Câncer na face: Projeto de próteses 3D recupera autoestima de pacientes

atualizado em

A história de Clemilda Caetano dos Santos, de 82 anos, é um exemplo tocante de superação. No ano de 2020, ela enfrentou um tratamento contra o câncer na face que resultou na remoção de grande parte de seu nariz.

Durante o processo de cicatrização, Clemilda, envergonhada, optou por se isolar e evitar o contato com pessoas além de seus familiares próximos. Somente após algum tempo, ela sentiu-se mais confortável para sair de casa sem preocupações.

Três meses após a cirurgia, um momento de alívio e felicidade chegou para Clemilda. Em dezembro do mesmo ano, ela recebeu uma prótese doada pelo Clinirad do Hospital Angelina Caron (HAC), localizado no Paraná.

A notícia de que receberia a prótese antes do Natal encheu a mulher de alegria. Infelizmente, a situação de Clemilda não é a realidade de muitos pacientes oncológicos, que esperam anos até receberem implantes essenciais para a restauração de sua autoestima. Veja: 15 poderosos alimentos que previnem o câncer

A dentista especialista em prótese bucomaxilofacial pela USP e em oncologia multiprofissional, Karin Barczyszy, relata que não é raro encontrar pacientes que passaram por remoções de tumores faciais há cinco anos e ainda aguardam por próteses.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com Karen, que é responsável por fazer as próteses no hospital de Curitiba em parceria com o oncologista Luciano Saboia, essas pessoas enfrentam grandes dificuldades para viver com naturalidade, evitando sair de casa e tirar fotos.

Iniciativa de doação de próteses faciais

Ainda que o HAC seja uma instituição particular, aproximadamente 60% dos pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde (SUS) e não têm condições de arcar com os custos das próteses.

Próteses faciais
Imagem: Acervo pessoal/Karin Barczyszyn/Hospital Angelina Caron

Consciente dessa dificuldade, o hospital desenvolveu um projeto de doação de próteses faciais gratuitas para os pacientes que realizam tratamento oncológico em suas instalações.

O projeto abrange a confecção de próteses para olhos, nariz, orelhas, céu da boca e outras partes do rosto. Em novembro do ano passado, o projeto foi premiado no Congresso da Sociedade Latino-Americana de Reabilitação Bucomaxilofacial.

  Continua Depois da Publicidade  

As próteses preparadas pelo hospital são impressas em 3D por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em seguida, são revestidas de silicone e pintadas manualmente por Karin, para que se adaptem melhor ao rosto de cada paciente.

Elas são criadas conforme as medidas da face dos pacientes e com modelos disponíveis para que eles possam experimentá-las.

Geralmente, é preciso aguardar o processo de cicatrização da pele ao redor da área onde ocorreu a remoção, pois a prótese é fixada com uma cola especial e é necessária uma pele saudável e resistente para recebê-la;

No entanto, existe uma exceção para os pacientes que tiveram o céu da boca retirado, pois a ausência dessa parte do corpo afeta diretamente a capacidade de se alimentar e falar normalmente. Nesses casos, a prótese é fornecida durante a própria cirurgia de remoção do câncer. As informações são do Metrópoles.

Você conhece algum caso como o da dona Clemilda? Como você acredita que essa iniciativa pode ajudar na melhoria da autoestima dos pacientes? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário