Unha-de-Gato: para que serve, indicações, receita e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 29/05/2021

A unha de gato, de nome científico Uncaria tomentosa, é uma planta encontrada nas américas do sul e central, que, de acordo com a medicina tradicional, traz vários benefícios para a saúde e serve para o tratamento de uma série de doenças. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é utilizada desde a época dos incas, e foi reconhecida em um congresso internacional patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconteceu no Peru, como uma das plantas medicinais mais importantes do país.

Por isso, vamos conhecer quais são os benefícios e as propriedades dessa planta, além de aprender a preparar o chá de unha de gato.

As propriedades da unha-de-gato

A unha de gato é uma planta muito usada na medicina tradicional, uma vez que possui uma ampla gama de propriedades medicinais, como:

  • Analgésicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antitumorais;
  • Antivirais;
  • Diuréticas;
  • Hipotensivas (diminuição da pressão arterial).
flores de unha-de-gato

Indicações e benefícios da unha-de-gato 

Agora, vamos conhecer alguns dos benefícios aos quais a planta está associada.

1. Possui ação antioxidante

A unha de gato é rica em flavonoides, substâncias com alta capacidade antioxidante. Assim, o chá dessa planta pode trazer uma série de benefícios para a saúde, como:

  • Ação anti-inflamatória: Os antioxidantes presentes na unha de gato ajudam a controlar as reações do sistema imunológico, e assim contribuem para o tratamento de inflamações;
  • Proteção do DNA das células: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção contra o efeito dos radicais livres e a radiação solar, que danificam o DNA das células. Por isso, o consumo do chá de unha de gato pode ajudar a prevenir doenças como o câncer.

2. Efeito diurético

Outro efeito da unha de gato é o aumento da produção de urina. Assim, o consumo deste chá pode ser benéfico para quem sofre com retenção de líquidos, uma vez que a planta estimula a eliminação do excesso de água do organismo.

3. Alívio das dores causadas pela artrite

O chá da unha de gato ajuda a melhorar os sintomas das artrites, como a osteoartrite e a artrite reumatoide. Isso se deve tanto ao seu efeito anti-inflamatório quanto à sua ação analgésica.

Mas esse efeito ainda precisa ser mais bem estudado, para se definir doses mais adequadas, além de se avaliar qual o tempo de tratamento.

4. Combate a herpes

Por fim, a unha de gato demonstrou, em alguns estudos, uma boa ação antiviral, principalmente contra o vírus da herpes.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, nos estudos foram usadas formulações farmacêuticas, como cremes e pomadas, e não o chá. Por isso, o uso do chá de forma tópica pode não apresentar os mesmos efeitos vistos nos estudos.

Efeitos ainda não confirmados

Além dos efeitos citados anteriormente, que já foram demonstrados em pesquisas, existem outras indicações da unha de gato, baseados na medicina tradicional.

Mas é importante lembrar que eles ainda não foram comprovados, e que ainda é necessária a realização de estudos.

São eles:

  • Melhora de problemas gástricos, como gastrites e úlceras;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson;
  • Tratamento de miomas;
  • Alívio do estresse e da ansiedade.

Unha-de-gato emagrece? 

A unha de gato não leva diretamente ao emagrecimento. Mas o seu efeito diurético pode levar à perda de líquidos, e assim diminuir o peso. Mas isso não quer dizer que essa planta emagreça, pois ela não afeta a queima ou o acúmulo de gordura corporal.

Como preparar chá de unha-de-gato

chá de unha de gato

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Acrescente as folhas e a água em uma panela ou chaleira;
  2. Então, leve para ferver e deixe no fogo durante três a quatro minutos após a fervura iniciar;
  3. Por fim, retire do fogo, deixe descansar por 10 minutos, coe e sirva-se. 

Observação: Não tomar mais do que duas a três xícaras do chá por dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações

Apesar de seus benefícios, a unha-de-gato não deve ser consumida por alguns grupos de pessoas. São eles:

  • Crianças;
  • Mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês;
  • Pacientes transplantados, que estejam em uso de imunossupressores.

Além disso, o uso da planta deve ser feito com muito cuidado, e sempre com acompanhamento médico, por pessoas com os seguintes problemas:

  • Pressão baixa;
  • Leucemia;
  • Doenças autoimunes, como esclerose múltipla, lúpus e psoríase.

Efeitos colaterais 

A planta é considerada segura, quando consumida por um curto período de tempo. Porém pode causar alguns sintomas, mesmo quando usada da forma correta. São eles:

  • Hipotensão, que é a pressão arterial baixa;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Problemas renais;
  • Problemas hepáticos, principalmente quando usada em grandes quantidades.

Além disso, pessoas que têm alergia a plantas da família Rubiaceae têm maior chance de desenvolver reações alérgicas ao utilizar a unha-de-gato.

Veja também: Conheça os principais causadores de alergias e como evitá-los

Dicas e cuidados

Antes de utilizar a planta medicinal para auxiliar no tratamento de qualquer tipo de condição, é fundamental consultar o médico e não deixar de lado as orientações passadas pelo profissional para lidar com o problema.

E, caso você esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, é importante checar com seu médico se não existe a possibilidade de interação entre o remédio em questão e a unha-de-gato.

Vídeo do especialista

Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar da unha-de-gato e seus benefícios para saúde e boa forma? Conhece alguém que tenha consumido e obtido bons resultados com esta planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (245 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

79 comentários em “Unha-de-Gato: para que serve, indicações, receita e cuidados”

  1. Oi…. Comecei tomar esses dois remédios esse mês…. Tenho mioma de 5cm… To bem confiante..tomo chá da casca… Será que irei obter resultado??

    Responder
  2. eu gostaria de saber se tens que tomar logo ao comecar a menstruacao ou mesmo tomas normalmente mesmo estar de periodo nao paras de tomar

    Responder
    • como é que posso ter eu gostaria de tomar o cha porque estou um bom tempo a tentar conceber e nao consigo, entao como ter o cha

      Responder
      • Esse chá não pode ser tomado por mulheres gravidas e nem lactantes, por esse motivo tome ele logo q iniciar o período da menstruação até sua ovulação, depois pare e espere menstruar novamente para continuar tomando, caso não menstrue não volte a tomar, vai fazer um exame para ver se não esta gravida, caso não esteja inicie novamente o tratamento. Faça isso por 6 meses e depois de uma pausa, pois não devemos ficar tomando esse chá por muito tempo.

        Responder
  3. comecei a tomar esses chás , tem 4 dias . Eu comecei a tomar no primeiro dia da menstruação. Porém no segundo dia parou e não desceu mais . E em seguida estou sentindo muita cólica e uma dor no pé da barriga . Isso pode acontecer ?? É normal ?? Se alguém puder me ajudar . Obrigada . Comecei a tomar para fazer meu tratamento pois tenho o Policístico. Aguardo retorno de alguém

    Responder
    • Tomo ele com frequência..muito bom …essas dores no ovario policisto é normal tenho ovario policistico ..sinto dor principal mente qdo chega perto da obulacao

      Responder