Conheça os Benefícios do Queijo Feta, um dos Mais Saudáveis que Existem

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O queijo feta é feito com leite cabra ou de ovelha e tem um sabor forte e marcante. O queijo fornece vitaminas e minerais chave para o nosso organismo, mas também pode ter elevado teor de sódio e gordura saturada. Você pode incluir o queijo feta em seu plano de alimentação saudável, no entanto, porque ele tem algum grande valor nutricional. O queijo feta é mais baixo em calorias do que a maioria dos outros queijos, é rico em sabor, e portanto, você não precisa comer tanto a fim de se sentir satisfeito.

O termo “feta”, usado pelos gregos para definir este queijo realmente popular por lá, origina-se da palavra italiana fetta, que significa “fatia.” É possível ainda encontrar este queijo em muitas outras partes do mundo, em que são feitos com leite de búfalo e de vaca.

O queijo feta é um queijo macio sem buracos, sem pele, e um sabor levemente picante. O valor nutricional deste queijo depende precisamente da marca e tipo de feta que você vai consomir. O feta tradicional é preparado a partir de leite de ovelha ou uma combinação de leite de cabra e de ovelha (e não mais do que 30% de cabra).

1 porção de queijo feta (cerca de 29 gramas) contém:

  • 74 calorias
  • 5 gramas de gordura
  • 2 gramas de carboidratos
  • 9 gramas de açúcar
  • 261 miligramas de sódio
  • 4 gramas de proteína
  • 2 miligramas de vitamina B2 / riboflavina (14% DV)
  • 311 miligramas de sódio (13% DV)
  • 141 miligramas de cálcio (14% DV)
  • 93 miligramas de fósforo (9% DV)
  • 5 microgramas de vitamina B12 (8% DV)
  • miligramas de vitamina B6 (6% DV)
  • 2 microgramas de selénio (6% DV)

Este queijo é muito baixo em calorias e pode servir de grande auxílio para um programa de dieta e perda de peso equilibrada. A seguir, reunimos os melhores benefícios para a saúde de queijo feta.

1. Ajuda a saúde dos ossos

Como todos sabemos, o cálcio é bom para os ossos. Além disso, aumenta o seu pico de massa óssea, principalmente em crianças e adolescentes em seus 20 anos. Quanto maior for o pico de massa óssea menor é o risco de osteoporose e outras condições relativas à perda de massa óssea.

No entanto, certos produtos lácteos como o leite de vaca pasteurizado, são fontes piores para se obter o máximo de cálcio, pois pode causar um alto nível de ácido no corpo (acidose). Como alternativa, há outros alimentos ricos em cálcio como o queijo feta grego, além de tentar incluir alimentos alcalinos mais em suas dietas saudáveis, como abobrinha, espinafre e salsa.

2. Protege contra o câncer

Talvez um dos benefícios fascinantes de queijo feta são os seus efeitos de proteção contra o câncer. Como uma grande fonte de cálcio, este queijo permite que você tire vantagem de um estudo que sugere que o cálcio (junto com a vitamina D) ajuda a proteger o organismo contra diferentes tipos de câncer.

Mas não é somente o cálcio que protege contra o câncer no queijo feta. Alfalactalbumina, uma proteína potente que pode ser encontrada no queijo feta, tem sido apresentada como antitumoral, além de propriedades antibacterianas.

3. Apoia o tratamento natural da anemia

A anemia é ligada a um problema com a célula de hemoglobina, que transporta o oxigênio para dentro do corpo. Quando seu corpo não pode obter oxigênio suficiente para os tecidos e células, torna-se cansado e fraco.

Relacionada a níveis baixos de ácido fólico, vitamina B12, ou de ferro, a anemia pode ser naturalmente tratada com uma dieta rica nos nutrientes deficientes e/ou a suplementação correta. Assim, a vitamina B12 (e algumas pequenas quantidades de ferro) encontrada no queijo feta pode servir como parte de uma dieta equilibrada para combater a anemia.

4. Impulsiona o sistema imunológico

A Histidina é outra grande proteína encontrada no feta. Esta proteína foi inicialmente considerada significativa apenas na saúde infantil, mas mais tarde foi descoberta sua importância para pessoas adultas também.

Comer alimentos como o queijo feta com moderação, como parte de uma dieta rica em antioxidantes para proteger contra os danos da inflamação, pode garantir um sistema imunológico saudável pronto para lutar contra quaisquer doenças.

5. Evita dores de cabeça e enxaquecas

Como uma boa fonte de riboflavina e vitamina B2, o feta tem sido conhecido há muito tempo como um remédio natural para a dor de cabeça, bem como enxaqueca. Uma dieta rica em vitamina B2 (mais os suplementos de riboflavina, se necessário) pode servir como um método preventivo para reduzir a enxaqueca e outras formas de dor de cabeça crónica.

6. Ajuda a manter um intestino saudável

O queijo feta também fornece boas quantidades de probióticos, que são “boas” bactérias que revestem o intestino. Os probióticos não são apenas grandes impulsionadores da imunidade, eles ainda ajudam a manter um intestino saudável e a mantê-lo longe de muitos problemas digestivos comuns no estilo de vida de alta tensão e estresse, particularmente em pessoas que consomem regularmente alimentos açucarados e geneticamente modificados.

7. Protege e previne doenças degenerativas dos olhos

A pesquisa revelou que as pessoas com dietas ricas em vitamina B2 têm um risco menor de doenças oculares degenerativas como ceratocone, glaucoma e catarata (todas associadas ao envelhecimento).

Você já experimentou o queijo feta? Imaginava todos os benefícios que ele poderia trazer à nossa saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Conheça os Benefícios do Queijo Feta, um dos Mais Saudáveis que Existem”