Benefícios do Mamão Papaia – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 20/07/2020

Melhora a digestão, ajuda na perda de peso e beneficia a saúde óssea: confira todos os benefícios do mamão papaia e como usar!

O mamão papaia, proveniente da planta Carica Papaya, é uma fruta suculenta cor de laranja, que além de ser muito gostosa também é muito saudável por ser fonte natural de vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Há muitos benefícios do mamão papaia para a saúde, como a melhora da digestão, ajuda na perda de peso, uma imunidade mais forte, entre outros. Por isso, não é de se admirar que ela seja tão popular devido ao seu alto valor nutricional e medicinal.

Propriedades e benefícios do mamão papaia

1. Pode melhorar a digestão

Um dos benefícios do mamão papaia é que ele contém uma enzima que pode fazer com que a proteína seja digerida com maior facilidade, e por isso, muitos consideram essa fruta um ótimo remédio para a constipação e outros sintomas da síndrome do intestino irritável.

Em um estudo, as pessoas que tomaram por 40 dias uma formula à base de mamão papaia tiveram uma melhora significativa no inchaço e constipação.

2. Ajuda na perda de peso

Se você deseja perder peso, incluir mamão em sua dieta pode ser uma ótima ideia, pois além de ser uma fruta com poucas calorias, o seu conteúdo de fibra faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, além de ajudar no movimento e funcionamento do intestino.

3. Ajuda a reduzir o estresse

Um dos benefícios do mamão papaia é que ele ajuda a reduzir o estresse, já que é uma fruta rica em nutrientes como a vitamina C, que é capaz de te manter longe do estresse. De acordo com um estudo realizado na Universidade do Alabama, Estados Unidos, consumir 200 mg de vitamina C pode ajudar a regular o fluxo de hormônios do estresse em ratos.

4. Propriedades antioxidantes

Os antioxidantes como os carotenoides que são encontrados no mamão papaia podem neutralizar os radicais livres. Estudos observaram que o mamão pode reduzir o estresse oxidativo em idosos e pessoas com pré-diabetes, doença hepática e hipotireoidismo leve, além de reduzir a inflamação.

A redução do estresse oxidativo é atribuída ao conteúdo de licopeno desta fruta e à sua capacidade de remover o excesso de ferro, que é conhecido por produzir radicais livres, o que pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Além disso, muitos pesquisadores acreditam que o excesso de radicais livres no cérebro é um fator importante na doença de Alzheimer.

5. Ajuda a aliviar a dor menstrual

As mulheres que sofrem com as dores menstruais devem consumir várias porções de mamão, já que uma enzima chamada papaína presente nesta fruta ajuda a regular e aliviar o fluxo menstrual durante os períodos menstruais.

6. Saúde óssea

Baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado dessa vitamina é importante para manter uma boa saúde, pois melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária de cálcio. Por ter uma quantidade adequada da vitamina, esse é mais um dos benefícios do mamão papaia.

7. Ajuda a prevenir a degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular relacionada à idade. O antioxidante betacaroteno, responsável por dar a cor laranja ao mamão, ajuda a melhorar a visão, além de ser eficaz na redução do efeito de degeneração macular.

De acordo com um estudo publicado no Archivez of Ophthalmology, o consumo de 3 ou mais porções desta fruta diariamente pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

8. Protege contra danos na pele

Um dos benefícios do mamão papaia é que ele protege contra os danos na pele, fazendo com que ela também tenha uma aparência mais jovem e fique mais tonificada. Acredita-se que a atividade excessiva dos radicais livres seja a responsável por grande parte da flacidez, rugas e danos na pele, e o licopeno e a vitamina C presentes no mamão protegem a pele e ajudam a reduzir esses sinais de envelhecimento.

9. Ajuda a tratar acne e queimaduras

O látex que é obtido dos mamões papaias é usado para tratar as áreas da pele que foram afetadas pela acne. Incluir papaias em sua dieta irá te ajudar a curar essa condição de dentro para fora, deixando a pele mais clara.

Se você sofrer com alguma queimadura na pele, também é recomendado o uso do látex do mamão, pois quando ele é aplicado na área queimada, ajuda a reduzir as marcas causadas pela queimadura, o que o torna eficaz no tratamento dessas feridas.

12. Benéfico para a saúde do coração

Estudos mostraram que as frutas ricas em vitamina C e licopeno, como é o caso do mamão papaia, podem ajudar a prevenir doenças cardíacas. Os antioxidantes desta fruta também podem proteger o coração e aumentar os efeitos protetores do colesterol HDL “bom”.

Benefícios do mamão papaia: como usar!

O mamão papaia pode ser consumido puro, incorporado em receitas diversas ou junto com cereais.

Uma ideia interessante é fazer essas receitas de vitamina de mamão papaia para emagrecer. Para quem prefere algo mais puro e refrescante, a saída é experimentar essas receitas de suco de mamão.

Cuidados ao consumir mamão papaia

Pessoas que são alérgicas ao látex também podem ser alérgicas ao mamão papaia, já que ele contém enzimas chamadas de quitanases, que podem causar uma reação cruzada entre o látex e os alimentos que contêm látex.

Para outras pessoas, o mamão maduro pode ter um odor desagradável, e você pode minimizar esse cheiro misturando os pedaços da fruta com suco de limão.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do mamão papaia para a saúde? Pretende incluir no seu dia a dia essa deliciosa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário