Benefícios da Goji Berry, como usar, dicas e cuidados

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atualizado em 01/12/2020

Aliada do processo de emagrecimento, boa para a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico, além de contribuir para o bom humor, conheça os benefícios da goji berry e saiba como usá-la!

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Rica em antioxidantes, a fruta de origem asiática é fonte de vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B. De fato, uma porção de 100 g dessa fruta tem cerca de 40 vezes mais vitamina C do que uma laranja inteira

Ela também é fonte de 18 aminoácidos (sendo 8 essenciais), proteínas (são 14 gramas por porção de 100g da goji berry desidratada) e fibra alimentar (8 g por porção de 100g).

Uma colher de 20 g de goji berry desidratada contém cerca de 80 calorias – ou o equivalente a 400 calorias/100g.

Além disso, a medicina chinesa utiliza a goji berry há séculos. Atualmente, ela é encontrada com facilidade em todo o país.

Confira alguns dos principais benefícios da goji berry e também algumas dicas para encaixá-la na sua dieta.

Goji berry desidratada
Goji berry desidratada

Benefícios da Goji Berry

É considerada um super alimento, pois possui muitos os benefícios associados ao seu consumo regular. Saiba quais são os principais:

1. Auxilia na perda de peso

A goji berry pode ser uma grande aliada de um processo de emagrecimento que inclua mudanças na dieta e a prática de atividades físicas.

Então qual é a vantagem de comer goji berry para emagrecer, se vou ter que fazer dieta e me exercitar? Infelizmente, ainda não existe um único alimento que leve à perda de peso saudável sem a necessidade de uma dieta com baixa ingestão de calorias.

No entanto, a goji berry colabora para que o processo seja mais rápido e eficiente. E isso se dá por várias maneiras:

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  • Fibras: Duas colheres de goji berry contêm cerca de 15% da necessidade diária de fibra alimentar de um adulto. Quando ingeridas com água, elas ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuem o apetite;
  • Controle da glicemia: As fibras atuam no controle da glicemia, o que ajuda a controlar o apetite. Com um índice glicêmico de 29 pontos (um dos menores valores entre as frutas), a goji berry é ótima para quem está tentando emagrecer. Isso porque grandes variações nas taxas de glicose aumentam o apetite, retardam o metabolismo e estimulam o acúmulo de gordura;
  • Cromo: Mineral que também auxilia no controle do açúcar no sangue e contribui para a formação da massa muscular;
  • Vitamina C: Segundo um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, pessoas com deficiência desse nutriente apresentam maior dificuldade para emagrecer já que a vitamina C facilita a eliminação de gordura durante os exercícios de físicos.

2. Fornece energia para a prática de atividades físicas

A goji berry ajuda a fornecer energia para seus exercícios, já que otimiza a utilização de oxigênio. Isso facilita o processo de emagrecimento e acelera a queima de gordura.

Portanto, esse é mais um dos seus benefícios para a perda de peso, visto que quem faz dieta restringe a ingestão de carboidratos, o que resulta em baixos os níveis de energia e, consequentemente, dificulta a prática de atividades físicas mais intensas.

3. Favorece o ganho de massa magra

A goji bery ajudar a ganhar massa muscular graças à presença dos seguintes nutrientes:

  • Cromo: Mineral que favorece a recuperação e a produção de tecido muscular;
  • Arginina e glutamina: Aminoácidos que estimulam a liberação do hormônio do crescimento (GH), que é essencial para a formação de fibras musculares, ossos, ligamentos e tendões. A glutamina ainda atua na produção de energia para o sistema imune e é fundamental para a produção de novas proteínas;
  • Potássio: É fundamental para a geração do hormônio do crescimento.

4. Contribui para diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse

Além de ser o hormônio do estresse, o cortisol ainda estimula o acúmulo de gordura, aumenta o apetite, diminui a produção de hormônio do crescimento e desacelera o metabolismo, dificultando assim a perda de peso.

No entanto, consumir goji berry reduz a liberação do cortisol, o que facilita a utilização de gordura como fonte de energia para o corpo, além de diminuir a perda muscular.

Benefícios da Goji Berry

5. Ajuda a melhorar o humor

Dizem que cara feia é fome, e de fato é difícil manter o bom humor quando se está fazendo dieta. O consumo de goji berry pode mudar isso, pois ela é rica em triptofano, que é fundamental para a produção da serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar.

Todavia, níveis deficientes deste aminoácido podem causar desde uma maior vontade de comer doces, até um mau humor generalizado e depressão.

Além do mais, o triptofano também melhora o sono, o que auxilia na perda de peso, já que que dormir bem é essencial para a produção de leptina e para diminuição de grelina. O primeiro é um hormônio que diminui o apetite, já o segundo tem efeito contrário.

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6. É uma excelente fonte de antioxidantes e melhora o sistema imunológico

Um alimento antioxidante é aquele que combate os radicais livres, que são gerados naturalmente pelo organismo, e também por meio do estilo de vida. Além do mais, o consumo diário de alimentos ricos em antioxidantes garante a saúde de todo o corpo.

