Chá para o Fígado – 7 Melhores, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O uso de plantas e ervas para a prevenção e o tratamento de doenças é uma prática bastante antiga. Muitos povos antigos já utilizavam determinadas plantas de forma medicinal e este conhecimento hoje é aplicado de forma ampla na indústria farmacêutica. Estas ervas podem ser utilizadas diretamente, em forma de chás ou podem ser usadas em forma de extratos e cápsulas, possuindo inúmeras aplicações na saúde.

Conheça abaixo as 7 melhores opções de chá para o fígado e saiba como ajudar a prevenir os diversos problemas de saúde, como o fígado gorduroso e o fígado inflamado.

Qual a importância do fígado para o organismo?

O fígado é um dos órgãos fundamentais do nosso corpo, sendo o maior deles. Este órgão desempenha diversas funções vitais, atuando como uma glândula exócrina, através da liberação de secreções, e também atuando como uma glândula endócrina, sendo responsável pela liberação de substâncias no sistema linfático e na corrente sanguínea.

A manutenção da saúde do fígado é essencial para que se tenha um organismo funcionando de forma correta. A principal e mais importante função do fígado está relacionada à limpeza do organismo, através da eliminação de toxinas e dos diversos contaminantes presentes no corpo, funcionando como um filtro. Quando este órgão não funciona de forma adequada, pode ocorrer um acúmulo de substâncias tóxicas que podem trazer problemas e doenças ao organismo.

Entre as muitas funções desenvolvidas pelo fígado, estão a regulação do metabolismo de diversos nutrientes, auxílio ao sistema imunológico, armazenamento da glicose e de diferentes vitaminas e minerais, atuação na degradação hormonal, estimulação da inativação de drogas e toxinas presentes no organismo, participação na síntese de proteínas do plasma sanguíneo e a emulsificação das gorduras na digestão com a secreção da bile.

Existem diversas doenças relacionadas ao fígado que podem gerar muitos sintomas como fadiga, náuseas, vômito, mal estar, hemorragia intestinal, icterícia, distensão abdominal, entre muitos outros. Quanto maior a quantidade e a intensidade destes sintomas, maior será a probabilidade de se ter uma doença hepática.

Quais os melhores tipos de chá para o fígado?

Existem muitas opções naturais de tratamento e de prevenção para as diferentes doenças hepáticas. Algumas plantas e ervas possuem a capacidade de estimular a limpeza deste órgão e podem ser usadas como alternativas através do chá para o fígado, estimulando a melhoria das funções deste órgão e promovendo a redução do acúmulo de toxinas no organismo.

Estas plantas e ervas podem ajudar no combate de doenças como o fígado gorduroso e o fígado inflamado, estimulando a redução dos sintomas causados por estas doenças.

É sempre importante lembrar que antes da utilização de um chá para gordura no fígado, deve-se buscar a avaliação de um médico para o correto diagnóstico da doença e também uma orientação em relação aos tipos de tratamentos recomendados. Não utilize nenhum produto natural sem o correto diagnóstico e sem a orientação de um profissional da área da saúde.

Conheça, a seguir, 7 melhores tipos de chá para o fígado e saiba como fazer no seu dia a dia:

1. Chá de borututu

O borututu é um produto natural extraído de uma planta africana chamada Cochelospermum angolense e que possui diversas propriedades benéficas à saúde. Esta planta vem sendo utilizada há muitos anos para o tratamento de doenças relacionadas ao fígado, da vesícula biliar e no tratamento de inúmeros distúrbios gastrointestinais.

Pode-se utilizar a casca ou as raízes desta planta, que é rica em substâncias bioativas, entre elas os bioflavonoides, as quinonas, as catequinas e os poliois, que atuam como desintoxicantes e purificantes e também contêm propriedades antioxidantes.

Esta planta é um dos mais poderosos desintoxicantes naturais para o fígado, servindo como um excelente chá para gordura no fígado e também protegendo o aparelho urinário e o sistema digestivo.

O chá de borututu é vendido em lojas especializadas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar duas colheres de sopa do borututu em um litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e coe a mistura. Beba ao longo do dia e não exceda a quantidade de um litro diário.

2. Chá de cardo de leite

O cardo de leite é uma planta nativa da Europa e que vem sendo utilizada há muitos anos como forma de tratamento para os diversos problemas hepáticos e também os problemas relacionados à vesícula biliar. O cardo de leite contém uma substância bioativa chamada de silimarina, um flavonoide encontrado nas sementes desta planta.

O chá de cardo de leite é um excelente chá para o fígado e é um dos principais aliados para resolver o problema de fígado gorduroso, ajudando a proteger este órgão e auxiliando na regeneração de células e tecidos danificados, estimulando a desintoxicação do fígado causada por toxinas, drogas e álcool, além de estimular a produção da bile, melhorando, assim, a digestão.

As sementes de cardo de leite são vendidas em lojas especializadas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa do cardo de leite em meio litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e coe a mistura. Beba ao longo do dia e não exceda essa quantidade por dia.

3. Chá de quebra-pedra

A quebra-pedra é uma famosa planta, chamada cientificamente de Phyllanthus niruri L., originária da Europa e da Ásia. Esta possui o nome de quebra-pedra porque, entre suas muitas utilizações, auxilia na redução das pedras nos rins e, normalmente, cresce nos espaços entre as pedras, sendo encontrada facilmente em quintais, calçadas, fendas, facilitando seu uso.

O chá de quebra-pedra é um excelente chá para gordura no fígado, auxiliando na eliminação natural das toxinas e estimulando a limpeza deste órgão. O chá de quebra-pedra também estimula a produção biliar e reduz a produção de pedras calcificadas no corpo. Entre os inúmeros benefícios deste chá estão as propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, combatendo o fígado inflamado, propriedades adstringentes, anticancerígenas, entre outras.

As folhas de quebra-pedra são facilmente encontradas em lojas especializadas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar 10 g de folhas secas da planta em um litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e depois coe a mistura. Beba ao longo do dia e não ultrapasse essa quantidade diária.

4. Chá de raiz de chicória

A chicória é uma planta de flores azuis e que possui inúmeros benefícios à saúde. A raiz de chicória pode ser utilizada como substituto para o café e quando utilizada em forma de chá pode auxiliar no tratamento de muitos problemas, tais como as dores de estômago, a constipação, auxilia nos problemas de perda de apetite, ajuda no controle dos batimentos cardíacos, entre outros. Além disso, o chá desta raiz é um excelente chá para o fígado, ajudando a combater diversas doenças hepáticas.

A raiz de chicória é facilmente encontrada em lojas especializadas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa de raiz seca de chicória em um litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e coe a mistura. Beba ao longo do dia e não ultrapasse essa quantidade diária.

5. Chá de camomila

A camomila é bastante conhecida por suas propriedades calmantes, ajudando no combate à ansiedade e ao estresse, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, sendo um grande auxiliar no tratamento do fígado inflamado. O chá de camomila ajuda no relaxamento muscular, melhorando também a qualidade do sono e promovendo a depuração do fígado.

A camomila é facilmente encontrada em lojas especializadas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar uma a duas colheres de sopa de camomila em um litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e coe a mistura. Beba ao longo do dia.

6. Chá de gengibre com limão

Este chá está entre os mais fáceis de preparar e também é um dos melhores tipos de chá para o fígado. O gengibre possuiu propriedades anti-inflamatórias, além de possuir efeito sedativo, relaxante e calmante. Assim como o limão, o gengibre também possui quantidades significativas de vitamina C e ambos possuem propriedades antioxidantes. Juntos, eles atuam de forma poderosa no sistema imunológico e promovem a limpeza e depuração do fígado.

O gengibre e limão são facilmente encontrados em supermercados. Para preparar o chá, basta cortar um pedaço pequeno de gengibre e um limão em fatias. Coloque tudo em um litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e coe a mistura. Beba ao longo do dia.

7. Chá de hortelã

O chá de hortelã possui diversos benefícios para a saúde, sendo um excelente digestivo e também auxiliando na eliminação dos resíduos e das toxinas acumuladas no fígado. A hortelã é facilmente encontrada em lojas especializadas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar uma a duas colheres de sopa de hortelã em um litro de água quente. Deixe descansar por uma hora e coe a mistura. Beba ao longo do dia.

Conclusão

Os problemas relacionados ao fígado são bastante comuns e podem trazer consequência mais graves quando não são adequadamente tratados. Existem diversos tipos de chá para o fígado que podem ser utilizados de forma natural e que ajudam a tratar e a combater os sintomas de várias doenças relacionadas ao órgão.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita que incluir alguma dessas opções de chá para o fígado em sua dieta pode ajudar a prevenir ou tratar alguma doença que tenha relacionada ao órgão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Chá para o Fígado – 7 Melhores, Como Fazer e Dicas”

  1. Estou tomando camomila e hortelã, estou com gordura no fígado 1 grau e estou tomando remédio q a médica passou espero ficar boa, e tbm estou fazendo caminhada 1 hora todos os dias

  2. Tive que tomar um antiflamatorio, que me deixou com uma queimação no estômago, eu acho, ou seria fígado? e queima até a garganta! Não é azia! O que seria mais indicado
    Eu tenho aqui em casa, várias ervas plantadas, tais como, figatil, boldo, hortelã, pariparoba, manjericão, cana cidreira, tansagem….
    Grata!

  3. Muito bom os chás, eu cpmprei um In Natura de Quebra Pedra da Marca Nayna e tem me ajudamo muito. Tenho mais disposição depois que começei a usar estes chas.