10 benefícios do óleo de amendoim – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 24/04/2021

Você já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de amendoim? Ele é rico em gorduras boas e pode oferecer diversos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eliminar todas as gorduras da rotina alimentar pode ser prejudicial à saúde, uma vez que são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

Além das gorduras serem fonte de energia, elas são fundamentais em processos metabólicos. Portanto, a grande questão é saber quais gorduras são mais saudáveis para você adicionar na sua rotina alimentar.

Depois do azeite de oliva, que pode ser considerado um dos melhores óleos vegetais, o óleo de amendoim também vem sendo reconhecido devido a suas propriedades funcionais. Desse modo, ele pode ser uma alternativa mais saudável aos óleos de soja, canola e milho.

Assim sendo, vamos conferir quais são os principais benefícios do óleo de amendoim, para que serve e algumas dicas sobre como usar.

Informação nutricional

Uma colher de sopa do óleo de amendoim contém aproximadamente:

  • 119 calorias;
  • 14 g de gorduras totais (sendo somente 2 g de gorduras saturadas e o restante gorduras insaturadas, majoritariamente ômega 6 e ômega 9);
  • 2 mg de vitamina E.

Benefícios do óleo de amendoim

óleo de amendoim

1. É fonte de gorduras boas

O óleo de amendoim possui um alto teor de gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas), que são consideradas gorduras do bem.

Segundo a American Heart Association, os 20-30% de gordura na nossa alimentação devem ser do tipo insaturadas, como aquelas encontradas no abacate, azeite e óleo de amendoim.

2. Tem ação antioxidante

Quando pensamos em alimentos ricos em antioxidantes, o óleo de amendoim não é uma das opções que vêm logo à mente. Mas embora não seja tão popular quanto as frutas e verduras, ele é de fato um bom aliado no combate aos radicais livres.

Tal ação antioxidante se dá devido à presença do resveratrol e ao alto teor de vitamina E (uma colher fornece 11% da ingestão diária recomendada). Desse modo, o óleo de amendoim pode ser considerado um alimento que exerce proteção contra a oxidação das células, prevenindo o envelhecimento precoce.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Melhora as taxas de colesterol

O alto teor de ácidos graxos mono e poli-insaturados é o principal responsável pelos benefícios do óleo de amendoim, uma vez que está diretamente relacionado com uma redução nos níveis de LDL (colesterol ruim), quando consumido de forma regular.

Devido ao fato de que as sementes de amendoim contêm fitoesterois – substâncias gordurosas semelhantes ao colesterol – que competem com o colesterol ruim pela absorção no intestino, há uma diminuição de 10 a 15% nos níveis de colesterol total e LDL.

Além disso, diferentemente do óleo de soja, o óleo de amendoim também favorece o aumento dos níveis de colesterol bom (HDL).

4. Controla o apetite

Outro benefício do óleo de amendoim é que ele possui um efeito moderado sobre a fome. Possivelmente, isso ocorre devido ao efeito que os ácidos graxos exercem sobre liberação de hormônios relacionados ao apetite e também ao fato de retardarem o esvaziamento gástrico.

Além disso, alguns tipos de gordura trazem mais saciedade do que outras, sendo este o caso do óleo de amendoim com seus ácidos graxos insaturados.

Assim, para auxiliar no controle das calorias ingeridas ao longo do dia, o óleo de amendoim pode ser acrescentado às principais refeições, já que irá reduzir a variação da glicemia (picos de açúcar no sangue que abrem o apetite), e consequentemente pode até ajudar a perder peso.

5. Protege o coração

O resveratrol, um dos principais antioxidantes do óleo de amendoim, também é responsável por alguns de seus benefícios, uma vez que pode interagir com uma série de hormônios, entre eles a angiotensina, o que favorece a redução na pressão arterial.

Dessa forma, o óleo de amendoim possivelmente apresenta uma redução nos fatores de risco associados ao surgimento de doenças cardiovasculares, bem como uma diminuição no desenvolvimento da arterosclerose.

  Continua Depois da Publicidade  

6. É um laxante suave

Mais um dos benefícios do óleo de amendoim, que é comum a outros óleos de origem vegetal, é que ele tem uma leve ação laxante quando consumido de maneira isolada.

Assim, uma colher do óleo prensado a frio ainda em jejum, seguido de uma massagem na região abdominal “desperta” o sistema digestivo e ajuda a combater a prisão de ventre.

7. É bom para frituras

Embora as frituras não sejam recomendadas para quem está procurando adotar um estilo de vida saudável, consumir alimentos fritos casualmente não é proibido. Assim, o óleo de amendoim pode ser uma alternativa mais saudável em relação a outros óleos vegetais, inclusive o de canola.

Entretanto, é importante ressaltar que apenas o óleo de amendoim refinado deve ser aquecido em altas temperaturas, e dessa forma o óleo de amendoim extra virgem não é recomendado.

batatas fritas em fatias

8. Alivia as dores articulares e auxilia no tratamento de lesões

A massagem com óleo de amendoim pode ajudar a controlar as dores causadas por doenças reumáticas, como por exemplo a artrite, a artrose e a gota.

Além disso, o óleo de amendoim levemente aquecido também pode ser utilizado para tratar lesões esportivas. Basta massagear a região dolorida com um pouco de óleo.

Esse efeito da gordura vegetal se deve às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que atuam diretamente sobre a inflamação, dilatando as veias sanguíneas e consequentemente melhorando o fluxo de sangue.

9. Promove a saúde da pele

O alto teor de vitamina E e resveratrol fazem do óleo de amendoim um ótimo cosmético natural para a pele, uma vez que protegem contra os efeitos causados pelo excesso de radicais livres no corpo: rugas, marcas de expressão, manchas e outros sinais de envelhecimento precoce.

Desse modo, a vitamina E é um poderoso antioxidante capaz de auxiliar no rejuvenescimento da pele, mantendo um aspecto saudável mesmo com o ressecamento e a perda de colágeno causados pela idade.

Além disso, a massagem com óleo de amendoim diluído em água também oferece outros benefícios como por exemmplo, tratar a acne, facilitar a remoção de cravos, melhorar o aspecto das estrias e diminuir a vermelhidão da pele.

10. Trata os cabelos

O óleo de amendoim serve não apenas como alimento mas também como um importante item para a saúde capilar. Assim, quando aplicado diretamente sobre a cabeça, o óleo trata a descamação do couro cabeludo que caracteriza a caspa.

Também é possível massagear o óleo nos fios, a fim de hidratar, aumentar o brilho e o volume, e ainda reduzir a formação de pontas duplas.

Dicas

  • Utilize o óleo de amendoim como uma alternativa aos outros óleos vegetais, e não como um complemento à dieta.
  • É possível utilizar o óleo de amendoim em praticamente qualquer receita, como por exemplo para preparar o arroz e o feijão, grelhar carnes, temperar saladas e no preparo de pães e bolos integrais;
  • Já que não tem sabor muito acentuado, é possível utilizar o óleo de amendoim para massagens;
  • Você pode encontrar o óleo de amendoim prensado a frio em empórios e casas de produtos naturais, e o preço é de aproximadamente R$ 30,00 pelo vidro com 250 ml;
  • Uma vez que o processo de refinamento remove as proteínas do amendoim, pessoas com alergia à leguminosa não costumam apresentar intolerância ao óleo de amendoim refinado. Ainda assim, recomenda-se fazer um teste com uma pequena quantidade do produto antes de acrescentar o óleo regularmente à dieta;
  • Gestantes e lactantes não devem utilizar o óleo de amendoim sem conhecimento de seus médicos, pois as sementes podem causar alergia.

Como fazer o óleo de amendoim em casa

óleo de amendoim

Se não conseguir encontrar para comprar o óleo de amendoim extra virgem, experimente fazer em casa e aproveitar todos os seus benefícios. Veja como:

Ingredientes
  • 3 xícaras de amendoim sem casca (preferencialmente orgânicos);
  • 3 colheres (de sopa) de água morna.
Preparo
  1. Descasque os amendoins e limpe-os cuidadosamente com água morna;
  2. Em seguida, coloque-os no liquidificador com as três colheres de água levemente aquecida;
  3. Bata bem, até obter uma mistura homogênea;
  4. Coloque a mistura em uma tigela e cubra. Leve à geladeira por 24 horas a fim de deixar o óleo separar e subir;
  5. Peneire a mistura e deixe passar para outro recipiente apenas o óleo de amendoim;
  6. Após ter separado o óleo dos demais componentes do amendoim, guarde-o em um vidro com tampa;
  7. Essa receita de óleo de amendoim rende 1 xícara e deve ser mantida no refrigerador;
  8. Se preferir, utilize a parte sólida da mistura para fazer pasta de amendoim (alimento riquíssimo em proteínas).
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios do óleo de amendoim para a saúde e boa forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 4,36)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “10 benefícios do óleo de amendoim – Para que serve e dicas”

  1. Estou comendo minha pasta de amendoim comprada no mercado e curiosamente pesquisando os beneficios do a.endoim chequei nesse site…a pasta c certeza e c amendoim torrado’ pois é bem crocante…

    Responder
  2. Isso é espetacular. Cada vez mais torço para os veganos. Um conteúdo, tão claro ao entendimento, bem estruturado, bem orientado e orientador. Parabéns. Contínuo e ascendente progresso.

    Responder
  3. Bom dia. Na receita acima de como fazer oleio de amendoim diz para se limpar as cascas do amendoim, mas não especificou se devemos torrar o amendoim, sei que se torarmos o amendoim possivelmente diminuirá não sei o quanto o oleio de amendoim.

    Responder
  4. Bom dia. Amei a rica informacao a respeito do oleo de amendoim. Vou comecar a usa-lo agora mesmo.

    Sofro de dores nas juntas derivadas da artrite, por tanto vou massagear com oleo de amendoim como indicado.

    Muito Obrigada.

    Responder