Chá de casca de cebola – Para que serve e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2021

A cebola é bastante utilizada na culinária, não é mesmo? Podemos adicioná-la às saladas, temperos, molhos, e há a possibilidade inclusive de consumi-la empanada, frita e como acompanhamento de carnes e em receitas de tortas e quiches, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, costumamos jogar a sua casca fora. Pois é na casca da cebola que se encontra a maior parte dos minerais e compostos benéficos desse vegetal e é através dessa casca que preparamos uma bebida deliciosa: o chá de casca de cebola.

Para que serve – Benefícios do chá de casca de cebola

Chá de cebola

Pressão arterial

A casca da cebola é rica em compostos fenólicos como quercetina, uma substância conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais.

De acordo com informações do Science Daily, em parceria com cientistas da Universidade de Cranfield, do Reino Unido, a ingestão de quercetina pode reduzir significativamente a pressão arterial alta em pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares.

A quercetina pode ajudar ainda na prevenção da obstrução das artérias.

Doença coronariana

Conforme informou o Science Daily, os compostos fenólicos também contribuem com a prevenção da doença coronariana.

Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), a doença coronariana surge em decorrência da formação de placas de aterosclerose, que são constituídas de lipídios e tecido fibroso, que crescem e são acumuladas na parede dos vasos, dificultando ou até impedindo a passagem do sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Inflamação 

O poder anti-inflamatório do chá de cebola ajuda no tratamento de diversas doenças, inclusive as relacionadas à saúde do estômago, agindo na regulação do pH desse órgão, além de possuir ação diurética, prevenindo o inchaço e a retenção hídrica, ajudando no controle do apetite.

Quando o vírus da gripe infecta o nosso corpo, eles causam inflamação nas membranas que revestem o nariz e a garganta, dificultando a respiração. Contudo, as propriedades anti-inflamatórias da quercetina presentes na casca da cebola podem ajudar a aliviar a inflamação na região, combatendo esses sintomas.  

Gripe ou resfriado

Capacidade antioxidante

O Science Daily explicou também que os compostos fenólicos encontrados em grandes quantidades no chá de casca de cebola e nas camadas externas do seu bulbo fazem com que eles tenham uma alta capacidade antioxidante, podendo retardar o envelhecimento celular.  

Menstruação

Em uma publicação de 2016, uma pesquisadora contou que quando era adolescente sofria com cólicas menstruais severas até que um dia uma mulher de Porto Rico sugeriu que ela desse chance a um remédio caseiro para lidar com o problema: o chá de casca da cebola.

Eu não sabia dizer se o Midol (medicamento) tinha surtido efeito, se as cólicas do meu corpo finalmente tinham diminuído naturalmente ou se a minha mente queria acreditar que o chá funcionava, mas uns 30 minutos depois (de tomar o chá) eu comecei a me sentir melhor. A partir de então, eu posso te dizer que nós nunca mais jogamos as cascas fora”, completou Yami

Ela disse ainda que, de acordo com um artigo do site Top Natural Remedies, a casca de cebola pode auxiliar em relação a cãibras musculares e à regulação do ciclo menstrual.

Clareamento do cabelo

O chá de casca de cebola também pode ser utilizado como uma receita caseira para clarear naturalmente o cabelo. Entretanto, a técnica parece ser mais eficiente em cabelos loiros e castanhos claros do que nos fios mais escuros e deve ser feita somente uma vez por semana.

  Continua Depois da Publicidade  

A receita de chá de casca de cebola para clarear o cabelo funciona assim: deve-se ferver água na panela e adicionar uma xícara de casca de cebola depois que a água já estiver fervente (e o fogo tiver sido desligado).

Então, o próximo passo é esperar esfriar e aplicar o conteúdo diretamente nos cabelos, deixando agir durante 30 minutos. Após é só lavar com o shampoo de costume.

Para testar a reação do cabelo ao método, recomenda-se fazer o procedimento apenas em uma pequena mecha do cabelo antes de passar em todos os fios. Se a pessoa sair no sol enquanto o produto natural estiver agindo, deve-se proteger a pele com o uso do protetor solar.

Outra recomendação importante é hidratar bem o cabelo para evitar que ele fique ressecado ou danificado.

clareamento de cabelo

Cuidados com o chá de casca de cebola

Pessoas que possuem um estômago mais delicado devem consumir o chá de casca de cebola e demais remédios caseiros à base desse vegetal em doses moderadas porque eles podem provocar acidez estomacal e gases.

Antes de dar início a qualquer tipo de tratamento fitoterápico, o que inclui o uso do chá de casca de cebola, é necessário consultar um profissional da área médica para atestar se é indicado ou não para o seu caso.

  Continua Depois da Publicidade  

Nada de substituir um tratamento pelo consumo da bebida, pois isso pode prejudicar a sua saúde.

Esse cuidado é importante para todos, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação e indivíduos que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.

Vídeos

Você já experimentou alguma vez o chá de casca de cebola? O que achou dos benefícios listados relacionados à bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

33 comentários em “Chá de casca de cebola – Para que serve e benefícios”