Benefícios do mamão papaia – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 23/02/2021

Há muitos benefícios do mamão papaia para a saúde, entre eles a melhora da digestão e a ajuda na perda de peso. Por isso, não é de se admirar que ele seja tão popular.

  Continua Depois da Publicidade  

O mamão papaia, fruto da planta Carica Papaya, é uma fruta suculenta de cor laranja, e que além de saborosa, é uma fonte natural de vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios dessa fruta tão popular, suas propriedades nutricionais e ver formas de incluir o mamão papaia na dieta.

Propriedades nutricionais

O mamão é uma fruta rica em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, que podem trazer uma série de benefícios para a saúde, como veremos adiante.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de mamão in natura.

ComponenteValor por 100g
Calorias42 kcal
Carboidrato10,2 g
Proteína0,5 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar1,03 g
Mamão in natura

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo. Portanto veja a seguir os benefícios do mamão papaia.

mamão fresco cortado em cubos
O mamão é rico em enzimas digestivas

Melhora a digestão

O benefício mais conhecido do mamão papaia é a melhora do funcionamento gástrico. Isso ocorre tanto pelo seu teor de fibras, quanto pelos enzimas que ele contém, dentre as quais se destaca a papaína.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado em 2013 no periódico Neuro endocrinology letters, onde voluntários usaram um composto a base de mamão papaia, e avaliaram os efeitos no trato gastrintestinal.

Os resultados foram muito positivos, com melhora dos quadros de constipação, sensação de inchaço e azia. Além disso muitos consideram essa fruta um ótimo remédio para a síndrome do intestino irritável.

Ajuda na perda de peso

Se você deseja perder peso, incluir mamão em sua dieta pode ser uma ótima ideia, pois além de ser uma fruta com poucas calorias, a sua quantidade de fibras faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, além de ajudar no movimento e funcionamento do intestino.

Tem ação cicatrizante

De acordo com uma pesquisa brasileira publicada na Revista FAPESP em 2003, o látex do mamão tem propriedades cicatrizantes, que podem ajudar na cicatrização de lesões na pele e na mucosa gástrica.

Tem propriedades antioxidantes importantes

Os antioxidantes, como os carotenoides, que são encontrados no mamão papaia ajudam a neutralizar os radicais livres, e a evitar os danos causados por eles. Dessa maneira, isso traz benefícios para o organismo como um todo.

Olhos

A degeneração macular é uma doença ocular relacionada à idade, e pode ser prevenido ou amenizado pelo consumo regular de mamão papaia.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa proteção é dada pelo antioxidante betacaroteno, responsável por dar a cor laranja ao mamão, que ajuda a proteger os olhos do estresse oxidativo, causado pelos radicais livres.

Pele

Outro benefício do mamão papaia é a proteção contra os danos na pele, fazendo com que ela também tenha uma aparência mais jovem e fique mais tonificada.

Isso ocorre porque os antioxidantes do mamão papaia ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, reduzindo assim os sinais de envelhecimento.

Coração

Frutas ricas em vitamina C e licopeno, como é o caso do mamão papaia, podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Isso acontece porque esses antioxidantes têm ação anti-inflamatória, além de ajudar na prevenção do acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

Como incluir o mamão papaia na dieta

Smoothie de mamão papaya
Smoothie de mamão papaya

O mamão papaia pode ser consumido in natura, como ingrediente nas mais diversas receitas ou junto com cereais e iogurte. Veja alguns exemplos:

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados ao consumir mamão papaia

Pessoas que são alérgicas ao látex também podem ser alérgicas ao mamão papaia, já que ele contém algumas proteínas que podem causar uma reação cruzada entre o látex e alguns alimentos.

Para outras pessoas, o mamão maduro pode ter um odor desagradável, e você pode minimizar esse cheiro misturando os pedaços da fruta com suco de limão.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de mamão papaia in natura.

ComponenteValor por 100 g
Energia42 kcal
Carboidrato total10,2 g
Carboidrato disponível9,19 g
Proteína0,5 g
Lipídios0,2 g
Fibra alimentar1,03 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,06 g
Gorduras monoinsaturadas0,06 g
Gorduras poliinsaturadas0,05 g
Gorduras trans0
Cálcio15 mg
Ferro0,19 mg
Sódio1,61 mg
Magnésio16,2 mg
Fósforo10,6 mg
Potássio124 mg
Zinco0,07 mg
Cobre0,02 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)118 mcg
Vitamina A (RAE)59 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,23 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,04 mg
Niacina1,02 mg
Vitamina C81,4 mg
Equivalente de folato35 mg
Fonte: Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)
Fontes e Referências adicionais

O que você achou dos benefícios do mamão papaia para a saúde? Pretende incluir no seu dia a dia essa deliciosa fruta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário