Especialista da Área:

Vatapá Engorda? Calorias, Análise e Receita Light

O vatapá é um prato típico africano que foi adaptado aqui no Brasil. A receita pode variar com a inclusão de pão molhado, farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta de todos os tipos, amendoim, cravo, castanhas de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho ou tomate.

Geralmente leva camarões triturados, frescos ou secos e moídos, peixe (na maioria das vezes bacalhau ou pescada) e até carne ou frango, servidos com arroz ou no famoso acarajé.

O prato é encontrado com mais força no Nordeste, principalmente na Bahia, onde lá ainda acrescentam azeite de dendê. É comum que regiões próximas à praia, como Alagoas, também façam variações de acordo com a localidade, sem perder a essência.

Finalmente, o vatapá também é popular ao norte do Brasil, principalmente no Amazonas, no Amapá e até mesmo no Pará. Sua fama é tão grande que tem até reconhecimento estrangeiro: foi pauta no “No Reservations”, uma série culinária americana, disponível na Netflix.

Análise do Vatapá

Assim como o baião de dois, o Vatapá é um prato muito típico da culinária nordestina que se estende a diversos outros lugares com diversos tipos de variações, a depender da localidade, cultura, costumes e recursos culinários disponíveis.

Aproximadamente, uma xícara de vatapá tem 663 calorias, 23,95 g de carboidratos, 58,79 g de gorduras e 15,14 g de proteínas. Não é preciso calcular para entender que o vatapá é um prato bastante calórico. Mas será que o vatapá engorda mesmo?

Vamos exemplificar uma receita comum, publicada no livro “Básico: enciclopédia de receitas do Brasil”, por Ana Luiza Trojano:

Receita do Vatapá

Rendimento: 6 porções.

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora.

Ingredientes:

  • ½ kg de pão francês, de forma ou outro pão branco amanhecido;
  • ½ litro de caldo de camarão ou água;
  • ½ litro de leite de coco;
  • ¾ xícara de chá de azeite de dendê;
  • ½ cebola picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de gengibre picado;
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado;
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada;
  • 1 xícara de chá de camarão seco dessalgado;
  • 1 xícara de chá de castanha de caju torrada;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Junte 250ml de caldo de camarão ou água, 250ml de leite de coco e hidrate os pães amanhecidos na mistura. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e refogue cebola até murchar e acrescente gengibre, alho, tomate e pimenta dedo de moça. Em um liquidificador, junte o camarão seco, a castanha de caju, o pão já amolecido, o caldo ou água e o leite de coco restantes. Passe a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, ou até atingir uma textura pastosa.

  Continua Depois da Publicidade  

Opcional (dica):

Junte os demais ingredientes da panela para bater no liquidificador. Vai dar menos contraste de textura no produto final.

Vatapá engorda?

O vatapá é uma comida típica bem antiga que entrou no registro fonográfico baiano em 1907 com a cantiga “O Vatapá e a Farofa”, representando cultura e culinária em som.

Com uma receita relativamente fácil, encantou o público nordestino, já que os seus ingredientes eram muito comuns de se ter na cozinha num dia de domingo, por exemplo.

Embora seja um prato muito saboroso, dificilmente é possível enquadrá-lo na dieta do dia a dia, uma vez que é muito calórico e, naturalmente, use farinha branca em sua composição.

Existem versões que usam e abusam da farinha branca ou do amido de milho para deixar a receita mais firme – tradicionalmente para rechear o acarajé – ou até misturam óleo de girassol ou soja à massa juntamente ao azeite de dendê para se obter um melhor rendimento.

O excesso de farinha no vatapá engorda, por isso é prejudicial e ainda retarda o funcionamento do metabolismo. Já o excesso de óleo pode causar problemas nas artérias e no cérebro, favorecendo doenças como a diabetes e a obesidade.

Portanto, é difícil julgar o vatapá uma boa opção alimentar. Uma vez que é recomendado que apenas 30% da alimentação geral diária – baseada numa dieta de 2000 calorias diárias – seja composta por gorduras, só uma xícara do vatapá já ocupa 33,15% dessa recomendação.

O consenso é: a porção do vatapá engorda e ultrapassa a recomendação de gorduras diárias consideradas saudáveis. O ideal é reduzir ainda mais a quantidade com estratégias diferentes ou só restringir seu consumo para os domingos, por exemplo.

Existe uma receita de vatapá light?

Felizmente, você não é o primeiro e muito menos o último a procurar por uma receita de vatapá light. A prática de “adaptação” de receitas muito gordurosas ou com muitas calorias para que se tornem mais saudáveis é bastante comum.

Considerando que, por si só, o vatapá seja uma receita bem versátil e ampla a diversos sabores, aqui estão algumas receitas light para cada público:

1. Receita de Vatapá light de camarão

Rendimento: 6 porções.

  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora.

Ingredientes:

  • 4 pães amanhecidos;
  • 400ml de leite de coco (2 garrafinhas ou caixinhas);
  • 200g de camarão seco e moído pelo liquidificador;
  • 200g de amendoim torrado e sem pele moído;
  • 200g de castanha de caju torrada e moída;
  • 4 cebolas grandes;
  • 1 colher de chá de gengibre;
  • azeite de dendê a gosto.

Modo de preparo:

Separe metade do leite de coco e ponha os pães de molho ali. Moa no liquidificador a castanha, o amendoim e o camarão seco sem a cabeça separadamente. Depois, sem precisar lava-lo, coloque as cebolas no liquidificador com um pouco de água e gengibre, o batendo em seguida. Acrescente aos poucos os pães amolecidos pelo leite de coco.

Passe a mistura para uma panela com um fio de azeite de dendê. Aos poucos, acrescente metade do camarão, da castanha e do amendoim com o restante do leite de coco, mexendo de vez em quando, com cuidado para não grudar.

Enquanto isso, em uma panela a parte, ponha um fio de azeite de dendê e frite o restante do camarão e das oleaginosas (castanha e amendoim). Terminado isso, una as duas misturas e espere engrossar.

Opcional (dica):

Se quiser um pouco mais de “sabor” ou que fique menos espesso, acrescente mais azeite de dendê, faz parte da coloração, também.

2. Receita light de Vatapá de frango com legumes

Rendimento: 6-7 porções.

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Ingredientes:

  • 1 peito de frango grande e sem osso;
  • 1 cebola grande cortada em cubos;
  • 5 a 6 dentes de alho picados (a gosto);
  • ½ pimentão vermelho cortado em tiras grossas;
  • 2 tomates picados grosseiramente sem sementes;
  • 1 cenoura grande ralada de modo grosseiro;
  • 1 punhado de galhos de brócolis japonês (sem o caule – pode ser congelado);
  • 100g de azeitonas pretas (12);
  • 1 punhado de cheiro verde;
  • cominho e coentro em pó a gosto;
  • 1 colher de sopa de colorau ou páprica doce;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê;
  • 1 caixinha de leite de coco light;
  • 200ml de leite desnatado (pode ser o semi-desnatado);
  • 6 fatias de pão integral com casca.

Modo de preparo:

Corte o frango em cubos e tempere a gosto e ponha o pão de molho no leite de coco (para facilitar, pode cortar em cubos). Em uma panela, adicione um fio de azeite de dendê, espere esquentar e refogue o frango até dourar, reservando-o em seguida. Na mesma panela, junte cebola, cenoura, alho, tomate e pimentão até que percam textura e murchem. Em seguida, acrescente os brócolis, as especiarias (coentro, cominho, páprica, etc), volte o frango e coloque mais um pouco de azeite de dendê.

Bata o pão no liquidificador e leve à panela, até que a mistura toda engrosse. Teste a necessidade ou não de sal, desligue, misture cheiro verde com azeitona e sirva em seguida.

Opcional (dica):

Se não gostar do frango em cubos, pode grelhar o filé e triturá-lo separadamente no liquidificador, voltando para a panela antes do pão. Se quiser transformar essa receita em vegana, troque o pão pelo da sua preferência, substitua o leite pelo de soja e, no lugar do frango, pode acrescentar cogumelo shiitake picado ou, ainda, brotos de girassol.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o vatapá engorda, por ser uma receita com muitas calorias? O que achou das opções de receitas light? Tem o costume de comer vatapá com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário