Propriedades dos Alimentos

Benefícios da batata doce – Para que serve e como usar

Publicado por
Marcela Gottschald

Os benefícios da batata doce vem chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente de quem quer emagrecer.

Isso acontece porque um dos muitos benefícios dela é diminuir a fome. Além disso, a batata doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis, sem aumentar tanto o nível de açúcar no sangue.

Mas os benefícios não se resumem apenas ao auxílio na perda de peso. Então, a seguir, você conhecerá mais sobre as propriedades da batata doce para a saúde, e vai aprender formas de utilizá-la no dia a dia.

Propriedades da batata doce

A batata doce é considerada uma excelente fonte de fibras, vitaminas e antioxidantes, como as antocianinas. Por isso, ela é considerada um alimento funcional, e é usada para prevenir doenças e mesmo por quem quer perder peso ou ganhar músculos.

Então veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de batata doce sem casca, cozida, comparada à batata inglesa, também sem casca e cozida. No final do artigo você verá a tabela nutricional completa da batata doce, com todas as vitaminas e minerais.

continua depois da publicidade

Nota-se que a diferença maior entre as duas fica por conta do índice glicêmico e da quantidade de fibras. O índice glicêmico é uma medida que se refere à velocidade em que o carboidrato é absorvido pelo nosso organismo e se transforma em glicose no sangue.

Quando a velocidade é muito grande, ocorrem picos de insulina e o acúmulo de gorduras, especialmente na região abdominal.

Porção de 100 g de batata doce cozida sem casca:

ComponentesPor 100 g
Calorias91 kcal
Carboidratos23,1 g
Proteína0,85 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar2,74 g
Potássio186 mg
Índice glicêmico54
Informações nutricionais da batata doce

Porção de 100 g de batata inglesa cozida sem casca:

continua depois da publicidade
ComponentesPor 100 g
Calorias51 kcal
Carboidratos12,3 g
Proteína1,33 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar1,47 g
Potássio232 mg
Índice glicêmico104
Informações nutricionais da batata inglesa

Benefícios da Batata doce

Veremos agora os principais benefícios da batata doce para a saúde e boa forma.

1. É rica em antioxidantes

A batata doce é rica em antocianinas, e um estudo publicado no Journal of Physics Conference Series, em 2018, demonstrou seu grande poder anti-inflamatório e antioxidante, especialmente graças à presença do betacaroteno, da vitamina C, das antocianinas e do magnésio.

Assim, o seu consumo pode ajudar a prevenir e tratar problemas causados pelo acúmulo de radicais livres, como:

  • Alguns tipos de câncer, uma vez que os antioxidantes atuam na prevenção dos danos ao DNA causados pelo estresse oxidativo, e por seu efeito anti-inflamatório. Nesse sentido, um estudo publicado em 2018 no periódico Oncology reports demonstrou que as antocianinas presentes na batata doce tem ação antitumoral, ajudando a prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer.
  • Processos inflamatórios e autoimunes, pela ação na regulação do sistema imunológico.
  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que ele é causado pela ação dos radicais livres. Os nutrientes presentes na batata doce ajudam a hidratar, tonificar e manter a pele jovem. Além disso, eles ajudam a manter a produção de colágeno, que costuma diminuir com o passar dos anos.
  • Melhora a saúde dos cabelos, já que nutrientes importantes para a saúde capilar como a vitamina C, as vitaminas do complexo B, o potássio e o zinco, são também encontrados na batata. E, além de trazer benefícios quando consumida, ela também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos.

2. Bom para o coração

A batata doce protege o corpo contra doenças cardiovasculares, por conta tanto da ação antioxidante quanto da quantidade de fibras presentes nesta batata, que contribuem com a redução do colesterol LDL.

Além disso, o potássio, presente na batata doce, ajuda a eliminar o excesso de sódio e de fluidos corporais, diminuindo assim a pressão arterial.

continua depois da publicidade

3. Ajuda no ganho de massa muscular

A batata doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e fisiculturistas, juntamente com o arroz, a batata inglesa, a aveia e as massas. Isso porque todos eles são ricos em carboidratos, que são ótimas fontes de energia.

E como a batata doce tem um baixo índice glicêmico, seus carboidratos são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Assim, muitos recomendam o consumo de batata doce antes dos treinos, para que o corpo tenha uma fonte constante de energia durante os exercícios.

O melhor horário para comer batata doce seria em torno de 40 a 60 minutos antes do seu treino, para que você consiga aproveitar toda a energia dessa fonte de carboidrato durante a execução dos exercícios físicos.

4. Ajuda a perder peso

As batatas doces são uma ótima fonte de fibras alimentares e assim ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, os picos de insulina e os níveis de colesterol.

Além disso, as fibras presentes na batata doce ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade por mais tempo, que leva ao menor consumo de calorias ao longo do dia.

continua depois da publicidade

E também a batata doce tem um índice glicêmico relativamente baixo, principalmente quando comparada a batata inglesa, o que evita picos de glicose e insulina, que levam ao acúmulo de gorduras.

5. Melhora a saúde intestinal

Por ser rica em fibras e antioxidantes, a batata doce ajuda a manter a saúde intestinal. Isso ocorre por dois mecanismos:

  • Melhora o trânsito intestinal, pela ação direta das fibras
  • Manutenção da saúde da microbiota intestinal.

Receita de sopa nutritiva de batata doce

A batata doce pode ser consumida cozida, com ou sem sal, além de ser um ótimo acompanhamento para carnes e outros alimentos proteicos.

Além disso ela pode ser utilizada de diversas formas para a beleza da pele e dos cabelos.

Esta sopa é perfeita como prato principal para matar a fome nos dias mais frios ou como entrada de um jantar mais requintado. Ela fornece uma boa dose de carboidratos e proteínas para garantir uma refeição saudável e que satisfaz.

Ingredientes
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho pequeno amassado
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 batata doce média, cortada em cubinhos
  • 4 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas
  • 1 pimentão vermelho sem pele e cortado em fatias
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • ¼ copo de iogurte grego desnatado
  • Coentro a gosto
Modo de preparar

Aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Em seguida adicione dois copos de água, o caldo de galinha e deixe ferver. Depois, adicione a batata doce, as cenouras, o pimentão e o gengibre. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.

Deixe esfriar, remova os pedaços dos vegetais com uma escumadeira e bata-os no liquidificador até formar uma pasta. Então coloque a mistura de volta na panela e volte ao fogo baixo por mais 15 minutos.

Nos últimos minutos adicione o iogurte e misture bem. Sirva em seguida salpicando cada porção com coentro.

E pode ainda ser usada como ingrediente em várias outras receitas, como as que veremos abaixo:

Diante de tantos benefícios da batata doce e da versatilidade de uso nas refeições, ela pode ser consumida todos os dias, devendo apenas se atentar para a quantidade de carboidratos que você pode comer no dia, se estiver seguindo um plano alimentar.

Pensando nesse planejamento, priorize o consumo da batata doce cerca de 40 a 60 minutos antes de praticar atividades físicas, que dessa forma os carboidratos serão melhor utilizados pelo organismo.

Veja também os 10 benefícios da farinha de batata doce e suas propriedades.

Receitas para beleza com a batata doce

Quando as pessoas buscam saber para que serve a batata doce, não imaginam os benefícios para a pele e cabelos. Portanto vamos vê-los a seguir:

1. Para tratar pele oleosa

Ferva uma batata doce, deixe esfriar e, em seguida, amasse bem. Em seguida adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de chá de limão e espalhe no rosto.

Então deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos e lave bem o rosto, especialmente para retirar o limão que pode escurecer a pele no sol.

2. Para melhorar a textura da pele

A água na qual a batata doce é fervida permanece cheia de nutrientes que podem revigorar e limpar a pele.

Ao invés de descartá-la, deixe esfriar e guarde bem tampada na geladeira. Aplique-a diariamente na pele como um tônico. Ela vai ajudar a fazer uma limpeza profunda nos poros e acalmar a pele.

3. Para tratar olheiras

Coloque uma fatia de batata doce cozida em cada um dos olhos para tratar o inchaço e a cor escura das olheiras. A antocianina presente no vegetal ajuda na redução da pigmentação e tem propriedades anti-inflamatórias que vão livrar os olhos das olheiras, rugas e inchaços.

4. Para impedir o envelhecimento precoce

Faça uma máscara rejuvenescedora usando os seguintes ingredientes: Uma batata doce bem cozida, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de leite e uma colher de sopa de suco de gengibre (rale o gengibre coe o suco).

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Então aplique a máscara no rosto e no pescoço previamente limpos. Deixe descansar de 20 a 25 minutos e enxágue com água morna.

5. Para hidratar a pele

O ácido pantotênico na batata doce é um dos principais responsáveis por hidratar profundamente a pele, e por isso é possível fazer um esfoliante que não resseca a pele.

Então bata no liquidificador meio copo de batata doce cozida, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de iogurte natural. O ideal é que fique uma pasta mais grossa.

Espalhe na pele e faça uma massagem lenta com movimentos circulares. Lave com água morna e em seguida use o seu hidratante diário.

6. Para hidratar os cabelos

Ingredientes:
  • 1 batata doce grande bem cozida
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou amêndoa

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, aplique em toda a extensão dos fios e deixe agir por 20 minutos. Caso os cabelos sejam muito secos, adicione duas colheres de sopa de óleo de coco aos ingredientes.

A batata doce pode fazer mal?

Assim como todo alimento, a batata doce pode fazer mal se consumida em excesso, por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, podendo levar a distúrbios na glândula tireoide. Para evitar esse problema, cozinhe bem o alimento e prefira a versão orgânica, livre de agrotóxicos.

Vídeos relacionados:

Aprenda mais sobre os benefícios da batata doce no vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever rapidamente no nosso canal com um clique no botão a seguir:

Tabela nutricional

Porção de 100g de batata doce sem casca cozida.

ComponenteValor por 100g
Calorias91 kcal
Carboidrato total23,1 g
Proteína0,85 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar2,74 g
Colesterol0
Gorduras saturados0,04 g
Gorduras monoinsaturadas0
Gorduras poliinsaturados0,08 g
Gorduras trans0
Cálcio21,5 mg
Ferro0,23 mg
Sódio3,39 mg
Magnésio14 mg
Fósforo19,3 mg
Potássio186 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)1405 mcg
Vitamina A (RAE)702 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,18 mg
Tiamina0,1 mg
Niacina3,23 mg
Vitamina B60,06 mg
Vitamina C29,9 mg
Equivalente de folato7,42 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)
Fontes e referências adicionais
  1. Chang, Wen-Hsin, et al. “Effect of purple sweet potato leaves consumption on exercise-induced oxidative stress and IL-6 and HSP72 levels.” Journal of Applied Physiology 109.6 (2010): 1710-1715.
  2. Choi, Jae Ho, et al. “Hepatoprotective effects of an anthocyanin fraction from purple-fleshed sweet potato against acetaminophen-induced liver damage in mice.” Journal of medicinal food 12.2 (2009): 320-326.
  3. Han, Kyu-Ho, et al. “Effects of anthocyanin-rich purple potato flakes on antioxidant status in F344 rats fed a cholesterol-rich diet.” British journal of nutrition 98.05 (2007): 914-921.
  4. Mei, Xin, Tai-Hua Mu, and Jun-Juan Han. “Composition and physicochemical properties of dietary fiber extracted from residues of 10 varieties of sweet potato by a sieving method.” Journal of agricultural and food chemistry 58.12 (2010): 7305-7310.
  5. Philpott, Martin, et al. “Anthocyanidin-containing compounds occur in the periderm cell walls of the storage roots of sweet potato (Ipomoea batatas).” Journal of plant physiology 166.10 (2009): 1112-1117.
  6. Wang, Yong-Jian, et al. “Purple sweet potato color suppresses lipopolysaccharide-induced acute inflammatory response in mouse brain.” Neurochemistry international 56.3 (2010): 424-430.
  7. Zhang, Zi-Feng, et al. “Purple sweet potato color attenuates oxidative stress and inflammatory response induced by d-galactose in mouse liver.” Food and chemical toxicology 47.2 (2009): 496-501.

Você já conhecia todos esses benefícios da batata doce para a saúde, boa forma e beleza? Agora que conhece as suas propriedades, pretende substituir a batata inglesa por ela? Comente abaixo!

4.1 de 5 (89 Votes)
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Adorei ,e com certeza vai ser um dos meus alimentos diário.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito bom!!! usei pra tratamento de queda de cabelo e escamação nos Pés. funcionou como eu nem imaginava. foi batata!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Adorei ,e com certeza vai ser um dos meus alimentos diário,isso muito me anima ,já gostava de batata doce,agora amo .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • gostei bastante das dicas e descobri que eu tomo suco de batata doce com maçã, banana que eu congelo e couve e solta meu intestino já meu marido não. Por quê? Será que batata doce crua é prejudicial ao organismo? Ame suas dicas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • gostei da receita da batata
    vou comer sempre

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • gostei mto de saber os beneficios da batata doce.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bom dia informações Boas agora vou substituir o arroz pela a batata como já prático esportes faço exercícios tenho certeza q vai mim ajudar bastante na minha
    Saúde obrigado pela dica....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Já substituí a batata inglesa pela batata doce há muitos anos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Adorei as dicas vou comer todos os dias

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou conseguindo batata doce diariamente e estou acordado com muita dor de cabeça, ela tem efeito vaso dilatador?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade