Benefícios do Mamão – Para que serve, como usar e dicas

Especialista da área:
atualizado em 01/12/2020

Promove a saúde cardiovascular, potencial anti-inflamatório e ajuda a emagrecer: conheça todos os benefícios mamão, para que serve, como usar e dicas!

O mamão é fonte natural de diversas vitaminas e minerais, beneficiando inúmeras funções e órgãos, como o suporte à digestão, ao sistema imunológico e ao coração, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cultiva-se fruta durante todo o ano em solo brasileiro. As suas sementes possuem aspecto gelatinoso e também são comestíveis, embora o seu sabor seja um pouco amargo e picante.

A fruta, bem como as outras partes do mamoeiro, contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas.

Ela é especialmente concentrada na fruta ainda verde e é utilizada na fabricação de suplementos digestivos, por exemplo. Além disso, pode ser um ingrediente adicionado em algumas gomas de mascar.

Vídeo:

Propriedades e benefícios do mamão

Veja a seguir como as propriedades do mamão proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o mamão afinal?

1. Previne enjoos e melhora a constipação

Tanto o suco de mamão quanto a fruta madura facilitam a digestão dos alimentos. A presença de ácido fólico, vitamina C e vitamina E no mamão também ajuda a prevenir enjoos.

  Continua Depois da Publicidade  

As fibras trazem os benefícios do mamão como o aumento dos movimentos intestinais, melhora da evacuação e alívio da passagem das fezes, reduzindo assim os efeitos da constipação.

2. Promove a saúde cardíaca

Comer mamão pode ser útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração. O mamão é uma excelente fonte de vitamina A, C e antioxidantes. Por isso, a fruta ajuda a evitar a oxidação do colesterol e formação de placas que podem causar ataques cardíacos e derrames.

Além disso, o mamão também é uma boa fonte de fibra, o que pode reduzir os níveis elevados de colesterol, e ácido fólico, diminuindo riscos de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

3. Dá suporte ao sistema imunológico

As vitaminas C e A, desenvolvidas no organismo a partir do betacaroteno, presente em abundância no mamão, são necessárias para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Dessa forma, seu consumo frequente fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção a uma série de doenças infecciosas, já que um único mamão pode cobrir mais de 200% da necessidade diária de vitamina C.

4. Atua como anti-inflamatório

O mamão contém enzimas como a papaína e quimopapaína, por exemplo, que servem para ajudar a reduzir a inflamação e para melhorar a cicatrização de queimaduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, os nutrientes antioxidantes encontrados no mamão, incluindo a vitamina C e o betacaroteno, são bons para reduzir a inflamação de doenças como asma, osteoartrose e artrite reumatoide.

5. Melhora a saúde dos olhos e a qualidade da visão

De acordo com um estudo publicado no Archives of Ophthalmology, o consumo de três ou mais porções de frutas diariamente pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de perda de visão em idosos.

Devido à presença de betacaroteno, responsável pela cor alaranjada do mamão, ele ajuda a melhorar a saúde dos olhos e a qualidade da visão.

6. Pode proteger contra a artrite reumatoide

Há pesquisas que indicam que o consumo de alimentos ricos em vitamina C como o mamão pode proteger contra poliartrite, uma forma de artrite reumatoide que envolve várias articulações.

A quimopapaína é a responsável pelos benefícios do mamão sobre o controle da artrite reumatoide e da osteoartrose.

7. Ajuda a emagrecer

Mamão é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem está planejando perder peso. Isso porque ele possui poucas calorias, é rico em fibras que ajudam a controlar a fome e tem propriedades que trazem benefícios do mamão ao funcionamento do intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

8. É bom para diabéticos

Embora o mamão seja naturalmente doce, ele tem baixo teor de açúcar (8,3g em um copo de mamão cortado).

As vitaminas e fitonutrientes que o mamão possui impedem o desenvolvimento de doenças do coração advindas do diabetes. Portanto, a fruta é uma excelente opção de alimento para integrar cardápios de diabéticos.

9. Previne sinais de envelhecimento

Hábitos saudáveis como comer um mamão diariamente podem retardar o processo de envelhecimento. A presença de vitaminas C, E antioxidantes em sua composição ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo a incidência de rugas e o ressecamento da pele.

10. Promove o crescimento do cabelo

A vitamina A presente na composição do mamão é utilizada na produção de sebo, um composto que é crucial para manter os cabelos disciplinados, brilhantes e hidratados.

A aplicação externa de extrato de mamão no couro cabeludo pode ajudar a se livrar da caspa, causadora da queda de cabelos em muitas pessoas.

Os nutrientes presentes no mamão ajudam a evitar a perda de cabelo e têm propriedades que impulsionam o crescimento e o fortalecimento dos fios.

11. Pode ajudar a prevenir certos tipos câncer

Por fim, o mamão possui grande quantidade de antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres.

Um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da Harvard School mostrou que o betacaroteno, encontrado em abundância no mamão, também pode proteger contra certos tipos de câncer, além da mesma ação relacionada ao licopeno.

Dicas: como usar e aproveitar os benefícios do mamão!

Mamão

Embora seja mais comum, no Brasil, o mamão ser consumido in natura ou em saladas de frutas – veja algumas receitas de saladas de frutas light, por exemplo – ele também pode ser usado de outras maneiras.

Por exemplo, apesar de a maioria das pessoas descartarem as sementes, elas são comestíveis, possuem um sabor apimentado e também oferecem benefícios à saúde. Elas podem ser mastigadas puras ou misturadas em molhos e saladas para dar um sabor picante.

Para aproveitar os benefícios do mamão, experimente fazer essas receitas de vitamina de mamão para emagrecer para o café da manhã ou lanche. Além disso, o mamão pode ser consumido na forma de suco, que pode ser misturado com outras frutas para variar sabor e nutrientes.

No México, por exemplo, o mamão cortado é misturado com coentro, gengibre e pimenta jalapeño para fazer um creme que eles servem para comer com camarão e outros frutos do mar.

Já em alguns países da Ásia, bate-se o mamão no liquidificador com morango e iogurte e serve-se como uma sopa fria para abrir uma refeição, por exemplo.

Por fim, na Tailândia, fatia-se o mamão mais verde finamente e tempera-se com limão, sal, azeite e hortelã para servir como salada.

Possíveis reações alérgicas

Apesar de todos os benefícios do mamão, é necessário atentar às reações alérgicas. O látex é uma substância que se desenvolve naturalmente no mamão.

Comercialmente, utiliza-se como amaciante para carnes, na fabricação de vários cosméticos para a pele e em certas gomas de mascar. No entanto, se uma pessoa for alérgica ao látex, ela possivelmente também poderá ser alérgica ao mamão.

Vídeos bônus:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do mamão? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (135 votos, média 4,37)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

25 comentários em “Benefícios do Mamão – Para que serve, como usar e dicas”

  1. Amo mamão desde crianças, na minha casa tinha vários
    Pés de maneiro.por isso minha mãe dava pra mim caroço
    De mamão era pra os parasitas nossa não sabia minha mãe falava que era vitamina kkkkk legal.

    Responder
  2. Ótima matéria! Só pra complementar; não faz muito tempo eu vi uma matéria do mamão papaia com dados comprovados na Universidade Federal do Espirito Santo de que esse mamão usado cotidianamente reduz alguns tipos de canceres. O que acho gozado é que até hoje nunca encontrei uma pessoa sequer que tenha visto ou tenha ciencia dessa matéria. Falta muita informação, divulgação e povo doente interessa muita gente. Grato!!

    Responder
  3. Nós que trabalhamos com saúde, sabemos da importância das propriedades medicinais dessa fruta. Se a maioria soubesse dos benefícios do mamão, acredito que 80% da população não teria tantos problemas com a própria saúde. Tendo em vista essas dicas das propriedades do mamão, mais do nunca passarei a fazer uso com muito mais enfase no consumo dessa fruta que nos proporciona todos esses benefícios para a nossa saúde.

    Responder
  4. SABIA . .. ..QUE O MAMÃO TINHA ALGO MISTERIOSO,,,, SÓ NÃO SABIA A QUE PONTO…..PLANTEI NA MINHA CHÁCARA…JA ESTÁ PRODUZINDO…E AGORA COMO MAMÃO TODO DIA ……DE GRAÇA

    Responder
  5. Maravilhoso…mamão. ..sem dúvida..dúvida me ajuda muitíssimo porque meu intestino era super lento..agora está ótimo…muito obrigada pelas informações!

    Responder
    • Aggeo quintino mazilão. Estou muito mais entusiasmado depois de ler os seus benefícios. Me alimento há tempo com mamão e vou me alimentar em mais quantidade….
      Muito obrigado!

      Responder
  6. Eu gosto muito de comer mamão, porém em pouca quantidade porque ele deixa o intestino um pouco solto.
    E também alimento de Moringa oleirifera faço um equilibrio com outros alimentos.

    Responder
  7. Obrigado, pelo artigo.
    Didático e esclarecedor, acrescenta-nos conhecimento para encontrarmos no mamão mais do que prazer em saboreá-lo.
    Que postem mais comentários sobre muitas outras frutas comuns à nossa mesa.
    Até a próxima.

    Responder
  8. Como mamão papaya todos os dias. Tinha problemas de acido úrico na urina, alem de barrigudo. Perdi peso e a barriga sumiu. Bom demais mamão papaya. Prefiro gastar r$ 5 de mamão todos os dias do que um refri.

    Responder
  9. A publicação deste meu comentario eu autorizo sua pubicação ficando a criterio deste otimo site MUNDO BOA FORMA

    Responder
  10. Mamão também e minha primeira refeição para poder tomar minha medicação matinal ,mas como mamão desde jovem ,pois tinha o intestino preso e passei a consumir esta fruta como a ameixa ,pessego etc .
    O intestino funcionou e eu adorei e já passa dos 45 anos . E agora com muito atraso comecei ler esta coluna é fiquei muito satisfeito com a decisão tomada antes , pois as orientação e muito construtiva . Obrigado.

    Responder
  11. Gostei bastante de tudo que ouvi, pois como mamão todos os dias. É minha primeira refeição. Antes do café da manhã. Eu coloco um pouco de gergelim, ou granola, assim alguma semente integral. Estou certa ou não precisa/ Obrigada.

    Responder
  12. Como Mamão todos os dias, adorei saber e aprender Tanto sobre ela . Irei consumi-la com mais satisfação que antes !

    Responder
  13. Obrigado pelas maravilhosas dicas sobre os mais variados assuntos.
    Nos ajudam muito ampliando nossos cohgecimentso sobre saúde. Parabéns pelo Site.
    Levy

    Responder