Quem não gosta de sentir um cheirinho de carro novo, especialmente após conseguir comprar o automóvel dos sonhos? Pois é, mas sabia que esse aroma tão agradável pode representar perigos para a saúde?
De acordo com o Autoesporte, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que o cheiro de carro novo pode conter substâncias tóxicas e até cancerígenas para o corpo humano.
Durante o estudo, os pesquisadores investigaram a origem do cheiro, isolaram os componentes que as pessoas inalam quando usam o carro novo e analisaram o tempo de exposição a essas substâncias.
Os cientistas responsáveis pelo estudo utilizaram dados de outras pesquisas voltadas para identificar as substâncias presentes no cheiro de carro novo. A saber, são os gases que se desprendem do interior do veículo que formam a fragrância.
Então, a partir disso tudo, eles concluíram que os gases do aroma são tóxicos quando uma pessoa os inala por mais de 20 minutos consecutivos. Especialmente o benzeno e o formaldeído.
Mas, vamos com calma
Entretanto, os pesquisadores que conduziram o estudo ressaltaram que apesar de se considerar benzeno e do formaldeído cancerígenos, isso não significa que eles resultarão em algum efeito negativo na saúde das pessoas.
Isso porque tudo vai depender do período pelo qual a pessoa fica exposta à substância e da quantidade de gases que os materiais do interior do carro liberarem. O que varia de automóvel para automóvel. A saber, a pesquisa é de autoria de Aalekhya Reddam e David C. Volz.
Falando em automóveis, você sabia que um estudo encontrou uma relação entre a poluição do ar e a perda de visão?
Conheça também o alimento que pode aumentar o risco de câncer com a nossa nutricionista no vídeo a seguir: