Benefícios do alho – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2022

Fortalece o sistema imunológico, auxilia no ganho de massa muscular e trata acne: conheça todos os benefícios do alho e como usar!

Visto durante muito séculos como um alimento medicinal, o alho tem mais recentemente começado a despertar a atenção de quem está fazendo dieta, já que estudos indicam que ele inclusive ajuda a emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais, o alho traz uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para a boa forma, como a prevenção de resfriados e o aumento na síntese de testosterona.

Além disso, é uma ótima opção para acrescentar sabor às receitas sem que você precise exagerar nas calorias ou na quantidade de sal.

A seguir, você aprenderá mais sobre os benefícios do alho. Assista ao vídeo da nossa nutricionista ou prossiga lendo o artigo.

Propriedades e benefícios do alho

Confira a seguir os benefícios do alho para você começar hoje mesmo a acrescentar mais alho ao seu cardápio:

1. Estimula o ganho de massa magra

Pesquisas sugerem que os compostos ativos do alho – em especial o dialil sulfito – podem contribuir para um aumento da síntese de proteínas e assim estimular a hipertrofia muscular. Essa propriedade do alho está diretamente ligada ao seu efeito sobre a produção de testosterona.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pode ajudar na perda de peso

alho é um grande aliado da boa forma. Um estudo publicado em 2011 no “The Journal of Nutrition” constatou que a ingestão de alho promove uma diminuição tanto no peso quanto nas taxas de gordura, além de um aumento na temperatura corporal, resultado indicativo de que o alho tem um efeito termogênico.

3. Fortalece o sistema imunológico

Os compostos sulfurosos e o alto teor de vitamina B6 do alho colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico. Quando amassado, o alho libera alicina, que ativa a resposta de defesa do organismo e elimina microrganismos como a E. coli e a Salmonela.

Além disso, uma pesquisa publicada no periódico Advances in Therapy identificou uma diminuição de 63% no número de resfriados associada à suplementação com alho.

4. Pode melhorar a função sexual

Há muitos séculos os povos antigos da Índia já utilizavam o alho como um dos alimentos afrodisíaco e estimulante das funções sexuais. Essa função do alho se deve ao seu efeito vasodilatador, já que o relaxamento dos vasos resulta em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.

5. Ação desintoxicante

Altas concentrações dos compostos sulforosos presentes no alho previnem danos causados aos tecidos pelo excesso de metais pesados no organismo.

Em um estudo recente, constatou-se que o alho foi responsável por uma diminuição de 19% nos níveis do metal pesado na circulação. Além disso, ele também se mostrou eficiente no controle de outros sintomas da intoxicação causada pelo chumbo, como pressão alta e dores de cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Pode melhorar o desempenho físico

Pesquisas têm demonstrado que o alho melhora a circulação (levando mais oxigênio ao tecido muscular) e reduz a percepção de fadiga causada pelos exercícios.

7. Ajuda a controlar a glicose do sangue

Estudos sugerem que suplementos à base de alho podem ser eficazes para controlar a glicemia e ajudar a prevenir a diabetes. Um deles, publicado no Acta Diabetologica, constatou que pacientes submetidos ao consumo de alho apresentaram níveis mais baixos de glicose na circulação.

Outro estudo, no entanto, verificou que o alho cozido não apresentou os mesmos resultados, uma vez que o calor destrói a alicina, responsável pelo controle dos níveis de glicose, não trazendo assim os benefícios do alho no controle da glicose.

8. Ajuda a fortalecer os ossos

O alto teor de minerais como o zinco e o manganês, e das vitaminas C e B6 tornam o alho um ótimo complemento à dieta para fortalecer os ossos, pois esses nutrientes participam da composição de enzimas e antioxidantes que estimulam a formação de tecido ósseo e que atuam na absorção do cálcio.

O alho também pode ser eficiente na prevenção da osteoporose, uma vez eleva a produção de estrógeno, o hormônio que está envolvido no processo de síntese e reabsorção óssea.

9. Ajuda a tratar a acne

Segundo um estudo publicado em 2009 no periódico científico Angewandte Chemie, tão logo entra na circulação, a alicina reage com os radicais livres e ajuda a eliminar micro-organismos que possam estar causando infecções localizadas, como a acne.

  Continua Depois da Publicidade  

10. Tem propriedades antioxidantes

Os antioxidantes do alho reduzem os efeitos colaterais do excesso de radicais livres no corpo, como a degradação do colágeno (o que, por sua vez, causa o envelhecimento precoce da pele) e danos celulares que podem levar ao surgimento de uma série de doenças, como Alzheimer, demência, pressão alta e níveis elevados de colesterol LDL.

11. Pode melhorar a saúde cardiovascular

Os benefícios do alho para o controle da pressão arterial se devem à produção de sulfeto de hidrogênio (H2S), um gás com potencial vasodilatador que ajuda a aumentar o fluxo de sangue e favorece o controle da pressão arterial, e à alicina, que bloqueia a atividade da angiotensina II, um peptídeo (proteína) que atua na contração dos vasos sanguíneos.

