Como melhorar da gripe mais rápido – Dicas e receita

Especialista da área:
atualizado em 15/06/2022

Os primeiros sinais de que uma gripe está chegando costumam ser a dor de garganta e a coriza. Logo depois, os outros sintomas aparecem, como a tosse, os espirros, febre, dor de cabeça e dores no corpo todo.

A gripe é causada por uma infecção viral que pode se espalhar através do ar, através de um aperto de mão ou contato com uma maçaneta, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, os adultos experimentam sintomas de gripe 2 a 4 vezes por ano e cada episódio dura, em média, 7 a 10 dias.

Ainda segundo informações deste órgão de saúde, para melhorar mais rápido, você precisa:

  • Descansar e se dar um momento de repouso para que o corpo possa agir a seu favor combatendo o vírus.
  • Tomar alguns remédios que podem te ajudar a se recuperar mais rápido (analgésicos, descongestionantes, antitérmicos, sprays nasais e xaropes para tosse).
  • Beber mais líquidos, incluindo água, sucos, chás, sopas e caldos.
  • Usar vaporizadores e umidificadores de ar, que podem aliviar a congestão nasal.
  • Gargarejar água morna com sal para aliviar a dor de garganta.
  • Consumir mel, que ajuda na eliminação do catarro através da tosse.

Caso seu filho esteja apresentando sintomas de gripe, é importante saber que não é recomendado dar paracetamol às crianças com menos de 3 meses de idade e muito menos ibuprofeno aos bebês com menos de 6 meses de idade.

O uso do antibiótico não faz efeito contra uma gripe viral, então, deve ser evitado nestes casos.

Dentro do nosso centro de receitas, você pode encontrar várias receitas práticas de sopas e caldos que podem te ajudar.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá ideal para dias com gripe

Chá para gripe
Algumas pessoas recorrem aos chás enquanto passam pela gripe

Vários estudos apontam os benefícios do chá de limão e mel. O mel é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais, o limão é rico em vitamina C e outros nutrientes importantes para a saúde.

A combinação desses dois ingredientes é benéfica para fortalecer a imunidade, desintoxicar o organismo e melhorar a saúde digestiva. Ele também é reconhecido por ser um energético natural, ou seja, pode ser um grande aliado para melhorar a energia e disposição durante a presença dos sintomas.

O chá pode ser preparado em 5 minutos e você só vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de mel
  • ½ xícara ou mais de água quente

Adicione o mel e o suco de limão em uma caneca. Coloque água quente em seguida e misture. Você pode alterar a quantidade dos ingredientes de acordo com o seu gosto.

Você pode adicionar ainda o gengibre ou o alho na receita, ingredientes que também são utilizados como remédios naturais para ajudar a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Acredita-se que a mistura entre algumas fatias de gengibre e a água fervente pode ajudar a amenizar problemas como tosse e dor de garganta. Além disso, ele também pode auxiliar contra a náusea, sintoma que aparece em alguns casos de gripe.

  Continua Depois da Publicidade  

Por sua vez, o alho conta com um composto chamado alicina, que pode apresentar propriedades antimicrobianas. Ao mesmo tempo, propriedades antivirais já foram atribuídas ao alho.

Segundo um estudo de 2014, um experimento clínico sugeriu que o alho pode auxiliar a prevenir o resfriado. Mas, são necessárias mais pesquisas para confirmar essa suspeita.

Além disso, existe uma variedade enorme de chás para imunidade que podem ser utilizados para uma recuperação mais rápida.

Como evitar pegar uma gripe?

Mantenha esses hábitos se quiser escapar da gripe:

  1. Lave as mãos frequentemente com água e sabão.
  2. Evite tocar o nariz, a boca e os olhos se as mãos não estiverem lavadas.
  3. Não compartilhe toalhas e utensílios domésticos.
  4. Tenha uma alimentação saudável e consuma alimentos ricos em vitaminas.
  5. Cuide do seu intestino, pois mantê-lo saudável repercute na sua saúde em geral. Um intestino saudável conta com bactérias do bem e células imunes que evitam agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos.
  6. Fique atenta às campanhas de vacinação contra gripe que ocorrem anualmente.
  7. Cuide da sua saúde mental e evite estresse em excesso, pois isso influencia no controle do seu sistema imune.

Quando preciso procurar um médico?

É necessário procurar o médico se os sintomas durarem mais de 10 dias, se os sintomas se agravarem e, principalmente, em casos de febre muito alta e se tiver dificuldades em respirar. 

A gripe em bebês, idosos e mulheres grávidas deve ser vista com mais atenção pois possui maiores riscos de complicação.

  Continua Depois da Publicidade  

Vitamina C

Vitamina C
É importante ter cuidados com os suplementos de vitamina C

Estudos que recomendam altas doses dessa vitamina para melhorar ou escapar da gripe são inconclusivos. Sendo assim, não resolve muito correr para a farmácia mais próxima e comprar sua vitamina C, em qualquer apresentação disponível, seja em comprimidos, pastilhas efervescentes, ou outra.

Pelo contrário, alguns estudos ressaltam inclusive os riscos de superdosagem de vitamina C, que podem envolver problemas intestinais e urinários. 

E por fim, é muito importante focar na hidratação e consumir bastante líquidos ao longo do dia.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia essas dicas de como melhorar da gripe? Qual delas vocês costuma seguir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário