Como Dançar Zumba em Casa Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A zumba é um exercício que mistura movimentos aeróbicos com danças e ritmos tipicamente latinos como a salsa e o merengue e outros ritmos internacionais. A atividade vem ganhando adeptos em todo o mundo, e milhões de pessoas já praticam.

E não é para menos: com treinos intervalados, que alternam ritmos lentos e rápidos e treinamento de resistência, a prática promete eliminar até 1.000 calorias em uma hora de malhação. E com tamanha popularidade, não é de se surpreender que existam tantas academias e aulas ao ar livre que nos ensinam como dançar zumba.

Entretanto, para quem não tem dinheiro para arcar com as despesas mensais de uma academia, não gosta de malhar junto com outras pessoas ou não possui muito tempo disponível para se deslocar até um local que ofereça essas aulas de zumba, pode ficar um pouco difícil praticar a atividade.

Mas não impossível! Você sabia que dá para aprender como dançar zumba em casa mesmo? Não? Então não deixe de conferir a nossa lista a seguir de como dançar zumba em casa para emagrecer:

1. Consulte o seu médico

Praticar qualquer tipo de exercício em casa, principalmente se isso acontecer sem a ajuda de um profissional de educação física. pode ser arriscado. Isso porque você corre o risco de fazer uma técnica de maneira equivocada ou não saber como proceder caso venha a se sentir mal.

É justamente por esse motivo que é fundamental consultar o médico de sua confiança antes de iniciar a sua série de treinamentos de zumba. Pergunte-o a frequência ideal para o seu corpo e condicionamento físico, os cuidados que você deve ter ao dançar e qualquer outro tipo de dúvida que vier à sua cabeça.

E se quando você já estiver malhando em casa sentir algum tipo de desconforto, dor ou se machucar, não exite em interromper a sessão e buscar ajuda médica para resolver o seu problema, impedindo que ele se agrave.

2. Escolha o figurino apropriado

Certifique-se de escolher um figurino adequado para aprender como dançar zumba em casa, que seja confortável e leve, tendo em vista que você provavelmente suará bastante durante o exercício. Além disso, como uma roupa mais pesada e quente prejudicará os movimentos necessários durante a atividade, ela se apresenta como uma péssima escolha.

O ideal mesmo é optar pelos modelos típicos de uma aula na academia como camisetas folgadas no corpo, preferencialmente do estilo regatas, calças leggins, shorts esportivos ou calças compridas mais soltinhas feitas de tactel. Para as mulheres com seios grandes, vale também utilizar um top de sustentação por baixo da blusa, o que oferecerá maior conforto na hora de se movimentar.

Nos pés, a recomendação é usar um par de tênis com bom amortecimento e impacto e que não machuque os seus pés, sem esquecer-se de colocar um par de meias também, é claro.

3. Peça auxílio a um instrutor

No cenário perfeito, todo mundo que decide se exercitar dentro da própria casa teria a possibilidade de contar com a orientação de um instrutor físico no local, para ensinar como cada movimento e técnica deve ser executada e estar pronto para auxiliar quando alguma lesão surgisse.

No entanto, a gente sabe que isso não é possível para todo mundo e que algumas pessoas acabarão malhando em casa sem um acompanhamento profissional, de qualquer maneira. Por isso, a sugestão que deixamos aqui é que se esse for o seu caso, que você ao menos converse com um treinador da área e pergunte sobre os cuidados que devem ser tomados e peça algumas recomendações básicas de como dançar zumba sem sofrer grandes riscos de se machucar.

Já se você tem condições de contratar esse tipo de profissional, não deixe de fazê-lo, pois o acompanhamento dele te trará maior segurança e fará com que você tenha menores chances de errar na hora de fazer os movimentos, o que também pode garantir resultados mais satisfatórios.

4. Conheça os tipos de zumba

A Zumba Fitness, em que os movimentos são realizados ao som de ritmos enérgicos e inspirados nas danças latinas, certamente é a vertente mais famosa da atividade, mas ela não é a única. Existem outras feitas especificamente para diferentes tipos de pessoas. É importante conhecer um pouco sobre eles, antes de escolher qual você deseja seguir:

Zumba Toning: Trabalha o abdômen, os glúteos, os braços e as coxas e é feita com o auxílio de bastões.

Zumba Gold: Segue os mesmos princípios da Zumba Fitness, porém é composta de movimentos mais calmos e é própria para pessoas entre 50 e 70 anos de idade. 

Zumba Gold Toning: Própria para pessoas idosas, preferencialmente realizada com um grupo numeroso de alunos.

Aqua Zumba: Como o próprio nome já diz, esta vertente do exercício que é feito na água, mais precisamente em uma piscina. O praticante precisa executar os mesmos movimentos da Zumba Fitness, mas com metade do corpo embaixo da água, o que torna a tarefa mais complicada. 

Zumba Sentao: As séries são feitas com o uso de uma cadeira. Isso serve para trabalhar os músculos centrais do corpo e melhorar o equilíbrio.

Zumba Step: Mistura os benefícios de tonificação e fortalecimento dos glúteos oferecidos por uma aula de step com a diversão trazida pela zumba.

Zumba in the Circuit: Acrescenta um circuito de treinamento de força à série de zumba. Ou seja, a sua malhação será dividida entre sessões de dança e exercícios de fortalecimento. 

Zumba Kids: Própria para as crianças.

5. Pesquise tutoriais no Youtube

Mesmo que você não possa ter a presença física de um profissional especializado para te orientar na sua aula de zumba caseira, não dá simplesmente para colocar uma música latina para tocar e sair executando os passos que vierem na cabeça, não é mesmo? Especialmente se você não tiver noção alguma de como dançar zumba.

É possível encontrar no Youtube diversos tutoriais com séries de zumba para serem feitas no conforto do seu lar. A seguir, nós separamos alguns exemplos para você:

Aula de zumba com dança do ventre:

https://youtu.be/vtkDLmIiUhg

Aula de zumba com reggaeton:

https://youtu.be/ZZ3R_sWqrbU

Aula de zumba com merengue:

https://youtu.be/Or7fOGEex1w

Aula de zumba com salsa:

https://youtu.be/zY_cjjAX0KQ

Aula de zumba com calipso:

https://youtu.be/o7wxxcoWfKQ

Aula de zumba com cumbia:

https://youtu.be/W8z0fb09EdE

 

Esses são apenas alguns exemplos, basta fazer uma pesquisa básica que você encontrará outros tutoriais. A orientação é que antes de realizar os movimentos exibidos no vídeo, você assista à gravação algumas vezes até conseguir memorizar o passo que está prestes a executar. Desse modo, você diminui as chances de cometer um erro de técnica que possa te causar uma lesão ou machucado.

6. Prepare o ambiente

Depois que escolher o seu tutorial de como dançar zumba, encontre um lugar espaçoso na sua casa, organize-o de modo que você não corra o risco de esbarrar em um móvel e se machucar e trate de deixar uma garrafa bem cheia de água por perto para ir se hidratando enquanto dança.

7. Saiba a hora de parar

Você não precisa fazer uma hora sem interrupção de zumba no seu primeiro dia. Determine uma quantidade de tempo que você acha que pode aguentar e se na hora do treino sentir que seu corpo não suporta mais, não insista e termine a sessão mais cedo.

Com o tempo de prática, é esperado que você consiga dançar por um intervalo maior. Porém, enquanto isso não acontece, escolha uma frequência semanal e duração para cada aula que você consiga fazer sem prejudicar a sua saúde e de preferência tome essa decisão seguindo recomendações médicas.

8. Não desista

Se no começo você achar difícil ou não conseguir se exercitar por muito tempo, não desista. Ninguém nasce sabendo nada e é esperado que você leve certo tempo para se adaptar à atividade, mas para que isso aconteça é essencial que você seja persistente e consistente com os seus treinamentos.

Se começar a achar muito chato se exercitar sozinho, convide alguns amigos e parentes para treinar com você ou pense em se matricular em uma academia ou experimentar uma daquelas aulas de zumba ao ar livre, que em algumas cidades são ensinadas gratuitamente.

Você já procurou alguma aula experimentar para aprender como dançar zumba? Já se matriculou em alguma classe? Por que prefere fazer em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

5 comentários em “Como Dançar Zumba em Casa Para Emagrecer”

  1. Olá eu quero perder 10 kilos e queria saber quanto tempo e necessário e quantos horas por dias isso tudo juntamente com uma dieta saudável e e equilibrada.