Silimarina Emagrece? Para Que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 25/04/2018

Na luta contra a balança, cada dia mais e mais substâncias milagrosas aparecem na mídia e na internet com a promessa de emagrecimento. Uma dessas substâncias é a silimarina, uma substância que é um antioxidante poderoso.

Vamos desvendar se a silimarina emagrece, conferir para que serve essa substância, quais são seus efeitos colaterais e dar dicas de como tomar esse composto.

Silimarina – O que é?

Silimarina é o princípio ativo do cardo de leite, que é uma planta nativa da Europa e da Ásia bastante usada na medicina tradicional para curar diversos problemas por milhares de anos. Trata-se de uma erva próxima às famílias das margaridas e das ambrósias. Por ser uma substância anti-inflamatória e antioxidante, estudos indicam que a silimarina pode trazer diversos benefícios para o organismo.

Para que serve?

A silimarina é muitas vezes usada para o tratamento de problemas no fígado como cirrose, icterícia, hepatite e distúrbios na vesícula bliar. Há quem diga que a silimarina também pode trazer benefícios quanto aos níveis adequados de colesterol e auxiliar no controle de diabetes do tipo 2.

Controle do açúcar sanguíneo e diabetes

A silimarina tem a capacidade de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e esse é o principal tema de estudos e pesquisas na área. Uma dessas pesquisas, publicada pelo Journal of Medicinal Food em julho de 2007, mostra que o uso de silimarina em conjunto com um medicamento específico para diabetes potencializou o controle da glicose sanguínea.

Também foi observado nesse estudo que em comparação com o uso de um placebo ou de apenas a medicação para diabetes isolada a substância ajudou as pessoas a perder peso e a diminuir o índice de massa corporal (IMC) ao longo do período de observação que durou 120 dias.

De acordo com os resultados de outra pesquisa realizada pela Universidade de Semnan, na Malásia, publicada no Journal os Medical Sciences em 2009, a silimarina realmente consegue ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue. Outros estudos também têm mostrado, além da diminuição da glicose sanguínea, uma maior resistência à insulina e uma melhora nos níveis de colesterol de indivíduos com diabetes do tipo 2.

Perda de peso – Silimarina emagrece?

Em geral, as dietas que ajudam a manter níveis baixos de glicose no sangue podem resultar em perda de peso. Como a silimarina pode ser um complemento ao tratamento de diabetes, pode ser que isso resulte em perda de peso. Mas não quer dizer que a silimarina emagrece diretamente, ou seja, que ela é a responsável por isso.

Desta forma, uma melhor alimentação é um melhor aliado na perda de peso do que usar a silimarina apenas com esse propósito. O mais indicado é cortar alimentos com alto índice glicêmico, por exemplo, não apenas se você é diabético, mas também se você almeja emagrecer.

Um estudo de revisão publicado em 2007 mostrou que dietas com baixo índice glicêmico pode ajudar as pessoas a perder peso quando em comparação com dietas com baixo teor de gordura e alto índice glicêmico, por exemplo.

Mas o que é o índice glicêmico? Trata-se de uma medida de como um certo alimento é capaz de afetar os níveis de açúcar no sangue. Assim, alimentos com alto índice glicêmico causam um pico muito alto de glicose no sangue, que logo é armazenada pelo organismo na forma de gordura, levando ao ganho de peso.

Já alimentos que têm poucos carboidratos, que são menos processados, que são ricos em fibras, proteínas e boa fonte de gorduras são aqueles que tem o menor índice glicêmico e, portanto, vão evitar o acúmulo de gordura no organismo.

Saúde do fígado

Apesar de muitas pessoas usarem a silimarina como um tratamento complementar ou alternativo para doenças do fígado, não há muitas evidências científicas de que ela realmente ajuda a tratar essas condições. Algumas pesquisas iniciais indicam que o cardo do leite pode ajudar em doenças hepáticas relacionadas ao consumo de álcool como a cirrose, por exemplo. Já outros estudos não identificaram melhoras na função hepática dessas pessoas, tornando os dados conflitantes.

Por outro lado, alguns estudos também sugerem que a silimarina é capaz de beneficiar pessoas com o fígado danificado por toxinas industriais como solventes orgânicos como o tolueno e o xileno. Há também um estudo recente realizado em 2016 que mostra que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da silimarina ajudam a prevenir e tratar danos no fígado.

Tratamento e prevenção de doenças cardíacas e diminuição do colesterol

A silimarina tem um efeito que causa a redução dos níveis de colesterol. Uma pesquisa feita em 2006 mostrou que os níveis de colesterol foram reduzidos em pessoas que ingeriram silimarina durante o tratamento de diabetes.

Por diminuir os níveis do colesterol LDL, a silimarina pode ajudar a reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas. Porém, tal correlação só foi feita com pessoas que apresentam diabetes, que já têm um histórico de apresentar alterações no nível de colesterol. Para ter certeza desse efeito, estudos clínicos devem ser feitos com pessoas sem diabetes.

Além dessa hipótese, a silimarina pode ser usada em conjunto com medicamentos utilizados para diminuir o colesterol, como as estatinas. Isso ajuda a evitar a elevação nos níveis de enzimas hepáticas, que trata-se de um efeito colateral da estatina.

Asma alérgica

O poder da silimarina de inibir inflamações também é útil para ajudar pessoas com asma alérgica. Um estudo científico realizado em 2012 mostrou um efeito protetor contra a inflamação das vias aéreas. Além disso, as substâncias antioxidantes da silimarina, dentre elas o flavonóide, também ajuda a reduzir a formação de substâncias prejudiciais no fluido presente nos pulmões, diminuindo os sintomas da asma alérgica.

Pode inibir o câncer

A silimarina tem um potencial terapêutico e preventivo que ajuda a tratar tipos de câncer de epitélio. Muitas pesquisas indicam que a silimarina é capaz de ajudar na inibição do aumento e proliferação de células cancerosas e de tumores, principalmente devido a suas propriedades antioxidantes.

Como tomar

A silimarina geralmente é tomada por via oral na forma de suplementos ou como um chá. Além disso, essa substância pode ser combinada com outras ervas.

A substância pode ser encontra na forma de cápsulas prontas, pó ou um extrato líquido. A dose recomendada por especialistas é de até 420 mg por dia. Se for tomar um suplemento combinado, para ter os efeitos benéficos da silimarina, é preciso que o produto contenha pelo menos 70% de silimarina em sua composição. Se for usada na forma de chá, é recomendada a dose máxima diária de até seis xícaras.

Efeitos colaterais

Na maioria das pessoas, a silimarina causa um efeito laxante, que pode causar um desconforto além de alguns efeitos adversos como desidratação. Algumas pessoas também podem experimentar dificuldade em perder peso, já que para alguns indivíduos existe a chance de a silimarina aumentar o apetite.

Outras pessoas que usam suplementos de silimarina apresentam efeitos colaterais como:

  • Indigestão;
  • Inchaço;
  • Gases;
  • Náuseas;
  • Dor de estômago;
  • Diarréia.

Pessoas que têm diabetes, condições hormonais ou aqueles que tomam estatinas, estrogênio, medicamentos para ansiedade, medicamentos para câncer, anticoagulantes, antipsicóticos, medicamentos para convulsões ou para alergias devem avisar ao médico antes de usar silimarina pois podem ocorrer interações medicamentosas.

Mulheres com câncer de mama, câncer de útero ou de ovário não deve tomar a substância. Além disso, como a silimarina é capaz de imitar alguns efeitos do estrogênio, mulheres com condições sensíveis aos níveis hormonais como tumores fibróides ou endometriose devem evitar o uso da silimarina. Também podem ocorrer reações alérgicas, principalmente se você apresentar algum tipo de alergia a espécies de plantas como margaridas ou ambrósias.

Substâncias presentes no cardo do leite como a silimarina podem interagir com outras substâncias que devem ser evitadas, tais como:

  • Medicamentos processados pelo fígado;
  • Remédios para a diabetes;
  • Álcool;
  • Remédios para ansiedade;
  • Anti-inflamatórios;
  • Medicamento contra o câncer;
  • Antivirais;
  • Remédios para colesterol;
  • Estrogênio.

Afinal, a silimarina emagrece nesmo?

A silimarina em si não emagrece. A melhor maneira de emagrecer é seguir uma dieta equilibrada com um déficit de calorias e ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico além de frutas, vegetais, grãos, gorduras saudáveis e alimentos ricos em fibras e proteínas. Além de, é claro, seguir um plano de atividades físicas para te ajudar nesse processo e te deixar a cada dia mais saudável e disposto.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a silimarina emagrece? Conhece alguém que tenha tomado esse suplemento para este fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (75 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

35 comentários em “Silimarina Emagrece? Para Que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais”

  1. Eu NÃO sabia que é depojs do almoço e depois da janta.Eu estava tomando antes bem an9tes.

  2. Tomo chá de sementes de Cardo Mariano, que é a própria Silimarina ( o princípio ativo destes remédios caríssimos).
    Pela manhã, em 1 litro de água fervida coloco 1 colher de sopa rasa das sementes.
    Tomo 1 hora antes do almoço e 1 hora antes do jantar.
    Natural! Maravilhoso!

  3. Faz 4 meses que tomo silimarina 200 mg …estava com gordura no fígado grau 3… Fiz exames de sangue semana passada e limpou totalmente meu fígado,emagreci 10 kilos ,junto com uma dieta! Cortei massas, açúcar,e gorduras! Estou super bem! Tomo 1 cápsula após o almoço e 1 após o jantar!

  4. Oi Eva estou com uma duvida (eu comprei o silimarina 200mg mas no pote vem falando que e só silimarina) , se a pessoa quiser a alcachofra tem que pedir pra manipular junto né ???

    • Não sei se vc já compro mais na farmácia faz manipulação sem receita e é bem mais barato paguei 200 mg 30 cápsula 25 reais

  5. 8 eu tomei um silimarina por 3 meses um por dia de 200mg emagrecer 12Kg por recomendação médica porque estava com gordura no fígado agora é só manter

    • Estou tomando tambem com gordura no figado, em 1 mês perdi 6 k vou tomar por 3 meses tô adorando só assim emagreci. Também tô fazendo dieta rígida.

    • Oi
      Tu manda manipular 200 g
      Ai tu toma 2 comprimidos por dia
      Tome 1 depois da refeição e depois do almoço
      Entendeu?
      Deus te abençoe ???

  6. Oi Eva, porque você iniciou o uso de Silimarina?
    Foi por algum problema como colesterol alto ?
    Foi por recomendação médica?
    Foi por conta própria objetivando emagrecimento?
    Meu objetivo é emagrecimento, no caso pode ser adquirido sem receita médica? qual a dosagem que você utilizou para 3x no dia?
    Tenho muita vontade de iniciar o uso mas tenho estas duvidazinhas básicas kkk

    • Oi Débora
      Comecei por recomendação medica pra esteatose hepatica e colesterol alto,comecei com 200 mg
      Tomava3 por dia,ai comecei a rmagrecer rapido e tirou muito meu apetite…ai comecei a tomar 2 por dia,depois de uma semana diminuir pra1 comprimido…agora parei um tempo…depois vou voltar a tomar novamente.

      Meu esposo está tomando pra emagrecer e pra diabetes…ficamos impressionados como baixa a glicose dele…Glória a Deus ??

  7. Mandei manipular 500mg Silimarina + 500mg quitosana, será que posso tomar essa dosagem sem me prejudicar ??

    • Jair, veja que especialistas recomendam uma dose máxima de 420mg ao dia. É sempre bom começar um suplemento com pequena dosagem (uma cápsula/dia) e aumentar gradativamente até seu organismo se acostumar. O ideal seria cápsulas de 200mg. Começar com uma ao dia e depois de algumas semanas passar para duas/dia.

    • A silimarina é natural,ela tirou minha vontade de comer doces e inibiu meu apetite dmais…no começo eu tomava 3 comprimidos por dia,porque na verdade tomava pra baixar meu colesterol que estava elevado e eu estava com esteatose epatica grau3…ai baixou rapido meu colesterol e acabou com a esteatose…ai também descobrir que estava emagrecendo demais…por isso parei de tomar um tempo,pois não queria emagrecer mais…agora vou tomar só de vez enquanto pra meu colesterol não subir muito.
      Espero que a silimarina possa ajudar a todos que necessitam…pode mandar manipular,porque é caro.
      Deus abençoe a todos ???

      • Olá Eva!
        Vc tomou o Silimalon ou de outro laboratório? Porque o Silimalon é muito caro e estou procurando um laboratório confiável que fique mais barato!
        Me ajude!!!! Abraços!

        • Mande manipular o Silimarina,foi o que tomei,tomei 2 capsulas por dia nas principais refeições…manipulei na Miligrama aqui na net mesmo,pague no cartão e eles entregam com 3 dias na porta.
          Espero ter te ajudado.

  8. Tomo a Silimarina a 3 meses,emagraci 14 kilos
    Parei um pouco agora porque tira muito meu apetite
    Tomo agora só1 comprimido no almoço…
    Vou ficar tomando agora 1 comprimido dia sim dia não
    Meu esposo tambem toma e emagreceu muito.

    • Nossa ,passei em um endocrinologista hoje e ele me passou esse remédio.É claro que vim pesquisar.Então ele tira o apetite?É td o que eu preciso.Acabar com esse apetite ,parece q meu estômago é um buraco sem fundo,vivo com fome,então já vou mandar fazer .Espero que funcione em mim também.Ate pq 14 kl em tres meses está ótimo.

      • Acabei de receber a minha SILIMARINA, estou muito animada com os comentários. Quero muito emagrecer.

        • Gostaria de saber como é manipulado? Quantas mg alguém pode me ajudar? Eu já tomei dela mais comprado na farmácia achei muito caro.