Além disso, o alho reduz os níveis dos triglicérides e do LDL, o “mau” colesterol que tende a se depositar na parede das artérias e causar uma série de complicações cardíacas. Dados científicos confirmam que a suplementação diária com alho pode reduzir em até 15% os níveis de colesterol na circulação.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios do alho!

A melhor maneira de consumir o alho para aproveitar todas as suas propriedades medicinais é cru ou levemente cozido. O cozimento em temperaturas acima de 60C destrói a alicina, reduzindo significativamente os benefícios do alho.

Você pode salpicar o alho sobre a salada ou adicioná-lo a receitas cozidas tão logo elas tenham saído do fogo. Há diversas receitas de molho de alho light que podem ser aproveitadas na sua dieta como acompanhamento, também.

Uma outra forma de aproveitar os benefícios do alho é em forma de xarope. Aprenda como fazer xarope de alho e para que serve.

Há ainda como fazer chá de alho e outras receitas como o queridinho pão de alho dos churrascos do fim de semana.

Aproveite e assista aos vídeos da nossa nutricionista falando sobre as propriedades do alho e orientações importantes para ter o máximo de benefícios.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:
  1. Shin, Jung-Hye, et al. “Short-term heating reduces the anti-inflammatory effects of fresh raw garlic extracts on the LPS-induced production of NO and pro-inflammatory cytokines by downregulating allicin activity in RAW 264.7 macrophages.” Food and Chemical Toxicology 58 (2013): 545-551.
  2. Zhou, Xiao-Feng, Zhen-Shan Ding, and Nai-Bo Liu. “Allium vegetables and risk of prostate cancer: evidence from 132,192 subjects.” Asian Pac J Cancer Prev 14 (2013): 4131-4134.
  3. Zeng, Tao, et al. “The activation of HO-1/Nrf-2 contributes to the protective effects of diallyl disulfide (DADS) against ethanol-induced oxidative stress.” Biochimica et Biophysica Acta (BBA)-General Subjects 1830.10 (2013): 4848-4859.
  4. Myhre, Ronny, et al. “Intakes of garlic and dried fruits are associated with lower risk of spontaneous preterm delivery.” The Journal of nutrition 143.7 (2013): 1100-1108.
  5. Seo, Dae Yun, et al. “Independent beneficial effects of aged garlic extract intake with regular exercise on cardiovascular risk in postmenopausal women.” Nutrition research and practice 6.3 (2012): 226-231.
  6. Lee, Mak-Soon, et al. “Reduction of body weight by dietary garlic is associated with an increase in uncoupling protein mRNA expression and activation of AMP-activated protein kinase in diet-induced obese mice.” The Journal of nutrition 141.11 (2011): 1947-1953.
  7. Mozaffari-Khosravi, Hassan, et al. “The Effect of Garlic Tablet on Pro-inflammatory Cytokines in Postmenopausal Osteoporotic Women: A Randomized Controlled Clinical Trial.” Journal of dietary supplements 9.4 (2012): 262-271.
  8. Oi, Yuriko, et al. “Garlic supplementation increases testicular testosterone and decreases plasma corticosterone in rats fed a high protein diet.” The Journal of nutrition 131.8 (2001): 2150-2156.
  9. Kianoush, Sina, et al. “Comparison of Therapeutic Effects of Garlic and d‐Penicillamine in Patients with Chronic Occupational Lead Poisoning.” Basic & clinical pharmacology & toxicology 110.5 (2012): 476-481.
  10. Verma, S. K., et al. “Short Communication Effect of Garlic (Allium sativum) Oil on Exercise Tolerance in Patients with Coronary Artery Disease.” Indian J Physiol Pharmacol 49.1 (2005): 115-118.

Você sabia de todos esses benefícios do alho incríveis para a sua saúde? Irá consumir mais alho agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (79 votos, média 4,22)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

44 comentários em “Benefícios do alho – Para que serve e como usar”

  1. Prezados.

    Li, com atenção todos os comentários alusivos ao uso constante do alho e, pude observar, de modo geral, ser um alimento eficaz para o tratamento de diversas anomalias orgânicas e, como estou tratando de uma diabete, cujo teor chegou ao nível 307, estou, neste momento, fazendo uso desse alimento, esperando, realmente os resultados previstos, como tenho observado nos depoimentos de inúmeros leitores dessa revista. Por isso, tenho certeza de que estou no caminho certo para atenuar e de forma correta, o controle de minha diabete. Grande abraço a todos àqueles que ajudaram a formar esse juízo saudável.

    Responder
  2. A 1 ano atraz fiz uso do alho emagreci 11 kilos em 47 dias, logico cortei algumas comidas…mudança parcial de alimentação….colesterol abaixou, diabete normalizou e tinha disposição para efetuar tarefas e mes pes fecharam todos os feridinhas que tinha nele voltou a ficar bonito….idiotamente deixei de tomar efetuei ferimento no pe novamente e estou a mais de 40 dias para cura-lo…nao pare de somente um intervalo
    e volte a tomar.
    pela manha voltei a tomar o alho em jejum uma xicara pequena de cafe com a agua do alho.
    a noite e depois do almoço tomo um copinho descartavel de cafe de magnesio para dormir melhor e as dores nos ossos que sentia sumirão…preciso verificar se tem algum problema esse procedimento.

