Como tomar o Orlistate? Quais são os efeitos colaterais e contraindicações?

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2022

O medicamento Orlistate é indicado para pessoas com excesso de peso e riscos de ter colesterol alto, diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares. Ele também é prescrito para quem passou por um processo de perda de peso e quer evitar voltar ao peso anterior.

Recomenda-se que o seu consumo seja aliado a um planejamento amplo, que envolve a prática de exercícios físicos, mudanças de hábitos e dietas com baixo teor de calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

O Orlistate faz parte da categoria de medicamentos inibidores de lipase, cuja função é impedir que uma parte dos alimentos consumidos sejam absorvidos no intestino. Assim, ele inibe a absorção de gordura e auxilia na perda de peso.

As formas comerciais do remédio mais conhecidas atualmente são o Xenical® e Alli®.

Como tomar?

Orlistate
O paciente deve obedecer às recomendações do médico quanto à dosagem de Orlistate

Inicialmente, a recomendação é tomar conforme a orientação específica do seu médico ou farmacêutico. Lembre-se de ler e seguir as orientações constantes da bula do medicamento.

Normalmente, a forma de uso é tomar uma cápsula de Orlistate de 120 mg, 1 hora antes ou durante a refeição, de 2 a 3 vezes ao dia. Ele deve ser tomado apenas acompanhado de uma refeição, ou seja, se você pular a refeição, não é necessário ingeri-lo. Se você esquecer de tomar o medicamento antes ou durante a refeição, pode tomá-lo até 1 hora depois.

Aumentar a dose por conta própria não vai trazer resultados mais rápidos, portanto siga o tratamento prescrito pelo seu médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Quanto à duração do tratamento, ele pode durar de 3 meses a 2 anos dependendo da sua evolução com o medicamento. Se não conseguir perder 5% do peso durante 3 meses, pode ser que o tratamento seja interrompido. No entanto, se conseguir ter uma boa resposta em 3 meses, o médico irá reavaliar o tempo de tratamento de acordo com a quantidade de peso que é necessário perder.

Efeitos colaterais e cuidados

Informe ao seu médico sobre todos os outros remédios que estiver tomando, incluindo suplementos, vitaminas, medicamentos para doenças na tireoide, anticoagulantes, remédios para controle de diabetes e da pressão arterial.

Também deve ser comunicado ao profissional se você já teve algum distúrbio alimentar, cálculos renais ou pancreatite.

É importante seguir corretamente o plano de tratamento com a dieta e medicação adequada. Você deve consumir uma quantidade equilibrada de proteínas, carboidratos e gordura, optando por uma dieta balanceada.

Além disso, esse medicamento bloqueia a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis, sendo necessária a suplementação com um multivitamínico diário contendo as vitaminas A, D, E, K e betacaroteno. O suplemento deve ser tomado antes de dormir, ou duas horas antes ou depois de tomar o Orlistate, para que o Orlistate não interfira na sua absorção.

Se o Orlistate for tomado junto a uma alimentação muito rica em gorduras (mais de 30% do alimento composto por gordura) pode ser que você experimente alguns efeitos colaterais. Sendo assim, devem ser evitados alimentos muito gordurosos.

  Continua Depois da Publicidade  

Os efeitos colaterais podem surgir nas primeiras semanas do tratamento e a maioria deles está relacionada a problemas gastrointestinais:

  • Dor e desconforto no estômago
  • Fezes soltas e oleosas
  • Contrações intestinais intensas 
  • Dificuldade de controlar os movimentos intestinais
  • Aparecimento de manchas oleosas em roupas íntimas
  • Flatulências.

Vale lembrar que os efeitos intestinais podem ser evitados se você seguir uma dieta com baixo teor de gordura.

Outros efeitos colaterais podem ser mais gerais e graves, como:

  • Dor de cabeça
  • Ansiedade
  • Urticária e coceira na pele
  • Dificuldade de respirar ou engolir
  • Fezes de cor clara
  • Dor muito forte e contínua no estômago 
  • Perda de apetite
  • Enjoo
  • Fraqueza
  • Palidez da pele e olhos amarelados
  • Urina com cor escura
  • Problemas para dormir

Se sentir qualquer um desses efeitos colaterais, comunique ao seu médico. 

Contraindicações

O orlistat é contraindicado em casos de transplante de órgão, colestase (bloqueio do fluxo de bile no fígado) ou síndrome de má absorção (dificuldade de digerir alimentos). 

Esse medicamento também não deve ser tomado se você estiver grávida ou amamentando, até porque não é recomendada a perda de peso durante a gestação.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, não deve ser indicado para menores de 12 anos.

5 dicas para uma alimentação com baixo teor de gordura

Dieta saudável
É importante cuidar da dieta durante e após o tratamento com Orlistate

Se você estiver em tratamento com o Orlistate, reduzir o consumo de gordura pode evitar diversos desconfortos e efeitos colaterais. Por isso, separamos dicas de alimentação para você reduzir a taxa de gordura na sua dieta:

  1. Troque o leite integral por leite desnatado ou semidesnatado.
  2. Escolha iogurtes, queijos e manteigas menos calóricos.
  3. Evite adicionar óleos ao cozinhar e prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados ao invés de fritos.
  4. Dê preferência a cortes magros de carne. Evite consumir aquela gordura visível, assim como a pele do frango e torresmo na carne de porco.
  5. Substitua a manteiga comum por ricota ou manteiga de amendoim em suas receitas.

Após o término do tratamento com o Orlistate, muitas pessoas recuperaram o peso que perderam porque abandonam os bons hábitos de dieta e exercícios físicos. Para evitar recuperar o antigo peso, você deve continuar o acompanhamento com os profissionais especializados, manter uma dieta saudável e se exercitar com frequência.

Fontes e referências adicionais

Você ou alguém que você conhece já usou Orlistate? Como foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário