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Manga Prende ou Solta o Intestino?

Manga

Saborosa, a manga é uma fruta composto por 100 calorias a cada porção equivalente a uma xícara e que serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o corpo humano funcionar corretamente, como: carboidratos, fibras, cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E e vitamina K.

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Fonte de antioxidantes, o alimento também está associados a benefícios como o auxílio ao controle da pressão arterial, à saúde cerebral, à saúde dos ossos, à diminuição do risco de desenvolvimento de doença no coração, ao combate ao envelhecimento e ao aumento da imunidade.

Mas será que a manga prende ou solta o intestino? 

A manga traz muitos nutrientes importantes e promove benefícios desejáveis para a saúde do nosso organismo e, por conta disso, é um ótimo alimento para fazer parte das refeições do nosso dia a dia.

Mas e quanto ao nosso intestino? Quais serão os seus efeitos? Será que a manga prende ou solta o intestino? Pois bem, de acordo com informações do Dr. Axe, mais um dos benefícios do alimento é o ajudar a amenizar a prisão de ventre, que também é conhecida como intestino preso.

Isso acontece porque uma unidade de tamanho médio da fruta pode fornecer até 40% das necessidades diárias que o organismo tem de fibras, um nutriente que é classificado como um remédio natural para o intestino preso.

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Em comparação com outras frutas tropicais, a manga é aquela que oferece a maior quantidade total de fibras alimentares.

Uma das causas mais comuns para a prisão de ventre é justamente uma dieta pobre na ingestão de fibras.

A lista a seguir, com informações da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, replicadas pelo Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, apresenta a quantidade recomendada de ingestão diária de fibras para diferentes perfis de pessoas:

  • Crianças (meninas e meninos) de um a três anos de idade: 19 g por dia;
  • Crianças (meninas e meninos) de quatro a oito anos de idade: 25 g por dia;
  • Meninas de nove a 13 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de nove a 13 anos de idade: 31 g por dia;
  • Meninas de 14 a 18 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de 14 a 18 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres de 19 a 50 anos de idade: 25 g por dia;
  • Homens de 19 a 50 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres com mais de 51 anos de idade: 21 g por dia;
  • Homens com mais de 51 anos de idade: 30 g por dia;
  • Grávidas de todas as idades: 28 g por dia;
  • Mulheres que estejam amamentando de todas as idades: 29 g por dia.

Não se esqueça da água

Por outro lado, é fundamental certificar-se de que consome uma boa quantidade de água ao longo do dia para acompanhar a ingestão de alimentos que servem como fonte de fibras, pois a fibra necessita de água para passar pelo sistema digestivo e formar as fezes, e quando uma pessoa consome mais fibra, mas não ingere uma quantidade suficiente de água, o quadro do intestino preso pode piorar e ela ainda pode sofrer com dor abdominal.

A ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar no ressecamento do intestino.

Para quem não está acostumado a comer muita fibra, recomenda-se começar aos pouquinhos a seguir uma dieta rica no nutriente (contar com a ajuda de um nutricionista também é bem importante), e, ao mesmo tempo, aumentar a ingestão de água para auxiliar a absorção e a passagem, principalmente se houver também a utilização de suplementos à base de fibras.

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Durante o processo de transição para uma alimentação com mais fibras, recomenda-se também tomar em torno de 230 ml a 470 ml de água a cada duas horas e, então, certificar-se de que continua tomando água regularmente durante o dia. Até porque não é só pelas fibras que o nosso corpo necessita da água, não é verdade?

A fibra insolúvel

Existem dois tipos de fibras: as fibras insolúveis e as fibras solúveis. E são as fibras insolúveis que contribuem com a prevenção do intestino preso, adicionando volume às fezes, além de melhorar a função intestinal. A metade de uma unidade pequena de manga é composta de 1,2 g de fibras insolúveis.

A diarreia

Ao analisar se a manga prende ou solta o intestino, já vimos que o consumo da fruta pode ajudar os casos de intestino preso, e agora vamos verificar se não há como a fruta soltar demais o intestino, provocando um quadro de diarreia.

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O consumo moderado de frutas ricas em fibras, como é o caso da manga, não costuma causar uma diarreia. O problema acontece quando a ingestão de fibras, não somente por meio de frutas como a manga, é feita de maneira exagerada.

Quando se consome mais do que a faixa recomendada do nutriente por dia, em um curto espaço de tempo, tanto o intestino preso como a diarreia podem ser desenvolvidos.

Isso acontece por conta da necessidade que o corpo tem de puxar água para passar a fibra para fora do corpo, o que resulta na diarreia, que também pode vir acompanhada de uma desidratação.

Consumir muita fibra na alimentação de maneira muito rápida pode provocar outros problemas como inchaço, gases e cólica. Além disso, muita fibra na dieta pode prejudicar a absorção de minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio.

Deu pra perceber que fibra de menos e fibra de mais prejudica o organismo, não é mesmo? Então, o jeito é tratar de consumir o nutriente e os alimentos que o fornecem na medida certa, com moderação.

Você imaginava que a manga prende ou solta o intestino? Tem costume de comer esta fruta com frequência? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
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