Quando o couro cabeludo começa a coçar e flocos ou escaminhas passam a cair da cabeça, temos sinais de que a caspa apareceu. Mas, a condição não atinge somente a região do couro cabeludo.
Os flocos ou escaminhas característicos da caspa também podem aparecer na sobrancelha, causando um incômodo na aparência. Vamos conhecer melhor as causas da caspa na sobrancelha e como tratar.
Causas da caspa na sobrancelha
Geralmente, a caspa surge depois da puberdade, em regiões da pele onde há muitas glândulas produtoras de óleo. É justamente por isso que se observa a caspa na cabeça ou no rosto, mais precisamente na sobrancelha.
No entanto, a caspa na sobrancelha pode afetar qualquer pessoa de qualquer faixa etária, desde os bebês até as pessoas mais velhas.
Assim como acontece com a caspa que atinge o couro cabeludo, não se entende bem como a caspa na sobrancelha é formada. Mas, acredita-se que a condição tenha uma ligação com um aumento do óleo proveniente das glândulas sebáceas, que vivem nos folículos capilares.
Isso porque conforme a produção de óleo aumenta, também cresce o fungo Malassezia, que habita naturalmente a pele. Ele se alimenta do óleo das glândulas sebáceas e pode causar estragos na pele, como irritação e até mesmo uma reação alérgica que gera inflamação.
Assim, a dermatite seborreica é considerada a causa mais comum de caspa na sobrancelha, mas existem outras condições que já foram associadas ao problema:
- Dermatite de contato: A pele desenvolve uma erupção cutânea vermelha e escamosa após entrar em contato com um alérgeno, como um ingrediente capaz de causar irritação presente na composição de um produto de beleza. Se você estiver usando um produto para o rosto pela primeira vez ou um shampoo novo, a sua caspa na sobrancelha pode ser fruto de uma dermatite de contato.
- Eczema: Condição que causa manchas vermelhas, escamosas e com coceira na pele. É vista com maior frequência em crianças.
- Psoríase: Doença crônica, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.
- Pele ressecada: que descasca ou descama devido à falta de hidratação ou mudanças na temperatura.
Sintomas
A principal característica da caspa na sobrancelha são os flocos ou escaminhas de pele com coloração branca a amarelada que se soltam da região. No entanto, podem surgir outros sintomas como:
- Eritema (vermelhidão) leve e manchas irritadas na pele da região da sobrancelha.
- Coceira leve.
- Erupção cutânea, em alguns casos, por exemplo, quando a causa é a dermatite de contato.
- Sobrancelha com aparência escamosa.
- Aumento de sebo (óleo) na sobrancelha.
Quando a caspa na sobrancelha é provocada por fatores ambientais, como o clima frio ou algum produto para a pele, os sintomas não incluem a inflamação. Já quando a causa do problema é a dermatite de contato ou a dermatite seborreica, a inflamação é um dos sintomas.
Além disso, a dermatite seborreica pode formar uma erupção em partes do corpo onde há glândulas produtoras de óleo, como atrás do pescoço e no rosto, incluindo as sobrancelhas. Essas erupções podem sumir e reaparecer, em alguns casos, ao longo de anos.
Como tratar
O tratamento da caspa na sobrancelha depende do que está causando o problema. Portanto, o mais aconselhado é procurar a orientação de um dermatologista.
Quando a caspa na sobrancelha tem um nível leve a moderado, ela pode ser tratada com um shampoo para caspa. Esses shampoos contêm substâncias, como piritionato de zinco, que ajudam a soltar a caspa, facilitando a sua remoção.
No entanto, há diversos tipos de shampoos anticaspa com diferentes princípios ativos. Se um tipo não funcionar, é possível testar outro, com uma formulação diferente.
O shampoo de caspa é passado nas sobrancelhas como se fosse um produto para o rosto: a pessoa passa o shampoo nas mãos, esfrega na área afetada e deixa agir por alguns minutos. Então, ela deve enxaguar, tomando muito cuidado para o shampoo não cair nos olhos, pois pode causar irritação.
Já se os sintomas da caspa na sobrancelha forem mais graves, o dermatologista pode indicar um shampoo que precisa de prescrição médica, como cetoconazol ou sulfeto de selênio.
Além disso, o especialista pode recomendar o uso de um creme antifúngico ou corticosteróide.
Há ainda algumas recomendações de cuidados que podem auxiliar quem sofre com a caspa na sobrancelha:
- Evitar lavar o rosto com água quente, que piora a desidratação da região.
- Usar demaquilante bifásico ou água micelar para remover resíduos.
- Limpar o rosto com delicadeza, pois o atrito em excesso pode causar a queda dos fios da sobrancelha.
- Evitar o consumo excessivo de álcool.
- Evitar fumar.
- Controlar o estresse.
- Manter o acompanhamento com o dermatologista.
Fontes e referências adicionais
- Seborrheic dermatitis, and dandruff: a comprehensive review. J Clin Investig Dermatol. 2015;3(2). doi:10.13188/2373-1044.1000019.
- Psoríase, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
Fontes e referências adicionais
- Seborrheic dermatitis, and dandruff: a comprehensive review. J Clin Investig Dermatol. 2015;3(2). doi:10.13188/2373-1044.1000019.
- Psoríase, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.