Home » Suplementos » Remédios » Orlistat Emagrece Mesmo?

Orlistat Emagrece Mesmo?

Orlistat

Medicamentos que prometem auxiliar o processo de perda de peso são o que não faltam no mercado de saúde. Por isso, hoje nós vamos descobrir se o Orlistat emagrece mesmo, um remédio que age diretamente no bloqueio de absorção de gorduras pelo organismo. Vamos conhecer mais sobre o produto e saber maiores detalhes sobre o seu funcionamento no corpo?

  Continua Depois da Publicidade  

O que é o Orlistat e como ele funciona?

Conhecido também pelo nome comercial de Xenical, o Orlistat, é recomendado para os casos de sobrepeso e obesidade que não podem ser tratados apenas com dieta e prática de exercícios físicos.

Diferente de outros remédios, ele não é um supressor de fome. Trata-se de um medicamento que age bloqueando substâncias químicas (enzimas) no intestino, impedindo a digestão e, consequentemente, a absorção de gorduras pelo corpo humano.

Sua ação acontece a partir da inibição de uma enzima chamada lipase, que é justamente a responsável pelo processo de absorção de gorduras no organismo.

Dessa maneira, aproximadamente 1/3 da gordura que o usuário consome pode ser bloqueada pelo Orlistat. A gordura não é digerida, não é absorvida pelo corpo e é, por fim, eliminada nas fezes.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a previsão é que o Orlistat emagrece mesmo, e que no decorrer de um ano a pessoa consiga eliminar 10% de seu peso. Mas o indicado é que ela sempre mantenha uma dieta balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos para alcançar tal objetivo, já que se o usuário consumir altas quantidades de gordura na alimentação, a restrição de apenas 1/3 na absorção da substância não trará efeitos tão impactantes ao corpo. Dessa maneira, em geral, não mais do que 30% das calorias em cada refeição deve vir de gordura.

Além da perda de peso, outros benefícios que o uso de Orlistat pode oferecer ao organismo são a redução das taxas de glicose no sangue, o controle da pressão arterial, auxílio no tratamento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), diminuição do LDL (colesterol ruim) e do ácido úrico.

Algumas pesquisas recentes sugerem que Orlistat ajuda a reduzir a quantidade de um tipo particularmente perigoso de gordura da barriga chamado de gordura visceral, e essa perda tem sido associada a algumas doenças, mas até o momento nada foi comprovado.

Recomendações e orientações

O medicamento é recomendado para pessoas com excesso de peso – Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 30 – e que tenham mais de 18 anos. Se você está acima do peso, e fazer dieta e exercício não funcionaram para você, converse com seu médico sobre um programa de gerenciamento de peso que envolve medicação.

Pacientes com IMC acima de 27, que tenham doenças como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, colesterol elevado e esteatose hepática também podem fazer o uso do remédio.

A dose indicada do remédio é uma cápsula – 120mg – três vezes por dia antes de cada refeição.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando o consumo de Orlistat é iniciado, ocorre também a alteração da maneira como o intestino absorve os nutrientes de sua alimentação. O medicamento faz com que o organismo não absorva a gordura dos alimentos, mas ele também pode interferir com a absorção de algumas vitaminas.

Se você tomar o medicamento, provavelmente vai precisar utilizar também um multivitamínico diariamente que contenha vitaminas A, D, E, K e beta-caroteno, pois ele reduz, em parte, a absorção de algumas vitaminas. As propriedades bloqueadoras de gordura do medicamento também tornam mais difícil para o seu corpo absorver vitaminas lipossolúveis.

Mas é preciso ter atenção pois não se pode tomar o complemento vitamínico e o Orlistat ao mesmo tempo, devido ao perigo de ocorrer interação medicamentosa. É preciso esperar um intervalo de duas horas entre a administração de um e outro.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

Por conta da não digestão de gorduras, o remédio pode trazer efeitos como a presença de gotas de gordura nas fezes, cólicas abdominais, aumento de gases, aumento do número de idas ao banheiro, e incontinência fecal.

Também é possível que a pessoa tenha dor de cabeça, sintomas relacionados a gripe, sinta dor para urinar, cansaço, ansiedade, insônia e ciclos menstruais irregulares (no caso de mulheres). Outros efeitos colaterais mais raros são lesão hepática grave e reação alérgica.

Além disso, Orlistat pode interagir com certos medicamentos como ciclosporina, levotiroxina, e análogos de vitamina D. Por isso é recomendando não usar essas substâncias simultaneamente ao Orlistat, respeitando intervalos de horas para o consumo de um e outro (duas horas para os análogos da vitamina D, três para a ciclosporina e quatro para a levotiroxina).

Verifique com seu médico se você estiver tomando algum medicamento com efeito anticoagulante, medicamento para diabetes, remédios de tireoide, ou outras drogas de perda de peso para saber se não há risco de interação. Em alguns casos, a sua dosagem pode precisar de ser ajustada.

Contraindicações

É verdade que o Orlistat emagrece mesmo, mas ele não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças e idosos. Pessoas com qualquer deficiência de absorção vitamínica não devem tomar esse medicamento, pois ele pode agravar sua condição.

Quem faz uso de anticoncepcionais também não deve usar o remédio, pois ele pode diminuir a absorção dos efeitos da pílula. Quem resolve utilizar o medicamento é aconselhado a optar por outros métodos anticonceptivos.

Ele também é contraindicado para pessoas com problemas renais e na vesícula biliar ou que sofram de arritmia cardíaca.

Valor e onde comprar

Você pode comprar Orlistat 120mg com 30, 42, 60 e 84 cápsulas. O mais barato sai em média R$ 100 e o mais caro custa R$ 340. Existe também o Orlistat 60mg, com valor mais acessível, assim como os genéricos, porém todos ficam mais ou menos na faixa de preços mostrada acima. O medicamento é encontrado em farmácias por todo o Brasil e na internet.

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o Orlistat emagrece mesmo? Como foi a perda de peso dessa pessoa? Você tem vontade de utilizá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.370 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

231 comentários

  1. maria kelyane aguiar

    oi pessoal vcs que estao tomando desde abril e maio cmo esta os resultados estou querendo compra mas queria saber se ele so quebra a gordura que eu vou comer ou a do corpo tbm prq quero perde peso estou 10 kilos acima do peso . alguem pode me responder .agradeço

  2. NÃO, SOMENTE A QUE VOCÊ COMER.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*