Calorias da banana – Tipos, porções, receitas e dicas

Especialista:
atualizado em 16/11/2020

Considerada por muitos pesquisadores como a fruta mais antiga do mundo, a banana tem origem asiática e pode ser encontrada em mais de mil diferentes tipos. No Brasil, são dezenas de variedades de banana produzidas em todas as regiões.

Como é uma fruta facilmente encontrada em mercados e feiras, além de saborosa, muitos se perguntam se o seu consumo regular não causaria ganho de peso.

Vamos então entender um pouco mais sobre os tipos existentes de bananas, e descobrir se ela engorda ou não.

Banana Engorda?

A banana não é exatamente uma fruta light, mas não podemos afirmar que ela engorde. Isso porque o que determina se você vai engordar não é somente um alimento isolado na sua dieta, mas sim seu saldo energético no final do dia.

Portanto se você comer banana e consumir no dia mais calorias do que seu metabolismo gasta, vai ganhar peso. Mas isso não vai ter ocorrido somente por causa da banana, mas também pelas suas outras escolhas da dieta.

E devemos também lembrar que a banana possui amido resistente, que possui exatamente a metade da quantidade de calorias do carboidrato comum.

O que é o amido resistente?

Entre os benefícios da banana, está a presença do amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido nem absorvido pelo intestino, e que ajuda a alimentar nossa flora intestinal.

Na prática os estudos mostram que o amido resistente atua como uma fibra alimentar, e como não é digerido, não aumenta as taxas de açúcar no sangue.

Ele também contribui para aumentar a saciedade, pois como atua como uma fibra e retarda a passagem de alimentos pelo sistema digestivo.

Embora o amido resistente seja também encontrado na banana madura, é o fruto verde que carrega a maior parte desse nutriente. Enquanto uma banana nanica madura (100 g) contém 3,75 g de amido resistente, a mesma fruta ainda verde fornece 7,31 g do carboidrato.

Mas a campeã em amido resistente é a farinha de banana verde, que fornece 23 gramas desse nutriente a cada 100 gramas de produto.

Propriedades da Banana 

Embora o valor nutritivo da banana varie ligeiramente entre as espécies, todas as bananas têm propriedades semelhantes. Abaixo estão seus principais nutrientes e funções:

  • Carboidratos: fornecem energia e tornam a banana uma excelente opção de lanche para o pré-treino;
  • Potássio: além de evitar fadiga muscular e câimbras, a banana também ajuda a reduzir a pressão arterial;
  • Vitamina C: uma banana fornece quase 1/3 das nossas necessidades diárias de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, atua como antioxidante e participa da formação de colágeno, proteína fundamental para manter a firmeza da pele;
  • Vitamina B6: favorece a produção de serotonina, auxilia na melhora da qualidade do sono e no combate a depressão;
  • Fibras: contribuem para um bom funcionamento do intestino e prolongam a saciedade.

Tipos de Banana

Existem diversos tipos de banana produzidos comercialmente no Brasil. Veja algumas características e as calorias das mais consumidas.

Banana nanica

Banana Nanica: Com alto teor de açúcar, a banana nanica é uma das mais doces e chega a apresentar um leve efeito laxante.

Calorias da banana nanica: 91 kcal a cada 100 g.

Banana prata

Banana Prata: Menos doce que a nanica, a banana prata também possui a vantagem de ser mais durável, podendo ser consumida de três a quatro dias após ter amadurecido.

Calorias da banana prata: 106 kcal a cada 100 g.

Banana maçã

Banana Maçã: Seu nome deve-se ao perfume que exala, semelhante ao da maçã. É recomendada para bebês e idosos, pois sua polpa macia é de fácil digestão. Apesar disso, a banana maçã prende o intestino, devendo ser consumida com moderação por quem sofre de prisão de ventre.

Calorias da banana maçã: 108 kcal a cada 100 g.

Banana ouro

Banana Ouro: Além de ser a menor banana brasileira, é também a mais calórica, devido ao alto teor de açúcar, que torna sua polpa doce e perfumada.

Calorias da banana ouro: 158 kcal a cada 100 g.

Banana da terra

Banana da Terra: Bastante utilizada em diversos tipos de receitas, a banana da terra é o maior tipo de banana cultivado no Brasil, podendo chegar a 500 g por unidade.

Calorias da Banana da Terra: 117 kcal a cada 100 g

Banana pacova

Calorias da Banana Pacova: 202 calorias em uma unidade (200 gramas).

Banana figo

Calorias da Banana Figo: 98 calorias a cada 100 g.

Dicas

  • Banana frita: no lugar dela, experimente grelhar a banana em uma panela com um pouco de azeite. Além de diminuir as calorias da banana frita, você ainda colabora para a saúde do seu coração;
  • Café da manhã: Pesquisas sugerem que pessoas que incluem a banana na primeira refeição consomem menos calorias ao longo do dia do que aqueles que evitam a fruta. Portanto, inclua uma banana no café da manhã para manter a fome bem longe e também ter energia para praticar atividades físicas;
  • Bolo de banana: Na hora de fazer o bolo de banana, experimente trocar a farinha branca pela integral e o açúcar branco pelo mel;
  • Banana verde: Prefira sempre que possível utilizar a banana verde para o preparo de suas receitas. Além de ser menos calórica que a banana madura, ela ainda possui amido resistente, que é um aliado da perda de peso e saúde.

Aproveite a casca da banana

Depois de ter utilizado as bananas em sua receita, não jogue fora as cascas pois a partir delas é possível fazer um delicioso doce.

  1. Lave as cascas de 6 bananas e leve ao fogo com água suficiente para cobri-las, desligando logo após o cozimento;
  2. Deixe esfriar e em seguida bata no liquidificador (as cascas e a água do cozimento);
  3. Coloque a mistura em uma panela e acrescente uma xícara de açúcar mascavo, levando em seguida ao fogo baixo;
  4. Mantenha em fogo baixo e siga mexendo até o doce apurar;
  5. Acrescente baunilha, cravo e canela a gosto.

Conheça outras receitas com casca de banana e veja todos os benefícios da casca de banana!

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista esclarecendo essa dúvida.

Você conhecia todos esses tipos e calorias da banana? Qual é o seu preferido, e de que forma você costuma comer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Calorias da banana – Tipos, porções, receitas e dicas”

  1. Como duas bananas da prata todas as manhãs. As vezes pura, outras com mamão. Uma receita que gosto muito, é ensopado de banana nanica verde. Corte bem pequena, frite carne de sol ou carne moída, tempere a gosto( com alho, cebola, pimenta do reino, tempero verde, pimentão…) coloque a banana e a água, e acompanhe mexendo sempre para não grudar. É tradição na minha família. Fica boa também em sopas.

  2. Como duas bananas nanicas, por dia, uma pela manhã, com canela, outra a noite, passada na frigideira com menos de meia colher de óleo de côco, para acompanhar saladas e bife, não como todos os dias, mudo sempre o cardápio, no jantar, tô vendo resultados…

  3. Sim eu já sabia das calorias!
    Gosto de comer uma banana,com duas colheres rasas de aveia
    Essa quantidade contém silício
    Responsável em manter nosso comentário pó,firme,repõem colágeno
    Lógico que que tem que consumir mais coisas durante o dia para repor a quantidade de silício necessário para cada dia
    Por isso existem outros alimentos que fazem isso

  4. Como duas bananas por dia com aveia com canela, no caso uma banana e duas colheres de aveia salpicada com canela pela manhã e outra a noite!