Benefícios da farinha de grão-de-bico e como fazer!

Especialista:
atualizado em 28/09/2020

Amiga da saúde intestinal, boa para o coração e aliada do emagrecimento: conheça os benefícios da farinha de grão-de-bico, para que serve e como fazer!

Naturalmente sem glúten e rica em proteínas, a farinha de grão-de-bico é uma escolha saudável para preparar muitos pratos. O grão-de-bico pertence à classe de alimentos saudáveis ricos em fibras chamados leguminosas, que também inclui feijão, lentilhas e ervilhas, por exemplo.

Comer mais farinha de grão de bico é uma ótima maneira de aumentar a sua ingestão de fibras. Além disso, ela oferece cálcio, magnésio, folato (vitamina B9) e potássio, ao mesmo tempo em que contém selênio, ferro e abundância de proteína vegetal.

Apesar de não ser uma farinha low-carb, o ingrediente possui carboidratos saudáveis. Um estudo indiano ainda mostrou que ela é rica em ácidos linoleico e oleico, que são ácidos graxos insaturados importantes.

Para que serve: benefícios da farinha de grão-de-bico!

Pesquisas e análises da composição do alimento demonstram os benefícios da farinha de grão-de-bico. Conheça para que serve o ingrediente:

1. Rica em fibras, ajuda na saúde intestinal

Auxilia na digestão, prevenindo a prisão de ventre. O consumo de fibras traz um menor risco de desenvolver diabetes, câncer de cólon e menor probabilidade de obesidade e ganho de peso.

2. Auxílio ao controle do colesterol

O consumo de farinha de grão-de-bico não apenas reduz os níveis de colesterol ruim, mas também aumenta o colesterol bom.

3. Saúde do coração e pressão arterial

Legumes ricos em fibras são conhecidos por ajudar a reduzir a hipertensão e proteger contra doenças cardíacas. Além disso, também podem ajudar a evitar excessos e o acúmulo de gordura perigosa.

O potássio é conhecido por baixar a pressão sanguínea e ela é naturalmente baixa em sódio, enquanto as saponinas ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

4. Controle do açúcar no sangue e diabetes

A fibra solúvel ajuda a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea. A farinha de grão-de-bico tem um carboidrato de queima lenta, não afetando os níveis de glicose, o que significa uma carga glicêmica mais baixa.

5. Ajuda no emagrecimento

Alimentos que são fonte de fibras costumam ter poucas calorias e se expandem nos intestinos, diminuindo a sensação de fome.

6. Regula o humor

É rica em vitamina B6, que ajuda na síntese de um neurotransmissor chamado serotonina, que ajuda a controlar seu humor e apetite.

7. Ação anti-inflamatória

A farinha de grão-de-bico é rica em antioxidantes e um excelente alimento anti-inflamatório. Esta condição protege contra o câncer, principalmente no trato digestivo, que incluem cólon, estômago e rim, prevenindo a inflamação e combatendo os danos dos radicais livres.

Ela contém amido resistente, que não é digerido e, portanto, é usado pelas bactérias saudáveis para proteger o cólon.

8. Livre de glúten

As pessoas sensíveis ou alérgicas ao glúten podem se beneficiar e evitar os seus efeitos negativos no intestino, digestão e respostas imunes.

9. Prevenção da anemia

A anemia é o resultado da deficiência de ferro no organismo e a farinha de grão de bico contém boas quantidades de ferro.

10. Fortalecimento dos ossos

A farinha de grão de grão de bico contém muito cálcio e magnésio. Essa parceria ajuda o nosso corpo a construir ossos fortes.

11. Saúde do cérebro

O magnésio relaxa os vasos sanguíneos, permitindo assim mais fluxo para o cérebro. Além disso, permite que os receptores de células do cérebro acelerem a transmissão de mensagens.

12. Saúde da pele

O zinco presente na farinha pode combater infecções que causam acne e a fibra ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, que quando estão desequilibrados, podem estressar seus hormônios, causando as espinhas.

Informações nutricionais

Valores para ½ xícara de farinha de grão-de-bico:

Calorias178
Gordura03 gramas
Proteína10 gramas
Fibra05 gramas
Açúcar05 gramas
Folato101 miligramas
Manganês0,75 miligramas
Cobre0,4 miligramas
Magnésio76 miligramas
Fósforo146 miligramas
Tiamina0,2 miligramas
Ferro02 miligramas
Vitamina B60,25 miligramas
Potássio778 miligramas
Zinco03 miligramas
Selênio07 miligramas

Receita de farinha de grão-de-bico: como fazer!

Grão-de-bico

Coloque o grão-de-bico seco em seu liquidificador de alta velocidade ou multiprocessador. Então, use a opção pulsar várias vezes até que o grão-de-bico seja quebrado em um pó fino.

Se você sentir que ainda está grosso, pulse outras vezes, até que a farinha comece a se formar. Por fim, peneire e guarde em um recipiente fechado em local livre de umidade.

Saiba como usar!

Aprenda como preparar diversas receitas light e gostosas com farinha de grão-de-bico.

Além disso, veja algumas outras formas de usar a farinha de grão-de-bico na sua dieta:

  • Preparar pães e outros produtos assados. Você pode misturá-la com farinha de trigo ou usá-la sozinha em uma receita sem glúten;
  • Engrossar sopas: ela absorve os líquidos sem aglutinar e adiciona um sabor amanteigado ao preparo;
  • Empanar alimentos no lugar da farinha de trigo;
  • Polvilhar sobre as refeições ou misturar com sucos de frutas e vitaminas.

Efeitos colaterais e contraindicação

Ela pode causar problemas digestivos como cólicas estomacais e gases intestinais depois da ingestão. Se for consumida em excesso, a farinha de grão-de-bico pode gerar diarreia e dor abdominal.

Além disso, o ingrediente não é indicado para as pessoas que são alérgicas às leguminosas ou apresentam sensibilidade a esse tipo de alimento.

Quer saber mais sobre os benefícios do grão-de-bico? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e veja para que serve o alimento para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios da farinha de grão-de-bico? Pretende incluí-la em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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