De fato, a goji berry possui mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry) e as ameixas, que são consideradas popularmente como as campeãs no quesito. Entre os seus principais antioxidantes temos as vitaminas C, E e o betacaroteno.

  • Anticorpos: A vitamina C aumenta o número de anticorpos, que fazem parte do sistema de defesa contra a invasão de agentes estranhos ao organismo;
  • Energia: A glutamina garante o fornecimento de energia para que as células do sistema imune possam combater os agentes invasores.

Além disso, um estudo publicado em 2016 indicou a ação do extrato de goji berry contra células cancerígenas, se mostrando eficaz no tratamento do câncer de mama.

7. Contribui para a saúde do coração e contra a diabetes

A goji berry possui substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e impedem a formação de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos. Também é fonte de vitamina B6, que é igualmente importante para a saúde cardiovascular.

De acordo com um estudo da Wuhan University, na China, feito com animais, o consumo do extrato de goji berry aumentou as taxas de HDL (bom colesterol). Além disso, essa pesquisa também mostrou uma diminuição do índice glicêmico nos animais diabéticos tratados com extrato de goji berry.

E também, de acordo com a tradicional medicina chinesa, a goji berry ainda atua indiretamente na produção hormonal e contribui com a melhora da circulação do sangue.

8. Atua no combate a celulite

A ciência ainda não sabe a causa da celulite. Entretanto, seus efeitos já são bem conhecidos; inchaço, aspecto de casca de laranja e até mesmo dores podem estar associadas à condição, que afeta 9 em cada 10 mulheres.

No entanto, a formação de pequenas inflamações sob a pele, onde se depositam gorduras, é um dos fatores associados à celulite. Logo, substâncias anti-inflamatórias presentes na goji berry ajudam a combater esse problema.

Além do mais, como a goji berry é rica em fibras seu consumo facilita a eliminação de toxinas e diminui os pequenos acúmulos de gordura, característicos dessa condição.

9. Favorece a saúde da visão

Por fim, a goji berry ajuda a prevenir doenças oculares, pois possui nutrientes muito importantes para a saúde dos olhos, como a vitamina A, a luteína e a zeaxantina.

Dicas

Saiba como aproveitar todos os benefícios da goji berry no seu dia a dia:

  • Troque os doces por goji berry: Se você sofre com uma terrível vontade de comer doce à tarde, tente se habituar a deixar uma pequena porção de goji berry em um local de fácil acesso. Consumir entre 25 a 30g todos os dias já é uma dosagem suficiente para obter todos os seus benefícios;
  • Faça suco de goji berry: 100 a150 ml é uma dose adequada para aproveitar suas propriedades sem exagerar nas calorias. Lembre-se de evitar sucos industrializados ricos em açúcar;
  • Varie a forma de consumo: Algumas maneiras fáceis de consumir goji berry : polvilhada sobre saladas, com granola, iogurte ou batida com o suco verde detox;
  • Utilize no pré e no pós treino: Experimente acrescentar uma colher de sobremesa de goji berry no shake pré-treino para aumentar sua energia durante os exercícios e acelerar a recuperação muscular após o final das atividades;
  • Emagreça com essa receita de suco: Faça uma receita de suco com goji berry para emagrecer batendo no liquidificador 1 colher de chá de gengibre ralado, ½ laranja (com o bagaço para não desperdiçar as fibras), ½ copo de água, 1 colher de sopa rasa de goji berry desidratada e 2 cubos de gelo. Tome sem coar;
  • Prepare um chá de goji berry: Para preparar um chá de goji berry, acrescente uma colher de sobremesa da fruta seca em uma xícara de água fervente. Deixe abafar por 5 minutos e tome sem açúcar.

Contraindicações

A goji berry é considerada segura para a maioria das pessoas. Entretanto, é sempre bom conversar com um nutricionista ou um médico antes de iniciar o consumo regular de qualquer alimento estranho à dieta habitual.

Além disso, quem toma anticoagulantes ou remédios para pressão deve evitar o consumo dessa fruta, visto que ela pode inibir a ação desses medicamentos.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da goji berry para a saúde e boa forma? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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11 comentários em “Benefícios da Goji Berry, como usar, dicas e cuidados”

  1. … melhor ainda é considerar que a goji berry também tem função diabetogênica capaz de reduzir a quantidade de açucar circulante no sangue hunano!

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  2. Já tinha ouvido falar das diferentes propriedades da goji berry, das quais a que mais me impressionou foi aquela relativa á circulação sanguínea aumentada e cheia de nutrientes favoráveis á saúde cardio-vascular e ao aumento natural e consequente da libido e ao aumento do fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos penianos! Muito bom!

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  3. Tomo em cápsula…estou tomando a pouco tempo…mas vou observar melhor depois dessas informações

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