Chás para o Fígado – 7 melhores, como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/03/2021

A cada dia que passa, mais pessoas procuram chás para o tratamento de problemas no fígado.

  Continua Depois da Publicidade  

E isso se deve muito ao fato de que os casos de problemas de fígado vem crescendo a cada ano, e os tratamentos preventivos não crescem na mesma proporção.

Por isso, vamos conhecer os sete melhores chás para proteger o fígado, além de entender como eles funcionam.

O fígado

O fígado é um órgão importantíssimo para o nosso corpo, uma vez que ele é o responsável por desintoxicar o sangue, retirando dele substâncias como medicamentos e toxinas.

Mas, quando consumimos uma quantidade muito grande de chás ou medicamentos, o fígado pode ficar sobrecarregado e sofrer danos.

Por isso, mesmo para chás que sejam descritos com “bons para o fígado”, a recomendação é sempre consumir de forma moderada.

Quais os melhores tipos de chá para o fígado?

Existem muitas opções naturais de tratamento e de prevenção para as diferentes doenças hepáticas. Inclusive, algumas plantas e ervas possuem a capacidade de combater a inflamação e o acúmulo de gordura no órgão.

Estas plantas e ervas então podem ajudar na melhora dos exames e sintomas causados por estas doenças. Então, vamos conhecer com mais detalhes os chás feitos a partir desses vegetais.

1. Chá de cardo de leite

chá de cardo de leite

O cardo de leite é uma planta nativa da Europa e que vem sendo utilizada há muitos anos como forma de tratamento para os diversos problemas hepáticos e da vesícula biliar.

Esse efeito se deve a uma substância chamada de silimarina, um flavonoide encontrado nas sementes desta planta, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Phytotherapy research.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, esse chá pode contribuir para a prevenção de danos ao fígado, além de ter um efeito anti-inflamatório.

2. Chá de quebra-pedra

chá quebra pedra

Alguns estudos feitos com modelos animais mostraram que o extrato da quebra pedra pode ter um efeito protetor para o fígado.

Mas, os próprios pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos para comprovar este efeito.

3. Chá de gengibre

chá de gengibre com menta

O chá de gengibre, muito usado para tratar problemas de garganta e inflamações, também pode ajudar no tratamento de alguns problemas no fígado.

Esse efeito foi demonstrado por pesquisadores iranianos, em um estudo com pacientes com diagnóstico de esteatose hepática, ou acúmulo de gordura no fígado.

E o efeito foi bastante positivo, pois os participantes da pesquisa apresentaram melhora do quadro.

4. Chá de alho

chá de alho com limão

O alho é outro vegetal com propriedades hepatoprotetoras, ou seja, que protege o fígado. Mas sua ação principal é em casos de gordura no fígado, embora ele também esteja associado a um menor risco de desenvolvimento de câncer no órgão.

5. Chá verde

chá verde

O chá verde, rico em catequinas EGCg, também pode ser benéfico para o fígado, especialmente para reduzir o acúmulo de gordura no órgão.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito se deve às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes potentes do chá, que contribuem para a proteção hepática.

6. Chá de alcaçuz

chá de alcacuz

O chá de alcaçuz, assim como o seu suplemento, tem propriedades anti-inflamatória, antiviral e protetora do fígado. O efeito funciona, inclusive, para o dano causado pelo consumo exagerado de álcool.

7. Chá de cúrcuma

chá de cúrcuma

A curcumina, presente em grandes quantidades no chá de cúrcuma, traz diversos benefícios para a saúde, e é muito usada para tratar problemas do fígado.

Mas o sabor do seu chá pode não agradar a todos. Nesse caso, você pode adicionar outros ingredientes, como limão e canela, que ainda irão turbinar os efeitos antioxidantes.

Dicas e cuidados

  • Caso você desconfie que esteja com algum problema no fígado, procure imediatamente um médico, pois o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento;
  • Muitas ervas e vegetais, inclusive alguns citados neste artigo, podem causar problemas no fígado quando consumidas em excesso. Por isso, a moderação é sempre recomendada;
  • Além disso, existe a possibilidade de os chás interagirem com medicamentos. Então, sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar o uso de qualquer erva.

Gostou das dicas? Então aproveite e assista ao vídeo abaixo que ensina a fazer um chá que limpa e protege o fígado.

Fontes e referências adicionais

Você acredita que incluir alguma dessas opções de chá para o fígado em sua dieta pode ajudar a prevenir ou tratar alguma doença que tenha relacionada ao órgão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Chás para o Fígado – 7 melhores, como fazer e dicas”

  1. Estou tomando camomila e hortelã, estou com gordura no fígado 1 grau e estou tomando remédio q a médica passou espero ficar boa, e tbm estou fazendo caminhada 1 hora todos os dias

    Responder
  2. Tive que tomar um antiflamatorio, que me deixou com uma queimação no estômago, eu acho, ou seria fígado? e queima até a garganta! Não é azia! O que seria mais indicado
    Eu tenho aqui em casa, várias ervas plantadas, tais como, figatil, boldo, hortelã, pariparoba, manjericão, cana cidreira, tansagem….
    Grata!

    Responder
  3. Muito bom os chás, eu cpmprei um In Natura de Quebra Pedra da Marca Nayna e tem me ajudamo muito. Tenho mais disposição depois que começei a usar estes chas.

    Responder