Orlistat Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 17/07/2020

Atua contra a absorção de gorduras, controla o colesterol e auxilia o tratamento da esteatose hepática: veja se Orlistat emagrece e como funciona!

Conhecido também pelo nome comercial de Xenical, o Orlistat é recomendado para os casos de sobrepeso e obesidade que não podem ser tratados apenas com dieta e prática de exercícios físicos. Sua ação acontece a partir da inibição de uma enzima chamada lipase, que é justamente a responsável pelo processo de absorção de gorduras no organismo.

Como funciona o Orlistat?

Sua ação bloqueia substâncias químicas (enzimas) no intestino, impedindo a digestão e, consequentemente, a absorção de gorduras pelo corpo humano. Aproximadamente 1/3 da gordura que o usuário consome pode ser bloqueada pelo orlistat. A gordura não é digerida, não é absorvida pelo corpo e é, por fim, eliminada nas fezes.

Porém, o indicado é que o usuário sempre mantenha uma dieta balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos para perder peso, já que se consumir altas quantidades de gordura na alimentação, a restrição de apenas 1/3 na absorção da substância não trará efeitos tão impactantes ao corpo. Dessa maneira, em geral, não mais do que 30% das calorias em cada refeição deve vir de gordura.

Por isso, a previsão é que o Orlistat emagrece mesmo, e que no decorrer de um ano a pessoa consiga eliminar 10% de seu peso. Mas o indicado é que ela sempre mantenha uma dieta balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos para alcançar tal objetivo.

Outros efeitos

Além da perda de peso, orlistat pode ajudar a reduzir as taxas de glicose no sangue e a controlar da pressão arterial, além de auxiliar no tratamento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e na diminuição do LDL (colesterol ruim) e do ácido úrico.

Indicações

O medicamento é indicado para pessoas com excesso de peso – Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 30 – e mais de 18 anos. Pacientes com IMC acima de 27 e doenças como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, colesterol elevado e esteatose hepática também podem fazer o uso do remédio.

Entretanto, o medicamento só pode ser utilizado quando o médico autorizar e o paciente precisa obedecer todas as recomendações do profissional em termos de dosagem, duração do tratamento, dieta e outros aspectos do estilo de vida.

Absorção de vitaminas

Quem toma orlistat provavelmente vai precisar de um multivitamínico que contenha vitaminas A, D, E, K e beta-caroteno, pois ele reduz, em parte, a absorção de algumas vitaminas. As propriedades bloqueadoras de gordura do medicamento também tornam mais difícil para o seu corpo absorver vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura).

Mas é preciso ter atenção, pois não se pode tomar o complemento vitamínico e orlistat ao mesmo tempo, devido ao perigo de ocorrer interação medicamentosa. Assim, o uso do suplemento vitamínico durante o tratamento com orlistat também precisa ser feito sob as orientações médicas.

Efeitos colaterais

  • Gotas de gordura nas fezes;
  • Cólicas abdominais;
  • Aumento de gases;
  • Aumento do número de idas ao banheiro;
  • Incontinência fecal;
  • Sintomas relacionados a gripe;
  • Dor para urinar;
  • Cansaço;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Lesão hepática grave.
  • Reação alérgica.

Contraindicações

Orlistat emagrece mesmo, mas é contraindicado para gestantes, mulheres que amamentam, crianças, idosos, pessoas com qualquer deficiência de absorção de vitaminas, problemas renais, problemas na vesícula biliar ou arritmia cardíaca.

Quem faz uso de anticoncepcionais também não deve usar o remédio, pois ele pode diminuir a absorção dos efeitos da pílula. Quem receber a prescrição médica para usar o medicamento é aconselhado a optar por outros métodos anticonceptivos.

Valor e onde comprar

Você pode comprar Orlistat 120mg com 30, 42, 60 e 84 cápsulas. O mais barato sai em média R$ 100 e o mais caro custa R$ 340. Existe também o Orlistat 60mg, com valor mais acessível, assim como os genéricos, porém todos ficam mais ou menos na faixa de preços mostrada acima. O medicamento é encontrado em farmácias por todo o Brasil e na internet.

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o Orlistat emagrece mesmo? Como foi a perda de peso dessa pessoa? Você tem vontade de utilizá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.586 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

1 comentário em “Orlistat Emagrece Mesmo?”