Anticoncepcional Yasmin engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2021

O anticoncepcional Yasmin é um dos mais prescritos pelos médicos, e seu uso traz algumas dúvidas, tais como: ele emagrece ou engorda?

Essas dúvidas se devem à crença popular de que o uso de pílulas contraceptivas modificam os hormônios do corpo e causam alterações no peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse anticoncepcional, seus efeitos colaterais e contraindicações, além de descobrir de uma vez por todas se ele emagrece ou engorda.

Veja também: Como trocar de anticoncepcional sem risco de engravidar

O que é o Yasmin?

caixa embalagem anticoncepcional yasmin
Imagem ilustrativa

O Yasmin é uma pílula anticoncepcional composto por:

  • 0,03 mg de etinilestradiol
  • 3mg de drospirenona.

Ele pode ser encontrado facilmente em farmácias e drogarias em duas formas:

  • Caixa com 21 comprimidos revestidos
  • Caixa com 21 revestidos + 7 comprimidos inativos.

Para que serve?

A indicação principal do Yasmin é a prevenção da gravidez, mas ele também proporciona outros benefícios, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal e o ganho de peso
  • Melhora da acne
  • Reduz o excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.

Como ele funciona?

O efeito da maioria dos anticoncepcionais orais combinados, como é o caso do Yasmin, se baseia em um conjunto de diversos fatores, como:

  • Inibição da ovulação
  • Alterações no endométrio e no muco cervical, que dificultam a implantação do embrião, caso ocorra a ovulação.

Assim, quando comparados a contraceptivos que contêm um único hormônio, a pílula Yasmin é considerada mais eficaz e segura, uma vez que por ser uma associação de substâncias, as doses de cada uma delas é mais baixa.

Anticoncepcional Yasmin engorda ou emagrece?

Como acontece com muitas pílulas anticoncepcionais, algumas mulheres temem que o Yasmin possa engordar. Mas, saiba que não existem evidências de que este anticoncepcional leve ao ganho de peso, seja pelo acúmulo de gordura ou de líquidos. 

Assim, o anticoncepcional Yasmin pode inclusive combater o ganho de peso, uma vez que o medicamento combate a retenção de líquidos.

Mas é importante ressaltar que o Yasmin não atua na perda de gordura corporal, apenas na retenção de líquidos. Ou seja, para um controle de peso efetivo, é necessário realizar mudanças na alimentação e na frequência de atividades físicas. 

Por isso, caso precise ou queira perder peso, procure uma nutricionista, que irá te ajudar a manter uma alimentação balanceada.

  Continua Depois da Publicidade  

Relato de usuárias

Dentre as mulheres que utilizam o Yasmin, muitas foram as que relataram que não tiveram ganho de peso, mesmo aquelas que afirmaram ter tendência para engordar. 

Entretanto, aparentemente não é verdade que o anticoncepcional Yasmin emagrece, pois ele apenas manteve o peso normal destas mulheres, sem interferir na balança.

Além disso, algumas mulheres elogiaram o anticoncepcional pelos outros benefícios, como melhora do cabelo, redução da oleosidade da pele e redução do cansaço, e o maior problema que as usuárias contam é o preço da pílula, sendo que a cartela geralmente custa em torno de R$ 50.

Como usar?

anticoncepcional

Como mencionado anteriormente, a cartela do Yasmin pode ser encontrada tanto com 21 quanto com 28 comprimidos (21 do medicamento e 7 inativos). Mas, independentemente da cartela (21 ou 21+7), o medicamento deve ser iniciado a partir do primeiro dia da menstruação. 

No caso da cartela com 21 comprimidos, deve-se realizar uma pausa de uma semana (7 dias) após o término, e deverá ocorrer o sangramento nessa pausa. No oitavo dia, deve-se iniciar uma nova cartela. 

Já na cartela 21+7, o uso deve ser contínuo, sem a pausa, uma vez que os últimos 7 comprimidos são inativos, ou seja, não contém o medicamento. Assim, durante o uso das pílulas inativas ocorrerá o sangramento, semelhante ao que ocorre durante a pausa da cartela com 21 comprimidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, lembre-se de ingerir a pílula todos os dias praticamente no mesmo horário, para aumentar a eficácia. E não estenda o prazo de intervalo, pois isso poderá acarretar em ovulação.

Efeitos colaterais

Embora seja considerado um medicamento seguro para a maioria das pessoas, alguns efeitos colaterais podem ocorrer com o uso do Yasmin, como:

  • Dor nas mamas
  • Dores de cabeça
  • Possibilidade de sangramento de escape, ou seja, fora do período menstrual;
  • Ausência de sangramento, conhecida como amenorreia
  • Alterações de humor
  • Mudanças no padrão de sono
  • Diminuição ou perda da libido
  • Trombose.

Entretanto, é importante lembrar que nem todas as mulheres irão apresentar esses efeitos, e que mesmo que apresentem um ou mais deles, a sua intensidade pode variar.

Contraindicação

O anticoncepcional Yasmin é contraindicado para:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Pessoas com histórico de trombose, embolia pulmonar, infarto do miocárdio e AVC
  • Pessoas com maior risco para a formação de coágulos arteriais ou venosos
  • Histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos, como fraqueza em membros, problemas visuais e dificuldade de falar
  • Diagnóstico de diabetes melitus com alterações vasculares
  • Histórico de doenças no fígado
  • Uso de medicamentos antivirais para tratamento de hepatite c crônica
  • Diagnóstico prévio de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais, como câncer de mama
  • Alergia a qualquer um dos componentes da formulação.

Em caso de dúvidas sobre algum desses problemas, um médico deve ser consultado antes do início do uso do medicamento.

Dicas e cuidados

Caso você esteja trocando de anticoncepcional, inicie o Yasmin no dia seguinte ao término da cartela do outro contraceptivo que você estava usando. Ou seja, não deve haver pausa entre essas cartelas. 

Isso deve ser feito com o objetivo de manter a eficácia contraceptiva, minimizando o risco de gravidez no período da troca de medicamentos.

Você conhece alguém que utilize o anticoncepcional Yasmin? O seu médico especialista receitou esta pílula para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (379 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

33 comentários em “Anticoncepcional Yasmin engorda ou emagrece?”

  1. O Yasmin ajuda a emagrecer, mas tem alterado muito o meu humor. Desde que comecei a tomar as pílulas tenho me tornado em uma pessoa muito estressada…

    Responder
  2. A melhor coisa que fiz foi trocar a injecao perlutan pelo anticoncepcio al yasmin reamente emagrece muito e tudo de bom to super satisfeita

    Responder
    • Eu comecei a tomar o generico do yasmim a quase 1 ano..ja emagreci quase 15 kilos…ate parei de faser academia por causa da perda de peso….comecei a tomar ele por causa de um cisto no ovariio……eu adoro ele..pois nao me da efeito colateral nenhum….maos se ei continuar a emagrecer assim vou ter qie parar com ele…….

      Responder
  3. Eu tomo o Yasmin há 2 anos , e não tive problema de ganho de peso , muito pelo contrário, na verdade meu peso não aumenta só diminui com facilidade.Eu malho há 1 e 1 mês , Meu problema é na academia , estava com 57kg e hoje estou com 55 Kg varia 54,800, perco rápido, minha dificuldade com Yasmin é que não consigo ganhar massa muscular é uma luta ganhar 1k, Os efeitos colaterais que tive com o Anti. YASMIN foram : stress, muito sono, muita ” celulite “( Por conta da retenção de líquido)
    benefícios : diminui : Inchaço , espinhas , oleosidade , peso etc.

    Responder
  4. estou querendo iniciar este medicamento.. mais apenas por um mes.
    tem algum poblema de não continuar?

    ou pode nao ter muita eficiencia?

    Responder
  5. tomei o Yasmin por quase 1 ano, e parei , eu tinha 61 kg e depois que parei de tomar o medicamento aumentei 7kg dentro de 3 meses , estou desesperada..

    Responder
    • mas nao e pq vc parou de tomar ele, deve ser algum outro problema ou vc esta comendo a mais, o anticocepcional de injecao q costuma engordar assim.

      Responder
  6. Tomo o Yasmin há 14 anos e a única coisa que senti foi sono na primeira semana da primeira cartela, depois, mais nada! Talvez seja normal que a menstruação vá atrasando 1, 2, 3 dias na pausa até estabilizar, pois foi assim que aconteceu comigo. Não tenho nada que falar de ruim do produto, pois ele é realmente muito bom, porém, caro! Cada pessoa tem um organismo diferente e, nesse caso, acho que um médico deveria ser consultado antes de qualquer medicamento ser usado, mesmo anticoncepcional.

    Responder
  7. Na minha adolescência minhas amigas sempre tomavam Yasmim, porem eu nunca tomei nada achei que nao tinha necessidade…depois de anos engravidei da minha primeira filha aos 23 e engordei 34 kilos …e nunca consegui emagrecer e depois de 6 anos já com 29 engravidei do meu filho e como já tinha 34 kilos a mais continuei a não emagrecer ….agora com 35 anos decidi me render a Yasmim pois nao sou de comer e meu engorde são hormônios…… pois bem na primeira cartela já consegui emagrecer 3 e 800gramas ….bom pode ser coisa da minha cabeça mas me sinto bem melhor

    Responder
  8. Comecei a tomar o genérico do yasmin por auto medicação, senti um enjôo fora do normal e cheguei a vomitar várias vezes, pensei que estava grávida e fiz o teste que deu negativo, fui ao médico que me informou que era os efeitos colaterais do anticoncepcional e mandou eu parar de tomar e ir no ginecologista, porém eu continuei tomando, mudei o horário de tomar para depois da janta às 22h, antes eu tomava em jejum às 19h e me causava essa ânsia de vômito terrível além de não conseguir comer nada após toma-lo por sentir muito mal estar e enjôo, chegando a vomitar até a água. Ao trocar de horário e toma-lo às 22h, houve a melhora do enjôo mas razoável, pois continuei sentindo no período da manhã. Enfim, quando fiz a pausa do anticoncepcional, me deu uma crise de depressão com pensamentos suicidas na tensão pré menstrual de forma que nunca tinha sentido que passou após a menstruação descer, mesmo assim, iniciei a segunda cartela, estou sentindo uma falta de ar ao deitar e dificuldades para dormir além de dores de cabeça constantes, pode ser que seja efeito colateral do remédio? Sei que no período de adaptação ele causa alguns efeitos, e eu não queria trocar de anticoncepcional devido aos benefícios que ele proporciona com a retenção líquida, ou pelo menos, trocar por um que seja tão benéfico quanto o yasmin e cause menos efeitos colaterais terríveis como os que estou tendo. Por favor, me indique algum.

    Responder
    • eu uso o selene ha 9meses e nas primeiras semanas, de efeito colateral, so sentir dor nas mamas e dor muito forte na perna esquerda.. mas ambos passaram.
      Uso por causa da sop e por indicacao do meu dermatologista qndo tive uma crise grave de acne.
      Valeu super a pena

      Responder
      • Oi. Utilizei Selene há 7 anos atras ele me presentiou com a coisa mais linda e amada da minha vida: um filho lindo. Saiba que mesmo tomando todas as noites no mesmo horário engravidei hoje meu filho tá grandão já, graças ao Selene que não fez efeito tenho um filho lindo que é a minha alegria, minha vida… Aconselho não confiar no selene … se ele falhar agradeça a Deus filho é a melhor coisa desse mundo.

        Responder
      • Oi… Quero quero tomar o yasmim pra melhorar a tpm . sinto colicas e fico 8 dias mestruada uso o diu de cobre. Quero continuar com o diu e tomar o anticoncepcional yasmim

        Responder
  9. Huuum , vou comecar a tomar o yasmin essa semana, Ele é bem caro mais pelos comentarios vale bem apena, pois nao queria engordar e nem nada…

    Responder
  10. Olá…. estou na fase de desmame da minha filha de 1ano e 10 meses. Tomo anticoncepcional cerazete e quero trocar pelo o iasmim. Quero saber como iniciar uma cartela. Desde já obrigada

    Responder
    • No primeiro dia da mestruacao começa a cartela até a acaba , quando acaba espera 7 dias e começa outra cartela assim vai bjj

      Responder
  11. Minha ginecologista receitou esse anticoncepcional mais com outro nome Lyllas. Já tem 6 meses que estou usando ele devido a um cisto hemorrágico no meu ovário direito. Não sinto mais os sintomas do cisto e continuo usando o anticoncepcional.

    Responder