Caqui

8 Benefícios do Caqui – Para Que Serve e Propriedades

Dono de uma aparência similar à do tomate, o caqui tem um sabor doce e suave. Não está entre as frutas mais populares mas está ganhando destaque por conta de suas propriedades. Veremos aqui para que serve o caqui.

Propriedades Nutricionais do Caqui

Quando se encontra maduro, o caqui é fonte de nutrientes como fibras, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio, manganês, fósforo e potássio. A cada 100 g, ele possui 70 calorias, 18,6 g de carboidratos, 0,6 g de proteínas, 3,6 g de fibras e 0,2 g de gorduras.

8 Benefícios do Caqui – Para Que Serve e Propriedades

No artigo de hoje a gente vai conhecer esse alimento um pouco melhor, descobrir quais são os benefícios do caqui, conhecer suas propriedades e para que serve essa fruta.

1 – Perda de peso

É preciso tomar cuidado ao falar dos benefícios do caqui para a perda de peso. Fonte de fibras e composto por uma boa quantidade de água, o alimento contribui com a promoção da sensação de saciedade ao organismo, o que é excelente para controlar o apetite, reduzir a quantidade de calorias ingeridas e, consequentemente, emagrecer. Além disso, apesar de não ser pobre em calorias, ele também não é rico, como vimos no início do texto.

No entanto, há uma ressalva: o teor de açúcar encontrado no caqui é não é baixo, são 12,53 g a cada 100 g. Por isso, a melhor saída para aproveitá-lo bem é consumi-lo antes de uma sessão de treinamentos, o que fará com que esse açúcar seja convertido em energia que será gasta pelo corpo durante os exercícios.

Essa tática também pode ajudar em relação à hidratação na hora da malhação, visto que a fruta fornece boas doses de água ao organismo e que ocorre a perda de líquido por meio de suor durante a prática de atividades físicas.

2 – Saúde dos olhos

Outro dos benefícios do caqui é o de proteger a saúde dos olhos. Isso porque ele possui os carotenoides luteína e zeaxantina que já foram apontados por estudos científicos como substâncias capazes de melhorar e manter a visão.

Eles agem na retina, combatendo a degeneração macular e prevenindo a catarata. Mas não é só isso: o alimento também é fontes das vitaminas A, C e K que trazem propriedades antioxidantes e protegem contra danos na retina.

Juntos, as vitaminas e os carotenoides reduzem e limitam os danos causados pela radiação ultravioleta e reduzem as rugas que surgem na pele que fica ao redor dos olhos.

3 – Sistema digestivo

As fibras encontradas na fruta auxiliam o processo digestivo. Elas facilitam a passagem das fezes, previnem a prisão de ventre e infecções anais, além de poderem auxiliar no tratamento de câncer de cólon.

4 – Combate aos radicais livres

As vitaminas e os carotenoides que citamos no tópico 2 também possuem ação antioxidante, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres, que causam danos às células e são responsáveis pelo desenvolvimento de um câncer.

5 – Previne o envelhecimento

Como os radicais livres também trazem um envelhecimento mais rápido e precoce e existem substâncias na fruta que o combatem, podemos dizer que a proteção contra o envelhecimento antes do tempo é um dos benefícios do caqui.

As vitaminas A, C e K cuidam da pele, mantendo-a saudável e reduzindo o aparecimento das rugas que acompanham o avanço da idade.

6 – Sistema imunológico

Por ser fonte de vitamina C, o alimento melhora a imunidade e fortalece o sistema de defesa do corpo. Além disso, ao possuir esse nutriente a fruta melhora a absorção de ferro por parte do organismo, o que é importante para o transporte de oxigênio pelo corpo, já que o mineral compõe a hemoglobina dos glóbulos vermelhos, que é a proteína responsável por essa função.

7 – Saúde do coração

O caqui é fonte de potássio, um nutriente que expande os vasos sanguíneos e relaxa os músculos, o que colabora com o controle da pressão arterial. E uma vez que a pressão arterial está bem regulada, o coração não sofre estresse e consegue funcionar direitinho.

O fato da fruta ser rica em água e pobre em gordura ainda faz com que ela colabore com os bons níveis de colesterol.

8 – Efeito diurético

Para quem sofre com a retenção de líquido, o alimento é uma ótima opção, tendo em vista que possui efeito diurético, ou seja, que estimula a urina, sem provocar a perda de potássio, algo que pode ocorrer com o uso de alguns medicamentos diuréticos.

Dicas para escolher e armazenar os seus caquis

Quando for comprar a fruta, opte por aquela que tiver uma cor profunda, pele lisa e brilhante e seja gorda. Procure não levar um caqui com manchas, feridas ou pele rachadas.

Se os seus caquis ainda não estiverem maduros, você pode colocá-los em cima de um saco de papel à temperatura ambiente para estimular o amadurecimento. No entanto, assim que eles ficarem bons para comer, a recomendação é guardar na geladeira e consumir o mais rápido que puder.

O outro lado do caqui

O caqui oferece todos esses benefícios, mas, por outro lado, ele traz efeitos que não são tão bacanas assim. O alimento possui altas doses de tanino, uma substância que pode trazer efeitos tóxicos ao organismo, já que pode influenciar a absorção de nutrientes. Portanto, exagerar no consumo do alimento não é uma boa ideia.

Comer a fruta de estômago vazio ainda causa diarreia. Os pacientes com diabetes devem tomar um cuidado especial por conta do alto teor de açúcar do caqui, o que pode elevar o nível de açúcar no sangue.

Tabela nutricional do caqui

Confira abaixo a lista com as substâncias que fazem parte da composição da fruta:

Porção de 100 g:

  • Energia: 70 Kcal;
  • Carboidratos: 18,59 g;
  • Açúcar: 12,53 g;
  • Fibra Alimentar: 3,6 g;
  • Gorduras: 0,19 g;
  • Proteína: 0,58 g;
  • Vitamina A: 81 ug;
  • Betacaroteno: 253 ug;
  • Luteína e zeaxantina: 834 ug;
  • Vitamina B1: 0,03 mg;
  • Vitamina B2: 0,02 mg;
  • Vitamina B3: 0,1 mg;
  • Folato: 8 ug;
  • Vitamina B6: 0,1 mg;
  • Vitamina K: 2.6 ug;
  • Vitamina C: 7,5 mg;
  • Colina: 7,6 mg;
  • Cálcio: 8 mg;
  • Magnésio: 9 mg;
  • Ferro: 0,15 mg;
  • Fósforo: 17 mg;
  • Potássio: 161 mg;
  • Manganês: 0,355 mg;
  • Zinco: 0,11 mg.

Outras referências:

  1. Gorinstein, Shela, et al. “Comparative contents of dietary fiber, total phenolics, and minerals in persimmons and apples.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 49.2 (2001): 952-957.
  2. Suzuki, Takuya, et al. “Comparative study of catechin compositions in five Japanese persimmons (Diospyros kaki).” Food chemistry 93.1 (2005): 149-152.
  3. Kim, Ho Jung, and Mi Kyung Kim. “Anticancer effect of persimmon leaf extracts on Korean gastric cancer cell.” Korean Journal of Nutrition 36.2 (2003): 133-146.
  4. George, A. P., and S. Redpath. “Health and medicinal benefits of persimmon fruit: A review.” Advances in Horticultural Science 22.4 (2008): 244-249.
  5. Kawase, Masami, et al. “Biological activity of persimmon (Diospyros kaki) peel extracts.” Phytotherapy Research 17.5 (2003): 495-500.
  6. Ahn, Hong Seok, et al. “Antioxidative activity of persimmon and grape seed extract: in vitro and in vivo.” Nutrition Research 22.11 (2002): 1265-1273.
  7. Jung, Soon-Teck, et al. “Some essential phytochemicals and the antioxidant potential in fresh and dried persimmon.” International journal of food sciences and nutrition 56.2 (2005): 105-113.
  8. Fitness World – Guide to Fitness and Health.

Você já tinha noção de todos esses benefícios do caqui para a boa forma e saúde? Consome com regularidade esta fruta? Irá consumir mais agora que conhece suas propriedades e sabe para que serve? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (47 votos, média: 4,34 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Otimo material informativo que satisfez minhas espectativas. Recomendo.

  2. Faltou falar melhor das implicações do tanino? Será que a geleia ou doce conserva esses ingredientes?
    No mais, muito bom o artigo!!!! Obrigada

  3. Raquel Cordeiro Tavares

    Amei tudo no caqui, já amava o caqui, agora então, amo demais.

  4. Robson Julio Machado

    Eu sou apaixonado pelo sabor que essa fruta tem, costumo comer de dois a três frutas por dia mas, isso só ocorre na época que temos a fruta com fartura nos super-mercados.

  5. REALMENTE SUAS PROPRIEDADES É ESPANTOSA, “DO TEU REMÉDIO SUA COMIDA E DA SUA COMIDA TEU REMÉDIO” __Hipocrátes.

  6. Josinete Carneiro Matos Pereira

    Adorei os benefícios do cáqui,vou procurar consumir mais e dar a minha família.

  7. É ótimo saber os beneficio do caque, eu já comia a fruta por acha ela muito saborosa. parabéns pelo comentário mim ajudou demais.

  8. Qual a quantidade diária recomendável para consumo?

  9. Amei saber td isso sobre o cáqui,vou consumir bem mais do q ja consumo

  10. CELIA SANTOS DUQUES

    Eu tenho paixão por caqui qdo compro eu acabo de uma só vez.
    Tenho prisão de ventre como de cinco a seis brincando e ñ leva 20 minutos acredite se …..
    quiser se quiser corro td resolvido, e uma pena q sou diabética qdo ingiro passa de 200 a minha glicemia então tomo antes a medicação
    E te fica bem.Agradeco foi mto ultil pra mim parabéns achei interessante q ñ sábia q solta o intestino descubri fazendo uso é cheguei a pensar que eu tinha tolerância. Obrigada valeu.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*