Calorias da Banana – Tipos, Porções, Receitas e Dicas!

Especialista:
atualizado em 17/07/2020

Opção de lanche pré-treino, fonte de potássio e de vitamina C: conheça as calorias da banana em diferentes tipos e receitas com a fruta!

A banana tem origem asiática e pode ser encontrada em mais de mil diferentes tipos. No Brasil, são dezenas de variedades de banana produzidas em todas as regiões. Estima-se que os brasileiros comam todos os anos 27 quilos de banana, quase o dobro do restante do planeta. Atualmente, no entanto, muitas pessoas têm riscado a fruta do cardápio porque acreditam que a banana engorda e prejudica a dieta.

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista esclarecendo essa dúvida:

Calorias da banana por tipo

banana-nanica
Banana nanica: 87 calorias em uma unidade pequena (100 gramas).
banana prata
Banana prata: 107 calorias em uma unidade média (120 gramas).
banana maá∆
Banana maçã: 72 calorias em uma unidade de 65 gramas.
banana ouro
Banana ouro: 158 calorias em 100 gramas.
banana da terra
Banana da terra: 117 calorias em 100 gramas.
banana-figo
Banana figo: 98 calorias em 100 gramas;
banana-pacova
Banana pacova: 202 calorias em uma unidade (200 gramas).

Calorias da banana por receita

  • Banana Split: 634 calorias (200 ml);
  • Bolo de banana: 175 calorias por fatia (fina);
  • Banana flambada e com sorvete: 302 calorias (1 bola pequena);
  • Torta de banana do Mc Donald’s: 227 calorias (unidade);
  • Vitamina de banana e mamão: 132 calorias (copo americano);
  • Cuca de banana: 200 calorias em uma fatia fina (50 gramas);
  • Banana caramelada: 476 calorias por unidade (banana grande de 200 gramas);
  • Banana frita e com açúcar: 519 calorias (1 banana com 100 gramas);
  • Banana com aveia e mel: 214 calorias em um prato raso com 10 rodelas finas de banana nanica, 1 colher de aveia e 1 colher de mel;
  • Banana à milanesa: 314 calorias em uma unidade pequena (100 gramas);
  • Chips fritos de banana: 214 calorias em uma xícara (50 gramas). A boa notícia é que existem versões mais saudáveis – os chips de banana fit;
  • Bananada: 145 calorias em uma colher cheia (50 gramas);
  • Banana passa: 70 calorias em uma unidade (25 gramas) da versão sem adição de açúcar.

Banana engorda?

A banana não é exatamente uma fruta light, mas não podemos afirmar que banana engorda, especialmente se consumida com moderação. O que determina se você vai engordar não é um alimento isolado na sua dieta, mas sim o total de calorias ingeridas em todo o dia. Se você comer banana e consumir no dia mais calorias do que seu metabolismo gasta, vai ganhar peso. Mas isso não vai ter ocorrido somente por causa da banana, mas também pelas suas outras escolhas da dieta.

Você não precisa se assustar com as calorias da banana. Lembre-se de que a fruta fornece nutrientes importantes e ajuda a manter a saciedade, além de ser útil para substituir doces mais calóricos. Experimente comer uma banana picada com canela para afastar a vontade de comer guloseimas.

Lógico que não dá para exagerar no consumo das bananas, o que trará o acúmulo de calorias. É bom ter um cuidado especial com o consumo excessivo de banana da terra, pois além de ser uma das bananas mais calóricas, o seu preparo costuma trazer o acréscimo calorias. Evite a banana da terra frita e dê preferência à versão cozida ou assada.

Propriedades da banana

  • Carboidratos: fornecem energia prolongada e tornam a banana uma excelente opção de lanche para o pré-treino;
  • Potássio: além de evitar fadiga muscular e câimbras, ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Vitamina C: uma banana fornece quase 1/3 das nossas necessidades diárias de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, atua como antioxidante e participa da formação de colágeno, proteína fundamental para manter a firmeza da pele;
  • Ferro: previne a anemia, pois favorece a produção de hemoglobina;
  • Vitamina B6: combate a Tensão Pré-Menstrual (TPM), diminui a retenção de líquidos, favorece a produção de serotonina, melhora a qualidade do sono e combate a depressão;
  • Fibras: contribuem para um bom funcionamento do intestino, ajudam a eliminar toxinas, evitam o aumento do LDL (colesterol ruim) e prolongam a saciedade;
  • Proteínas: uma unidade média (120 gramas) 1.3 gramas de proteínas, nutrientes que ajudam a formar massa muscular;
  • Em quantidades menores: a banana ainda fornece cálcio, magnésio, vitamina A e manganês.

Dicas

  • Banana frita: no lugar dela, experimente grelhar a banana em uma panela com um pouco de azeite. Além de diminuir as calorias da banana frita, você ainda colabora para a saúde do seu coração;
  • Café da manhã: Pesquisas sugerem que pessoas que incluem a banana na primeira refeição consomem menos calorias ao longo do dia do que aqueles que evitam a fruta. Portanto, inclua uma banana no café da manhã para manter a fome bem longe e também ter energia para praticar atividades físicas;
  • Bolo de banana: Na hora de fazer o bolo de banana, experimente trocar a farinha branca pela integral e o açúcar branco pelo mel;
  • Banana verde: Prefira sempre que possível utilizar a banana verde para o preparo de suas receitas. Além de ser menos calórica que a banana madura, ela ainda possui amido resistente, que é um aliado da perda de peso e saúde.

Aproveite a casca da banana!

Depois de ter utilizado as bananas em sua receita, não jogue fora as cascas: a partir delas é possível fazer um delicioso doce. Lave 6 cascas e leve ao fogo com água suficiente para cobri-las, desligando logo após o cozimento. Deixe esfriar e em seguida bata no liquidificador (a banana e a água do cozimento).

Coloque a mistura em uma panela e acrescente uma xícara de açúcar mascavo, levando em seguida ao fogo. Mantenha em fogo baixo e siga mexendo até o doce apurar. Acrescente baunilha, cravo e canela a gosto.

Conheça outras receitas com casca de banana e veja todos os benefícios da casca de banana!

Você conhecia todos esses tipos e calorias da banana? Qual é o seu preferido, e de que forma você costuma comer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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9 comentários em “Calorias da Banana – Tipos, Porções, Receitas e Dicas!”

  1. Como duas bananas da prata todas as manhãs. As vezes pura, outras com mamão. Uma receita que gosto muito, é ensopado de banana nanica verde. Corte bem pequena, frite carne de sol ou carne moída, tempere a gosto( com alho, cebola, pimenta do reino, tempero verde, pimentão…) coloque a banana e a água, e acompanhe mexendo sempre para não grudar. É tradição na minha família. Fica boa também em sopas.

  2. Como duas bananas nanicas, por dia, uma pela manhã, com canela, outra a noite, passada na frigideira com menos de meia colher de óleo de côco, para acompanhar saladas e bife, não como todos os dias, mudo sempre o cardápio, no jantar, tô vendo resultados…

  3. Sim eu já sabia das calorias!
    Gosto de comer uma banana,com duas colheres rasas de aveia
    Essa quantidade contém silício
    Responsável em manter nosso comentário pó,firme,repõem colágeno
    Lógico que que tem que consumir mais coisas durante o dia para repor a quantidade de silício necessário para cada dia
    Por isso existem outros alimentos que fazem isso

  4. Como duas bananas por dia com aveia com canela, no caso uma banana e duas colheres de aveia salpicada com canela pela manhã e outra a noite!