Chás

15 Melhores Tipos de Chá Laxante

Para algumas pessoas que sofrem de constipação crônica, comer alimentos saudáveis e tomar água não é suficiente para ter movimentos normais do intestino. Nestes casos, o uso de chás laxantes pode ser a melhor escolha antes de recorrer a medicamentos.

Estudos mostram que existem várias ervas que possuem propriedade laxante e podem efetivamente aliviar a constipação quando infundidas em água fervente.

Os chás laxantes podem ser usados logo nos primeiros sinais de intestino preso e constituem uma classe de remédio tradicional, eficaz e fácil de ser preparado.

Reunimos neste artigo os melhores tipos de chá laxante considerados como uma opção alternativa em casos de constipação.

Como o chá laxante atua no organismo

Os chás laxantes têm a função de diluir as fezes para ajudá-las a passar com mais facilidade através do cólon. Eles devem ser tomados com bastante água para terem o seu efeito potencializado.

Estudos mostram que tomar chá laxante também pode trazer diversos benefícios para a saúde, desde a prevenção contra a cárie dental até o controle de doenças cardiovasculares. Ele também dá mais energia e pode ajudar na perda de peso. Alguns desses chás aceleram a digestão, reduzem os níveis de colesterol ruim e podem ajudar a encolher as células de gordura.

15 Melhores Tipos de Chá Laxante

Os chás laxantes precisam ser tomados com certo cuidado, porque algumas ervas podem agir mais agressivamente dependendo do organismo de cada pessoa. Alguns chás como o de Senna e o de Cáscara Sagrada são considerados purgativos, o que quer dizer que contêm compostos conhecidos como antraquinonas, que irritam o intestino para forçar o movimento das fezes. Pessoas com úlceras e mulheres grávidas devem evitar estes laxantes fortes.

1. Chá de Linhaça

O chá de linhaça é um chá laxante suave, sem efeitos colaterais. A infusão pode ser feita esmagando as sementes e dissolvendo-as em água. A mistura deve ser tomada imediatamente. Tome uma colher de sopa, três vezes por dia seguido de duas xícaras de água.

2. Chá de Psyllium

De acordo com o centro de medicina da Universidade de Maryland, as sementes de Psyllium atuam como laxante e contra a prisão de vente. O indicado é tomar três colheres de sopa do chá seguidas de duas xícaras de água, assim haverá líquido necessário para manter as fezes bem lubrificadas e evitar obstruções.

3. Chá de raiz de dente de leão

Jethro Kloss, especialista em medicina natural, indica preparar este chá laxante colocando um punhado da erva (cerca de 30 gramas) em 1 litro de água fervente e deixando descansar por 15 minutos, quando o chá deve ser coado. Ele pode ser tomado aos poucos, ao longo do dia, conforme necessário para aliviar a constipação.

4. Chá de chickweed

Esta planta silvestre possui pequenas flores que lembram estrelas brancas e tanto as flores quanto as folhas da planta são utilizadas na preparação de um chá laxante suave, útil para suavizar as fezes e aliviar os sintomas de hemorroidas, colite e úlceras.

5. Chá de Sene

Sene é uma erva comumente usada no preparo de chás laxantes purgativos. Sua ação é muito eficaz e é necessário apenas um pouco para obtê-la. O sabor desta erva não é muito apreciado, por isso é comum usá-la misturada com outras de sabor mais agradável.

Outra alternativa é adoçar o chá com mel para torná-lo mais palatável.

O chá de sene não deve ser tomado por mais de 10 dias. Ele tem a mesma ação de laxantes fortes comerciais, como o Dulcolax e, quando tomado em excesso, pode irritar a parede intestinal.

6. Chá de Cáscara Sagrada

A cáscara sagrada é um dos mais conhecidos laxantes purgativos. Ela tonifica o cólon e serve para limpar o intestino. O chá é muito amargo, mas altamente eficaz. Especialistas indicam limitar o uso deste laxante a, no máximo, duas semanas.

7. Chá de Hortelã ou Menta

Este chá laxante é saboroso e muito aromático. Ele pode ajudar a melhorar a função digestiva, evitar casos de constipação e promover movimentos intestinais saudáveis. A hortelã também é um inibidor de apetite natural e pode promover a perda de peso.

8. Chá verde

O chá verde, considerado um remédio para perda rápida de peso, também é considerado por alguns como um remédio natural para a constipação. Usuários do chá testemunham o seu efeito laxante suave que ajuda a melhorar gradativamente os movimentos intestinais.

9. Chá preto

O chá preto tradicional pode ser uma maneira doce e deliciosa para obter alívio da constipação. Ele é feito a partir da planta Camellia sinensis, cujas folhas são deixadas para oxidar depois de escolhidos, tornando-o diferente de outros tipos de chá.

Ele tem efeito laxante e aumenta a taxa de metabolismo do corpo, por isso alguns especialistas o consideram um aliado no processo de perda de peso.

10. Chá de Erva-doce

Este chá laxante auxilia no alívio do desconforto abdominal causado por excesso de gases, bem como, possivelmente, proporciona alívio da constipação.

11. Chá de Funcho

Além do seu efeito laxante, o funcho contém muitos benefícios para a saúde por ser rico em potássio, magnésio, cálcio, vitamina B e C. Ele atua como um supressor do apetite e impulsiona o metabolismo o que ajuda muito na redução das calorias extras do corpo.

12. Chá de Raiz de Bardana

Este chá é usado há séculos como cura para várias condições de saúde. Sabe-se que o chá de bardana pode aliviar a constipação, a indigestão e ajudar no tratamento de inflamações no intestino.

13. Chá de Raiz de Alcaçuz

O chá de raiz de alcaçuz tem sabor único e é uma ótima bebida para o alívio da constipação. Ele também possui propriedades laxantes, anti-inflamatórias e protetoras do estômago.

14. Chá de Cravo

O chá de cravo pode ser o remédio adequado para a constipação e é conhecido por seu efeito calmante, também sobre o sistema digestivo. Especialistas recomendam utilizá-lo em pequenas doses porque o seu efeito é tão poderoso quanto seu aroma pungente.

15. Chá de Manjericão

Além de ser um chá eficaz para a constipação e o equilíbrio digestivo geral, o manjericão também é considerado como protetor da visão e do sistema imunológico.

Chás laxantes são bons para perder peso?

Chás feitos com ingredientes laxantes ajudam no funcionamento e limpeza dos intestinos, no entanto, sua ação nem sempre pode ser considerada a forma mais útil para perder peso.

É preciso ponderar que a digestão começa na boca e desde o seu início o organismo começa a absorver parcialmente os nutrientes dos alimentos. Embora a fase intestinal da digestão seja muito significativa, acelerá-la seria praticamente inútil como uma técnica de perda de peso, uma vez que o processo de digestão já está ocorrendo.

Os chás laxantes também não são indicados para serem usados por longo prazo, porque sua ação continuada pode levar à desidratação e a diarreia contínua pode impedir o organismo de absorver nutrientes essenciais, o que pode fazer com que a pessoa sinta mais fome.

Do ponto de vista da medicina chinesa, chás com efeitos laxativos enfraquecem a função do baço, o que leva a problemas para extrair os nutrientes dos alimentos e pode causar fadiga, dor de estômago, distúrbios emocionais, tonturas e falta de memória.

O uso de chás laxantes leva à desintoxicação do organismo?

Holly Herrington, especialista em nutrição do Northwestern Medical Group, não concorda com o uso de chás laxantes para outra coisa que não a constipação. “Quando você usa laxante, o propósito é fazer uma limpeza, portanto ao tomar um chá laxante tudo o que você está fazendo é limpar o seu cólon. Você não vai perder peso ou desintoxicar seu corpo”, explica ele. O especialista acrescenta que embora possa não haver consequências negativas imediatas, se os chás laxantes forem usados repetidamente podem causar um tipo de dependência, porque deixam os músculos do intestino inativos.

Há contraindicação no uso de chá laxante?

Efeitos secundários possíveis só são reconhecidos em caso do uso contínuo e prolongado de chás laxantes. Eles incluem desidratação e falta de absorção de nutrientes, o que pode conduzir a sérios desequilíbrios nutricionais e danos graves no trato gastrointestinal, cérebro e cólon, além de potencialmente causar inflamação nos rins e problemas cardíacos.

A consultora nutricional do website Living Healthy admite que não é fã do uso de laxantes em geral, mas diz que não há mal se alguém usá-los como parte de uma limpeza, uma ou duas vezes por semana, “Mas se seus intestinos estão funcionando corretamente, você não deve precisar de um laxante”, diz ela. Além disso, Finn aconselha tomar probióticos, bastante água e fibras para restaurar o equilíbrio da flora intestinal após eventual diarreia.

Caso a constipação persista, a questão deve ser abordada com a ajuda de um médico ou nutricionista, pois as causas podem incluir desequilíbrios nutricionais ou distúrbios gastrointestinais.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais: 

Você já utilizou algum chá laxante destes listados acima para soltar o intestino? Dá resultado mesmo? E qual deles é o seu preferido? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (91 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Bruna Esthefany da Silva

    Eu uso o chá sene ele me ajudar muito

  2. Sempre ouvi dizer que o chá preto era pra segurar o intestino, aliás, quando estamos com diarreia a orientação dos médicos sempre é coca-cola, suco de caju, chá preto e biscoito água e sal.

  3. Eu tomo sempre o chá de erva doce, me ajuda com os gases

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*