Comer Camarão Menstruada Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Muitos mitos rodeiam o que a mulher deve e não deve fazer enquanto está menstruada. Um dos mitos que mais podem preocupar aquelas que apreciam os frutos do mar é se comer camarão menstruada faz mal. Você verá a seguir se esse mito é verdadeiro, se o sódio pode atrapalhar, os problemas relacionados a alergia e muito mais.

Será que isso é realmente verdade ou faz algum sentido? Ou não passa de mais uma fake news? Fique com a gente porque é essa dúvida que vamos tentar esclarecer no artigo de hoje!

Depois aproveite para conhecer mais sobre os alimentos que as mulheres não devem consumir enquanto estão menstruadas.

E então, será que comer camarão menstruada faz mal?

O camarão pode ser considerado um alimento nutritivo. “Ele não contém quaisquer carboidratos. Aproximadamente 90% das calorias do camarão vêm das proteínas e o resto vêm das gorduras. Adicionalmente, a porção (de 85 gramas) oferece mais de 20 vitaminas e minerais diferentes”, apontou a nutricionista Brianna Elliott.

A especialista especificou que o fruto do mar serve como fonte de selênio, iodo, ferro, fósforo, zinco, magnésio, vitamina B3 e vitamina B12, por exemplo.

Então, teoricamente, por ser uma comida nutritiva, o camarão é bem-vindo durante o período da menstruação? Calma lá que toda história tem vários lados e nós temos mais pontos a considerar.

A questão do sódio pode atrapalhar

Existe um problema com a tabela nutricional do camarão: a quantidade elevada de sódio que o alimento pode apresentar. Algo que não podemos deixar de mencionar quando discutimos se comer camarão menstruada faz mal.

Tanto que ele foi apontado na lista dos 30 alimentos ricos em sódio, elaborada pela nutricionista e mestra em nutrição Marsha McCulloch.

“Camarão embalado, natural e congelado comumente contém sal adicionado para (dar) sabor, assim como conservantes ricos em sódio. Uma porção de 85 gramas de camarão congelado não empanado pode conter 800 mg de sódio. Camarão empanado e frito é similarmente salgado”, afirmou a mestra em nutrição.

Já conforme sua tabela nutricional, uma porção de 155 gramas de camarão frito da marca Vivenda do Camarão possuem 621 mg de sódio, enquanto 100 gramas do camarão cozido da marca Spoleto apresentam aproximadamente 446,5 mg do mineral.

Essas quantidades são consideradas expressivas especialmente quando descobrimos que os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, os indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral a cada dia e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas.

Já conforme a Associação Americana do Coração, os adultos devem limitar a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

Mas o que isso tem a ver com a menstruação? Bem, o excesso de sódio no organismo pode provocar a retenção de líquidos, uma condição conhecida por causar o inchaço no corpo, conforme alertou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com o que apontou o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês do Reino Unido), sentir-se inchada é um dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual. Para a mulher que sofre com o sintoma, vale a pena conhecer estes sucos para retenção de líquido.

As mudanças nos níveis de estrógeno e progesterona fazem com que o corpo retenha mais água e sal do que o normal, o que resulta justamente naquela sensação de inchaço.

O pior inchaço é observado geralmente no primeiro dia do ciclo menstrual. Entretanto, vale a pena registrar que esse não é o único problema que consumir muito sódio pode acarretar.

Como se não bastasse, a ingestão exagerada de sódio também está associada a outros problemas de saúde como endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Ou seja, comer camarão rico em sódio, especialmente em quantidades elevadas, pode ser ruim não somente para as mulheres que se encontram menstruadas, mas também para qualquer pessoa.

Passe longe do camarão frito

Caso encontre uma versão de camarão com teor reduzido de sódio, saiba que prepará-lo e consumi-lo na versão frita não é uma das melhores ideias para uma mulher menstruada.

Isso porque, os alimentos gordurosos, são difíceis de serem digeridos, o que pode aumentar a irritabilidade da mulher. Até porque trará um incômodo a mais à lista dos sintomas indesejáveis que ela pode enfrentar enquanto encontra-se menstruada.

Mesmo para quem não é mulher ou não está menstruada, o camarão frito pode não ser a melhor alternativa. Descubra como as frituras fazem mal.

A questão da alergia

A alergia ao camarão é um tipo de alergia considerada comum. Caso a mulher que sofre com a condição, venha a consumir o fruto do mar, ela certamente passará mal, independente de estar menstruada ou não.

O fato de estar menstruada “apenas” piorará a situação, já que serão unidas duas situações que resultam em uma série de sintomas complicados e desagradáveis.

Uma alergia a um crustáceo como o camarão pode envolver sintomas como:

  • Urticária (erupção ou lesão na pele com manchas ou placas vermelhas);
  • Coceira;
  • Eczema (reação alérgica inflamatória);
  • Inchaço nos lábios, garganta, rosto, língua ou outras partes do corpo;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Tontura;
  • Vertigem;
  • Desmaio.

As alergias também podem provocar a anafilaxia, uma reação que representa riscos de vida, restringe a respiração e se trata de uma emergência médica, apontou a organização.

A anafilaxia pode fazer o corpo entrar em choque, além de envolver sintomas como perda de consciência, queda na pressão, erupção cutânea, vertigem, náusea, vômito e pulso rápido e fraco. Portanto, em frente a um quadro de anafilaxia é crucial procurar imediatamente o socorro médico.

Mas por que estamos mencionando tudo isso? Porque a mulher menstruada pode não saber que tem alergia ao camarão até consumi-lo pela primeira vez.

Com isso, ao experimentar qualquer reação estranha ao consumir o fruto do mar – mesmo que não configure uma anafilaxia – é bem importante que ela procure o médico para confirmar se não é alérgica ao camarão e saber quais cuidados precisa ter a partir de então, caso o diagnóstico seja confirmado, é claro.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se comer camarão menstruada faz mal? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário