A Silimarina é o princípio ativo do cardo de leite ou cardo mariano, que é uma planta nativa da Europa e da Ásia bastante usada na medicina tradicional para curar diversos problemas por milhares de anos.
Trata-se de uma erva próxima às famílias das margaridas e das ambrósias e por ser uma substância anti-inflamatória e antioxidante, estudos indicam que ela pode trazer diversos benefícios para o organismo.
Ela é muitas vezes usada para o tratamento de problemas no fígado como cirrose, icterícia, hepatite e distúrbios na vesícula bliar. Porém, há quem diga que a Silimarina também pode ajudar a regular os níveis de colesterol na corrente sanguínea, auxiliar no controle de diabetes do tipo 2 e até contribuir para o emagrecimento.
Controle do açúcar sanguíneo e diabetes
A Silimarina tem a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue e esse é o principal tema de estudos e pesquisas na área. Uma dessas pesquisas, publicada pelo Journal of Medicinal Food em julho de 2007, mostra que o uso de Silimarina em conjunto com um medicamento específico para diabetes potencializou a regulação da glicose sanguínea.
Também foi observado nesse estudo que em comparação com o uso de um placebo ou de apenas a medicação para diabetes isolada, a substância ainda ajudou as pessoas a perderem peso e a diminuir o índice de massa corporal (IMC) ao longo do período de observação que durou 120 dias.
De acordo com os resultados de outra pesquisa realizada pela Universidade de Semnan, na Malásia, publicada no Journal of Medical Sciences em 2009, restou comprovado que essa substância realmente colabora com a redução dos níveis de açúcar no sangue.
Outros estudos também vêm demonstrando que, além da diminuição da glicose na corrente sanguínea, o uso da Silimarina também promove uma melhora na resistência à insulina e nos níveis de colesterol em indivíduos portadores de diabetes do tipo 2.
A Silimarina emagrece?
Em geral, as dietas que ajudam a manter os níveis baixos de glicose no sangue podem resultar em perda de peso. Como a Silimarina pode ser um complemento ao tratamento de diabetes, pode ser que ela contribua para uma possível perda de peso. Mas não quer dizer que o uso desta substância promova diretamente o emagrecimento.
Desta forma, uma alimentação balanceada é a melhor aliada para a perda de peso. Independente se você tem ou não diabetes, o mais indicado é cortar alimentos com alto índice glicêmico e com alto teor de sódio, por exemplo.
Um estudo de revisão publicado em 2007 mostrou que dietas baseadas em alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar mais as pessoas a perderem peso quando comparadas as dietas com baixo teor de gordura
Índice glicêmico é a velocidade de absorção dos carboidratos que, quanto mais rápida, maior é a variação dos níveis de glicemia na corrente sanguínea, promovendo o acúmulo de gordura corporal e o aumento de peso.
Já alimentos que possuem poucos carboidratos, que são menos processados, que são ricos em fibras, proteínas e boa fonte de gorduras são aqueles que tem o menor índice glicêmico e, portanto, vão evitar o acúmulo de gordura no organismo.
Além disso, para emagrecer com saúde, além de uma alimentação nutritiva, é essencial a prática regular de atividade física.
Saúde do fígado
A Silimarina é responsável pela proteção do fígado e o seu papel é de regenerar as células desse órgão que estão sobrecarregadas devido ao excesso de substâncias tóxicas, como o álcool.
Além disso, essa substância protege as novas células do fígado e reduz a inflamação, já que tem poder antioxidante.
Alcoólatras e atletas, que fazem muito uso de suplementos que sobrecarregam o fígado, por exemplo, poderão encontrar no cardo mariano uma ótima planta medicinal para preservar a saúde hepática.
Intercalar a utilização de suplementos para desenvolvimento muscular, termogênico e energético com o consumo de cardo mariano é uma forma de ajudar a manter o bom funcionamento e a saúde hepática.
Tratamento e prevenção de doenças cardíacas e diminuição do colesterol
A Silimarina promove a redução dos níveis de colesterol. Uma pesquisa feita em 2006 mostrou que os níveis de colesterol foram reduzidos em pessoas que ingeriram essa substância durante o tratamento de diabetes.
Por diminuir os níveis do colesterol LDL, conhecido como o colesterol ruim, a Silimarina contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas. Porém, tal correlação só foi feita com pessoas que apresentam diabetes, que já têm um histórico de apresentar alterações no nível de colesterol. Para ter certeza desse efeito, estudos clínicos devem ser feitos com pessoas sem diabetes.
Além dessa hipótese, a Silimarina pode ser usada em conjunto com medicamentos utilizados para diminuir o colesterol, como as estatinas. Isso ajuda a evitar a elevação nos níveis de enzimas hepáticas, que trata-se de um efeito colateral da medicação.
Asma alérgica
O poder da Silimarina de inibir inflamações também é útil para ajudar pessoas com asma alérgica. Um estudo científico realizado em 2012 mostrou um efeito protetor contra a inflamação das vias aéreas.
Além disso, as substâncias antioxidantes da Silimarina, dentre elas os flavonoides, também ajudam a reduzir a formação de substâncias prejudiciais no fluido presente nos pulmões, diminuindo os sintomas da asma alérgica.
Quem deve tomar
A Silimarina geralmente é tomada por via oral na forma de suplementos ou como um chá. Além disso, essa substância pode ser combinada com outras ervas.
A substância pode ser encontrada na forma de cápsulas prontas, pó ou um extrato líquido. A dose recomendada por especialistas é de até 420 mg por dia.
Se for tomar um suplemento combinado, para ter os efeitos benéficos da Silimarina, é preciso que o produto contenha pelo menos 70% dessa substância em sua composição. Se for usada na forma de chá, é recomendada a dose máxima diária de até seis xícaras.
Efeitos colaterais
Na maioria das pessoas, a Silimarina causa um efeito laxante, que pode causar um desconforto além de alguns efeitos adversos como desidratação.
Outras pessoas que usam suplementos de silimarina apresentam efeitos colaterais como:
- Indigestão e náuseas;
- Inchaço;
- Gases;
- Dor de estômago;
- Diarréia.
Pessoas que têm diabetes, condições hormonais ou aqueles que tomam estatinas, estrogênio, medicamentos para ansiedade, medicamentos para câncer, anticoagulantes, antipsicóticos, medicamentos para convulsões ou para alergias devem avisar o médico antes de usar a Silimarina, pois podem ocorrer interações medicamentosas.
Mulheres com câncer de mama, câncer de útero ou de ovário não devem tomar a substância. Além disso, como a Silimarina é capaz de imitar alguns efeitos do estrogênio, mulheres com condições sensíveis aos níveis hormonais, como tumores fibroides ou endometriose, devem evitar o seu uso.
Também podem ocorrer reações alérgicas, principalmente se você apresentar algum tipo de alergia a espécies de plantas como margaridas ou ambrósias.
Substâncias presentes no cardo do leite, como por exemplo a Silimarina, podem interagir com outras substâncias que devem ser evitadas, tais como:
- Medicamentos processados pelo fígado;
- Remédios para a diabetes;
- Álcool;
- Remédios para ansiedade;
- Anti-inflamatórios;
- Medicamento contra o câncer;
- Antivirais;
- Remédios para colesterol;
- Estrogênio.
Fontes e referências adicionais
- Silymarin improved diet-induced liver damage and insulin resistance by decreasing inflammation in mice, Pharm Biol. 2016 Dec;54(12):2995-3000.
- Milk Thistle: Benefits and Side Effects, WebMD
- Increased food energy supply is more than sufficient to explain the US epidemic of obesity, Am J Clin Nutr. 2009 Dec; 90 (6): 1453-6
- Silibinin attenuates allergic airway inflammation in mice, Biochemical and Biophysical Research Communications, Volume 427, Issue 3, 26 October 2012, Pages 450-455
- Efficacy of Oral Supplementation with Silymarin and S-Adenosyl-L-Methionine in Patients with Non Alcoholic Fatty Liver Disease, Giangrandi et al., Altern Integr Med 2016, 5:4
- Silymarin improved diet-induced liver damage and insulin resistance by decreasing inflammation in mice, Pharmaceutical Biology, Volume 54, 2016 – Issue 12
- The efficacy of Silybum marianum (L.) Gaertn. (silymarin) in the treatment of type II diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial, Phytotherapy Research, Volume20, Issue12, December 2006, Pages 1036-1039
- Antiosteoclastic Activity of Milk Thistle Extract after Ovariectomy to Suppress Estrogen Deficiency-Induced Osteoporosis, Research Article | Open Access, Volume 2013 |Article ID 919374
- Silymarin extends lifespan and reduces proteotoxicity in C. elegans Alzheimer’s model, CNS Neurol Disord Drug Targets, 2015;14(2):295-302.
- Potent inhibitory effect of silibinin from milk thistle on skin inflammation stimuli by 12-O-tetradecanoylphorbol-13-acetate, Journal Food & Function, Issue 12,2015.
- Milk thistle, MayoClinic.
Fontes e referências adicionais
- Silymarin improved diet-induced liver damage and insulin resistance by decreasing inflammation in mice, Pharm Biol. 2016 Dec;54(12):2995-3000.
- Milk Thistle: Benefits and Side Effects, WebMD
- Increased food energy supply is more than sufficient to explain the US epidemic of obesity, Am J Clin Nutr. 2009 Dec; 90 (6): 1453-6
- Silibinin attenuates allergic airway inflammation in mice, Biochemical and Biophysical Research Communications, Volume 427, Issue 3, 26 October 2012, Pages 450-455
- Efficacy of Oral Supplementation with Silymarin and S-Adenosyl-L-Methionine in Patients with Non Alcoholic Fatty Liver Disease, Giangrandi et al., Altern Integr Med 2016, 5:4
- Silymarin improved diet-induced liver damage and insulin resistance by decreasing inflammation in mice, Pharmaceutical Biology, Volume 54, 2016 – Issue 12
- The efficacy of Silybum marianum (L.) Gaertn. (silymarin) in the treatment of type II diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial, Phytotherapy Research, Volume20, Issue12, December 2006, Pages 1036-1039
- Antiosteoclastic Activity of Milk Thistle Extract after Ovariectomy to Suppress Estrogen Deficiency-Induced Osteoporosis, Research Article | Open Access, Volume 2013 |Article ID 919374
- Silymarin extends lifespan and reduces proteotoxicity in C. elegans Alzheimer’s model, CNS Neurol Disord Drug Targets, 2015;14(2):295-302.
- Potent inhibitory effect of silibinin from milk thistle on skin inflammation stimuli by 12-O-tetradecanoylphorbol-13-acetate, Journal Food & Function, Issue 12,2015.
- Milk thistle, MayoClinic.
Sim a duas semanas tomando figmed ,(cardo Mariano) sentir redução abdominal,e perda de peso.
Obs:mesmo não tomando para esse intuito….pois uso pra o fígado.