    Responder
  3. Gostei!!!
    Achei show as informações extras sobre o funcionamento de cada substância no organismo. Além das pesquisas.
    Parecia um artigo de biologicas kkkkk

    Vou caçar algumas formas de usar o alho cru nos meus preparos a partir de agora.

    A cabeça de alho q encontramos no mercado tem diferenças com aquele preparado? Em potes, sabe? Eu normalmente uso o primeiro mas não tenho certeza se esses preparos também são bons… Se vc puder me esclarescer eu agradeceria muito!

    Responder
  4. Amei a matéria e não tinha idéia de como este super mega alimento era tão poderoso
    Já gostava, agora mais ainda ? qndo tenho alguma inflamação de acne, descasco um dente, dou uma raspadinha no dente e assim frecciono o mesmo na acne ou deixo sobre a acne fechando com uma fita adesiva, tipo micropore, por alguns minutos e até horas é o resultado é surpreendente, desinflama bem, coisa que nenhum cosmético ou medicação faz
    Fica uma dica pra geral
    Obrigada por compartilhar suas sabedorias galera
    Vlw

    Responder
  5. Gente o alho é difinitivamente invcrível !!!! eu sentia coisas horríveis no corpo, tontura , um peso enorme nas pernas , sensação de dormência nos braços e pernas , cansaço físico , mental… etc , etc , etc … tudo isso acabooooou !!!!!

    Responder
    • Legal
      Estou disposto a comer um dente antes de dormir todos os dias

      Estou sentindo as vezes uma tontura estranha
      Acho que são sintomas de futuras complicações.

      Vou fazer uso diário de algo na minha rotina

      Responder
  6. Comecei a consumir alho e minha diabete q chegou a 490 foi reduzido surpreendente 100% estou muito feliz e agora faço o consumo de alho todos os dias , graças a essas informações

    Responder
  7. Estou fazendo uso do alho a dois dias, em repouso por oito horas na água, em breve me submeterei a exames de sangue, espero que traga equilíbrio ao meu organismo.

    Responder
  8. Comecei meu tratamento com alho, hoje, 1 dente por dia em jejum. Vou fazer o teste por uma semana. Quero os benefícios do alho

    Responder
  9. eu tomo alho batido com agua no liquidificador, coloco 4 a 6 dentes de alho em 1 litro de agua , bato no liquidificador , NÃO coar, e coloco em uma garrafa escura na geladeira.Tomo em xicara de café durante o dia e é MARAVILHOSO!! Para não ter queimor tome agua em seguida ou coma uma fruta ou antes das refeiçoes tome seu alho e seja feliz.

    Responder
  10. Estava com a pressão muito alta,,descontrolada e comecei a fazer uso do alho em jejum e a noite. Vi a eficácia do alho quando certa noite ainda quando minha pressão arterial estava muito alta, que eu acordei na madrugada com o meu coração batendo no meu ouvido, eu estava muito mal. Peguei a água de alho que eu tomo em jejum e tomei, não deu nem 3 minutos e todo mal estar passou. Agora não deixo de tomar a água do alho em jejum e à noite antes de deitar.

    Responder
    • O alho é um santo remédio! Observe também os benefícios que ele fará com a resistência imunológica. Verdadeira blindagem contra doenças, além de ser anti-inflamatório e anti-bactericida. Faço o uso da água de alho em jejum pela manhã ao acordar. Acredito que assim realmente estarei em jejum.

      Responder
  11. Ótima matéria. Muito informativa. Faço uso do alho há muitos anos e vejo o resultado na resistência física e na ausência de gripes e resfriados. Tenho uma ótima imunidade e não adoeço fácil. Ano passado passei por uma cirurgia de implante dentário e o dentista deu 3 dias para sair do pós-operatório. O sangramento parou no mesmo dia horas depois da cirurgia e a cicatrização se completou em 2 dias. Não tive nenhum efeito colateral, nenhuma inflamação e o organismo respondeu naturalmente a todos os procedimentos.
    O alho pode ter sido o grande causador desse restabelecimento.

    Responder
  12. eu sou um grande consumidor de alho; porem não sabia de todas suas propiedades eu tenho efisema pulmonar agora vou faser um plantio de alho [pois compensa o oreço] obrigado

    Responder
    • Oi Juçara, eu tambem tenho gastrite mas como alho cru, queima um pouco mas assim como um remedio que mata bactérias ele é anti inflamatório, e a gastrite ou ulcera é presença de bacteria no estomago que vai comendo a membrana que protege o estomago da acidez, mas pra nao queimar vc coma o alho e bebe um copo d agua depois tome uma colher de azeite extra virgem, fará muito bem ao seu organismo.

      Responder