A copaíba ou copaibeira (Copaifera langsdorffii) é uma árvore de grande porte, que recebe o título de planta medicinal, por causa de suas propriedades anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica. Pode ser que você conheça a copaíba por seus outros nomes populares, dentre eles: Copaíba-verdadeira, Copaíva e Bálsamo de Copaíba.
Devido às suas propriedades bioquímicas, a copaíba é tradicionalmente utilizada para tratar inflamações, feridas e problemas de pele. Seu uso foi tão difundido que hoje em dia você a encontra na composição de cremes, loções, xampu anticaspa, sabonete facial e de higiene íntima, pomadas e óleo.
O óleo de copaíba, que é extraído do tronco da copaibeira, é o principal produto utilizado para fins terapêuticos.
Veja para que serve a copaíba, como usá-la, quais são seus possíveis efeitos colaterais e contraindicações.
Para que serve a copaíba
Os produtos obtidos a partir da copaíba servem para tratar algumas doenças e problemas comuns de saúde, veja:
- Erupções cutâneas: são alterações na textura e na cor da pele, que podem ser causadas por uma irritação ou infecção microbiana. A pele fica com manchas avermelhadas e descamativas. Algumas vezes, podem coçar, formar bolhas ou vergões.
- Dermatites: um termo geral usado para se referir às inflamações que afetam a pele e que podem ocorrer por contato, alergia, reação autoimune, dentre outras causas.
- Caspa ou dermatite seborreica
- Problemas respiratórios: gripe, resfriado, sinusite, bronquite e outras condições que possam causar um acúmulo de secreção nas vias aéreas.
- Infecção urinária
- Hemorroida, veja quais são os sintomas e outras formas de tratamento.
- Dores nas articulações, como as que ocorrem em processos inflamatórios da artrite e tendinite. Veja qual o melhor tratamento para cada tipo de tendinite.
- Micoses
- Infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e herpes genital.
Essas aplicações se devem às substâncias ativas presentes na copaíba, especialmente no óleo extraído de seu tronco. A planta é rica em uma substância química chamada sesquiterpeno, dos tipos beta-cariofileno e beta-bisaboleno, que exercem atividades:
- Cicatrizante
- Anti-inflamatória
- Analgésica
- Antimicrobiana
- Expectorante
- Diurética
A copaibeira pode ser encontrada em todo o Brasil, desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul. Há muito tempo, as populações tradicionais da Amazônia já usam o óleo de copaíba para cicatrizar feridas na pele e estancar sangramentos, tratar picadas de inseto e aliviar dores.
Os estudiosos contam que os indígenas aprenderam a usar o óleo de copaíba para tratar as feridas das batalhas, ao observarem os animais feridos esfregando o local machucado nos troncos de copaibeiras.
Por fim, barqueiros do rio Amazonas utilizam o óleo de copaíba há muito tempo como substituto do óleo diesel. Por causa do grande potencial econômico da copaibeira, ela está quase ameaçada de extinção, pois apesar de ser uma espécie que vive muito anos (cerca de 400 anos), ela demora muito para crescer e só frutifica após 10 anos.
Como usar a copaíba
O uso terapêutico da copaíba é feito com o óleo de copaíba, com as cápsulas e com os produtos cosméticos encontrados em farmácias e em lojas especializadas em produtos naturais.
Para tratar problemas de pele
Para tratar problemas de pele, o óleo de copaíba deve ser aplicado diretamente no local afetado.
Faça a aplicação com uma massagem suave e com movimentos circulares, até que a pele absorva completamente o óleo. Repita esse procedimento 3 vezes ao dia, até obter o resultado desejado, que pode ser a cicatrização de uma ferida ou resolução de quadro alérgico ou infeccioso.
Se a sua pele estiver muito sensível, não aplique o óleo de copaíba puro nela. Misture 2 gotas do óleo em algum óleo vegetal, que pode ser o de amêndoas ou de coco e, daí, aplique sobre a pele, fazendo o procedimento conforme mencionado.
Para tratar dores nas articulações
Se precisar tratar uma dor articular, você pode aquecer o óleo de copaíba em suas próprias mãos, esfregando uma contra a outra, e aplicar diretamente no local da dor, fazendo movimentos circulares até a completa absorção do óleo.
Você pode aplicá-lo de 2 a 3 vezes ao dia, no mesmo horário do seu comprimido anti-inflamatório, se também estiver tratando o problema com um medicamento por via oral.
Aqui também é válida a recomendação de misturar o óleo de copaíba em algum óleo vegetal, caso sua pele seja muito sensível.
Para tratar doenças e infecções internas
No caso dos problemas internos, como as doenças respiratórias e infecciosas, você pode usar as cápsulas de copaíba.
A dose diária recomendada para grande parte dos casos é de 250 mg, mas consulte seu médico ou médica antes, para saber qual é a melhor dosagem, frequência e duração do tratamento.
Para eliminar secreção (expectorante)
Caso você precise eliminar o excesso de muco em suas vias respiratórias, faça uma inalação com o óleo de copaíba.
Para isso, você pode colocar de 3 a 4 gotas do óleo em um difusor ou vaporizador e inspirar o vapor, uma vez ao dia.
Se não tiver um difusor ou vaporizador, você pode ferver 2 litros de água, adicionar as gotas do óleo e inspirar o vapor. Para otimizar esse procedimento, você pode cobrir sua cabeça e o recipiente com uma toalha, para evitar que o vapor se dissipe muito rápido.
Para tratar caspas
Quem sofre com o problema de caspas, é só procurar pelo xampu anticaspa com óleo de copaíba na composição, pois ele combate o excesso de oleosidade e seborreia no couro cabeludo, eliminando e prevenindo as caspas.
Efeitos colaterais e contraindicações
Apesar dos potenciais benefícios do óleo e das cápsulas de copaíba, algumas pessoas podem sofrer com diarreia, vômito, dor de estômago e erupções na pele. Por isso é importante sempre consultar um/uma médico(a) ou fitoterapeuta antes de começar a fazer qualquer tratamento complementar, mesmo que seja natural.
É importante lembrar que não é recomendado parar o seu tratamento convencional e começar um tratamento natural, por conta própria. Sempre converse com o médico(a) que te acompanha para saber se determinada substância natural é segura e indicada para você e se não há riscos dela interagir com o medicamento que você utiliza.
Os produtos de copaíba também não são indicados para gestantes, lactantes e pessoas com problemas no estômago.
Fontes e referências adicionais
- Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2009; 11(4): 465-472.
- Atividade antimicrobiana do óleo-resina produzido pela copaiba-Copaifera multijuga Hayne (Leguminosae), Revista Brasileira de Farmacognosia, 2009; 19(2b): 577-581.
- Evidências para o uso da óleo-resina de copaíba na cicatrização de ferida – uma revisão sistemática, Natureza Online, 2009; 7(2): 61-67.
- Os aspectos etnobotânicos da copaíba, Revista Geografar, 2009; 4(1): 59-77.
Fontes e referências adicionais
- Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2009; 11(4): 465-472.
- Atividade antimicrobiana do óleo-resina produzido pela copaiba-Copaifera multijuga Hayne (Leguminosae), Revista Brasileira de Farmacognosia, 2009; 19(2b): 577-581.
- Evidências para o uso da óleo-resina de copaíba na cicatrização de ferida – uma revisão sistemática, Natureza Online, 2009; 7(2): 61-67.
- Os aspectos etnobotânicos da copaíba, Revista Geografar, 2009; 4(1): 59-77.