Cogumelos Alucinógenos e Seus Riscos Para Saúde

Desde os tempos mais antigos, as pessoas procuram por plantas alucinógenas com o intuito de obter efeitos de alteração mental. Imagens encontradas em pinturas rupestres pré-históricas indicam que os cogumelos alucinógenos que contêm psilocibina, um composto psicoativo, têm sido usados há milhares de anos.

Atualmente, os cogumelos alucinógenos continuam a ser usados recreativamente devido aos seus efeitos psicodélicos. Mas quais serão os riscos de seu uso para a saúde?

São chamados popularmente de cogumelos alucinógenos ou “cogumelos mágicos” os fungos psicoativos que contêm compostos alucinógenos. Os compostos mais comuns são a psilocibina e psilocina. Em baixas dosagens, as drogas alucinógenas têm como principais efeitos as distorções perceptivas e alterações do pensamento ou humor, com a presença de consciência lúcida e efeitos mínimos na memória e orientação.

Por outro lado, existem vários tipos de cogumelos comestíveis que promovem benefícios para a saúde e que você pode usar na cozinha. Aproveite para conferir algumas receitas com cogumelos-de-Paris, receitas com cogumelo shiitake e receitas com cogumelo Portobello, três dos mais comuns no mercado.

Apesar do seu nome, as drogas alucinógenas são uma classe quimicamente diversa, e o agrupamento dos alucinógenos com base na sua estrutura química inclui, mas não se limita a, três classes principais:

  1. Indolealquilaminas ou triptaminas, como por exemplo LSD, psilocibina e psilocina.
  2. Fenetilaminas, como mescalina e metilenodioximetanfetamina (MDMA)
  3. Canabinoides.

O que é a Psilocibina

A psilocibina (PY, 4-fosforiloxi-N, N-dimetiltriptamina) é o principal princípio psicoativo dos cogumelos alucinógenos. Após a sua ingestão, a psilocibina é convertida na forma farmacologicamente ativa, a psilocina.

Tanto a psilocibina como a psilocina são indolealquilaminas e estruturalmente semelhantes ao neurotransmissor serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT). Além da psilocibina e da psilocina, duas outras triptaminas – baeocistina e norbaeocistina – também podem estar presentes, mas acredita-se que sejam menos ativas do que as duas anteriores.

A psilocibina é um alucinógeno que atua ativando os receptores da serotonina, mais frequentemente no córtex pré-frontal, parte do cérebro que afeta o humor, a cognição e a percepção.

Os alucinógenos atuam em outras regiões do cérebro que regulam as respostas de excitação e pânico, e é importante notar que a psilocibina nem sempre causa alucinações visuais ou auditivas ativas; em vez disso, distorce, como algumas pessoas que usam a droga percebem objetos e pessoas que já estão em seu ambiente.

A quantidade da droga, as experiências passadas e as expectativas de como a experiência irá tomar forma podem afetar os efeitos da psilocibina.

Após o intestino ingerir e absorver essa substância, o corpo a converte em psilocina, e seus efeitos alucinógenos geralmente ocorrem dentro de 30 minutos após a ingestão e duram entre 4 e 6 horas.

Em alguns indivíduos, as mudanças na percepção sensorial e nos padrões de pensamento podem durar vários dias.

Os cogumelos que contêm psilocibina são pequenos e geralmente marrons ou castanhos. Frequentemente, as pessoas confundem os cogumelos que contêm psilocibina com inúmeros outros que são venenosos.

As pessoas costumam consumir a psilocibina em forma de chá ou prepará-lo com algum outro alimento para mascarar o seu sabor amargo.

A potência de um cogumelo alucinógeno depende de:

  • Sua espécie;
  • Período de colheita;
  • Origem;
  • Condições de crescimento;
  • Se as pessoas os comem frescos ou secos.

A quantidade de ingredientes ativos em cogumelos secos é cerca de 10 vezes maior do que a quantidade encontrada nos frescos.

Fatos sobre a psilocibina

  • A psilocibina não é naturalmente viciante;
  • Possui efeitos físicos e psicológicos tanto positivos como negativos;
  • Pode desencadear episódios psicóticos;
  • Indivíduos com histórico familiar de esquizofrenia ou doença mental de início precoce enfrentam um risco maior de uma reação psiquiátrica adversa à psilocibina.

Riscos para a saúde dos cogumelos alucinógenos

O uso de cogumelos alucinógenos pode levar a efeitos mentais e físicos de curto prazo que causam riscos para a saúde tanto física como mental.

– Riscos mentais

As emoções e os sentidos podem ser intensificados e as pessoas podem se sentir criativas e felizes, podem rir muito ou gargalhar e experimentar uma sensação de clareza mental e emocional.

Eles também podem causar alucinações e afetar os cérebros das pessoas ao:

  • Distorcer o senso de realidade: as pessoas ouvem e veem coisas que não estão lá;
  • Misturar os sentidos, fazendo com que as pessoas acreditem que podem ver ou escutar as cores;
  • Alterar a sensação de tempo.

Alguns dos efeitos mentais negativos ao ingerir a psilocibina incluem:

  • Ataques de pânico e ansiedade;
  • Paranoia ou medo;
  • Mudanças de humor;
  • Desorientação e confusão mental;
  • Perda de coordenação e tontura.

– Riscos físicos

Consumir esses cogumelos pode causar:

  • Espasmos, convulsões ou fraqueza muscular;
  • Perda de controle urinário;
  • Dormência principalmente na face;
  • Sudorese e temperatura corporal elevada, muitas vezes seguidas por tremores e calafrios;
  • Aumento da pressão arterial e frequência cardíaca;
  • Reflexos exagerados;
  • Boca seca, levando às vezes a vômitos e náuseas.

– Efeitos e riscos a longo prazo

Nenhum estudo foi feito sobre os efeitos e riscos a longo prazo do uso de cogumelos alucinógenos, porém, o seu uso está ligado à psicose, ou seja, à perda de contato com a realidade.

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Delírios (faltas crenças que não têm base no fato);
  • Mudança de humor;
  • Mudanças nos padrões de pensamento (pensamentos desconectados);
  • Comportamento desorganizado;
  • Alucinações.

Consumir os “cogumelos mágicos” com outras drogas ou substâncias como bebidas alcoólicas, por exemplo, pode aumentar o risco de sofrer efeitos negativos graves para a saúde.

– Riscos e perigos de overdose e dependência

A overdose causada por cogumelos alucinógenos pode causar reações graves ou fatais. Os usuários que tentam colher seus próprios cogumelos na natureza correm o risco de envenenamento acidental por ingerir espécies tóxicas.

O consumo dos cogumelos alucinógenos pode aumentar o risco de lesões, causando confusão mental, sonolência e perda de coordenação motora. O abuso de drogas alucinógenas aumenta o risco de acidentes de trânsito, afogamento, quedas, sexo desprotegido, entre outros.

Por geralmente não serem viciantes, a maioria dos usuários não experimenta os sinais característicos da dependência de drogas, como o uso compulsivo ou frequentes recaídas, porém, usuários frequentes podem se tornar tolerantes aos efeitos da psilocibina e podem começar a consumir doses mais altas para alcançar as mesmas sensações eufóricas ou que alteram a mente.

Estudos mostram que uma grande porcentagem de indivíduos que usam esses cogumelos também abusam de outras drogas. Em um estudo realizado com 882 estudantes universitários dependentes de drogas e bebidas alcoólicas, eles usaram cogumelos e tiveram uma probabilidade significativamente maior de abusar de outras drogas, incluindo álcool, cocaína, maconha, analgésicos narcóticos, ecstasy e LSD.

Os usuários de cogumelos também eram muito mais propensos a acreditar que não se tratava de algo viciante e era algo relativamente seguro em comparação com outras drogas.

Adolescentes e jovens adultos que gostam de experimentar drogas são mais propensos a experimentar esse alucinógeno natural, porém, de acordo com a revista médica acadêmica Clinical Pediatrics, como já vimos acima, combinar cogumelos com bebidas alcoólicas ou outras drogas pode aumentar exponencialmente o risco de efeitos colaterais perigosos ou uma overdose.

A revista relata que muitos incidentes de intoxicação aguda associados a cogumelos são causados pelos efeitos sinérgicos de múltiplas drogas.

Referências Adicionais:

Você já conhecia os riscos à saúde do consumo de cogumelos alucinógenos? Conhece alguém que já sofreu algum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário