Benefícios da batata doce – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 23/06/2021

Os benefícios da batata doce vem chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente de quem quer emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque um dos muitos benefícios dela é diminuir a fome. Além disso, a batata doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis, sem aumentar tanto o nível de açúcar no sangue.

Mas os benefícios não se resumem apenas ao auxílio na perda de peso. Então, a seguir, você conhecerá mais sobre as propriedades da batata doce para a saúde, e aprender formas de utilizá-la no dia a dia.

Propriedades da batata doce

batata doce cortada e purê

A batata doce é considerada uma excelente fonte de fibras, vitaminas e antioxidantes, como as antocianinas. Por isso, ela é considerada um alimento funcional, e é usada para prevenir doenças e mesmo por quem quer perder peso ou ganhar músculos.

Então veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de batata doce sem casca, cozida, comparada à batata inglesa, também sem casca e cozida. No final do artigo você verá a tabela nutricional completa da batata doce, com todas as vitaminas e minerais.

Nota-se que a diferença maior entre as duas fica por conta do índice glicêmico e da quantidade de fibras. O índice glicêmico é uma medida que se refere à velocidade em que o carboidrato é absorvido pelo nosso organismo e se transforma em glicose no sangue.

Quando a velocidade é muito grande, ocorrem picos de insulina e o acúmulo de gorduras, especialmente na região abdominal.

Porção de 100 g de batata doce cozida sem casca:

ComponentesPor 100 g
Calorias91 kcal
Carboidratos23,1 g
Proteína0,85 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar2,74 g
Potássio186 mg
Índice glicêmico54
Informações nutricionais da batata doce

Porção de 100 g de batata inglesa cozida sem casca:

ComponentesPor 100 g
Calorias51 kcal
Carboidratos12,3 g
Proteína1,33 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar1,47 g
Potássio232 mg
Índice glicêmico104
Informações nutricionais da batata inglesa

Benefícios da Batata doce

batatas doces no supermercado

Veremos agora os principais benefícios da batata doce para a saúde e boa forma.

1. É rica em antioxidantes

A batata doce é rica em antocianinas, e um estudo publicado no Journal of Physics Conference Series, em 2018, demonstrou seu grande poder anti-inflamatório e antioxidante, especialmente graças à presença do betacaroteno, da vitamina C, das antocianinas e do magnésio.

Assim, o seu consumo pode ajudar a prevenir e tratar problemas causados pelo acúmulo de radicais livres, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Alguns tipos de câncer, uma vez que os antioxidantes atuam na prevenção dos danos ao DNA causados pelo estresse oxidativo, e por seu efeito anti-inflamatório. Nesse sentido, um estudo publicado em 2018 no periódico Oncology reports demonstrou que as antocianinas presentes na batata doce tem ação antitumoral, ajudando a prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer.
  • Processos inflamatórios e autoimunes, pela ação na regulação do sistema imunológico.
  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que ele é causado pela ação dos radicais livres. Os nutrientes presentes na batata doce ajudam a hidratar, tonificar e manter a pele jovem. Além disso, eles ajudam a manter a produção de colágeno, que costuma diminuir com o passar dos anos.
  • Melhora a saúde dos cabelos, já que nutrientes importantes para a saúde capilar como a vitamina C, as vitaminas do complexo B, o potássio e o zinco, são também encontrados na batata. E, além de trazer benefícios quando consumida, ela também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos.

2. Bom para o coração

A batata doce protege o corpo contra doenças cardiovasculares, por conta tanto da ação antioxidante quanto da quantidade de fibras presentes nesta batata, que contribuem com a redução do colesterol LDL.

Além disso o potássio, presente na batata doce, ajuda a eliminar o excesso de sódio e de fluidos corporais, diminuindo assim a pressão arterial.

3. Ajuda no ganho de massa muscular

A batata doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e fisiculturistas, juntamente com o arroz, a batata inglesa, a aveia e as massas. Isso porque todos eles são ricos em carboidratos, que são ótimas fontes de energia.

E como a batata doce tem um baixo índice glicêmico, seus carboidratos são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Assim, muitos recomendam o consumo de batata doce antes dos treinos, para que o corpo tenha uma fonte constante de energia durante os exercícios.

4. Ajuda a perder peso

As batatas doces são uma ótima fonte de fibras alimentares e assim ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, os picos de insulina e os níveis de colesterol.

Além disso as fibras presentes na batata doce ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade por mais tempo, que leva ao menor consumo de calorias ao longo do dia.

E também a batata doce tem um índice glicêmico relativamente baixo, principalmente quando comparada a batata inglesa, o que evita picos de glicose e insulina, que levam ao acúmulo de gorduras.

5. Melhora a saúde intestinal

Por ser rica em fibras e antioxidantes, a batata doce ajuda a manter a saúde intestinal. Isso ocorre por dois mecanismos:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Melhora o trânsito intestinal, pela ação direta das fibras
  • Manutenção da saúde da microbiota intestinal.

Receita de sopa nutritiva de batata doce

A batata doce pode ser consumida cozida, com ou sem sal, além de ser um ótimo acompanhamento para carnes e outros alimentos proteicos.

Além disso ela pode ser utilizada de diversas formas para a beleza da pele e dos cabelos.

sopa de batata doce

Esta sopa é perfeita como prato principal para matar a fome nos dias mais frios ou como entrada de um jantar mais requintado. Ela fornece uma boa dose de carboidratos e proteínas para garantir uma refeição saudável e que satisfaz.

Ingredientes
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cebola media picada;
  • 1 dente de alho pequeno amassado;
  • 1 tablete de caldo de galinha;
  • 1 batata doce média, cortada em cubinhos;
  • 4 cenouras medias descascadas e cortadas em rodelas;
  • 1 pimentão vermelho sem pele e cortado em fatias;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • ¼ copo de iogurte grego desnatado;
  • Coentro a gosto.
Modo de preparar

Aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Em seguida adicione dois copos de água, o caldo de galinha e deixe ferver. Depois, adicione a batata doce, as cenouras, o pimentão e o gengibre. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.

Deixe esfriar, remova os pedaços dos vegetais com uma escumadeira e bata-os no liquidificador até formar uma pasta. Então coloque a mistura de volta na panela e volte ao fogo baixo por mais 15 minutos.

Nos últimos minutos adicione o iogurte e misture bem. Sirva em seguida salpicando cada porção com coentro.

E pode ainda ser usada como ingrediente em várias outras receitas, como as que veremos abaixo:

Veja também os 10 benefícios da farinha de batata doce e suas propriedades.

Receitas para beleza com a batata doce

mascara de batata doce

Quando as pessoas buscam saber para que serve a batata doce, não imaginam os benefícios para a pele e cabelos. Portanto vamos vê-los a seguir:

1. Para tratar pele oleosa

Ferva uma batata doce, deixe esfriar e, em seguida, amasse bem. Em seguida adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de chá de limão e espalhe no rosto.

Então deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos e lave bem o rosto, especialmente para retirar o limão que pode escurecer a pele no sol.

2. Para melhorar a textura da pele

A água na qual a batata doce é fervida permanece cheia de nutrientes que podem revigorar e limpar a pele.

Ao invés de descarta-la, deixe esfriar e guarde bem tampada na geladeira. Aplique-a diariamente na pele como um tônico. Ela vai ajudar a fazer uma limpeza profunda nos poros e acalmar a pele.

3. Para tratar olheiras

Coloque uma fatia de batata doce cozida em cada um dos olhos para tratar o inchaço e a cor escura das olheiras. A antocianina presente no vegetal ajuda na redução da pigmentação e tem propriedades anti-inflamatórias que vão livrar os olhos das olheiras, rugas e inchaço.

4. Para impedir o envelhecimento precoce

Faça uma máscara rejuvenescedora usando os seguintes ingredientes: Uma batata doce bem cozida, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de leite e uma colher de sopa de suco de gengibre (rale o gengibre coe o suco).

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Então aplique a máscara no rosto e no pescoço previamente limpos. Deixe descansar de 20 a 25 minutos e enxague com água morna.

5. Para hidratar a pele

O ácido pantotênico na batata doce é um dos principais responsáveis por hidratar profundamente a pele, e por isso é possível fazer um esfoliante que não resseca a pele.

Então bata no liquidificador meio copo de batata doce cozida, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de iogurte natural. O ideal é que fique uma pasta mais grossa.

Espalhe na pele e faça uma massagem lenta com movimentos circulares. Lave com água morna e em seguida use o seu hidratante diário.

6. Para hidratar os cabelos

Ingredientes:
  • 1 batata doce grande bem cozida;
  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou amêndoa.

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, aplique em toda a extensão dos fios e deixe agir por 20 minutos. Caso os cabelos sejam muito secos, adicione duas colheres de sopa de óleo de coco aos ingredientes.

Assista aos vídeos abaixo para saber maiores informações sobre os benefícios da batata doce.

Tabela nutricional

Porção de 100g de batata doce sem casca cozida.

ComponenteValor por 100g
Calorias91 kcal
Carboidrato total23,1 g
Proteína0,85 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar2,74 g
Colesterol0
Gorduras saturados0,04 g
Gorduras monoinsaturados0
Gorduras poliinsaturados0,08 g
Gorduras trans0
Cálcio21,5 mg
Ferro0,23 mg
Sódio3,39 mg
Magnésio14 mg
Fósforo19,3 mg
Potássio186 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)1405 mcg
Vitamina A (RAE)702 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,18 mg
Tiamina0,1 mg
Niacina3,23 mg
Vitamina B60,06 mg
Vitamina C29,9 mg
Equivalente de folato7,42 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

E ai, gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais
  1. Chang, Wen-Hsin, et al. “Effect of purple sweet potato leaves consumption on exercise-induced oxidative stress and IL-6 and HSP72 levels.” Journal of Applied Physiology 109.6 (2010): 1710-1715.
  2. Choi, Jae Ho, et al. “Hepatoprotective effects of an anthocyanin fraction from purple-fleshed sweet potato against acetaminophen-induced liver damage in mice.” Journal of medicinal food 12.2 (2009): 320-326.
  3. Han, Kyu-Ho, et al. “Effects of anthocyanin-rich purple potato flakes on antioxidant status in F344 rats fed a cholesterol-rich diet.” British journal of nutrition 98.05 (2007): 914-921.
  4. Mei, Xin, Tai-Hua Mu, and Jun-Juan Han. “Composition and physicochemical properties of dietary fiber extracted from residues of 10 varieties of sweet potato by a sieving method.” Journal of agricultural and food chemistry 58.12 (2010): 7305-7310.
  5. Philpott, Martin, et al. “Anthocyanidin-containing compounds occur in the periderm cell walls of the storage roots of sweet potato (Ipomoea batatas).” Journal of plant physiology 166.10 (2009): 1112-1117.
  6. Wang, Yong-Jian, et al. “Purple sweet potato color suppresses lipopolysaccharide-induced acute inflammatory response in mouse brain.” Neurochemistry international 56.3 (2010): 424-430.
  7. Zhang, Zi-Feng, et al. “Purple sweet potato color attenuates oxidative stress and inflammatory response induced by d-galactose in mouse liver.” Food and chemical toxicology 47.2 (2009): 496-501.

Você já conhecia todos esses benefícios da batata doce para a saúde, boa forma e beleza? Agora que conhece as suas propriedades, pretende substituir a batata inglesa por ela? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (88 votos, média 4,15)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

41 comentários em “Benefícios da batata doce – Para que serve e como usar”

  1. Muito bom!!! usei pra tratamento de queda de cabelo e escamação nos Pés. funcionou como eu nem imaginava. foi batata!!!

    Responder
  2. Adorei ,e com certeza vai ser um dos meus alimentos diário,isso muito me anima ,já gostava de batata doce,agora amo .

    Responder
  3. gostei bastante das dicas e descobri que eu tomo suco de batata doce com maçã, banana que eu congelo e couve e solta meu intestino já meu marido não. Por quê? Será que batata doce crua é prejudicial ao organismo? Ame suas dicas.

    Responder
  4. Bom dia informações Boas agora vou substituir o arroz pela a batata como já prático esportes faço exercícios tenho certeza q vai mim ajudar bastante na minha
    Saúde obrigado pela dica….

    Responder
  5. Estou conseguindo batata doce diariamente e estou acordado com muita dor de cabeça, ela tem efeito vaso dilatador?

    Responder
  6. Eu sou pior duque peba para comer batata, tanto a doce como a macaxeira, Sou bom também de feijão,amendoim, rapadura,coco e laranja, tenho 80 janeiros mais ainda levanto o pau todo dia dimanhã ! para tirar a trave da porta que é de pau. K K K.

    Responder
  7. TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO EXCELENTES, PORÉM NAS RECEITAS NÃO DEVERIA TER O CUBO DE CALDO ARTIFICIAL, UMA VEZ QUE O MESMO NÃO É NATURAL, É CARREGADO DE SÓDIO E CONDENADO PELA OMS.

    Responder
    • Sua observação e excelente porque podemos fazer receitas sem a carne ou cubinhos e obter resultados semelhantes.

      Responder
    • Concordo plenamente. Falar de um produto tão versátil para o bem da saúde e, depois colocar um caldo de carne artificial, é um crime contra a humanidade. Tira inclusive a validade do texto sobre os benefícios da batata doce.

      Responder