Benefícios da Goji Berry – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Aliada do processo de emagrecimento, boa para a saúde do coração e o sistema imunológico: conheça os benefícios da goji berry e como usar!

Rica em antioxidantes, a goji berry é um fruto de origem asiática que pode ser uma aliada de quem está tentando manter a saúde e também de quem está de olho na balança. Ela tem muita vitamina C, além de possuir outros nutrientes importantes como vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e o cobre, cálcio, potássio, selênio e zinco, carotenoides, aminoácidos, proteínas e fibras.

Uma colher de 20 gramas de goji berry desidratada contém cerca de 80 calorias – ou o equivalente a 400 calorias por cada porção de 100 gramas. Utilizada há séculos na tradicional medicina chinesa, há uma série de propriedades medicinais e benefícios da goji berry para a saúde e até mesmo no processo de emagrecimento.

Para que serve a Goji Berry?

Não é à toa que a goji berry é considerada um super alimento: de acordo com pesquisas, são muitos os benefícios associados ao consumo regular da frutinha de sabor levemente azedo. Saiba quais são os principais:

  • Aliada da perda de peso;
  • Ajuda no controle da glicemia;
  • Fonte de energia para exercícios físicos;
  • Auxílio ao ganho de massa muscular;
  • Auxílio na diminuição do hormônio do estresse, cortisol;
  • Manutenção do bom humor;
  • Excelente fonte de antioxidantes;
  • Auxílio ao sistema imunológico;
  • Contribui para a saúde do coração e circulação;
  • Celulite;
  • Favorece a saúde da visão.

Benefícios da goji berry: saiba como usar!

Consumir entre 25-30 g de goji berry todos os dias já é uma dosagem suficiente para obter os seus benefícios. Confira variadas formas de usar a fruta no dia a dia:

100-150 ml de suco de goji berry é uma dose adequada para colher os benefícios sem exagerar nas calorias. Mas nada de tomar sucos industrializados com açúcar ou adicionar açúcar de mesa ao suco natural, que não deve ser coado.

Faça uma receita suco com goji berry para emagrecer batendo no liquidificador uma colher de chá de gengibre ralado, ½ laranja (com o bagaço para não desperdiçar as fibras), ½ copo de água, uma colher de sopa rasa de goji berry desidratada e dois cubos de gelo.

Se você costuma sofrer com uma terrível vontade de comer doce à tarde, deixe uma pequena porção de goji berry na bolsa ou em um local de fácil acesso. Sempre que sentir que está querendo algo doce, mastigue lentamente as sementes até que o desejo por açúcar passe.

Experimente acrescentar uma colher de sobremesa de goji berry no shake pré-treino para aumentar sua energia durante os exercícios e acelerar a recuperação muscular após o final das atividades.

Dá ainda para tomar chá de goji berry, polvilhar a fruta em saladas ou no iogurte ou bater com o suco verde detox.

Contraindicações

Embora seja considerado um alimento seguro para a maioria das pessoas, a dica é sempre conversar com um nutricionista ou médico antes de iniciar o consumo regular de qualquer alimento estranho à dieta habitual.

Por exemplo, quem toma anticoagulantes deve evitar o consumo de goji berry, pois a fruta pode inibir a ação desses medicamentos. Já as pessoas que fazem uso de remédios para pressão e para o controle da glicemia também não devem utilizar a goji berry sem orientação médica.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da goji berry para a saúde e boa forma? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Benefícios da Goji Berry – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. … melhor ainda é considerar que a goji berry também tem função diabetogênica capaz de reduzir a quantidade de açucar circulante no sangue hunano!

  2. Já tinha ouvido falar das diferentes propriedades da goji berry, das quais a que mais me impressionou foi aquela relativa á circulação sanguínea aumentada e cheia de nutrientes favoráveis á saúde cardio-vascular e ao aumento natural e consequente da libido e ao aumento do fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos penianos! Muito bom!

  3. Tomo em cápsula…estou tomando a pouco tempo…mas vou observar melhor depois dessas informações