Calorias da Goiaba – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Saborosa, versátil e barata, a goiaba é uma das melhores frutas para você encaixar na sua dieta. Além de pouco calórica, a fruta tem baixo índice glicêmico, o que significa que você não irá sofrer com um pico de insulina (que traz fome) logo após acabar de comer uma goiaba inteira.

Na prática, como a insulina contribui para o acúmulo de gordura na região abdominal e pode também causar um aumento no apetite, níveis menores do hormônio significam uma maior facilidade para controlar o peso.

É o contrário do que ocorre quando você consome a goiabada, por exemplo, que é rica em açúcar e pobre em nutrientes. Por esse motivo, vale a pena conferir as calorias da goiaba de acordo com seus diferentes preparos para saber exatamente quais as melhores maneiras de consumir a fruta.

Veja então quais são as calorias da goiaba fresca e também em diferentes porções.

Propriedades Nutricionais da Goiaba

Rica no antioxidante licopeno, a goiaba já chegou até a ser chamada de superfruta, graças à sua excelente combinação de nutrientes importantes, como a vitamina C, as fibras alimentares e as vitaminas A e do complexo B.

Veja os principais componentes nutrientes da goiaba vermelha (em 100 gramas da fruta):

  • Carboidratos: 15 g
  • Proteínas: 1 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 5 g
  • Ferro: 1 mg
  • Vitamina A (retinol): 245 mcg
  • Vitamina B1: 190 mcg
  • Vitamina B2: 154 mcg
  • Vitamina C: 45,6 mg
  • Cálcio: 17 mg

Vale destacar que, com 80,1 mcg, a goiaba branca contém quase o dobro de vitamina C da goiaba vermelha e também quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.

Benefícios da Goiaba

Considerada uma das frutas mais saudáveis do mundo, a goiaba oferece diversos benefícios para quem está preocupado com a boa forma e a saúde. Os antioxidantes, flavonoides e demais fitonutrientes encontrados na goiaba auxiliam no combate aos radicais livres e também contribuem para a prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.

Outros benefícios da goiaba:

  • É um excelente alimento para dietas, pois contém uma ótima quantidade de fibras solúveis, que retardam a digestão e aumentam a sensação de saciedade. Além disso, as calorias da goiaba são pequenas e ela não contém gorduras;
  • Fortalecimento do sistema imunológico (pela atuação da vitamina C);
  • Prevenção do câncer de próstata (graças à presença do licopeno);
  • Controle da pressão arterial (a fruta contém potássio, que regula os níveis de sódio e de fluidos na circulação);
  • Melhora a saúde da pele e dos olhos (pela função da vitamina A);
  • Controla a glicemia do sangue (devido à presença da pectina, uma fibra solúvel que evita os picos de glicose na circulação);
  • Além do câncer de próstata, a goiaba também está associada à prevenção do câncer de mama, cólon, estômago, pele, boca e pulmão.

Tipos de Goiaba

Nativa das Américas e em especial do Brasil, a goiaba pode ser encontrada com a polpa vermelha ou branca, sendo esta última de sabor mais doce e polpa mais suculenta. Veja as calorias de cada tipo de goiaba de acordo com diferentes porções e formas de consumo:

– Calorias da Goiaba Vermelha

download

A mais conhecida das goiabas é também a menos calórica: são somente 46 calorias em uma unidade de 170 gramas da fruta. Calorias da goiaba vermelha (crua) por porção:

  • 100 gramas: 27, 1 kcal
  • 1 xícara (120 g): 32, 5 kcal
  • 1 fatia (30 g): 8,1 kcal

– Calorias da Goiaba Branca

images

Além de conter mais vitamina A e muito mais vitamina C que a goiaba vermelha, a versão branca também contém mais calorias: são 58 kcal por unidade de 170 gramas.

  • 100 gramas: 34,1 kcal
  • 1 xícara (120 g): 40,9 kcal
  • 1 fatia (30 g): 10,2 kcal

– Calorias da Goiabada

goiaba-3

Uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil, a goiabada é também um doce altamente energético: são 65 calorias por colher de 20 gramas, ou 325 kcal por porção de 100 gramas de goiabada.

– Calorias do Suco de Goiaba

download (1)

O suco de goiaba é uma boa opção para quem está procurando incluir mais fibras na dieta sem exagerar nas calorias. Um copo do suco, sem açúcar, contém aproximadamente 63 calorias. Já um copo de 240 ml da bebida adoçada contém 103 calorias.

– Calorias do Néctar de Goiaba Del Valle

Assim como ocorre com grande parte dos sucos industrializados, o néctar de goiaba é rico em açúcar e pobre em fibras. São 125 calorias por copo de 240 ml, além de 31 gramas de carboidratos (açúcares).

– Calorias da Geleia de Goiaba

Uma porção de 100 gramas de geleia de goiaba tradicional contém 307 calorias. Já uma colher do doce contém 62 calorias. Já as calorias da geleia diet de goiaba não ultrapassam 20 kcal por colher de 20 gramas.

– Calorias do Sorvete de Goiaba

download (2)

Um picolé de goiaba contém 115 calorias. Uma bola de sorvete de goiaba contém 76 calorias.

– Calorias da Goiabada com Queijo

queijo-goiabada-300x222

Uma porção de cem gramas da sobremesa conhecida popularmente como Romeu e Julieta contém 269 calorias.

– Calorias do Catchup de Goiaba

download (3)

A goiaba tem sido utilizada como ingrediente alternativo no preparo do molho Catchup, pois é uma ótima fonte de licopeno sem ser tão ácida quanto o tomate. Uma colher do molho contém 30 calorias, cerca de 9 calorias a mais que o catchup tradicional à base de tomate.

Dicas

  • Com apenas 9 gramas de açúcar em cada 100 gramas de fruta, as calorias da goiaba são muito menores quando consumida in natura. Portanto, dê preferência para consumir a fruta fresca, sem adição de açúcar ou outros ingredientes calóricos (como o queijo);
  • Outro motivo para você consumir a goiaba crua é que desta forma todos os nutrientes (sobretudo a vitamina C) são preservados;
  • Para não aumentar as calorias da goiaba, faça o suco da fruta com água, e evite adicionar açúcar (uma única colher de sopa de açúcar acrescenta mais de 60 kcal ao suco);
  • Apesar da goiaba ser rica em nutrientes, a goiabada deve ser evitada, pois contém açúcar em excesso e já não contém uma boa parte dos nutrientes devido ao cozimento da fruta;
  • A goiaba fica ótima na salada de frutas: basta acrescentá-la descascada e cortada em pequenos cubos;
  • Se você adora doce de goiaba mas está de olho na balança, experimente fazer a sobremesa com adoçante culinário no lugar do açúcar.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de comer goiaba com frequência? De que forma você gosta desta fruta, como doce, in natura ou suco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Calorias da Goiaba – Tipos, Porções e Dicas”

  1. eu adoro goiaba…e tbm tomo ela batida com leite fica uma delicia…quando nao esta na epoca compro goiabada pra bater com leite…nao fico sem.