Calorias do Caqui – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Muito consumido no verão, o caqui é uma fruta saborosa e que vem recheada de nutrientes essenciais para quem está preocupado com a dieta e a saúde. Além de ser uma boa fonte de betacaroteno e vitamina C, o caqui é pobre em gorduras e rico em fibras, que auxiliam no controle do apetite e melhoram o funcionamento do sistema digestivo – duas funções importantes para quem está preocupado com a balança.

Confira quais são as calorias do caqui e conheça também os diferentes tipos da fruta dicas para encaixá-la em seu cardápio.

Valor nutricional do Caqui

Uma única porção de 100 g (que equivale a 2/3 de um caqui de tamanho médio) fornece quase 15% da ingestão diária recomendada (IDR) de fibra (3,6 g), 12% da IDR de vitamina C, 5% da IDR de vitamina E e ainda uma boa concentração de vitamina A, cobre, magnésio, ferro e manganês.

A mesma porção (100g) ainda fornece 18,6 g de carboidratos, 0,6 g de proteínas e menos de 0,2 g de gorduras.

Propriedades do Caqui

A grande quantidade de antioxidantes do caqui fazem do fruto um grande aliado da saúde dos olhos, da pele e dos cabelos, além de colaborar para a saúde dos ossos e no combate ao envelhecimento precoce.

Tipos de Caqui

De origem Chinesa, o caqui se adaptou muito bem ao clima brasileiro e atualmente pode ser encontrado em quase todas as regiões do país. Saiba quais são os principais tipos de caqui cultivados por aqui e as particularidades de cada um deles:

– Caqui Fuyu

images

O caqui Fuyu se caracteriza tanto pela consistência firme quanto pela ausência de tanino, um antioxidante presente nos vegetais e que tem como principal função inibir o ataque de possíveis predadores, como os pássaros e insetos. É o tanino o grande responsável pelo sabor “marrento” e pouco atrativo de algumas frutas, que deixam um gosto ruim na boca quando não estão completamente amadurecidas.

– Caqui Rama Forte

rama forte

Rico em amido e frutose e com consistência gelatinosa, o caqui Rama Forte apresenta coloração semelhante à do tomate e costuma ser bastante apreciado por quem prefere uma fruta menos ácida. 

– Caqui Chocolate

chocolate

Conhecida também como caqui Giombo, a variedade chocolate se caracteriza pela consistência firme e crocante, e embora contenha uma boa concentração de taninos, eles vão diminuindo à medida que a fruta amadurece. Quando possui sementes aparentes, o caqui chocolate fica com a polpa mais escura, daí o nome da variedade. 

– Caqui Taubaté

caqui taubate_taninosos

De coloração avermelhada e polpa mole, o fruto da variedade Taubaté se assemelha ao caqui Rama Forte, com o qual aliás pode ser confundido no momento da compra. É o tipo de caqui mais consumido no Brasil, e deve ser consumido somente quando estiver bem maduro, já que o seu teor de tanino é relativamente alto.

Calorias do Caqui

As calorias do caqui podem variar com o teor de frutose da fruta. Enquanto alguns caquis fornecem somente 71 kcal a cada 100 g, outros mais doces podem chegar a 127 kcal por porção. Em média, podemos afirmar que as calorias do caqui são de 90 kcal a cada 100 g da fruta.

Saiba quais são as calorias do caqui em diferentes porções da fruta:

  • 1 fatia (30g): 27 kcal
  • 1 caqui inteiro (140 g): 126 kcal
  • 100 g: 90 kcal
  • ½ xícara de caqui picado (80g): 72 kcal
  • 1 xícara de caqui picado: 144 kcal

– Calorias da Geleia de Caqui

geleia

Assim como ocorre com outras geleias, o doce à base de caqui leva uma boa quantidade de açúcar, o que a torna uma opção bastante calórica. Uma única colher de 20 g contém 46 calorias – ou o equivalente a 230 kcal por porção de 100 g.

– Calorias do sorvete de Caqui

sorvete_caqui

Outra opção de doce à base de caqui, o sorvete leva leite, açúcar e leite condensado. Uma bola do sorvete de caqui fornece 75 kcal.

– Calorias do Caqui desidratado 

caqui desidratado

Como você já sabe, as frutas desidratadas são sempre mais calóricas que as versões frescas, pois perdem água e concentram açúcar. E assim também acontece com o caqui desidratado, que contém mais que o dobro de calorias do caqui fresco: são 266 kcal por porção de 100 g, ou 20 kcal por fatia.

– Calorias do Suco de Caqui

suco-caqui

Um copo de 250 ml de suco de caqui sem açúcar contém 70 calorias. Já o mesmo copo com 2 colheres de açúcar passa a ter 158 kcal.

Dicas 

  • O caqui é uma fruta bastante frágil e sua casca pode se romper com facilidade durante o manuseio, então tome cuidado ao escolher e também ao guardar a fruta na geladeira (onde deverá permanecer por no máximo 3- 4 dias);
  • As fibras do caqui ajudam a manter a saciedade, fazendo da fruta uma ótima opção de lanche pós treino ou para quando bate aquela vontade de comer doces;
  • O caqui também pode ser acrescentado a saladas, podendo ser utilizado da mesma maneira que você faria com o tomate, por exemplo;
  • Pique ½ caqui em uma tigela e acrescente 4 colheres de granola e 1 copo de iogurte desnatado para um café-da-manhã light e nutritivo;
  • O caqui também vai bem na salada de frutas, mas como escurece rápido, convém acrescentar algumas gotas de limão à salada;
  • Uma dica para amadurecer o caqui verde é pingar algumas gotas de vinagre ou álcool na coroa da fruta;
  • Devido ao alto teor de açúcar, o caqui deve ser evitado por diabéticos. Já as grávidas devem evitar o caqui devido à presença das sementes, que podem trazer problemas à gestação.

Suco Rico em Fibras 

Além das fibras do caqui, o suco abaixo ainda leva ameixa e laranja – ou seja, um único copo de suco oferece mais de 20% das suas necessidades de fibra alimentar. Como este suco não é light (são 100 kcal por copo de 200 ml), a sugestão é encaixá-lo no lugar do lanche da manhã ou da tarde.

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de laranja;
  • 3 ameixas secas sem caroço;
  • ½ caqui;
  • ½ copo de água mineral;
  • 2 cubos de gelo.

Preparo:

  • Deixe a ameixa de molho na água para amaciar (30-60 min);
  • Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar.

Você gosta de caqui? Come com bastante frequência esta fruta? Conhece alguma receita de suco ou salada saudável e diferente que o utilize para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Calorias do Caqui – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Boa noite amigos, me desculpem, mas, não preciso da semente e sim da própria fruta.
    Minha esposa está grávida de 4 meses de gêmeos(2 meninas) e me veio com o desejo de comer CAQUI! Já descobri que está completamente fora de época, já procurei em vários lugares, inclusive no CEASA e MERCADÃO MUNICIPAL e naaada, por acaso podem me orientar onde posso encontrar essa deliciosa fruta. Agradeço desde já a nobre atenção de vós.

    Abraços.

    Edson.