Se você tem dificuldade para escolher os alimentos para o seu jejum intermitente, vale a pena conferir algumas ideias de cardápio e conhecer algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia.
O jejum intermitente baseia-se na restrição alimentar por um certo período de tempo. Existem vários tipos de jejum intermitente e é importante escolher aquele que se adapta melhor à sua rotina e aos seus objetivos.
Geralmente, o jejum intermitente é usado como uma técnica para emagrecer. No entanto, estudos apontam que ele pode trazer benefícios para várias funções do nosso corpo, principalmente o retardamento do envelhecimento.
Mas não basta cumprir o jejum. Também é importante prestar atenção nos alimentos que você vai consumir, que devem ser preferencialmente ricos em proteínas, gorduras saudáveis e fibras.
Cardápio para jejum intermitente
Apesar da restrição alimentar, existem muitos alimentos saudáveis que você pode incluir no seu cardápio para jejum intermitente. Aliás, é fundamental você optar por alimentos nutritivos que vão garantir o funcionamento adequado do seu corpo e te manter saudável.
Uma boa ideia para quem vai começar um jejum intermitente é se alimentar durante o dia (aproximadamente das 8:00 às 18:00) e ficar em jejum durante a noite e enquanto estiver dormindo.
Confira abaixo uma sugestão de cardápio para jejum intermitente que vai potencializar os seus resultados:
8:00hs – Café da manhã: suco verde
O suco verde é uma ótima opção para o desjejum. Além de ser nutritivo, esse suco também é fácil de digerir e evita picos de insulina e açúcar no sangue.
Para preparar a sua receita de suco verde, você pode adicionar ingredientes como couve, pepino, gengibre e água. Além disso, você também pode usar limão e gelo.
Se preferir, é possível incluir algumas oleaginosas ou alguns pedaços de abacate na hora de bater o suco, pois essas são boas fontes de gorduras saudáveis.
12:00hs – Almoço: hambúrguer de carne vermelha com salada de folhas
Um hambúrguer de carne vermelha é uma boa opção de alimento para a prática do jejum intermitente. Vale lembrar que estamos falando apenas da carne aqui. Você pode preparar ele com antecedência e armazenar no congelador. Dessa maneira, basta descongelar e preparar.
Além disso, é importante incluir fibras na hora do almoço. E isso é feito consumindo saladas – de preferência as folhas verdes escuras ou então um mix de folhas.
Um almoço como esse oferece vários nutrientes, como as vitaminas do complexo B, por exemplo, e também uma boa quantidade de proteínas.
14:30hs – Lanche: bolinho de canela
Como você deve reduzir os carboidratos durante o jejum intermitente, preparar um bolinho de canela pode ser uma excelente ideia. Ele é rico em gorduras saudáveis que promovem uma sensação de saciedade que deve se estender até a última refeição do dia.
Para facilitar sua vida, confira uma receita de bolinho de canela:
Ingredientes:
- ½ xícara de creme de coco;
- 1 colher de chá de canela;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa.
Modo de preparo:
O preparo é muito simples. Basta misturar bem todos os ingredientes em um recipiente. Depois disso, despeje a mistura em uma forma untada com óleo de coco e congele no freezer por 10 minutos.
Em seguida, é só tirar do congelador e cortar em pedaços menores e modelar de acordo com a sua preferência.
Por fim, você pode colocar os bolinhos para assar a aproximadamente 180º C no forno ou na AirFryer por alguns minutos até dourar.
17:30hs – Jantar: salmão e vegetais
O salmão é uma excelente fonte de proteínas para o seu jantar. Além disso, o peixe fornece gorduras saudáveis como o ômega 3 e vitaminas do complexo B12 que trazem diversos benefícios para a saúde. Aproveite e confira os benefícios do ômega 3.
Consumir o peixe em conjunto com vegetais verde-escuros como couve, rúcula e brócolis pode ser uma excelente opção, pois eles são ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a combater os efeitos nocivos que os radicais livres provocam no organismo.
Na ausência do salmão, você pode substituir a proteína por outros peixes gordos, como o atum ou a sardinha, por exemplo.
Dicas extras para o seu cardápio
Existem algumas bebidas que você pode ingerir a qualquer hora, e que não quebram o jejum. São elas a água, é claro, e também os chás, desde que você não adicione açúcar. O uso de adoçante é permitido.
Além disso, é indispensável continuar praticando atividades físicas regularmente e dormindo bem para que o jejum intermitente realmente te ajude a emagrecer.
Viu como é fácil seguir o jejum intermitente? Mas é importante ressaltar que a sua prática deve ser feita aos poucos, porque quem não está acostumado pode se sentir mal. Então inicie pulando uma refeição, e quando se sentir mais confiante, prolongue o período de jejum, até que se sinta confortável em ficar de 18:00hs até 8hs, conforme sugerido neste cardápio.
Além disso, sempre que possível procure um nutricionista para ajustar seu cardápio, fornecer opções de refeições, e balancear a sua ingestão de nutrientes, para que seu organismo possa se adaptar melhor e obter o máximo em benefícios do jejum intermitente.
Por último, existem vários tipos de jejum intermitente e é provável que exista um que se adeque melhor ao seu estilo de vida e às suas expectativas.
Vídeo relacionado:
Não perca o vídeo abaixo, que traz os erros que você deve evitar no jejum intermitente. Aproveite para seguir nosso canal com um rápido clique no botão a seguir:
Fontes e referências adicionais
- Effects of intermittent fasting on health, aging, and disease, N Engl J Med 2019; 381:2541-2551
- Gonadal transcriptome alterations in response to dietary energy intake: sensing the reproductive environment. PLoS One. 2009;4(1):e4146..
- Caloric restriction and intermittent fasting: two potential diets for successful brain aging. Ageing Res Rev. 2006;5(3):332-353.
- Leucine, glucose, and energy metabolism after 3 days of fasting in healthy human subjects. Am J Clin Nutr. 1987 Oct;46(4):557-62.
- Harvard Health Publishing: Harvard Medical School – Intermittent fasting: surprising update
- Cleveland Clinic – Intermittent fasting: 4 different types explained
Fontes e referências adicionais
- Effects of intermittent fasting on health, aging, and disease, N Engl J Med 2019; 381:2541-2551
- Gonadal transcriptome alterations in response to dietary energy intake: sensing the reproductive environment. PLoS One. 2009;4(1):e4146..
- Caloric restriction and intermittent fasting: two potential diets for successful brain aging. Ageing Res Rev. 2006;5(3):332-353.
- Leucine, glucose, and energy metabolism after 3 days of fasting in healthy human subjects. Am J Clin Nutr. 1987 Oct;46(4):557-62.
- Harvard Health Publishing: Harvard Medical School – Intermittent fasting: surprising update
- Cleveland Clinic – Intermittent fasting: 4 different types explained
Problema. Faço uso de coagulante e tenho que fazer uso zero de Vitamina K, presente nas folhas verdes, principalmente. Como me viro?
Gostaria de uma dieta saudável ,no g jejum intermitente.