Benefícios da Farinha de Grão-de-Bico – Para Que Serve e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Amiga da saúde intestinal, boa para o coração e aliada do emagrecimento: conheça os benefícios da farinha de grão-de-bico e como fazer!

Naturalmente sem glúten e cheia de proteínas, a farinha de grão-de-bico é uma escolha saudável para preparar muitos pratos. O grão-de-bico pertence à classe de alimentos saudáveis ricos em fibras chamados leguminosas, que também inclui feijão, lentilhas e ervilhas.

A farinha de grão-de-bico oferece cálcio, magnésio, folato (vitamina B9) e potássio, ao mesmo tempo em que contém selênio, ferro e abundância de proteína vegetal. Apesar de não ser uma farinha low-carb, o ingrediente possui carboidratos saudáveis.

Para que serve a farinha de grão-de-bico?

Pesquisas e análises da composição do alimento demonstram os benefícios da farinha de grão-de-bico. Conheça para que serve o ingrediente:

  • Rico em fibras;
  • Auxílio ao controle do colesterol;
  • Saúde do coração;
  • Saúde da pressão arterial;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Aliado do emagrecimento;
  • Regula o humor;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Livre de glúten;
  • Prevenção da anemia;
  • Proteção contra o câncer colorretal;
  • Saúde intestinal;
  • Evita a fadiga;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Saúde do cérebro;
  • Saúde da pele.

Benefícios da farinha de grão-de-bico: saiba como usar!

Aprenda como preparar diversas receitas light e gostosas com farinha de grão-de-bico.

Além delas, veja algumas outras formas de usar a farinha de grão-de-bico na sua dieta:

  • Preparar pães e outros produtos assados. Você pode misturá-la com farinha de trigo ou usá-la sozinha em uma receita sem glúten;
  • Engrossar sopas: ela absorve os líquidos sem aglutinar e adiciona um sabor amanteigado ao preparo;
  • Empanar alimentos no lugar da farinha de trigo;
  • Polvilhar sobre as refeições ou misturar com sucos de frutas e vitaminas;

Receita de farinha de grão-de-bico: como fazer

Coloque o grão-de-bico seco em seu liquidificador de alta velocidade ou multiprocessador. Use a opção pulsar várias vezes até que o grão-de-bico seja quebrado em um pó fino. Se você sentir que ainda está grosso, pulse outras vezes, até que a farinha comece a se formar. Por fim, peneire e guarde em um recipiente fechado em local livre de umidade.

Efeitos colaterais e contraindicação da farinha de grão-de-bico

Ela pode causar problemas digestivos como cólicas estomacais e gases intestinais depois da ingestão. Se for consumida em excesso, a farinha de grão-de-bico pode gerar diarreia e dor abdominal.

O ingrediente não é indicado para as pessoas que são alérgicas às leguminosas ou apresentam sensibilidade a esse tipo de alimento.

Quer saber mais sobre os benefícios do grão-de-bico? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como o alimento pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios da farinha de grão-de-bico? Pretende incluí-la em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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