Especialista da Área:

10 Melhores Chás para Imunidade Baixa

Se você está precisando, conheça alguns chás para imunidade baixa com propriedades que vão fortalecer o seu sistema imunológico e evitar diversas doenças.

Aproveite e veja também algumas receitas de sucos para aumentar a imunidade e te deixar livre de doenças.

Além de buscar as melhores formas de aumentar a imunidade, é importante conhecer as possíveis causas da imunidade baixa para que você possa cuidar da sua saúde da maneira certa.

Confira quais são os melhores chás para dar aquele up na imunidade e melhorar a sua qualidade de vida e sua saúde.

Importância do sistema imunológico

O sistema imunológico é essencial para a saúde como um todo. Trata-se de um conjunto de órgãos, células, tecidos e proteínas que trabalham juntos para combater organismos que causam doenças.

Esses organismos podem ser vírus, bactérias ou qualquer tipo de corpo estranho que provoca uma infecção ou uma doença.

A partir do momento que o sistema imune entra em contato com um patógeno (agente causador de doenças) ocorre uma resposta imune. Isso faz com que o sistema imunológico libere anticorpos que se ligam aos antígenos – que são o envoltório de parasitas, vírus e outros agentes nocivos – e causam a sua morte.

Imunidade baixa

O problema da imunidade fraca é que o sistema imunológico baixo não é capaz de gerar uma resposta imune boa o suficiente para eliminar os agentes nocivos à saúde.

É possível melhorar a imunidade ingerindo os alimentos certos. Alguns chás também podem ajudar a fortalecer o sistema imune graças as propriedades benéficas de certas ervas.

Veja a seguir quais são esses chás para imunidade baixa e aproveite na sua dieta para ajudar a prevenir doenças.

Melhores chás para imunidade baixa

1. Chá de blueberry (mirtilo)

O mirtilo contém antocianina, que é um flavonoide com propriedades antioxidantes que ajudam a estimular o sistema imunológico. Uma pesquisa de 2016 publicada no Advances in Nutrition indica que esses flavonoides têm um papel indispensável no sistema de defesa imunológica do nosso trato respiratório.

Assim, tomar um chá de blueberry pode ser uma ótima pedida para reduzir o risco de contrair resfriados e também para evitar infecções mais graves no trato respiratório.

Confira esse e outros benefícios do blueberry para a sua saúde.

2. Chá de cúrcuma

A cúrcuma é um tempero bastante usado na culinária, mas graças às suas propriedades terapêuticas, ela também é usada como ingrediente de alguns remédios naturais.

Devido à presença de curcumina, a cúrcuma pode melhorar a resposta imune e diminuir o risco de doenças. Segundo um estudo de 2017 publicado no periódico científico Foods, alguns dos benefícios da curcumina são as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias importantes para aumentar a imunidade.

3. Chá de gengibre

Dados publicados em 2013 no International Journal of Preventive Medicine mostram que o chá de gengibre contém muitos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que fazem bem para a saúde e que protegem o corpo contra doenças, e por isso ele merece estar entre os melhores chás para imunidade baixa.

Segundo um estudo de 2014 publicado no Critical Reviews in Food Science and Nutrition, o chá de gengibre também é bom para combater inflamações e para estimular o sistema imunológico.

Outros benefícios do gengibre incluem alívio de problemas de indigestão, redução de dores associadas à menstruação e melhoria de quadros de diabetes.

4. Chá verde

Os polifenóis são compostos antioxidantes presentes no chá verde e parecem ser eles os responsáveis por fortalecer o sistema imunológico.

As catequinas – um tipo específico de polifenol – parecem ser capazes de eliminar o vírus influenza causador da gripe.

5. Chá de alho

O alho é um ótimo alimento para o sistema imunológico. Talvez o gosto do alho puro não seja um dos mais agradáveis para o seu paladar, mas vale a pena dar uma chance para o chá de alho.

Além de ser um dos melhores chás para imunidade baixa, o chá de alho oferece compostos antivirais que protegem o corpo contra várias infecções comuns como as gripes e os resfriados.

Um estudo de revisão publicado na revista científica CMAJ comprovou que o uso de suplementos de alho contendo alicina realmente reduz o risco de resfriados.

Para disfarçar o gosto do chá, você pode adicionar um pouco de mel e limão à bebida. Outra forma de consumir alho é por meio da cápsula de alho, que traz vários benefícios.

6. Chá de frutos cítricos

Por que não deixar as ervas um pouco de lado e preparar um chá de frutas para a imunidade baixa?

Frutas cítricas como o limão, a laranja e o kiwi são ricas em vitamina C. Essa vitamina é ótima para combater resfriados e gripes. De acordo com uma pesquisa publicada em 2013 no Journal of Biological Regulators and Homeostatic, a vitamina C pode diminuir a duração dos sintomas de resfriados além de aumentar a imunidade.

7. Chá de erva cidreira

Além de ser um dos melhores chás para imunidade baixa, o chá de erva cidreira tem um sabor bastante agradável ao paladar.

