Benefícios da Aroeira – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 23/02/2021

O Brasil possui uma infinidade de espécies vegetais em sua flora com propriedades medicinais, como é o caso da aroeira (schinus terebinthifolius), que pode trazer diversos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O uso de plantas com a finalidade medicinal é bastante comum no nosso país e esta prática atravessa gerações.

A aroeira, por exemplo, é uma das plantas que vêm sendo mais amplamente estudada, seja para o desenvolvimento de medicamentos, ou para a fabricação de cosméticos.

Então, vamos conhecer os benefícios da aroeira, além de descobrir as diferentes formas de utilizar essa planta no dia a dia.

O que é a aroeira?

aroeira

A aroeira é uma planta muito usada em medicina popular para tratar artrite, febres, ferimentos e inflamações.

Ela cresce ao longo de todo o litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, tem diversos nomes, como:

  • Aroeira-mansa;
  • Aroeira-vermelha;
  • Aroeira-brasileira;
  • Pimenteira;
  • Pimenta-rosa;
  • Fruto-de-sabiá.

Benefícios da aroeira

As propriedades da aroeira são inúmeras, e ela tem muitas aplicações na área medicinal. Utiliza-se bastante esta planta contra bronquites, inflamações e ferimentos.

A aroeira também possui inúmeros nutrientes em sua composição, sendo rica em taninos, polifenois e flavonoides.

Veja a seguir os seus principais benefícios e saiba como utilizar esta planta no seu dia a dia:

1. Ajuda a tratar problemas de pele

A aroeira possui inúmeras propriedades medicinais, tendo um ótimo efeito antisséptico e anti-inflamatório.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, para o tratamento de inflamações e pequenos ferimentos na pele, recomenda-se o uso da indução diretamente no local a ser tratado.

Para isso, basta adicionar 20 g da casca da aroeira em um litro de água, e ferver por 5 minutos. Após a infusão esfriar, você pode aplicar na pele, usando uma compressa.

2. Ajuda a tratar distúrbios respiratórios

Os problemas respiratórios são bastante comuns em nossa sociedade, principalmente em função da exposição a muitas substâncias tóxicas e poluentes.

E, como a aroeira contém óleos essenciais ricos em substâncias medicinais benéficas para a saúde, ela pode ajudar a aliviar desconfortos respiratórios.

Para isso, basta preparar o seu chá e respirar o vapor da infusão.

3. Estimula a eliminação de líquidos

Outro benefício da aroeira é a sua ação diurética, fazendo dela um medicamento natural para o tratamento da retenção de líquidos.

4. Possui ação antioxidante

Por fim, um dos maiores benefícios da aroeira é sua capacidade antioxidante, devido a grande quantidade de polifenóis e flavonoides presentes na planta.

Isso faz com que o seu uso ajude a combater os danos causados pelos radicais livres, e assim evitar o chamado estresse oxidativo, que é responsável pelo aparecimento de uma série de problemas de saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Doenças cardiovasculares, que muitas vezes são causadas pela inflamação nos vasos sanguíneos e pelo acúmulo de placas de gorduras no interior das artérias. Os antioxidantes podem ajudar a combater esses dois fatores de risco, diminuindo assim a chance de desenvolvimento dessas doenças;
  • Envelhecimento precoce da pele, causado pela ação dos radicais livres e da radiação solar, que dificultam a produção de colágeno.

Cuidados na utilização da aroeira

Os benefícios da aroeira são inegáveis, como visto anteriormente. No entanto, é sempre importante lembrar que não se deve fazer uso de qualquer substância sem o acompanhamento de um médico.

As propriedades desta planta ainda não foram totalmente estudadas e por isso a ela deve ser usada com cautela. Além disso, ela pode causar reações adversas, como irritação na pele e nas mucosas, náuseas, vômitos e diarreia.

Formas de usar a aroeira

A aroeira é uma planta em que todas as suas partes se aproveitam:

  • Madeira: Pode ser usada como lenha e na construção civil;
  • Frutos: As pimentas são bastante apreciadas na gastronomia;
  • Folhas: Usada na fitoterapia, na forma de extrato seco;
  • Óleo essencial: Também usado na fitoterapia, além de poder ser incorporado às formulações cosméticas, como cremes, géis e sabonetes.

Você já conhecia para que serve e quais são os benefícios da aroeira para a saúde e boa forma? Tem curiosidade de experimentá-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (69 votos, média 4,16)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

25 comentários em “Benefícios da Aroeira – Para que serve e propriedades”

  1. Matéria muito informativa. Já usei sim a aroeira quando tive herpes zoster, tomava o cha eo banho. Procurei me informar mais porque estou com chicungnia há uns 3 meses e queria saber se ela também serve para as dores da chicungnia.

    Responder
  2. Fiz abdominoplastia ,e com dois meses nada dos pontos desemflamar ,usei o sumô da aroeira em uma semana cecou! Usei as folhas.

    Responder
  3. muito explicativo esse assunto sobre aroeira.Peguei uma alergia muito forte só curei com renedios (loratadina).

    Responder
  4. Eu tenho gastrite eu tomando o chá de aroeira .
    E bom? Alguém já tomou?
    Por quanto tempo tem que tomar?

    Responder
    • Procure por uma planta de nome quebra pedra rasteira, não é a quebra pedra para problemas urinários não, faça uma maceração com óleo de côco, adicione a metade de uma colher de carvão ativado e passe na região, acredite que fará uma diferença enorme seca a hemorroidas e ela entra, espero ter ajudado Deus abençoe.

      Responder
  5. Eu tenho vários pés de arueira aqui no meu quintal, ja cortei vários pés, ja tirei mais de 5 litros da sementes, mais não sei o que fazer com elas.
    Adoro o chá das folhas é uma delícia.

    Responder
    • Maria, vc já está tendo sementes de aroeira? Gostaria de comprar se não for caro lógico, pretendo fazer sabonetes para doação, Deus abençoe.

      Responder
  6. Tenho problema de hemorroida constipação a aroeira servi e dor que vou na lua e volto que faço já fui ao medico passou remédio e nada

    Responder
  7. smsbrasilva@hotmail.com estou tomando o chã de aruera e estou sintindo muito melhor com as dores que estava trapalhado a minha saúde

    Responder
  8. Iremos usar o chá da aruera para saúde de infixação. estou sofrendo a mais de dois meses.

    Responder