Chá para diverticulite – 5 melhores, como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 12/05/2022

Será que existe algum chá para tratar a diverticulite? Essa é uma dúvida comum nos consultórios de gastroenterologia, uma vez que todos estamos acostumados a usar chás para aliviar os mais variados sintomas gástricos. 

Entretanto, apesar de ser uma doença comum, muitas pessoas não têm conhecimento sobre os seus sintomas e possíveis tratamentos, sejam eles naturais ou “de farmácia”.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer os 5 melhores chás que podem ser utilizados para tratar a diverticulite, além de entender melhor o que é essa doença que atinge tantas pessoas no mundo.

Veja também: 13 sintomas da diverticulite – o que é, causas e sinais

O que é diverticulite?

Diarreia
Quem sofre da doença pode ter diarreia

A diverticulite é uma doença inflamatória que normalmente afeta o intestino grosso, e que pode causar tanto diarreia quanto constipação.

Essa inflamação, que pode ou não vir acompanhada de uma infecção, atinge os divertículos, que são pequenas vesículas localizadas nas paredes do intestino.

Além disso, o problema pode causar náuseas, vômitos e dores abdominais intensas, o que faz com que as pessoas que sofrem de diverticulite frequentemente procurem atendimento hospitalar.

  Continua Depois da Publicidade  

Melhores chás para diverticulite e tratamento

A diverticulite leve pode ser tratada com repouso, mudanças na dieta, uso de anti-inflamatórios e antibióticos, enquanto a diverticulite recorrente ou severa pode exigir a realização de cirurgias.

Entre as mudanças alimentares, a principal é a adoção de uma dieta balanceada e rica em fibras alimentares, uma vez que o consumo de fibras ajuda a manter o bom funcionamento intestinal, além de regular a flora bacteriana local.

Entretanto, a medicina tradicional pode também ajudar no tratamento desse distúrbio, desde que seja feito com a orientação de um profissional habilitado.

Por isso, a seguir vamos conhecer os principais chás usados para tratar a diverticulite:

Veja também: Dieta para diverticulite – alimentos e dicas

Chá para diverticulite
Alguns chás prometem ajudar contra a diverticulite

1. Chá de unha-de-gato

De acordo com o mestre em medicina tradicional chinesa, Solomon Branch, o chá de unha-de-gato pode auxiliar em relação à diminuição da inflamação, que é uma das principais características da diverticulite.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, muitas pessoas afirmam que a planta poderia ser usada para tratar a diverticulite. Entretanto, é bom ressaltar que as evidências a respeito do uso e efetividade da planta para a diverticulite ainda são consideradas insuficientes. 

Além disso, precisamos destacar que a ingestão de altas doses de unha-de-gato pode causar efeitos adversos, como diarreia, náusea, prisão de ventre e tontura.

Ingredientes:

  • 20 g de cascas e raízes de unha-de-gato
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  • Aqueça a água e, quando iniciar a fervura, acrescente as cascas e raízes
  • Depois, deixe os ingredientes durante 15 minutos
  • Então, retire o chá do fogo, tampe e deixe descansar ao longo de 10 minutos
  • Por fim, coe e sirva-se.

2. Chá de camomila com valeriana 

A camomila é outra planta que pode contribuir em relação à redução da inflamação, além de ajudar no manejo do estresse, que pode ser um desencadeador das crises de diverticulite.

Assim, a associação da camomila com a valeriana, outra planta conhecida por seus efeitos calmantes, pode ser um bom tratamento auxiliar para a diverticulite.

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas e flores secas de camomila
  • 1 colher de sopa de folhas secas de valeriana
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

  • Coloque a água em uma panela e levar para ferver
  • Depois, desligue o fogo, adicione a camomila, tampe a panela e deixe abafar por 15 minutos
  • Então, coe e sirva-se.

3. Chá de linhaça

Outra recomendação, dada pelo Centro Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas dos Estados Unidos, é a de manter o bom funcionamento dos intestinos, uma vez que isso ajudaria a prevenir a diverticulite.

“Isso diminui a probabilidade de a matéria fecal ficar presa em uma bolsa e causar infecção. Um chá feito com linhaça contém fibras que auxiliam a suavizar as fezes ao mesmo tempo em que dá volume a elas e as ajudam a se mover mais rapidamente e facilmente pelo seu trato intestinal”, explicou Branch.

Por outro lado, cabe assinalar que as evidências científicas a respeito do uso e efetividade da linhaça para a diverticulite são consideradas insuficientes, e novos estudos ainda são necessários para se ter certeza de sua efetividade.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

  • Aqueça a água até ela ferver
  • Então, desligue o fogo e adicione as sementes de linhaça
  • Depois, deixe em infusão por 10 minutos e beba ainda morno.

4. Chá de alcaçuz

Por fim, o mestre em medicina tradicional chinesa Solomon Branch afirma que o chá de alcaçuz é uma boa opção para quem sofre com a diverticulite, pois ele ajuda a manter a movimentação intestinal e a prevenir a prisão de ventre.

“O chá de alcaçuz ajuda a reduzir espasmos nas paredes intestinais, o que pode ajudar as fezes a se moverem mais facilmente pelos seus intestinos. No entanto, evite tomar o chá de alcaçuz se você tem pressão alta, insuficiência cardíaca, doença renal ou hipocalemia. Não tome chá de alcaçuz por longos períodos de tempo”, aconselhou Branch.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 30 g de raiz de alcaçuz

Modo de preparo:

  • Coloque a água em uma panela, adicione o alcaçuz e leve ao fogo por cerca de 10 minutos
  • Depois, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos
  • Após esse tempo, coe e sirva

5. Chá de gengibre

Já vimos acima que a náusea pode ser um dos sintomas da diverticulite, o que torna o chá de gengibre uma boa opção de tratamento caseiro para o problema.

Além disso, o gengibre possui ainda um potente efeito anti-inflamatório, o que pode ajudar no controle dos demais sintomas.

Entretanto, o uso do gengibre exige alguns cuidados, pois a raiz pode aumentar o risco de sangramento e, quando usada em excesso, pode causar desconfortos gástricos.

Ingredientes:

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo:

  • Coloque a água e a raiz de gengibre dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos
  • Depois, desligue o fogo e deixe descansar durante, no mínimo, 30 minutos
  • Então, remova os pedaços do gengibre e sirva-se

Possíveis complicações da diverticulite

Quando não tratada corretamente, a diverticulite pode causar complicações potencialmente graves, como:

  • Abcessos, uma forma grave de infecção.
  • Fístulas, que é a passagem anormal entre seções do intestino para outros órgãos.
  • Bloqueio do cólon ou intestino delgado.
  • Peritonite, que é a infecção do peritônio, quando há a ruptura da parede intestinal.

Assim, caso receba o diagnóstico de diverticulite, siga as orientações médicas, para que o tratamento seja feito da melhor forma possível.

Fontes e referências adicionais

Você já tomou algum chá para diverticulite depois que foi diagnosticado com tal condição? Como foi o tratamento recomendado pelo médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média 4,56)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário