Casca de banana

8 Benefícios da Casca de Banana – Para Que Serve e Propriedades

Aqui no Brasil, já estamos bem acostumados a utilizar a banana no nosso dia a dia, não é mesmo? Além de comermos a fruta em sua forma natural, acompanhada ou não de ingredientes como aveia, granola e mel, por exemplo, usamos o alimento para fazer receitas de vitaminas, bolos e tortas, por exemplo.

Mas quando você come a fruta ou a utiliza em suas receitas, o que faz com a casca de banana? Simplesmente joga essa parte fora? Saiba que há excelentes benefícios da casca de banana para a saúde, que veremos abaixo.

Para que serve – 8 benefícios da casca de banana 

1. Propriedades da casca de banana

Um dos benefícios da casca de banana é que o seu interior é composto por antioxidantes e pelo mineral potássio.

Esse componente da fruta também é rico em fibras e no neurotransmissor serotonina, além de possuir o aminoácido triptofano e uma substância conhecida como luteína.

A casca da banana também possui quantias elevadas de magnésio e vitamina B6.

2. Saúde da pele

A casca da banana pode ajudar a diminuir a irritação, o inchaço e a inflamação da pele. Também pode-se usar o ingrediente em um tratamento caseiro contra manchas e o potássio e os antioxidantes da casca auxiliam a reduzir a visibilidade de cicatrizes desagradáveis.

Para usar a casca de banana para esse fim, você deve descascar uma banana, comê-la ou guardá-la, e separar uma tira da casca. Dobrá-la de dentro para fora de modo que a sua camada interior branca fique exposta.

Após isso, escolher a cicatriz que deseja amenizar e esfregar a parte de dentro da casca da banana para frente e para trás na cicatriz para permitir que a pele ao redor receba os nutrientes da casca. É necessário deixar que a umidade da casca seque na pele da cicatriz.

Então, umedecer um paninho de algodão com água morna e esfregá-lo na cicatriz para remover qualquer excesso da polpa da banana que tenha ficado na pele. Recomenda-se utilizar a casca de banana diariamente para diminuir de maneira visível a aparência da cicatriz.

Para certificar-se de que a casca de banana realmente contribuirá para o seu caso e não trará nenhum tipo de problema, converse com o seu dermatologista antes de aderir à receita e não deixe de seguir as recomendações passadas por ele em relação a todo o tratamento.

3. Melhoria do humor

O neurotransmissor serotonina também está associado com a melhoria do nosso humor, o que significa mais um dos benefícios da casca de banana.

4. Qualidade do sono

Outro dos benefícios da casca de banana é o fato dela possuir o triptofano, um aminoácido essencial que costuma ser prescrito na forma de suplemento para o tratamento de problemas de sono.

5. Auxílio à proteção do coração

A quantidade de fibras solúveis e insolúveis encontradas na casca de banana é mais elevada do que o teor que está presente na fruta em si.

Isso é relevante para o coração porque já foi mostrado em diversos estudos que as fibras auxiliam a diminuição do colesterol. Quando os níveis de colesterol encontram-se baixos, ganha-se uma ajuda para evitar o desenvolvimento de problemas como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

6. Fonte de potássio

A casca de banana possui potássio, nutriente que é importante para a construção muscular, a quebra de carboidratos, o controle da atividade elétrica do coração e a regulação do equilíbrio ácido-base no organismo.

7. Fonte de antioxidantes

A casca de banana é rica ainda em antioxidantes. Conforme explicou o Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, compostos que causam danos ao DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o surgimento de problemas como câncer, doenças no coração, artrite e envelhecimento precoce.

8. Saúde da visão

A presença da luteína na composição da casca de banana colabora com a proteção da visão noturna, além de auxiliar a prevenção de problemas como a catarata e a degeneração macular.

Mas como comer as cascas das bananas? 

Um conselho importante é utilizar as cascas de bananas orgânicas nas refeições, cultivadas sem o uso de pesticidas ou inseticidas, como forma de evitar a ingestão de toxinas prejudiciais ao organismo.

As cascas da fruta são diretamente expostas aos pesticidas quando as árvores são  borrifadas com o produto.

Se possível, o jeito é comer as cascas de bananas cruas, porém, também dá para fervê-las como forma de deixá-las mais macias. Pode-se ainda fazer uma vitamina com as cascas de bananas; os chefs de cozinha na Ásia têm o costume de cozinhar a banana com sua casca e servir como sobremesa.

Outra opção apresentada pelo médico é o preparo de um chá com a casca de banana. Além disso, você pode conferir e experimentar fazer essas receitas de bolo com casca de banana. Só não se esqueça de higienizar bem a casca antes de consumi-la, certo?

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios da casca de banana que separamos acima? Pretende agora incluí-la em sua dieta para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


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3 comentários

  1. Fui atrás destas informações sobre a casca da banana, depois de aprender sobre seus benefício do chá da casca como adubo no jardim. Conclusão: dessa fruta nada se perde, tudo se transforma, em saúde.

  2. Depois que eu e meu marido passamos a igerir o xha toda noite da casca da banana nosso sono melhorou muito meus pes pararam de rachar passei a ir so banheiro uma vez ao dia pois ficava ate tres dias sem fazer .enfim esta sendo otimo para nois.

  3. Eu sempre ouvi falar sobre a casca de banana.
    Hj sendo proibida pelo médico de fazer uso de alimentos que contenham carboidrato.
    Por motivos de saúde.
    Estou buscando uma forma saudável e gostosa com o mínimo ou quase nada de carboidrato.
    Então resolvi hj fazer um omelete de casca de banana.
    Coloquei bastante orégano e cheiro verde.
    Só untei a frigideira.
    E confesso que ficou delicioso.
    Até parecia que era carne.
    Como os benefícios dela são bons.
    Com certeza eu já inclui ela no meu cardápio.

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