Chá de Casca de Cebola – Para Que Serve e Benefícios

A cebola serve para bastantes preparos na cozinha, não é mesmo? Dá para colocar no meio da salada, em temperos, molhos, empanar e fritar, utilizar como acompanhamento de carnes e em receitas de tortas, por exemplo.

Quando você usa o alimento na cozinha, o que faz com a sua casca? Descarta e manda para a lata do lixo? Pois saiba que até essa parte do vegetal tem a sua utilidade: o preparo de uma bebida, o chá de casca de cebola.

Para que serve – Benefícios do chá de casca de cebola

– Pressão arterial

A casca de cebola é composta por um pigmento conhecido pelo nome de quercetina, que pode auxiliar a diminuir a pressão arterial e a prevenir a obstrução das artérias.

De acordo com informações do Science Daily, uma estudo feito pelo grupo de pesquisa da pesquisadora Vanesa Benitez, do Departamento de Química Agrícola da Universidade Autônoma de Madri, da Espanha, em parceria com cientistas da Universidade de Cranfield, do Reino Unido, identificou que a casca castanha da cebola é rica em compostos fenólicos como a quercetina.

– Doença coronariana

Conforme informou o Science Daily, os compostos fenólicos também contribuem com a prevenção da doença coronariana.

A doença coronariana surge em decorrência da formação de placas de aterosclerose, que são constituídas de tecido fibroso e colesterol, crescem e são acumuladas na parede dos vasos, dificultando ou até impedindo a passagem do sangue, informou a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).

– Inflamação 

A quercetina também é conhecida por apresentar efeitos anti-inflamatórios.

– Capacidade antioxidante

O Science Daily explicou também que os compostos fenólicos encontrados em grandes quantidades no chá de casca de cebola e nas camadas externas do seu bulbo fazem com que eles tenham uma alta capacidade antioxidante.

– Menstruação

Em uma publicação de 2016, uma pesquisadora contou que quando era adolescente sofria com cólicas menstruais severas até que um dia uma mulher de Porto Rico sugeriu que ela dessa chance a um remédio caseiro para lidar com o problema: o chá de casca de cebola.

“Eu não sabia dizer se o Midol (medicamento) tinha surtido efeito, se as cólicas do meu corpo finalmente tinham diminuído naturalmente ou se a minha mente queria acreditar que o chá funcionava, mas uns 30 minutos depois (de tomar o chá) eu comecei a me sentir melhor. A partir de então, eu posso te dizer que nós nunca mais jogamos as cascas fora”, completou Yami.

Ela disse ainda que, de acordo com um artigo do site Top Natural Remedies, a casca de cebola pode auxiliar em relação às cãibras musculares e à regulação do ciclo menstrual.

Entretanto, antes de utilizar o chá de casca de cebola para a menstruação, converse com o seu médico para ter certeza de que a bebida realmente pode te ajudar e que não te fará mal.

Não é só porque o chá funcionou com a pesquisadora que ele necessariamente dará certo para você. Lembre-se que cada mulher tem um organismo diferente, com o seu próprio fluxo menstrual.

– Clareamento do cabelo

O chá de casca de cebola também pode ser utilizado como uma receita caseira para clarear naturalmente o cabelo. Entretanto, a técnica parece ser mais eficiente em cabelos loiros e castanhos claros do que nos fios mais escuros e deve ser feita somente uma vez por semana.

A receita de chá de casca de cebola para clarear o cabelo funciona assim: deve-se ferver água na panela e adicionar uma xícara de casca de cebola depois que a água já estiver fervente (e o fogo tiver sido desligado).

Então, o próximo passo é esperar esfriar e aplicar o conteúdo diretamente nos cabelos, deixando agir durante 30 minutos. Após é só lavar os fios com os produtos aos quais está acostumado, indicou o site.

Para testar a reação do cabelo ao método, recomenda-se fazer o procedimento apenas em uma pequena mecha do cabelo antes de passar em todos os fios. Se a pessoa sair no sol enquanto o produto natural estiver agindo, deve proteger-se passando o protetor solar.

Outra recomendação importante é hidratar bem o cabelo para evitar que ele fique ressecado ou danificado.

Cuidados com o chá de casca de cebola

Pessoas que possuem um estômago mais delicado devem consumir o chá de casca de cebola e demais remédios caseiros à base de cebola em doses moderadas porque eles podem provocar acidez estomacal e gases.

Antes de dar início a qualquer tipo de tratamento fitoterápico, o que inclui o uso do chá de casca de cebola, é necessário consultar um especialista (como o médico). O profissional é quem pode determinar se a bebida realmente pode realmente trazer benefícios e que não é contraindicada para você.

Nada de substituir um tratamento pelo consumo da bebida, pois isso pode prejudicar gravemente a sua saúde.

Esse cuidado é importante para todos, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação e indivíduos que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já experimentou alguma vez o chá de casca de cebola? O que achou dos benefícios listados relacionados à bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...

9 comentários em “Chá de Casca de Cebola – Para Que Serve e Benefícios”

  1. Olá,
    Eu estou no período do climaterio, com fluxo intenso e muita enxaqueca, tomava 40 gotas de dipirona de duas a 3 vezes por dia, desde junho deste ano, ficava sonolenta com pressão baixa, sem ânimo pra nada, há uma semana uma senhora me indicou o chá de casca da cebola, e acreditem o fluxo diminuiu e as dores de cabeça não tenho sentido há uma semana, desde que comecei a tomar o chá 3 vezes ao dia.

  2. Eu tomei o chá de casca de cebola para diminuir o fluxo menstrual e funciona tá ele simplesmente faz parar a menstruação só que como cada organismo reage de uma forma eu senti muita dor de cabeça após não sei se é relacionado

  3. Bom dia!
    Comecei a fazer o uso do chá da casca da cebola para amenizar as dores nas articulações,( doença autoimune artrite reumatoide).
    Tem dois dias.
    Eu coloquei uma colher da polpa do maracujá para melhorar o sabor.
    Aos poucos estou me acostumando aos alimentos saudáveis. Pois gosto de todos!

  4. Bom dia, eu passei a usar o chá da casca da cebola com a finalidade de aliviar as dores estomacais, pois sofro muito com gastrite e o alívio é de imediato.
    Com o passar de um mês, uma amiga me disse que eu estava mais magra. Na época eu pesava 106 quilos, ai resolvi me pesar e percebi que eu estava com 100 quilos. Continuei tomando o chá 2x ao dia e hoje após 3 meses eu estou com 98 quilos.estou muito feliz, a sensação de bem estar é ótima.

  5. Boa tarde,
    Temos usado aqui em casa, o chá da casca da cebola, para diarreia, infecção intestinal e relaxante estomacal, com muito sucesso.
    Desconhecia este poder de desobstrução das artérias.
    Como poderemos usar para este fim?

  6. Eu usei o cha no cabelo da minha filha, a queda parou na mesma semana e novos fios nasceram. Fiquei pasma, alem de parar a queda fez crescer mais cabelo, nao parou ai nao, ele ficom cachos bem soltos. Muito bom para cabelo!

  7. Eu tomo o chá da casca da sebola é deste quê comecei toma mim ajudou bastante é realmente recomenda ou

Deixe um comentário