ciclo emagrece ou engorda? Tem vontade de usar este contraceptivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (244 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

51 comentários em “Anticoncepcional Elani Ciclo engorda ou emagrece?”

  1. Tem 5 anos que tomo Diane 35 esse mês fui na minha médica ela trocou pelo Elani tem 4 dias que começei e já sentir que emagrecir

    Responder
  2. Faço o uso do Elani a dois anos, engordei 10kg, porém ache bom pois era um palito. Meu marido adorou ter onde pegar, so achava osso kkkk. Continuo fazendo o uso, mas acho que já engordei o necessário.

    Responder
    • Minha menstruação é de sete dias, então suponhamos que ela chegue hoje e tome o comprimido, será que vai diminuir os dias da minha menstruação ou eu voumestruar normalmente até o sétimo dia?

      Responder
  3. Há uns 8 anos eu tomei essa medicação (Elani ciclo), naquele momento estava em transição pois há anos tomava a trimestral.
    Na época foi de muito foi de muito boa ajuda, já fazia caminhada e o anticoncepcional me auxiliou muito na redução de peso.
    Hoje estou tomando D’clin, amo essa medicação, porém ainda tenho me sentindo inchada, pois após a chegada do Caleb tomei a trimestral num período de um ano e um mês.
    Assim que terminar a cartela do D’clin eu engatilhou na Elani ciclo, pois a saudade do corpão tem me falado muito alto, espero que dê certo novamente.
    A minha pergunta é a seguinte na última vez em que tomei essa medicação a médica me indicou por 6eses.
    Gostaria de saber se há possibilidade de tomar sem data prevista para parar.
    Desde já agradeço pela atenção meninas!??✌️

    Responder
  4. Olá meninas eu comecei a usar o genérico EA mesma coisa neh? Vi um comentário q a mulher tem presao alta e tem medo de usar eu tenho presao Auta então tomando a 7 dias tem alguma contra indicações de presao alguém sabe me.dizer?

    Responder
    • Tomo Elani 28/21 a 3 anos, e tive sim um ganho significativo de peso, sem contar a retenção de líquido e enjoo matinal que antes eu não tinha,só acho que essas pesquisas deveriam ser mais apuradas, as vezes eu vejo como uma forma de defesa para que o produto continue sendo vendido, não se pode descartar o relato de tantas usuárias.

      Responder
  5. Eu tomei o Elani 28,durante 15 anos e não engordei.
    mas esse ano tive que interromper o uso,pois estou tomando uns remédios para depressão e afeta a eficacia do anticoncepcional.
    Com isso perdi 11 kg em 1 mês que parei de tomar.
    Mas eu já sou magra,agora estou com aparência de doente,tenho 42 anos e estou com 43 kg,o peso que eu tinha com 15 anos,meus seios murcharam,não sei se vai normalizar

    Responder
  6. Estou tomando há 4 meses, percebi q dobrou a quantidade de celulites, mesmo com a prática de exercícios e alimentação adequada….. Sem contar a fome principalmente a noite….conto com o foco na alimentação para tentar manter o peso, porém não perco mais nenhuma grama, mesmo com exercícios intensos e como mencionado, aliado a alimentação….vou trocar com toda a certeza pelo Yasmin mesmo tendo o valor dobrado em comparação

    Responder
  7. Comecei a tomar o Elani no começo do ano e até o momento os resultados vêm sendo positivos: minha pele sempre foi boa, mas notei que os cravos e as espinhas que apareciam geralmente no começo da menstruação, não surgem mais. Parte do rosto resseca, então vez ou outra passo uma pomadinha e creme. Senti menos o inchaço, de fato sim as curvas ficam bem mais femininas e os seios sempre ficam doloridos. É totalmente normal, não se preocupem kkk. É fácil controlar o peso, principalmente pra quem tem muito problema com aquele efeito sanfona.
    As diferenças mais notáveis foram o meu rosto mais marcado e minha cintura mais larga. Imagino que o bumbum está crescendo. O meu maior medo fica nas celulites!
    Sobre a libido, não tive problemas. Talvez por eu ser muito novinha ainda e por ser recente o uso do medicamento (3 meses).

    Responder