Uma pesquisa de 2011 publicada na revista científica Toxicology and Industrial Health atestou que o consumo de chá de erva cidreira duas vezes ao dia durante o período de um mês aumentou a quantidade de enzimas antioxidantes no organismo. Tais enzimas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra danos oxidativos nas células e no DNA e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolver doenças como o câncer.

Diversos estudos sugerem outros benefícios do chá de erva cidreira para a saúde incluindo melhorias em funções cognitivas como a memória, redução de sintomas de ansiedade e estresse além de um humor mais agradável.

8. Chá de equinácea

O chá de equinácea é bastante conhecido pela sua eficácia no combate ao resfriado. Uma pesquisa de 2003 do periódico científico Phytomedicine indica que a equinácea estimula o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater infecções causadas por vírus e outros organismos.

A mesma pesquisa mostrou que a equinácea pode diminuir a duração de um resfriado e reduzir a gravidade dos sintomas.

Não foi totalmente provado que o chá de equinácea realmente é eficaz para a melhoria do sistema imune, mas é certo que ele pode aliviar sintomas comuns de resfriados como o nariz entupido ou a garganta inflamada, por exemplo. Conheça os principais benefícios do chá de equinácea para a saúde.

9. Chá de astrágalo

O astrágalo é uma raiz tradicional da medicina chinesa que apresenta propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Além disso, um estudo publicado em 2003 no periódico Integrative Cancer Therapies indica que a ingestão da erva pode aumentar a resistência à infecção.

Uma outra pesquisa de 2012 da revista Fitoterapia indica que o astrágalo também regula as respostas imunológicas do organismo.

10. Chá de raiz de angélica

A raiz de angélica também é uma boa erva para melhorar a imunidade. Um estudo publicado no periódico científico Chinese Medicine em 2011 indica que a raiz regula o sistema imunológico e ainda ajuda no tratamento de doenças respiratórias e na redução de sintomas de resfriado.

Outras dicas para aumentar a imunidade

  1. Gerenciar o estresse: encontrar formas de aliviar ou de lidar melhor com o estresse é muito importante para preservar as defesas do nosso organismo;
  2. Dormir bem: ter um sono de qualidade é essencial para repor as energias e aumentar a imunidade;
  3. Evitar ou parar de fumar: o cigarro prejudica muito a saúde e pode aumentar o risco de doenças e prejudicar a sua imunidade;
  4. Exercitar-se: a prática de atividades físicas é indispensável para fortalecer o sistema imune e ter uma boa saúde, mas é preciso tomar cuidado com o exagero na atividade já que os exercícios de longa duração podem baixar a sua imunidade;
  5. Manter um peso saudável: o excesso de peso pode prejudicar o sistema imunológico além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e, por isso é muito importante ter uma dieta equilibrada e buscar incluir nela os alimentos que aumentam a imunidade;
  6. Ter boas práticas de higiene: cuidados básicos com a higiene são importantes para evitar que seu sistema imunológico fique sobrecarregado pelo seu contato constante com vírus e bactérias. Veja hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças;
  7. Limitar o consumo de álcool: bebidas alcoólicas em excesso prejudicam várias funções do organismo, incluindo a imunidade.

Dica extra

Aprenda a fazer uma receita incrível de um tônico que combina várias ervas e ingredientes para estimular o sistema imunológico.

Ingredientes:

Para preparar esse tônico para o sistema imunológico, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de gengibre seco;
  • 1 pau de canela;
  • 1 colher de chá de sementes de cardamomo;
  • 30 gramas de raiz seca de astrágalo;
  • 30 gramas de raiz seca de angélica;
  • 15 gramas de camomila seca;
  • 300 mL de vodka ou outra bebida com alto teor de álcool.

Observação: você também pode trocar as ervas secas por ervas frescas, se assim preferir.

Modo de preparo:

  1. Dissolva o mel em 2 colheres de chá de água fervente e espere esfriar;
  2. Em um recipiente com tampa (e de preferência de vidro), misture o mel, o gengibre, a canela, o cardamomo, o astrágalo, a raiz de angélica e a camomila;
  3. Coloque a bebida alcoólica destilada de sua preferência por cima de todos os outros ingredientes;
  4. Tampe bem o recipiente e deixe o frasco em um local arejado e escuro;
  5. Deixe a mistura infundir por cerca de 2 a 4 semanas, garantindo que o frasco seja agitado ao menos uma vez por dia;
  6. Passadas algumas semanas, o seu tônico vai estar pronto. Basta coar a mistura usando uma gaze ou um filtro de coar café e reserva-la em um pote hermético armazenado à temperatura ambiente.

Esse tônico é ótimo para ser adicionado em um chá quente de sua preferência. O recomendado é adicionar algumas gotas do tônico em um chá bem quentinho para aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais:

Você já costuma tomar algum destes melhores chás para imunidade baixa? Pretende incluir em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário