Broto de Alfafa Emagrece? – O Que é, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

A facilidade com que a alfafa cresce nos mais diferentes climas fez desse alimento alvo de pesquisas relacionadas ao ser humano, visto que, era basicamente utilizada na alimentação do gado.

Por ser um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, a alfafa vem ganhando espaço na mídia como benéfica à redução de colesterol, do açúcar no sangue e dos sintomas da menopausa. Muito tem se falado também que o broto de alfafa emagrece. Vamos conferir a veracidade dessas informações abaixo.

Para que serve o broto de alfafa

  • Menopausa: A alfafa tem sido utilizada para amenizar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor e os suores noturnos. Isso se deve aos seus componentes fitoestrogênicos, que são substâncias semelhantes às moléculas de estrogênio. Por esse motivo, apresenta resultados bastante significativos quando consumida para tal função.
  • Colesterol alto: A alfafa ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue, prevenindo a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias, que causa sérios problemas cardíacos, pulmonares, intestinais e renais.
  • Distúrbios digestivos: A alfafa é ótima para a tratar a indigestão e perda de apetite.
  • Formação de músculos: O alto teor de proteína vegetal presente na alfafa permite que seja indicada para praticantes de atividade física, para auxiliar na formação e fortalecimento dos músculos. Outro fator importante está ligado à sua ação revigorante, que ajuda a combater a fadiga muscular e o cansaço físico que surgem no pós-treino.

Quem não deve consumir broto de alfafa?

Indivíduos que apresentem as patologias a seguir deverão evitar o consumo de alfafa:

  • Lúpus;
  • Gota;
  • Câncer.

Broto de alfafa emagrece?

Alguns elementos, em conjunto, ligados a essa planta, nos permitem dizer que broto de alfafa emagrece! Vejamos:

  • Baixas calorias: A alfafa, em suas diferentes apresentações, é um alimento que apresenta baixo índice calórico, podendo ser incluído em diversos preparos culinários, inclusive sucos.
  • Alimento vivo: A alfafa faz parte da categorias dos alimentos vivos (raw food), ou seja, pode ser consumida ao ser colhida, mantendo suas propriedades intactas. Isso potencializa seus benefícios ao organismo, principalmente no que diz respeito às fibras, que consumidas cruas, surtem maior efeito.
  • Clorofila: A clorofila está presente no broto de alfafa em quantidades suficientes para desintoxicar o fígado – principal órgão envolvido na quebra de gordura pelo corpo. Por esse motivo, quanto mais saudável estiver o fígado, melhor será seu desempenho associado à perda de peso.
  • Fibras: Os brotos de alfafa são ricos em fibras, que facilitam a digestão dos alimentos, aumentam a saciedade e ajudam no esvaziamento intestinal, levando-nos a concluir que broto de alfafa emagrece.
  • Ação diurética: A alfafa apresenta essa propriedade, que favorece o trabalho dos rins, ao mesmo tempo que previne a retenção de líquidos, que é também a causa do aumento de peso.
  • Ação desintoxicante: O efeito detox ligado a alfafa permite que nosso organismo se livre de elementos tóxicos pela urina ou suor, o que ajuda no processo de emagrecimento. Quando nosso organismo está desintoxicado, nossos órgãos funcionam melhor, desempenhando suas funções com mais facilidade, e esse é um dos fatores que favorecem o emagrecimento.

Estrogênio vegetal

Alguns testes de laboratório dão conta de que os brotos de alfafa desempenham atividade semelhante ao estrogênio no organismo, conseguindo reduzir os desagradáveis efeitos da menopausa, porém, na outra ponta está o risco de desenvolver câncer de mama e outras doenças relacionadas ao excesso de estrogênio.

Efeitos colaterais

  • Algumas pessoas costumam ingerir sementes de alfafa para combater o mau colesterol, porém, o uso contínuo dessa substância poderá desenvolver uma doença auto-imune, conhecida por lúpus eritematoso sistêmico, que provoca inflamações crônicas articulares, dores e fadiga.
  • O consumo de grandes quantidades de alfafa, seja o broto, a semente, chá ou suplemento, aumentam a sensibilidade dessa pessoa à luz do Sol, tornando-a mais vulnerável a queimaduras solares.
  • Sua propriedade de substituir o estrogênio poderá entrar em conflito com as pílulas anticoncepcionais, reduzindo sua eficácia. Converse com seu ginecologista.

Valor nutricional do broto de alfafa em 100 gramas

  • Calorias – 29 kcal
  • Carboidratos – 3.78 gramas
  • Proteínas – 3.99 gramas
  • Gorduras totais – 0.69 gramas
  • Fibra alimentar – 2,5 gramas

Chá de broto de alfafa

Passaremos, a seguir, uma receita simples de chá de broto de alfafa para emagrecer, que poderá ser consumido por pessoas saudáveis, que não apresentem doenças que impossibilitem esse consumo.

Ferva uma xícara das de chá de broto em alfafa em meio litro de água. Deixe em infusão por quinze minutos. Coe. Beba quente ou gelado, sem açúcar, pela manhã, em jejum.

Suco detox de alfafa

Esse suco promove uma “limpeza” interna, desintoxicando órgãos e sangue. Pode ser tomado diariamente.

Bata no liquidificador:

  • 1 copo de água filtrada;
  • 1 folha de couve higienizada;
  • 50 gramas de broto de alfafa;
  • 6 folhinhas de hortelã.

Beba imediatamente e não guarde o restante, pois os nutrientes se perdem, quando qualquer suco não for consumido na hora.

Concluindo

Com essas dicas, podemos incluir o broto de alfafa com segurança em nossa alimentação, pois trata-se de um alimento rico em vitaminas, nutrientes, fibras e proteína vegetal. Além de ser utilizado em chás e sucos, a alfafa pode fazer parte de lanches e saladas, bem como acompanhando carnes.

Vale a pena conhecer seu paladar adocicado e suave. Experimente!

Você conhece alguém que consuma com frequência e afirma que o broto de alfafa emagrece realmente? Tem vontade de consumir o broto, suplemento ou chá de alfafa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Broto de Alfafa Emagrece? – O Que é, Benefícios e Como Fazer”

    • É sempre bom evitar a interação de substâncias e consultar com antecedência o médico especialista.

  1. Olá! Sempre acompanho o mundo boa forma 🙂 apenas para dizer que os valores nutricionais apresentados aqui são das sementes e não dos brotos. Abraço!!!