Café quebra jejum? Exames de sangue e intermitente

Especialista da área:
atualizado em 19/07/2021

Boa parte dos brasileiros não consegue ficar sem o cafezinho e sofre quando ele está em falta. É por isso que ao precisar fazer um jejum para exame de sangue ou começar a seguir o jejum intermitente para perda de peso, muitas pessoas se perguntam se o café quebra jejum.

  Continua Depois da Publicidade  

O café quebra jejum para exame de sangue?

Jejuar - Café quebra jejum?

Quando se trata da preparação para um exame de sangue, não podemos afirmar que durante este tipo de jejum pode tomar café.

Isso porque tanto o café quanto o chá, inclusive sem a adição de açúcar, são bebidas que cortam o jejum para um teste sanguíneo. Afinal, o café tem substâncias como a cafeína, que pode interferir em algumas dosagens bioquímicas.

Ou seja, ao contrário do que acontece com a ingestão da água, tomar café puro, com açúcar ou adoçante enquanto jejua para fazer exame de sangue pode provocar alterações nos resultados de certos exames laboratoriais.

Entretanto, para tirar todas as dúvidas que você tiver sobre essa questão, é fundamental conversar com o laboratório responsável pela coleta de sangue e com o seu médico.

É importante lembrar que existem diferentes tipos de exames de sangue, que podem ter diferentes regras e necessidades para o período de preparação.

E o café quebra jejum intermitente?

Quando queremos analisar se o café quebra jejum intermitente, é importante recordar que existem vários modelos desse tipo de dieta, que determinam durações diferentes para a janela de alimentação e para o jejum em si.

Portanto, para saber se o café pode entrar no método de jejum que você faz ou deseja aderir, converse com o nutricionista que te orienta.

Afinal, ficar 16 horas, 24 horas, seja qual for o seu método, sem se alimentar como ocorre no jejum intermitente, pode ser complicado e até prejudicial para pessoas que têm uma saúde mais delicada ou frágil. Aproveite para saber quem não pode fazer jejum intermitente.

No geral, a água é sempre a melhor escolha de bebida para aquele tempo que a pessoa fica em comer durante o jejum intermitente. Entretanto, o café puro, o chá verde, o chá preto e o chá de ervas também podem aparecer neste período de jejum.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, o café preto pode inclusive contribuir com o controle do apetite. Assim, consequentemente, ele ajudaria a passar com menos dificuldade pelo jejum da parte da manhã. Aproveite para conhecer tudo que quebra jejum intermitente para seguir corretamente.

Mas não é qualquer tipo de café!

Café cremoso

Por outro lado, não se deve adicionar creme, leite ou açúcar a essas bebidas. Ou seja, o café acompanhado desses ingredientes quebra o jejum intermitente.

Além disso, embora seja liberado tomar café puro enquanto estiver fazendo o jejum intermitente, tente não exagerar. Muito café pode te deixar nervoso e ansioso. Especialmente se você for sensível à cafeína. Tomar café tarde do dia também pode afetar a qualidade do sono. 

Por fim, ao tomar café de estômago vazio, a cafeína entra na corrente sanguínea mais rapidamente do que entraria se tivesse acabado de comer e estivesse com o estômago cheio.

Vídeo

Ficou curioso sobre o jejum intermitente? Então, confira o vídeo em que a nossa nutricionista fala mais sobre como fazer e o que comer nos dias de jejum!

Você tem dificuldade para ficar sem café no dia a dia? Costuma fazer o jejum intermitente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário