Quem nunca comeu ou, pelo menos, não viu um bolinho de maçã ou banana incrementado com canela? A especiaria também pode ser utilizada no preparo de chás, sucos, mousses, canjicas, biscoitos, muffins, barrinhas de cereais ou como acompanhamento de frutas.
A canela já foi associada a benefícios como o auxílio à saúde do coração, à proteção do cérebro e à saúde da pele, ação antioxidante e efeito anti-inflamatório e antimicrobiano.
Mas será que, além de trazer esses benefícios, também podemos afirmar que a canela faz bem para os cabelos? Ou será que canela no cabelo faz mal?
A canela faz o cabelo crescer?
De acordo com o mestre em nutrição e dietética Joe Lewis, a canela pode melhorar a circulação do couro cabeludo.
Além disso, segundo a especialista Victoria Epperly, é possível aplicar uma pasta preparada à base de canela no couro cabeludo para aliviar a perda de cabelo e aumentar o crescimento capilar.
A dermatologista e professora assistente de dermatologia, Francesca Fusco, afirmou que ao lado de produtos naturais como a urtiga, o óleo de amêndoa e a caiena, a canela já foi promovida como capaz de estimular os folículos.
Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), é dentro do folículo capilar que fica localizada a raiz dos fios dos cabelos. A ABCRC também explicou que os folículos pilosos são capazes de produzir e fazer crescer os fios de cabelos.
A dermatologista Francesca alertou que não existem pesquisas revisadas por especialistas que comprovem que a canela faz o cabelo crescer. No entanto, ela afirma que tem pacientes que relataram melhoras ao utilizar a especiaria neste sentido.
“Ela (a canela) provavelmente ajudaria a estimular o fluxo de sangue aos folículos capilares, o que é sempre uma coisa boa. A circulação apropriada é crítica para o crescimento capilar saudável”, explicou a dermatologista.
Cuidado com a alergia
Porém, passar canela no cabelo faz mal caso a pessoa tenha alergia ao produto. Para quem tem essa alergia, a aplicação no couro cabeludo pode provocar uma reação e causar irritação na região, alertou a dermatologista e professora assistente de dermatologia Francesca Fusco.
Para saber se você tem alergia ou não à canela ou ao óleo de canela, a recomendação da dermatologista é passar um pouco do produto em uma área do corpo para testar se ocorre uma reação, antes de aplicá-lo em todo o couro cabeludo.
Se ao passar a especiaria nos cabelos ou no couro ou misturar a canela no shampoo para lavar os fios, você sofrer com alguma reação alérgica, outra reação adversa ou perceber que os cabelos foram danificados, procure rapidamente o auxílio médico, preferencialmente de dermatologista.
A canela clareia o cabelo?
A canela pode clarear naturalmente os cabelos, porém, quem tem fios mais escuros precisa ter mais paciência e repetir o procedimento diversas vezes para obter os resultados desejados.
Lucy Aitken Read contou que testou uma mistura de canela, mel, água fervente e chá de camomila em seus cabelos para clareá-los. O resultado? Seus fios ficaram no mínimo um tom, possivelmente dois, mais claros, como você pode conferir na imagem a seguir:
O site Teen Vogue também recomendou a receita de uma máscara à base de canela e mel para clarear os cabelos. Segundo a publicação, os vestígios de peróxido de hidrogênio presentes no mel são ativados pela canela e quando a mistura permanece no cabelo por um período suficiente, o cabelo clareia até dois tons.
Para quem não se lembra ou não sabe, a água oxigenada, produto utilizado por algumas pessoas no clareamento dos cabelos, é o nome comercial do peróxido de hidrogênio.
Como aplicar canela para o cabelo crescer
O mestre em nutrição e dieta Joe Lewis também ensinou uma receita com a canela que promete ajudar em relação ao crescimento dos fios.
Segundo ele, para preparar essa receita, são necessários os seguintes itens:
- azeite de oliva;
- canela;
- mel;
- colher;
- pincel aplicador;
- frigideira pequena;
- copo de medidas;
- tigela;
- shampoo;
- condicionador;
- pente.
De acordo com Lewis, o modo de preparo funciona da seguinte maneira:
- Colocar ½ xícara de azeite de oliva na frigideira pequena e levar ao fogo. Aquecer o azeite até chegar a uma temperatura morna e retirar do fogo;
- Passar o azeite para uma tigela e acrescentar uma colher de sopa de canela e uma colher de chá de mel. Mexer bem a misturinha com o auxílio de uma colher;
- Passar uma quantidade generosa mistura no couro cabeludo com o pincel aplicador para cabelo: para isso, repartir os cabelos com o auxílio do pente, expondo o couro cabeludo. Aplicar no entorno do couro cabeludo, de trás para frente;
- Deixar a pasta nos cabelos durante no mínimo 15 minutos. Lavar normalmente os fios com shampoo e condicionador. A recomendação do mestre em nutrição em dietética é fazer o tratamento uma vez por semana para promover o crescimento capilar e combater a queda dos fios.
Como aplicar canela para clarear os fios
Agora, vamos conhecer a receita da máscara indicada pelo site Teen Vogue para clarear os cabelos:
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de mel;
- 1 colher de sopa de canela;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Um pouquinho de condicionador (opcional).
Modo de preparo e de aplicação:
- Em uma tigela, misturar o mel, a canela e o azeite de oliva com o condicionador (este último, caso a mistura esteja muito grossa);
- Deixar a mistura descansar ao longo de 30 minutos para permitir que a canela e o mel se misturem e que o peróxido de hidrogênio seja ativado;
- Aplicar a mistura nos cabelos, prendê-los em um coque e cobrir com uma touca de banho. Deixar a máscara agir durante no mínimo cinco horas. Segundo a Teen Vogue, é melhor ainda se a misturinha ficar trabalhando nos cabelos durante a noite toda. Só é necessário colocar uma toalha para proteger o travesseiro e impedir que ele seja manchado, orientou a publicação;
- Finalmente, lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionador para retirar a máscara dos fios.
Cuidados com a canela
A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos. Ela ainda não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto.
Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas de circulação, nos fígados ou rins deve consultar o médico antes de ingerir a especiaria.
Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.
Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, inclusive, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.
A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Entretanto, recomenda-se que cada pessoa consulte o médico ou nutricionista para saber qual é a melhor porção de canela indicada para ela, visto que essas quantidades podem variar bastante.
A ingestão em excesso da canela diariamente – além dos 6 g recomendados – pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.
O mestre em nutrição e dieta Joe Lewis alerta que é necessário sempre conversar com o médico, nesse caso um dermatologista, antes de utilizar qualquer tipo de tratamento alternativo, a fim de entender se a canela no cabelo faz mal ou não.
Essa é a maneira mais segura de certificar-se se aplicar canela no cabelo faz mal e garantir que a especiaria realmente pode ajudar em relação ao crescimento dos cabelos para o seu caso em particular. Até porque problemas relacionados à queda e à dificuldade de crescimento capilar podem ter diferentes origens e, portanto, precisarem ser tratados de diferentes maneiras.
Vídeo: Benefícios da canela
Aproveite o vídeo a seguir para ficar ainda mais por dentro dos benefícios da canela!
FiZ um tonico que aorendi na internet de canela ,ibisco,alecrin. Coloquei na raiz e no comprimwnro1 deixei por 3 horas.. Depois q tirei. Minutoa depois comwçei a sentir coçando. Ja tem dous dias que coça n muito mais coça. Antes de colocar o tonico caseiro testei nos pelos dos braços mais n deu reação.
Eu uso canela em pó misturo 2 colheres de chá em uma hidratação de sua preferência. Os cabelos crescem e ganham volume. Pena aqui não ter a opção de fotos pra eu mostrar o antes e depois
A canela realmente clareia os fios? Porque meu cabelo é preto e eu não quero clarear ele
difícil clarear cabelos pretos guria, clareia cabelos mais castanhos claros pra loiros 😉