Especialista da Área:

Complexo B Dá Sono?

Veja se é verdade que tomar vitaminas do complexo B dá sono ou se esse não é um dos efeitos colaterais associados ao suplemento.

Uma amostra de como as vitaminas são essenciais para a nossa saúde é que quando há uma deficiência delas, o médico pode recomendar o uso de suplementos para completar seu suprimento no organismo. Mas será que além de repor os nossos estoques de vitaminas esses produtos não podem trazer um ou outro efeito colateral? Por exemplo, você já ouviu falar que complexo B dá sono?

  Continua Depois da Publicidade  

Depois que aprender mais a respeito disso, desvende outra dúvida a respeito dos suplementos de vitaminas do complexo B – será que complexo B engorda?

Sobre as vitaminas do complexo B

O grupo das vitaminas do complexo B é composto pelas seguintes integrantes: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6), biotina (vitamina B7), ácido fólico/folato (vitamina B9) e cobalamina (vitamina B12).

As vitaminas do complexo B colaboram para que uma série de enzimas do organismo executem as suas funções, que incluem a decomposição de aminoácidos e o transporte de oxigênio e de nutrientes detentores de energia pelo corpo.

Essas vitaminas são responsáveis por auxiliar o organismo no processo de obter ou produzir energia a partir dos alimentos que são consumidos por meio das refeições. Os nutrientes também contribuem com a formação dos glóbulos vermelhos.

Elas estão presentes em alimentos como peixes, aves, carnes, ovos, produtos lácteos, vegetais verdes folhosos, feijões e ervilhas. A ausência de determinadas vitaminas do complexo B pode provocar doenças – a anemia pode ser causada pela falta de vitamina B6 ou de vitamina B12.

E então, será que complexo B dá sono?

Como as vitaminas do complexo B são solúveis em água, é improvável ingerir uma quantidade excessiva desses nutrientes apenas por meio da dieta ou do uso de um suplemento de complexo B conforme as instruções.

Por outro lado, o uso de suplementos compostos por teores excessivamente elevados e desnecessários de vitaminas do complexo B pode resultar em efeitos colaterais graves. Mas será que a sonolência seria uma dessas reações?

Doses altas de vitamina B3 (niacina) suplementar podem gerar vômito, níveis elevados de açúcar no sangue, ruborização da pele e até dano no fígado. Adicionalmente, doses altas de vitamina B6 podem causar dano nervoso, sensibilidade à luz e lesões dolorosas na pele.

Os suplementos de vitaminas do complexo B também podem fazer com que a urina ganhe uma coloração amarela brilhante. Entretanto, embora a diferença na cor possa ser assustadora, isso não representa um perigo e apenas significa que o organismo está mandando embora o excesso de vitamina que não vai poder usar.

Dosagens muito elevadas de suplementos do complexo B também podem causar pressão baixa, fadiga, dor de cabeça, erupção cutânea, diarreia, aumento do sangramento, vômito e até mascarar a anemia em decorrência da deficiência de vitamina B12 (este último no caso de um excesso de ácido fólico).

  Continua Depois da Publicidade  

Embora seja raro, um complexo de vitamina B em cápsulas também pode provocar broncoespasmo e dificuldade para concentrar.

Esse tipo de produto ainda pode provocar um distúrbio do sono, que se for experimentado tende a ter uma expressão menos severa. No entanto, esse distúrbio do sono seria traduzido em uma falta ou excesso de sono.

Outras reações do complexo de vitamina B em cápsula que tendem a ter uma expressão menos severa quando experimentados incluem: gases, irritabilidade, confusão, diminuição do apetite, depressão, mal-estar, coceira, náusea, entusiasmo excessivo, inchaço no abdômen e paladar prejudicado.

Se você toma suplemento de vitamina do complexo B e está sonolento

Antes de concluir que o seu suplemento de complexo B dá sono, marque uma avaliação médica para que o médico analise o seu caso e verifique o que é que realmente pode estar por trás de toda a sua sonolência.

Como aprendemos acima, quando um suplemento de vitaminas do complexo B é utilizado corretamente, conforme as instruções e sem dosagens abusivas dos nutrientes, não espera-se que surjam efeitos colaterais.

Aliado a isso, está o fato de que diversos outros fatores podem estar por trás de uma sonolência excessiva, como o uso de determinados medicamentos, a má qualidade do sono ou a existência de uma doença.

Como se não bastasse, as vitaminas do complexo B trabalham em prol da obtenção e da produção de energia para o organismo. Portanto, não podemos ser tão rápidos em acusar os integrantes do complexo B como culpados pelo surgimento do sono em excesso, pelo menos não antes de consultar a opinião médica.

Antes de começar a tomar um suplemento de vitaminas do complexo B

Não podemos partir sem advertir que antes de iniciar o tratamento com um suplemento de vitaminas do complexo B é importantíssimo consultar o médico para verificar se realmente necessita fazer uso desse tipo de produto.

Uma vez que o profissional confirme a necessidade da suplementação das vitaminas do complexo B, o paciente deverá questioná-lo a respeito da dosagem, frequência de uso e duração de tratamento que deve seguir.

Também é necessário que o paciente tenha a orientação do médico na hora de escolher a marca do suplemento de vitaminas do complexo B que utilizará. Tudo isso para não correr o risco de ingerir doses exageradas desses nutrientes e sofrer com os efeitos colaterais mencionadas acima.

Entretanto, se ainda assim experimentar alguma das reações adversas citadas ou qualquer outro tipo de efeito colateral enquanto usa o suplemento de vitaminas do complexo B, o paciente deverá informar ao médico a respeito do problema, mesmo que não imagine se tratar de algo tão grave assim.

Isso é importante para verificar a real seriedade do problema em questão, receber o tratamento apropriado e saber se deve continuar ou não a tomar o complexo B suplementar.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já percebeu que o suplemento de complexo B dá sono para você? Já comunicou ao seu médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário