Chá de Cáscara Sagrada Faz Mal? Emagrece? Para Que Serve?

atualizado em

Muitos acreditam que o chá de cáscara sagrada faz mal devido ao fato que produtos naturais como a planta podem ter contraindicações, provocar efeitos colaterais e interagir com medicamentos, suplementos e outras plantas.

A cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) é uma planta originária da América do Norte que tem a sua casca seca utilizada na preparação de chás.

Para quem tem o costume de tomar chás à base de ervas no seu dia a dia, também vale a pena descobrir se o chá de sene faz mal.

E então, será que o chá de cáscara sagrada faz mal?

Sim, a cáscara sagrada pode fazer mal, portanto, consequentemente, o chá à base da planta também traz os seus perigos.

A cáscara sagrada é contraindicada para mulheres grávidas, pois pode provocar o aborto, e também não pode ser utilizada por pessoas que sofrem com apendicite, desidratação, obstrução intestinal, náuseas, sangramento retal, vômitos e dor abdominal.

  Continua Depois da Publicidade  

A planta pode ser perigosa durante a amamentação, uma vez que a cáscara sagrada pode passar para o leite materno e provocar diarreia no neném. A planta também não pode ser administrada em crianças e em pessoas que sofrem com a colite ulcerativa ou com úlceras estomacais.

A planta também está contraindicada para os pacientes que possuem refluxo, inflamação intestinal aguda (doença de Crohn) e dor abdominal de origem desconhecida.

Quem tem histórico de pólipos também não deve fazer uso da cáscara sagrada, segundo documento da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) da Atenção Primária em Saúde (APS) do Ministério da Saúde.

Os efeitos colaterais da cáscara sagrada

Entretanto, esses não são os únicos casos em que o chá de cáscara sagrada faz mal, uma vez que a planta pode provocar uma série de efeitos colaterais, especialmente quando o seu uso é contínuo e/ou prolongado. A lista de reações adversas que podem ser provocadas pela planta inclui:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Cansaço;
  • Desconforto estomacal;
  • Cólica e/ou dor abdominal;
  • Diminuição dos níveis de potássio no sangue;
  • Diarreia;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Náuseas;
  • Perda da regularidade para liberar as fezes;
  • Suor excessivo;
  • Tontura;
  • Irritação da mucosa digestiva;
  • Perda de eletrólitos;
  • Dependência;
  • Vômito;
  • Problemas no coração;
  • Fraqueza muscular.

O documento da BVS – APS do Ministério da Saúde adverte que a utilização da cáscara sagrada não deve ultrapassar uma semana.

Caso experimente qualquer um dos efeitos colaterais mencionados acima ou ainda algum tipo de outra reação adversa ao fazer uso da planta, procure rapidamente o auxílio médico e informe-o que usou a erva, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do sintoma em questão e receber o tratamento apropriado.

O chá de cáscara sagrada emagrece?

A cáscara sagrada pode auxiliar o emagrecimento por conta de suas propriedades que podem ajudar na diminuição da absorção de gorduras.

Por outro lado, uma revista apontou que não é verdade que a planta tem a capacidade de acelerar o metabolismo ou de quebrar as células de gorduras do corpo. Com isso, torna-se útil conhecer o que realmente pode ajudar a perder gordura abdominal.

  Continua Depois da Publicidade  

Juntando isso, com o fato da cáscara sagrada ser um tanto quanto perigosa e exigir uma série de cuidados em sua utilização, não vale muito a pena usá-la para tentar emagrecer, não é mesmo?

Portanto, se o seu objetivo é perder peso, o ideal é que siga uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada. Para quem tem dificuldades em seguir esse tipo de dieta, vale muito a pena contar com o acompanhamento de um nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever um programa alimentar que te ajude a conquistar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece a energia e os nutrientes que o organismo necessita para funcionar direitinho.

Quando se trata do emagrecimento, praticar atividades físicas com frequência também pode ajudar, uma vez que os exercícios maximizam a queima de calorias por parte do corpo. Entretanto, o ideal é que os treinamentos ocorram sob o acompanhamento e orientação de um educador físico, para que sejam eficientes e seguros.

Para que serve a cáscara sagrada?

De acordo com informações, a planta possui efeitos laxativos que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre em algumas pessoas.

As bactérias intestinais metabolizam o extrato da cáscara sagrada, produzindo uma substância que estimulam a movimentação do intestino, facilitando a evacuação.

  Continua Depois da Publicidade  

No mesmo sentido, a professora do curso de nutrição da Universidade Estácio, Manoela Pessanha da Penha esclareceu que as antraquinonas presentes na composição da planta causam uma irritação intestinal, que resulta na elevação dos movimentos peristálticos, gerando a evacuação do bolo fecal.

Esse efeito laxante da cáscara sagrada pode dar a impressão que a planta emagrece, já que quando

uma pessoa está com prisão de ventre, ela fica mais inchada e ao liberar as fezes que antes estavam “presas”, perde esse inchaço. No entanto, o que foi eliminado não foi peso na forma de gorduras, mas sim na forma de água.

É importante registrar aqui que mesmo o uso da cáscara sagrada como um laxante precisa ser repensado. Como se não bastasse todos os perigos associados à erva, sabe-se que o uso inadequado de laxante faz mal.

O abuso de laxantes como a cáscara sagrada está aparentemente associado ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer colorretal.

Assim, se você sofre com a prisão de ventre, o melhor mesmo é que procure o médico para saber a melhor maneira de lidar com a sua condição. No lugar dos laxantes, algumas mudanças na dieta podem até ser úteis para o seu caso em particular.

E caso a sua prisão de ventre seja sintoma de uma condição de saúde mais grave, a ida ao médico permitirá que ela seja diagnosticada e que o tratamento correto seja iniciado.

Outras indicações

O uso da cáscara sagrada na preparação intestinal antes de uma colonoscopia é apontada como possivelmente ineficiente, uma vez que a maioria das pesquisas mostram que usar a planta ao lado do sulfato de magnésio ou do leite de magnésia não melhora a limpeza intestinal em pessoas que estão sendo submetidas a uma colonoscopia.

As evidências a respeito do uso da cáscara sagrada para cálculos biliares, câncer e doença no fígado são consideradas insuficientes.

Ao juntarmos a falta de evidências que asseguram a eficácia da planta para essas finalidades aos riscos ligados ao seu uso, a cáscara sagrada se torna uma alternativa descartável para lidar com essas situações, não é mesmo?

Portanto, se você está prestes a fazer uma colonoscopia ou sofre com cálculos biliares, câncer ou doença no fígado, obedeça todas as instruções que foram passadas pela equipe médica.

Jamais substitua um tratamento já indicado pelo médico apenas pelo uso da cáscara sagrada porque isso pode ser bastante perigoso para a sua saúde. Antes de usar a planta para qualquer finalidade que seja consulte o médico e verifique se a cáscara sagrada não pode ser ainda mais perigosa quando administrada ao mesmo tempo em que um medicamento, suplemento ou outra planta que você já use.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia se o chá de cáscara sagrada faz mal? Conhece alguém que consome já? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário